+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nanobeam M5 19Dbi como Access Point

    Olá pessoal,

    Estou com uma dúvida talvez simples para alguns, mas para mim está sendo um enigma.
    Tenho uma torre que sofre muito com interferência, Nano 5 antigo e setorial com rocket já não ajuda muito, preciso de algum equipamento da ubiquiti que abra pouco o angulo de alcance a Nanobeam 19Dbi abre ~25º e o Nanostation M5 abre ~45º a nanobeam tem processador melhor que o nano e está mais barato, será que compensa tal investimento?
    Obs: Só tenho cliente em menos de 270º creio que 7 ou 8 Nanobeam ou 6 Nanos resolveriam o problema, mas qual dará mais qualidade?

  2. #2

    Padrão Re: Nanobeam M5 19Dbi como Access Point

    Olá, amigo... na sua situação, 3 unidades de Air Max Basestation AM-5G20-90 com Airmax Rocket M5 Mino, resolvem o problema, além de ser uma solução mais profissional para o seu caso.

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 15-05-2015 às 14:54.

  3. #3

    Padrão Re: Nanobeam M5 19Dbi como Access Point

    Além do angulo de abertura tem que ver no diagrama de irradiação quanto de sinal tem pros lados e pra trás, tem porcaria com isolamento frente-costas ridículo tipo 15dBm, outros como as setoriais UBNT tem 30dBm.

    Setorial UBNT reto pra trás manda muito pouco, quase nada, em 45° pra tras ela manda com ganho tipo -15dBm, juntando com os -15dBm de ganho da outra antena (Que receberia o incomodo vizinho) e se você transmitir com potencia de 15dBm ele vira 0dBm rumo a antena vizinha, tirando os -15dBi de ganho da antena vizinha teria -15dBm chegando no RX do radio (E isso ia travar ele! Acima de -20dBm trava), então o jeito pra dar uma queda extra de uns 45dBm (Pra virar -60dBm de sinal) é posicionar uma antena a pouco mais de 50cm uma da outra. Mas -60dbm ainda é muito sinal, se posicionar a 1m, a queda de sinal em 1m é de 60dBm, ou seja, -15 - 60dBm = -75dBm de sinal, já tá bem mais tranquilo.

    Enfim, se usar potencia adequada (Sem gritos a 25dBm em setorial) e afastamento bom tipo 1m, se as setoriais estiverem a exatos 90° uma da outra terá incomodo minúsculo. Fora que o uso de canais mais afastados também ajuda, o filtro passa-banda quando você seleciona canal de 20MHz tem filtragem tipo 10-15dBm até uns 40MHz na verdade, só chega em 30dBm de atenuação a uns 20MHz mais longe do fim do canal, ou seja, usa canais de 20MHz numa setorial a 5725MHz, outra a 5765MHz, e outra a 5825MHz (E se preocupa menos em achar "canal livre", procure um menos poluído mas baixo uso em 5560MHz na torre pode não ajudar em nada afinal nos clientes pode estar chegando sinal em 5560MHz de outro concorrente e isso gerar perda de pacotes a toa (Exigir reenvio de pacotes), é bom evitar canal muito usado, mas não precisa cometer o crime de usar canal proibido tipo 5200MHz só porque nesse não tem ninguém, a diferença de desempenho em canal vazio versus canal com um SSID a -85dBm pode ser a mesma que a diferença de zona de fresnel entre 5200 e 5800MHz tem (E CPE de cliente sempre está mais baixa que devia, as casas nunca são altas o suficiente pra ter 100% da zona de frensel livre, quando maior a frequencia menor é a zona de fresnel, portanto havendo obstrução menor será o percentual obstruído usando frequencia alta tipo 5825MHz.

    Nanostation tem emissão alta pros lados, 6 deles lado a lado possivelmente te dariam sinal tipo -50dBm do vizinho, aí teria também que usar canal abaixo de 5,7GHz que no default tem limite de potencia EIRP (Que os firmware UBNT costumam respeitar!), tem mais chances de rede ruim nesse caso e o problema não é a largura nominal da antena (Alias, o nominal em setorial UBNT nem é mais meia-potencia (-3dBi com relação ao maior ganho) mas sim 1/3 da potencia (-6dBi), se a 45° (Do meio) elas tem -6dBi, imagina o quão pouco tem a 90° (Rumo a setorial vizinha).

    O que eu usaria é:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         set.gif
Visualizações:	203
Tamanho: 	4,7 KB
ID:      	59096
    Pelo seguinte: A emissão reto pra tras é bem baixa, por isso a distancia menor entre os 2 canais.
    Já a emissão a uns 120° pra cada lado é feita em uns -15dBi, por isso a distancia maior entre os 2 canais e o canal dessa setorial.

    (Se usar abaixo de 5,7GHz lembre que os firmwares respeitam limtie EIRP legal, se não configurar direito vai ter potencia bem baixa inclusive vindo dos clientes, afinal o firmware da CPE deles também vai estar respeitando o limite legal (E setorial é fundamental que respeite isso, afinal ela está alta e emite pra todo lado, mas CPE de cliente pode extrapolar isso um pouco que não ferra muito o espectro)