+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Criando servidor predial

    Boa gente, estou criando um servidor predial basico...tenho atualmente 23 clientes ligados em switch tp-link, com um link 50 megas, uso o modem em função roteador e em todas as casas foram instalados roteadores wireles.
    Como estou tendo uma nova demanda de clientes quero melhorar a qualidade e tb monitorar e controlar toda a rede.
    Alguem pode me da uma força, dicas, agradeço a boa vontade.

  2. #2

    Padrão Re: Criando servidor predial

    Sim entre em contato com o skype luciano.gama, vc vai precisar de um Mikrotik, pode ser um micro com duas placas de rede ou uma RB750 que custa em media 175 reais.... me liga

  3. #3

    Padrão Re: Criando servidor predial

    Citação Postado originalmente por lgreis Ver Post
    Sim entre em contato com o skype luciano.gama, vc vai precisar de um Mikrotik, pode ser um micro com duas placas de rede ou uma RB750 que custa em media 175 reais.... me liga
    ok, ja adcionei.

  4. #4

    Padrão Re: Criando servidor predial

    Amigo,

    Inicialmente pense na forma em que estes clientes vão se autenticar em sua rede, use PPPoe se possível, nesse caso pode ser utilizado uma Rb como mencionado pelo amigo acima. Faça controle por ARP destes clientes. Para monitorar você pode usar inicialmente o Dude instalado na mesma Rb que vc vai autenticar todo mundo, depois parta pra algo profissional, como o zabbix. Lembre-se de criar um servidor de LOG, pois pelo que eu entendi você deve usar ADSL, sendo assim compartilhando o mesmo ip com todos os clientes, isso pode te trazer sérios problemas jurídicos.

  5. #5

    Padrão Re: Criando servidor predial

    obrigado felipe pelas dicas, vou pesquisar sobre dude, zabbix. uso rede vdsl e sim tenho receio de problemas juridicos...
    voce poderia explicar como seria a estrutura da rede. vou comprar uma rb 750 e ai em que funcao eu configuro o modem da gvt e os roteadores na casa dos clientex...

  6. #6

    Padrão Re: Criando servidor predial

    Sobre o modem ADSL da operadora o ideal é ficar em bridge. Já sobre a Rb não creio que a 750 seja uma boa escolha... Ótimo equipamento, mas não vai te atender por muito tempo (30 clientes no máximo), se possível pegue um equipamento mais robusto pra não ter que investir duas vezes em um curto período.