Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dimensionamento Painel Solar

    boa noite, to precisando da seguinte opinião


    To com painel solar
    precisava saber o dimensionamento para 2rb912 1 rb750 1 sxtlite5.
    Alguem poderia opinar qual painel usar? qual carga de bateria utilizar?

  2. #2

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    A RB750 vai consumir uns 3W
    O SXT Lite5 vai consumir uns 6-8W
    A RB912 tem várias versões, desde coisa básica consumindo 5W, outra com 8W, até a basebox5 mais vendia, a RB912UAG que chega a 14W segundo ficha técnica. Vou fazer a conta com 8W e com 14W.

    O consumo seria então
    3 + 6 + 8 + 8 = 25W
    3 + 8 + 14 + 14 = 39W

    Consumo sempre se informa por hora, então multiple por 24 horas pra ter o consumo diário. Dá 600W num caso, e 936W no outro.

    Se for usar sistema 12V (Que exige fio curto e gross entre bateria e equipto, nada de bateria no chão e equipto no alto de torre de 30m, a fiação teria queda de tensão que entregaria menos de 10V depois de tanto fio) 600W e 936W são 600/12 = 50A, e 936/12 = 78A.

    Ou seja, teria consumo diário de 50 ou de 78 amperes.

    Painel solar capta cerca de 5 ou 6 horas de sol forte, porque o sol precisa estar num angulo ideal na frente do painel, então um painel de 100W vai captar por dia 500-600W, ou seja, de cara você vê que ele é insuficiente se seu equipamento consome uns 600W por dia (Tem dias que capta mais, dias que capta menos, não é seguro ficar "por um tris", é melhor ter margem de erro grande.

    O painel levemente maior, mas nem tão caro, é o de 140W ( Referencia de preço: http://www.neosolar.com.br/loja/pain...17b-140wp.html ), se ele capta 5 horas de 140W (Sendo pessimista) ele capta por dia 700W. Se seu equipto consumir 600W.dia (Veja o consumo da sua RB912 em routerboard.com, lá tem a ficha de todo equipto MK, com o Max Power Consumption, o maximo não é a media mas quase, se for um de 8W pode usar na conta apenas 7W de média) esse painel serve com pouca folga.

    Nesse caso que bateria usar? Depende de quantos dias sem sol tem na sua região, o brasil é grande demais pra cria média, eu não tenho mais que 3 ou 4 dias levemento nublados (Onde os paineis ainda captam pelo menos 1/4 da potencia nominal), mas se quer que o sistema fique de pé por 4 dias sem sol nenhum (Coisa que só deve ocorrer em região com muita neblina e tal), se o sistema gasta 50A por dia você vai precisar de 200Ah armazenados em bateria, precisaria bateria de 200Ah então.

    Seria painel 140W, controlador solar MPPT, baterias 12V de quase 200Ah (Referencia de preço: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...a-DF3000-185Ah )

    Mas... com o painel fornecendo só um pouco a mais do que o equipto consome, a bateria levaria muitos dias pra carga completa, se o equipto consumir 600W.dia levaria 3 semanas pra bateria estar carregada denovo! Se o equipto consumir só 400W levaria só 10 dias, então não se seduz com tempo que as baterias duram, bateria grande demora pra carregar.

    Mas e se forem 2 RB912UAG que consomem quase 12-13W mesmo?
    Se for esse o caso, melhor esquecer 12V e usar sistema 24V, com ele poderá ter 30m de fio entre bateria e equipamento sem medo.

    Na verdade mesmo que seu equipto consuma só 500W.dia eu recomendo que use 24V. O principal motivo a meu ver é que os paineis 24V são bem mais baratos (Watt por R$), exemplo:
    http://www.neosolar.com.br/loja/pain...29b-250wp.html
    Não vale a pena colocar 2 paineis 12V em serie, com esses R$ 1 mil você só compra 2 paineis de 100W (Pra ter 24V 200W), ou seja, você lucra 50W comprando painel 250W (Que são quase sempre 24V, cuida isso).

    Ele captaria uns 1250W a 1500W por dia, é tanta captação que eu diria que nem precisa muita bateria, afinal mesmo em dias nublados eles devem captar uns 300W ao todo no dia. Eu diria que um par de baterias 12V 93Ah serviria bem ( http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ia-DF1500-93Ah ), em 24V os 600W são 600/24 = 25A, e 936/24 = 39A. Se tem 93Ah armazenados isso daria pra quase 4 dias num caso, e menos de 3 em outro, MAS... o painel capta por dia nublado pelo menos uns 10A, painel grande tem essa vantagem, na prática isso provavelmente alimentaria seu equipto de 500W.dia por uns 12 dias bem nublados.

    R$ 1 mil no painel 24V 250W, R$ 1 mil no par de baterias 12V 90-100Ah, e mais R$ 300 num controlador (De 15A ou mais, tipo: http://minhacasasolar.lojavirtualfc....ar-b---ls2024b )

    Se quiser investir em controlador de carga melhor, invista nos tipo MPPT, eles fazem uma conversão de tensão que aproveita melhor a energia captada nos paineis, isso faz toda a diferença em dias de pouco sol, falo de controlador mppt tipo:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...0a-12-24v.html
    Já ví tipo MPPT 24V 20A na casa dos R$ 350, não google pra procurar agora, mas sendo MPPT e não PWM pode pagar esse preço sem problemas.
    (PWM barato, de R$ 60 que tem no ML, até funciona, mas joga um pouco de ruído na alimentação, se tem dinheiro então evite eles senão talvez precise fazer um filtro DC pra filtrar a alimentação antes de mandar pro equipamento)

    Se quer gastar menos de R$ 2 mil eu ainda usaria painel de 250W, e reduziria as baterias, procuraria um controlador MPPT mais barato pra aproveitar melhor a captação, e aproveitaria a captação dos paineis grandes em dias de pouco sol.

    E tem detalhes bobos de instalação, por exemplo: Se está em região ao norte onde chove de tardezinha, aponte os paineis uns graus pro leste, de modo a começar a carregar mais cedo, em posição que o sol de tardezinha mal estaria pegando bem no painel. Se for area com muito nevoeiro de manhã faça o contrário, aponte mais pro oeste, pra aproveitar até mais tarde o sol de tardezinha, já que de manhã ele só aparece tarde.
    Inclinar o painel no angulo ideal rumo ao norte ajuda muito, se puder ir 4x ao ano e mudar o painel uns 5 graus pra baixo ou pra cima isso ajuda.

  3. #3

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    show de bola, entao amigo
    por curiosidade ontem mesmo acabei colocando 2 paineis de 140w e duas df1000

    pelo que compreendi, deveria colocar pelo menos mais uma df1000 ne

    baterias do tipo de caminhao, ajudaria ou sera que teria dores de cabeça?

  4. #4

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Esquece "bateria de caminhão", não só o termo está errado como bateria automotiva não presta pra uso estacionário.

    Pra usar parado em flutuação ou carga/recarga diária é que fabricam as baterias estacionárias.

    Bateria pra uso automotivo precisa picos de corrente alta (A partida), por isso tem placas finas, mas... placas finas oxidam e desmancham mais fácil com o tempo, se não tiver um alternador automotivo de 80A a 120A carregando essas baterias elas criam bolhas de oxidação, não duram 2 anos em sistema solar.

    (E caminhão é veículo que transporta mais de 3,5 toneladas, F350 então é caminhão e tem bateria de apenas 70A. Se pegar um dos veículos mais baratos, o Palio, na versão com ar-condicionado ele usa bateria de 70Ah. E aí, quem é "bateria de caminhão"? Caminhões de 6-10t usam sistemas 24V, ao invez de bateria 12V 150Ah como um MB 1113 usava hoje eles usam 2 baterias 12V 48Ah. Quem é "bateria de caminhão" nessa hora?)

    Sobre sua compra, você tem 24V 280W, e armazenado tem 24V 70Ah. Se o equipto consumir 500W.dia (É o que chuto, sem ver detalhes) vai durar 3 dias e pouco, mas com paineis tão grandes você deve ter captação diária mesmo em dias nublados de uns 300W, em 3 dias seria 900W, isso extenderia a durabilidade por mais 1 dia, mas aí nesse dia seria captado mais 300W, e no fim das contas você teria uns 5 dias se sistema alimentado mesmo sendo 5 dias bem nublados (Que não sei se é comum no brasil).

    Por conta dessa captação em dias sem sol que recomendo painel grande ao invés de bateria grande (Se os 2 puderem ser grandes melhor, mas o custo disso é alto).

    O que acho que poderia te ajudar mais é colocar um controlador de carga MPPT, ao invez de PWM. Eles são mais caros, mas em dias sem sol eles fazem a maior diferença (E o único problema com esse seu conjunto poderia ser em muitos dias seguidos sem sol. Um controlador MPPT melhora a captação em dias sem sol). Bateria dura 3-5 anos, mas um controlador de carga (Se ninguém fizer bobeira) dura a vida toda, é um investimento durável, enquanto bateria precisa troca a cada X anos.

  5. #5

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Muito bem explicado Rubem, tenho justamente este cenário, 2 Paineis de 140 W e controlador básico Phocos 10A em 24V, com 4 baterias estacionárias de 70 A.
    Equipamentos são:
    02 RB912
    01 750G
    01 Nano M5

    Neste cenário já fiquei com equipamentos sem reiniciar no caso o Nano que não fiz script para reiniciar a cada 7 dias de madrugada liga por mais de 1 ano.

    Tem que posicionar corretamente os paineis em relação ao sol e o ângulo de inclinação do suporte também fará a diferença.

    Ivan Galves.

  6. #6

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Utilizo sistema de ligação de bateiras desta forma com 4 baterias.

    LIGAÇÃO EM SÉRIE E PARALELO.
    http://www.mpptsolar.com/pt/baterias...-paralelo.html

    Tem que prestar muita atenção e medir (conferir 2 ou 3 vezes antes de ligar), para evitar acidentes e prejuízos.

  7. #7

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Ola amigo, tudo certo? Cara gostei muito de todo detalhamento que voce descreveu, mas como ainda nao tenho conhecimento, eu leio e nao assimilo bem por ter um pouco de inseguranca. A questao e que pretendo colocar na roca 2 Pontos distintos, se for possível favor analise.

    Cenario 01:
    01 Controlador 12/24
    01 Nanobridge 24v
    01 Bullet M5. 24v
    01 Switch. 12v (usarei conversor DC)

    Cenario 02:
    01 Controlador 12/24
    01 Nanobridge 24V
    03 Rocket M5. 24V
    01 Switch 12V (usarei conversor DC)

    Uma duvida? Se os equipamentos Ubiquiti sao ligados originalmente em 24V, porque tem gente que liga em 12V? E para poder ter mais tempo de carga nas baterias existe diferença em fazer o sistema em 12 ou 24?

    Que painel e baterias voce sugere para esses 2 cenários?

    E considerando que pretendo usar em 24V, que painel e baterias você me indica para cada um dos casos?
    Última edição por henrickmg; 05-07-2015 às 11:00.

  8. #8

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    yngli solar 255w, controlador mppt 12/24 10AH, 2 bateria de 115 AH freedom, isso ai da que sobra

    com frete vai da uns 2,500 tudo, mais ai serão uns 5 anos sem preocupação,
    5 anos depois troca as baterias, isso se voce nao acrescentar mais nada nesses pop

    ( o que eu acho muito difícil nao acontecer)

  9. #9

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Amigo nunca faça a cagada de por banco em 12v , em 24v o consumo dos aparelhos chega a ser menor 1/3...

  10. #10

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Aqui uso um painel de 150w + 1 moura clena 105a

    2 rb912
    1 sxt
    1 rb260gs

    Pra ligar tem varias maneiras, pra resolver o problema de 12v é só usar um conversor de 12 para 24v tenho dessa forma perfeito a meses.

    Painel solar a 15mts desce um cabinho flexivel 10mm de 13,5mts, rack no pé da torre com bateria + controlador + conversor + patch panel fag e rb912 no top de 63mts de cabo telcom 5e blindado voltagem la 23.8v

  11. #11

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Toda inversão aumenta consumo... muito mais facil fazer o banco dos paineis em 24 , e das baterias tbm... Ou então os paineis em 12v e as baterias pode ficar em 24 , mas aí seria preciso um controlador por painel...

  12. #12

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Olho o consumo gerado pela inversao é minimo e nao compensa gastar o dobro.

    1 painel 150w 650,00
    1 controlador solar 200,00
    1 inversor 39,00
    1 bateria 100a moura estacionaria 650,00
    Total 1.539,00

    Agora para se ter 24v da forma tradicional = 3.000,00

    Nao vejo o porque de gastar o dobro!

  13. #13

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    E pra que o inversor se seu banco é de 12v ?

  14. #14

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Simplesmente porquê ele quer os equipamentos em 24V.
    Exato! Rack no pé da torre 63mts de cabo blindado telcon e rb912 na ponta uptime esta baixo pois atualizei ela a alguns dias
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         24v.jpg
Visualizações:	331
Tamanho: 	127,9 KB
ID:      	60082

  15. #15

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Ola rubem...

    Estou querendo conhecer um pouco mais sobre esse assunto. Pode me indicar algum site e algum fabricante confiável.

    Desde já agradeço.

    Att.

    Nilson Primo

  16. #16

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Amigo procure o pessoal da solarbrasil...

    Citação Postado originalmente por nprimo2911 Ver Post
    Ola rubem...

    Estou querendo conhecer um pouco mais sobre esse assunto. Pode me indicar algum site e algum fabricante confiável.

    Desde já agradeço.

    Att.

    Nilson Primo

  17. #17

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Fabricante é na china.
    No brasil só tem quem vende.

    (A Heliodinamica/Heliosolar sumiu, a Amazon-sei-lá-o-que sumiu, tem umas empresas que vendem o que diz ser delas (Acho que a Walmur é uma) mas só colocam o adesivo em cima de painel chines, fabrica no brasil até houve, mas sumiram todas, antigamente o preço do frete era um problemão, hoje tem 100 navios chegando da China todo mês, o m³ pra trazer isso num container tá barato, mais barato trazer montado da china)

    As marcas mais baratas com qualidade hoje são Yingli e Canadian, são muuuuuuuuito mais baratas que um Kyocera da vida, mas a diferença de qualidade é pequena.

    A Yingli não é pequena nem ruim, é basicamente o maior fabricante mundial, só isso. Por isso consegue preço tão baixo, e sem ser com qualidade baixa.

  18. #18

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Algum amigo saberia dizer se um painel de 150W/12v, controladora de 10A e bateria estacionaria de 60A consigo rodar apenas 2 bullet 5 com potencia em 15dbm?

  19. #19

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Acredito que sim , tenho este cenário em um cliente de fazenda e nunca parou. Agora aponte os painéis corretamente...

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Dimensionamento Painel Solar

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Acredito que sim , tenho este cenário em um cliente de fazenda e nunca parou. Agora aponte os painéis corretamente...

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Já montei a torre na fazenda, com os equipamentos e a bateria, já comprei o painel de 150W e controladora de 10A em 12V espero que funcione bem, pois atenderá cerca de 9 clientes ao todo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fazenda.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	113,2 KB
ID:      	63372