+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão alguem pode me dar uma ajudinha

    Bom dia a todos.

    estou precisado de uma sugestão no que eu posso melhora em minha rede, entrei recentemente em uma empresa, e ela é instalada em 2 cidade, onde pegamos link com a mesma operadora, todo nosso sistema é com mikrotik, e as configuraçoes de enlace são as bem simples, ospf e bgp. O meu objetivo inicialmente seria fazer desta forma que esta no desenho, porem existe um problema. E que so temos um bloco de ip exemplo 192.168.0.0/20 e este bloco e dividido de forma errada para as 2 empresa, ou seja, para funcionar da forma que eu queria teria que ser divido em /21 para cada cidade, e daria certo. Mas a empresa quebrou o bloco tudo em /24 e por cima de tudo ela nao esta usando estes blocos /24 de forma organizada, ela saiu pegando tudo fora de sequencia o bloco e misturando as ordens. Alguém pode me dar uma ideia?









    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         explicação de rede.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	87,2 KB
ID:      	59153

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: alguem pode me dar uma ajudinha

    Boa noite,

    Se você tem ligação física entre toda a rede, precisa apenas fazer um iBGP entre os seus dois roteadores de borda, anunciar o /20 nos dois roteadores, e os sub-blocos conforme for a necessidade do seu balanceamento. Quando uma operadora cair, o anuncio do /20 irá garantir que toda a sua rede seja vista na internet, através da operadora que estiver funcionando.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: alguem pode me dar uma ajudinha

    obrigado meu amigo gamineiro . o meu erro foi que eu estava fazendo errado entao, por isso que nao dava certo, eu estava fazendo a interligação deles por OSPF, e adicionando no bgp /21 nos roteadores iniciais, mesmo sabendo que nem todos os blocos iria funciona.

    vou fazer como vc disse, vou criar nos final de cada cidade um ibgp, e anunciar o bloco

  4. #4

    Padrão Re: alguem pode me dar uma ajudinha

    uma duvida minha a respeito do ibgp. para as 2 cidade eu so tenho uma numeção do ASN, nesto caso eu posso criar um ASN so para fechar a sessao?

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: alguem pode me dar uma ajudinha

    Não. Você vai usar o seu ASN para fechar a sessão. Também vai precisar usar as opções "Multi Hop" caso a conectividade seja roteada, e "NextHop Choice=force self", no caso da conexão direta entre os dois roteadores de borda.

    Abraço
    Gabriel Mineiro

  6. #6

    Padrão

    Gabriel, eu fiz tudo conforme vc me orientou, fechou normal o ibgp. em router no mikrotik a distancia tudo deu 200 normal quando eu adicionava o bloco inteiro. mas ainda nao consegui fazer com que quando eu derrubava a rota os ips validos dos clientes e servidores buscasse o caminho pelo o /21. sera que estou fazendo correto?










    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         explicacao do ibgp na minha rede.jpg
Visualizações:	58
Tamanho: 	64,0 KB
ID:      	59192