+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP com RB912UAG 17KM

    Bom dia,

    Tenho atualmente uma ponto a ponto com um par da RB912UAG, elas estão conectadas rocket dish 30DBI. O ping dessa ponto a ponto não passa de 5ms, mesmo em horário de pico.

    Informações da PTP:
    Distancia: 17Km
    Sinal: -53/-54
    Tx/Rx CCQ %: 58/66 (oscilando bastante)
    Tx/Rx Rate: 180Mbps/162Mbps (Oscilando um pouco)

    Algumas informações sobre a configuração:

    Band: 5GHz-A/N (Ja tentei apenas com N tb)
    Channel Width: 20/40MHz HT Above
    Frequeny: 5260
    Wireless Protocol: nv2

    Gostaria de saber se pela distancia, passa essa quantidade de banda mesmo, ou pode ser algum problema de configuração? Pois ontem a noite estava passando em media 30Mbps e entrei em contato com um cliente, deixei banda liberada para ele e o seu download não passava de 2Mbps.

    Toda a ajuda sera bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    O CCQ precisa ser melhorado.

  3. #3

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Bom dia,

    Realmente nada do que eu faco melhora o CCQ, desde a instalação esta assim, mais ai eu avaliei o banda que estava passando e ping e estavam bons paras a época, e acabei ignorando o CCQ.

    O que ser'a que posso melhorar?

  4. #4

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Citação Postado originalmente por dionialves Ver Post
    Bom dia,

    Tenho atualmente uma ponto a ponto com um par da RB912UAG, elas estão conectadas rocket dish 30DBI. O ping dessa ponto a ponto não passa de 5ms, mesmo em horário de pico.

    Informações da PTP:
    Distancia: 17Km
    Sinal: -53/-54
    Tx/Rx CCQ %: 58/66 (oscilando bastante)
    Tx/Rx Rate: 180Mbps/162Mbps (Oscilando um pouco)

    Algumas informações sobre a configuração:

    Band: 5GHz-A/N (Ja tentei apenas com N tb)
    Channel Width: 20/40MHz HT Above
    Frequeny: 5260
    Wireless Protocol: nv2

    Gostaria de saber se pela distancia, passa essa quantidade de banda mesmo, ou pode ser algum problema de configuração? Pois ontem a noite estava passando em media 30Mbps e entrei em contato com um cliente, deixei banda liberada para ele e o seu download não passava de 2Mbps.

    Toda a ajuda sera bem vinda.
    cara esse seu Tx/Rx CCQ %: 58/66 (oscilando bastante)
    tá triste. faz ema experiência,desabilita o Wireless Protocol: nv2.
    e testa pra ver.
    já tive uma triste experiência com isso...

  5. #5

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    E testa APENAS N, apenas 20MHz, e marca em MCS HT apenas o MCS12 (Supported e basic).

    Se o modo automatico falhou, joga ele no lixo e configura valores manualmente.

    Mas... 5260MHz NÃO PODE ser usado outdoor ( http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506 ), muda isso pra 5725MHz ou mais alto.

    Em 17Km o sinal seria: 20dBm do radio + 30dBi da antena = 50dBm EIRP. Em 17Km a perda do ar seria (Nessa frequencia indoor de 5,2GHz) de 132dBm, então 50 - 132 = -82dBm, mais 30dBi de ganho dá -82 + 30 = -52dBm. Devia ter isso nas 2 polarizações, como tem 1-2dBi a menos então provavelmente a zona de fresnel está bem próxima de 100% limpa (Ou que potencia está usando? Se está usando 25dBm então devia ter 5dBm a mais de sinal que o do cálculo).

    Pra mim que isso aí é culpa dos malditos modos automáticos, o uso de datarate fixo (E só 1) costuma resolver.

    Se quiser mais banda teste 40MHz, mas também com MCS12, porque a modulação 64QAM de MCS13 - MCS15 é bem afrescalhada com sinal ruim. O uso de 40MHz exige sinal melhor que o uso de 20MHz, por isso digo pra TESTAR MCS12 em 20MHz e ver como o CCQ fica. Se nem assim ficar bom teste MCS10 em 20MHz, em algum ponto conforme for reduzindo os datarates você vai ter 100% de CCQ.

    (E tem que configurar os 2 lados, wifi é bidirecional, usar MCS12 de um lado e deixar automatico no outro não ajuda, vai ter perda de resposta de pacotes e throughput pequeno igual!)

    Testa também na opção DISTANCE colocar 18 a 20Km, um valor maior que o real, pra melhorar o throughput onde o sinal é ruim.

  6. #6

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Mais uma aulinha do Rubem, kkkkkkkk.

  7. #7

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Pode ser interferência de canal como já citado também o canal estando fora dos padrões da Anatel. Problema em um dos equipamentos, acredito que alterando o que o rubem comentou pode resolver. Sou novo ainda no assunto, mas tento ajudar com o que eu conheço.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    vc também pode verificar a parte de energia

  9. #9

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Bom dia Pessoal,

    Fazendo plantão na empresa hoje pela manha, e acabei por tentar realizar as alterações que me foram faladas, segue como foi:

    Tirar o NV2: Tirei o NV2 e coloquei 802.11, observei sim uma melhora no CCQ, aumentando para 80% (em media), quando realizei o teste de banda, observei que a quantidade de banda não mudou muito, mais sim, uma grande oscilação, indo de 2Mbps para 20Mbps, 30Mbps caindo para 4Mbps, e assim por diante, o ping dobrou, indo de 08ms a 16ms.

    Colocar para 20Mhz e setar apenas MCS12: Quando realizei estas modificações, meu CCQ foi para 99%. existe ainda uma oscilação de 85% a 99% mais não com muita frequência. O pingo continuava alto, entao voltei para NV2 e ping voltou para 4ms. Apenas observei que a banda nao passava de 20Mbps / 15Mbps.

    Colocar para 40Mhz HT Above: Quando coloquei em 40Mhz observei que a qualidade ficou otina em 97%/99% achei isso incrível, teste a banda e observei que nao passava de 20Mbps / 15Mbps, igualmente quando estava setada 20Mhz.

    A banda que passava anteriormente era 30Mbps então acredito que a comunicação de uma ponto a ponto para outra melhorou muito, mais preciso de mais banda. Algo que eu possa ainda estar alterando, a selecao do MCS12 pode ter influenciado nisso?

  10. #10

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Amigo tive alguns problemas com um ponto a ponto assim o cabo de rede que alimentava era de ma qualidade era de alumínio troquei ele porem a minha fonte não aguentava a amperagem o consumo dela passando 60mb era quase 10w não sei se esta utilizando a fonte original eu nao estava por fim troquei a fonte e resolveu meu problema que era apenas das 19 as 22 que passava 60 a 70 mb da uma atenção na energia amigo ja que trocou o canal e não resolveu.
    eu comprei um upconverter da batelco de 12v para 24v 10a ligado na saida de 12v de uma fonte nobreak que alimenta a bateria .
    nunca mais mudou a modulação
    espero que ajude

  11. #11

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Testa em QUAL datarate você consegue 100% de CCQ. Esquece 90%, procura algo próximo de 100% mas estável.

    Não importa se MCS9 é inútil, veja se ao menos com ele teria 100% de CCQ, isso ajuda a descartar problemas em hardware.

    Se quer testar throughput, só teste se tiver CCQ fixo e perto de 100%, melhor 100% de CCQ em MCS11 do que 80% em MCS13.
    Em 20MHz:
    MCS10 deve dar em condições ideais uns 20Mbps half-duplex
    MCS11 deve dar em condições ideais uns 25Mbps half-duplex
    MCS12 deve dar em condições ideais uns 35Mbps half-duplex
    Se mudar pra tempo de guarda curto pode aumentar isso em 10%.

    Se MCS12 ficou em 15-20M full mesmo com canal de 40MHz então tem algo muito errado no caminho ou hardware (Ou foi 20M half que mediu? Isso faz diferença). Usar MCS10 em 40MHz talvez seja mais eficiente que MCS12 em 20MHz nesse caso, por mais que o datarate seja mais baixo a largura do canal (Que nunca devia ser usada, poluir espectro a toa) é maior e compensa.


    Começa o teste de baixo pra cima, testando primeiro MCS9 digamos (Se nem ele der 100% de CCQ é porque o problema de hardware, sinal -54 é pra lá de suficiente pra isso), depois MCS10, MCS11, MCS12, etc.

    Ou começa de cima pra baixo, MCS15 primeiro (Onde talvez a conexão caia, por isso testo de baixo pra cima), depois MCS14, MCS13, etc.

    Mas testa só 20MHz, vai dar uma noção melhor de qual datarate dá pra usar. 40MHz precisa MAIS sinal que 20MHz, se com 20MHz não atingir o throughput típico, então em 40MHz não vai conseguir nada além (No mesmo datarate).

    Em condições ideais um sinal digamos -65dBm é suficiente pra um datarate na casa dos 80M. Que vem a ser MCS15 em canal de 10MHz, MCS12 em canal de 20MHz, ou MCS10 em canal de 40MHz. Não existe mágica a fazer, esse sinal só dá pra esse datarate (Se quer 100% de CCQ) independente de largura de canal.
    (E se um sinal não entrega tanto trhoughput quanto devia (Fácil de prever, 40-60% do datarate nominal, desde que tenha margem suficiente acima da sensibilidade, 20dBm até uns 20Km, 27dBm até uns 30Km, depois 30dBm acima disso), tem algo errado no hardware ou algo físico na zona de fresnel, aí o negócio é ignorar sinal e sair testando datarates mais baixos até descobrir o limite do PTP com as obstruções existentes, ou procurar as obstruções/problema físico no hardware (Erro de alinhamento ia diminuir sinal, o pouco que dá pra mecher é erguer as 2 antenas 1 ou 2° mais pra cima pra evitar reflexo do chão, se pelo calculo a zona de fresnel passa perto do chão (E sempre faça o cálculo, serve pra referencia em caso de problemas futuros).


    SE seu sinal estivesse ok você poderia usar MCS15, -54dBm é suficiente pra ele. Mas seu sinal tem algum problema, alguma rede elétrica no caminho ou algo na zona de fresnel, talvez reflexo no chão ou em algum imóvel novo perto de uma das antenas.


    E lembra de testar o ack-timeout, é a opção "distancia" numas versões da MK, no modo automatico ela deve apontar o valor exato da distancia, se esse valor varia ou se tem throughput pequeno testar fixar ele manualmente pra um valor 10 a 20% maior que o real. Sem NV2 isso faz diferença, com NV2 não lembro de ter testado, mas ack-timeout alto onde tem muito sinal por reflexo (Efeito multi-path, ou multi-via) faz o software ignorar alguns dados refletidos (Zona de fresnel parcial reflete muita coisa) e isso melhor o throughput quando é reflexo em angulos específicos.

  12. #12

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Frequência, largura do canal, data rates... tem que testar essas combinações um por um. Pode tirar um bom tempo só pra isso amigo.

  13. #13

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Bom dia,

    Apliquei todas as dicas que foram passadas, segue configurações e resultados:

    Configurações:

    5Ghz-only-N
    20/40Mhz HT Above
    Wireless Protocol: NV2
    HT MSC= 12

    Resultado:
    Banda = 50/15
    CCQ = 99/60 (este ultimo oscila um pouco, de 50 a 80 %)
    Ping = 3ms

    Esse CCQ e bom? ou eu devo sempre procurar 100%/100%? O que sera que posso fazer para consegui um CCQ melhor? Ja testei em 20Mhz de largura mais o resultado foi o mesmo, apenas baixou a quantidade de banda passante.

    Att
    DIoni

  14. #14

    Padrão Re: PTP com RB912UAG 17KM

    Esse CCQ de RX é que está meio baixo, aí a banda de um lado pro outro está só em 15Mbps.
    Testa medir acessando pelo outro lado, pra ver se ele dá TX/RX de 15/50M (O reverso desse), não confio tanto nos testes de banda de roteador (Sempre infla os números).

    Nesse lado "de lá" tem poluição ou algo assim? Daria pra tentar aumentar o ack-timeout (Distance) daquele lado manualmente um pouco acima da distancia real, 10% acima, pra ver se o CCQ sobe um pouco. E se for poluição, na aba advanced tem o HW Protection Mode, testa ele em RTS and CTS. Mais abaixo tem o Adaptative Noise Imunity, testa em 'Ap and client mode'.