+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Duvidas quanto ao HOTSPOT

    Boa tarde!
    Estou com algumas duvidas sobre hotspot quanto a clientes que tem roteadores wifi,smart tv,dvr e outros dispositvos que se conectam para que eu possa fazer liberaçao da internet.
    Se alguem tem outro tipo de autenticaçao melhor por favor me ajudem.
    OBS:Gostaria do mais facil
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas quanto ao HOTSPOT

    O mais fácil é autenticar na CPE do cliente, e deixar ele usar a lan da CPE como quiser, seja conectando direto em desktop, direto em notebook, ou em um switch pra dividir via cabo pela casa, ou conectar num AP wifi barato de R$ 60 pra ter wifi pela casa toda (Com o SSID que o cliente quiser, com ou sem senha se ele quiser, sem precisar nenhuma autenticação extra).

    Se você tem rede 5GHz pode simplesmente colocar encriptação que só você tem a senha (Só você configura a CPE do cliente), de modo que só as CPE's que você configurar conectaria, e ainda fazer o controle de MAC (Ou Mac x IP, simple Queue se usar MK) de modo que possa desativar clientes em atraso/cancelados.

    Mas se tem servidor MK acho mais simples fazer um servidor PPPoE, assim a CPE autenticaria via PPPoE.

    Agora se você deixa que os clientes se conectem DIRETO nos seus Acess Point, sem uma CPE (Ou antena externa + roteador interno), aí complica, poderia usar PPPoE (Afinal essas TV's, todos notebooks e quase todo smartphone disca PPPoE), mas... isso é um tipo de rede péssima, é bom separar as coisas, instala CPE (Ou antena externa + roteador interno) e autentica neles, e o que o cliente vai fazer com o cabo ethernet com internet é problema dele, sua rede é entre sua torre e a CPE, depois da CPE a conexão é do cliente e ele usa como quiser, com roteador wifi dentro de casa ou não.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas quanto ao HOTSPOT

    Bom dia amigo pelo o que. Entendi e melhor via ppoe pois a minha rede tem uma rb750GL depois sai via cabo dividindo por switch ate o cliente

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas quanto ao HOTSPOT

    Ah sim, se é só cabo não há nada melhor que PPPoE.

    E se o cliente tem roteador wifi põe a WAN do roteador wifi pra discar o PPPoE, aí ele vai ter internet sem necessidade de autenticação em smartphone, smartTV, voip phone e etc. Um roteador TPlink 741, um Intelbras WRN150, estão R$ 60 e fazem isso sem travamentos, é um investimento extremamente baixo pro cliente colocar em casa e não precisar ficar configurando notebook de visitante e cia (É só colocar a senha do roteador wifi e pronto).

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas quanto ao HOTSPOT

    Quanto ao hotspot tem a opção de deixar o ip do cliente em ip binding daí não pede autenticação. Mas é ruim pois perde qualquer gerenciamento sobre o cliente, pois ele passa por fora do hotspot. Tem que configurar a banda dele em queues.

    O hotspot tem outra opção que nunca usei e não sei se autenticaria automaticamente. Seria autenticar por MAC. Teria que marcar a opção no login em Server Profiles do hotspot.

    Com pppoe dá para fazer automaticamente colocando o login e senha direto na CPE.

    Agora, se você quer que os smartphones façam autenticação direto na sua rede, vai virar bagunça como o Rubem falou.
    Só se deixar uma rede só para isso.
    Mas lhe adianto. Celular e tablet não tem ganho suficiente para responder ao sinal nas torres.