+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Entregar subrede PPPoE

    Bom dia pessoal,

    Estou com demanda para entregar sub-redes /29 para clientes via PPPoE.

    Como vcs estão fazendo isso? Uso FreeRadius, Framed-Route?

    Fiz um teste bem básico incluindo esse attribute a um cliente e não rolou, gostaria de fazer isso de forma automática, ou preciso criar essa rota estaticamente no cliente (estou rodando OSPF na rede).

    Outra dúvida que surgiu, é que um cliente me pediu 2 endereços IPv4 válidos, será que entregando um /30 consigo atender o cliente, ou vou ter que colocar um /29 e perder endereços?

    Gostaria de saber das experiências de vcs sobre esses assuntos, qualquer ideia é muito bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    Amigo,

    Costumo fazer assim, entrego para o cliente um /32 privado via pppoe, e no roteador que ele se autentica faço um roteamento do bloco /29 público em cima do ip desse pppoe, funciona perfeito. No caso de entregar 2 ips como você sugeriu, em tese é a mesma coisa, só que vc roteia em cima do ip do PPPoe, um bloco /31.

  3. #3

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    E como fica o controle de banda??? o PPPoE que ele se autentica que segura os ips, ou precisa criar algo para o grupo fornecido? e quanto ao mac, é repassado o do ip que se conectou ou da maquina que está atribuido o ip?

  4. #4

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    O pppoe cria a queue baseado no túnel pppoe, ou seja, ja controla a banda do bloco roteado. Chega o mac do roteador do cliente.

  5. #5

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo,

    Costumo fazer assim, entrego para o cliente um /32 privado via pppoe, e no roteador que ele se autentica faço um roteamento do bloco /29 público em cima do ip desse pppoe, funciona perfeito. No caso de entregar 2 ips como você sugeriu, em tese é a mesma coisa, só que vc roteia em cima do ip do PPPoe, um bloco /31.
    A diferença no meu caso é que entrego um /32 publico para cada cliente. Mais pelo que entendi, vc joga uma rota estática para um bloco em cima deste /32 privado que vc entrega, é isso?

    Ninguém faz isso de forma automática? Se o router do cliente rodar OSPF (um edgerouter lite por exemplo) não é possível eu atribuir o attribute Framed-Route no Accounting-reponse do cliente e o router dele setar essa roda sozinho?

    Se alguém tiver alguma experiencia prática neste sentido puder compartilhá-la, vou fazer alguns experimentos.

  6. #6

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    A diferença no meu caso é que entrego um /32 publico para cada cliente. Mais pelo que entendi, vc joga uma rota estática para um bloco em cima deste /32 privado que vc entrega, é isso?

    Ninguém faz isso de forma automática? Se o router do cliente rodar OSPF (um edgerouter lite por exemplo) não é possível eu atribuir o attribute Framed-Route no Accounting-reponse do cliente e o router dele setar essa roda sozinho?

    Se alguém tiver alguma experiencia prática neste sentido puder compartilhá-la, vou fazer alguns experimentos.
    sobre mandar um /32 publico como vc ja faz, nesse caso pode para de manda-lo, usando um ip privado vai funcionar tmb. E acredito que com o atribto citado funcione, mas o radius tem que enviar esse parametro pelo que entendi... em meu caso o meu sistema de gestao nao me permite isso.

  7. #7

    Padrão Re: Entregar subrede PPPoE

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo,

    Costumo fazer assim, entrego para o cliente um /32 privado via pppoe, e no roteador que ele se autentica faço um roteamento do bloco /29 público em cima do ip desse pppoe, funciona perfeito. No caso de entregar 2 ips como você sugeriu, em tese é a mesma coisa, só que vc roteia em cima do ip do PPPoe, um bloco /31.
    Como fazer roteamento de ip publico em um roteador com conexão pppoe com ip privado?