+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Olá amigos, tenho um provedor como boa parte aqui do pessoal sempre temos alguns imprevistos, e este que ocorreu comigo, ainda não vi relato parecido, talvez até tenha, mas vou compartilhar como experiencia, se aguem já tiver passado por algo parecido, agradeço pelo comentários.

    O ambiente é todo UBNT, não tem outra marca, airmax ativado, e com criptografia

    Logo de manha recebi uma ligação de um cliente corporativo, não estava conseguindo imprimir notas fiscais, e nem acessar caixa de e-mail, cliente este que desde quando foi instalado, nunca soube o que era reclamação, por causa de queda, poucas quedas registrada em quase 1 ano de assinatura, e muitas vezes quando estava sem o serviço era por causa de algum cabo, ao abrir o mk, constava como conectado, sim estava conectado, mas lento, copiei o ip e acessei a interface, que era igual lesma, tentei entrar no painel, estava no local onde painel estava enviando p sinal, e incrivelmente não consegui abrir a interface web, e nem ssh, desliguei o equipamento, e o problema persistindo, outros clientes ficavam conectando de descontado do painel, então subi o firmware 5.8.8, o que estava instalado era o 5.10, o mesmo problema, mesmo depois de ter resetado, fiz o procedimento por 2 vezes e reconfigurei o painel manualmente, sem utilizar o backup, e todas as conexões voltaram, e estabilizou, porem para minha surpresa, constatei o mesmo problema em 5 pontos diferentes da minha rede, com distancia entre si de 4 a 8Km, porem como podem observar, mesmo assim consta que esta tendo trafego no painel
    imagem1, Anexo 59024

    ja na imagem2,Anexo 59031

    e depois do procedimento, tudo voltou ao normal neste painel
    Anexo 59032
    Alguém poderia contribuir com mais informações sobre este tipo de problema?

  2. #2

    Padrão Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Olá amigos, tenho um provedor como boa parte aqui do pessoal sempre temos alguns imprevistos, e este que ocorreu comigo, ainda não vi relato parecido, talvez até tenha, mas vou compartilhar como experiencia, se aguem já tiver passado por algo parecido, agradeço pelo comentários.

    O ambiente é todo UBNT, não tem outra marca, airmax ativado, e com criptografia

    Logo de manha recebi uma ligação de um cliente corporativo, não estava conseguindo imprimir notas fiscais, e nem acessar caixa de e-mail, cliente este que desde quando foi instalado, nunca soube o que era reclamação, por causa de queda, poucas quedas registrada em quase 1 ano de assinatura, e muitas vezes quando estava sem o serviço era por causa de algum cabo, ao abrir o mk, constava como conectado, sim estava conectado, mas lento, copiei o ip e acessei a interface, que era igual lesma, tentei entrar no painel, estava no local onde painel estava enviando p sinal, e incrivelmente não consegui abrir a interface web, e nem ssh, desliguei o equipamento, e o problema persistindo, outros clientes ficavam conectando de descontado do painel, então subi o firmware 5.8.8, o que estava instalado era o 5.10, o mesmo problema, mesmo depois de ter resetado, fiz o procedimento por 2 vezes e reconfigurei o painel manualmente, sem utilizar o backup, e todas as conexões voltaram, e estabilizou, porem para minha surpresa, constatei o mesmo problema em 5 pontos diferentes da minha rede, com distancia entre si de 4 a 8Km, porem como podem observar, mesmo assim consta que esta tendo trafego no painel
    imagem1, Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pani.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	59033

    ja na imagem2,Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pani lado cliente.png
Visualizações:	217
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	59034

    e depois do procedimento, tudo voltou ao normal neste painel
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         problema resolvido.png
Visualizações:	161
Tamanho: 	82,4 KB
ID:      	59035
    Alguém poderia contribuir com mais informações sobre este tipo de problema?

  3. #3

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    será que o problema é na rocket mesmo , ou ta tendo algum broadcast na sua rede ?

  4. #4

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    ainda não vi isto ocorrer? este é um fato novo aqui na rede, muitos que consultei também não souberam responder, mas broadcast eu acredito que não.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Já ocorreu algumas vezes comigo esse problema, a Rocket diminui e muito a sua transmissão, mas continua conectado, tornado a rede muito lenta, mas isso acontecia comigo em pequenos intervalos, mas não sempre, mas não consegui explicação para isso. Faça o seguinte reveja sua instalação, veja os cabos blindados se então okay, o aterramento, e procure um canal menos poluído na sua região, se sua região for de muito calor, pode-se colocar a rocket em uma caixa hermética e ventilar a mesma, só uma sujestão. Ainda acontece comigo, mas de tempos em tempos vem do nada e vai do nada, passa 8 até um ano sem problema passa um ou dois dias e depois voltar ao normal, inexplicável. rádio muito próximos e canais muito próximos causam interferência.

  6. #6

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Ontem vi o mesmo efeito ocorrer em um seguimento de uma rede, como uso switchs gerenciaveis consegui isolando parte a parte até chegar no ponto final, um cliente fez um loop na rede e gerou o broadcast que travou um rocket!
    Por isso a importancia de isolar cada parte...

  7. #7

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    ainda não tinha visto isto ocorrer? este é um fato novo aqui na rede, muitos que consultei também não souberam responder, mas broadcast eu acredito que não.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    a minha rede é roteada.

  9. #9

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Mesmo no caso de roteamento se não houver isolamento pode ocorrer, mas igual disse no meu caso era um loop que gerou todo o transtorno, consequentemente parou acesso web/ssh chegando ao ponto de eu ter que localmente reiniciar o radio....

  10. #10

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Blz, mas como o loop do cliente afetaria diretamente o painel, sendo que a antena do cliente recebe um ip, da CPE para baixo ela entrega outro ip para router do cliente, mesmo que ele tenha SW, o mesmo não sabe da existência do meu painel, tão somente sabe da existência da CPE NANO LOCO. ou não seria bem isto

  11. #11

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    O que ocorre não é que o painel foi o causador, mas seguindo o que aconteceu...

    TORRE1-->TORRE2-->TORRE3

    Na torre 2 tem um ponto de distribuição, estava sem o switch gerenciável e nesse ponto de distribuição que o cliente fez o loop gerando o transtorno, com isso o radio que estava na torre 3 acabou por se perder na comunicação e travou o acesso, conseguia acessar um ou outro cliente que estava depois, mas o proprio painel e a maioria dos clientes não acessava.

    O que fiz para resolver, em cada torre coloquei um switch gerenciavel, e com isso barra onde está...

    Como tenho monitoria de cada ponto, onde ocorre a perda dos pacotes já corro neste ponto especifico e consigo localizar.

  12. #12

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Mas no meu caso, eu ja tenho uma RB em cada torre, o que não explica em hipotipose alguma loop proveniente de um router proveniente do cliente.

  13. #13

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Mas no meu caso, eu ja tenho uma RB em cada torre, o que não explica em hipotipose alguma loop proveniente de um router proveniente do cliente.

    Boa tarde amigo....

    Eu já tenho um tópico sobre o assunto, a muito tempo.....

    E por incrível que pareça até hoje estou tentando entender o que pode causar esse problema....

    Vou ter que sair agora, mais tarde volto aqui pra gente trocar informações sobre o assunto, pois a minha rede é em Brigde, eu achei que poderia ser isso, mais a sua é roteada, e tu está passando pelo mesmo problema!!

    Esse é o meu tópico.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=177508


    Que o senhor Jesus ajude a todos....

    Desde já grato, pela troca de informação !

  14. #14

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Aqui aparentemente resolvemos o problema, um radio na ultima torre estava "queimando" a porta, então no final do dia resolveu terminar de queimar e parou o erro em toda a rede, desta forma fui no rádio nos logs do meu zabbix e vi que este rádio ficava oscilando 10 e 100mb na negociação da porta. Trocamos o radio, a fonte e isolamos os pontos. acabou o problema por enquanto.

  15. #15

    Padrão Re: Rocket5M com comportamento fora do normal, alguem já passou por isto.

    Atençao. Oscilar de 10 a 100 megas isso pode ser cabo rompido por algum motivo, na maioria deles é linha de pipa