+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema RB 433AH

    Boa noite, gente alguém já teve o problema do tipo? Estou aqui na bancada com um Routerboard 433ah quando ligo o mesmo automaticamente o mesmo dar um reset está não inicializar o kernel nem nada estou tentando recuperar o mesmo via netinstall porém está muito difícil desde já agradeço a contribuição de todos.
    Resumindo quando ligo está como se ele mesmo estivesse resetando e não o Firmware com problema.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por wld.net1; 18-05-2015 às 10:19.

  2. #2

    Padrão Re: Problema RB 433AH

    Esse primeiro bip, que parece dobradiça sem óleo sendo aberta, ví em RB com problema no VRM. Pelo vídeo os capacitores parecem ok, não estão estufados pra cima, mas não estufaram pra baixo? Com problema em VRM o boot fica prejudicado porque o chipset não processa nada, dá erro pelo netinstall ora sim e ora não.

    Te indico 2 guias pra facilitar a verificação de problema no hardware:
    http://www.ryohnosuke.net/varios/rb/RB433AH.pdf
    e
    http://www.ryohnosuke.net/varios/rb/RB433.pdf

    Pluga algo nas portas ethernet, pode ser switch, roteador ou notebook, só pra ver se os leds piscam normalmente, se ficarem acessos direto ou não piscarem o CI switch ethernet pifou, ele as vezes simplesmente deixa de funcionar 1, 2 ou 3 lan, mas as vezes ele cria curto, e consome demais gerando ripple no VRM, nesses casos normalmente ele esquenta. É aquele CI IP175C ou IP175D, ele pifa muito por raio e etc, não é tão caro pra troca.

  3. #3

    Padrão Re: Problema RB 433AH

    Bom dia, @rubem aparentemente descarto problema físico vou está verificando esse esquema que vc me passou ainda hoje eu já tinha verificado os capacitores eletrolítico aparentemente estão bom vou vê se pego um capacímetro e multímetro com meu amigo para medir esses capacitores e as correntes e posto o resultado sim sobre o teste com outro notebook já tinha feito também troquei o cabo só não testei no switch vou testar e por último rubem testei também se tinha algum componente esquentando na placa aparentemente nada também não tem nenhuma trilha rompida nem nada nunca vi um problema desse com esse esquema que vc me passou fica bem mais fácil.

  4. #4

    Padrão Re: Problema RB 433AH

    @rubem o diodo do põe ele ficou como aberto foi o D801 porém não uso POE não estou dando muita importância então quando eu fiz o curso de eletrônica não lembro muito bem das funções desse diono zener e quando plugo o cabo POE o mesmo liga e passar a corrente DC no caso a tensão output da fonte fiquei meio invocado vou remover o mesmo e realizar o teste fora da placa @rubem segundo o esquema ele me diz que não é zener porque ele fica dando como se estivesse aberto?? Isso que ainda não estou entendendo.

  5. #5

    Padrão Re: Problema RB 433AH

    O zener funciona como limitador de tensão. Se você coloca um zener de 20V em paralelo com uma fonte, se a tensão for menor que 20V o zener fica em aberto, hora que a tensão passar de 20V ele conduz, um zener de 0,5W conduz e dissipa na forma de calor até 0,5W, se ele aquecer mais que isso ele queima.

    Já o D801 na RB433 não é zener, é um tipo de diodo de resistencia menor, o shottky, ao invez de ter uns 500 a 900 ohms como os diodos gerais, os shottky tem 200-500 ohms, resistencia menor significa reduzir menos a tensão (Diodo comum tem 0,7V de queda, shottky tem 0,2V) e aquecer menos, aquecendo menos eles duram mais. Ele deve medir uns 300-400 ohms, como diodo normal (Ponta preta no lado que tem uma tarja, compara com o D802 do lado, eles são parecidos).

    Ter D801 ou 802 aberto não devia ser problema. Curto sim pode dar problema, mas aberto não. Porém... pra queimar ele precisa uma paulada e tanto, nunca ví deles queimados, em caso de raio já ví o IP175 até rachado mas o resto sobreviveu. Se queimou mesmo o diodo, então sabe-se lá que tipo de problema elétrico teve! (E nunca usou fonte POE dá pra pensar em problema de fábrica). Mas me parece que você está com problema por verniz ao medir ele, acho meio difícil ele abrir (Já que nunca ví um aberto).

    Acho mais prático medir as tensões nos capacitores, não que os capacitores sejam avaliados por isso (Tirar pra medir não costuma ajudar, só jogo um alcool isopropílico pra limpar eventual liquido vazado, esfrego com escovinha e deixo secar), mas você vê se tem 2,5 e 3,3V, se tiver é porque o mosfet de entrada e os 2 mosfets de cada uma dessas tensões está normal, porque mosfet em curto existe, com resistencia alterada também, o que isso cria é tensão errada que dá funcionamento errático pra processador.

    Sobre as lan's (Vou falar mais uma vez porque lan com defeito acho que é a coisa mais comum), ligando a RB somente pela fonte veja se os leds das lan's não acende meio fraco, lugar escuro é melhor pra ver isso. Quando o CI de switch (IP175) está biruta ele as vezes acende de leve os leds, é um jeito bem rápido de identificar problema (As vezes ele não entra em curto mas impede a RB de iniciar, tenho 2 RB's esperando esse CI pra troca aqui e elas acendem 1 led (Acho que LD504) mas não dão bip nem nada, pelas medidas o CI está ruim mesmo, e uma terceira RB com esse sintoma eu troquei o CI a uns meses e resolveu, o CI não aquece nem nada, mas não deixa a RB bootar.
    (Tem placa-mãe que não liga ou não dá por culpa de CI ethernet em curto, é só remover o CI (E colocar rede pci) que volta ao normal. O normal é o CI abrir, mas as vezes ele cria curto, nem sempre ele aquece)

    Antes de algo mais intrusivo, testa lavar a placa também, agua e sabão neutro, esfregando bem pra tirar qualquer capacitância parasita, depois secar (Ou 5h no sol, ou 30 min no secador de cabelo, ou 2 horas na estufa a 60°C ficando meio de lado pro líquido escorrer). Não sei bem como pegaria capacitância parasita ou estática só se subir em torre... mas na pior das hipóteses vai deixar a placa bem limpa :-)



    Mas tem verniz nas RB's, mecha bem as pontas de prova porque em RB é fácil se enganar

  6. #6

    Padrão Re: Problema RB 433AH

    Ok amigo amanhã vou fazer mais avaliações e posto o resultado.