Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Boa noite, amigos... Mais uma vez uma excelente explicação Rubem, muito boa. Kleber realmente espero também que chegue pelo menos a metade disso...rsrss. Pessoal tive vendo estudando e tomando as varias explicações e dicas de vocês como base para recalcular o projeto. vou expor duas delas uma com dois ptp´s e uma com três ptp´s, apesar de saber que a com três é a melhor opção em termo de garantia e sucesso no enlace. Então vejamos.

    Ponto A ao ponto B, com 52 km e do ponto B ao ponto C com 82 km. Vamos ao Earth!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto A ao ponto B.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	493,3 KB
ID:      	59210Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto B ao ponto C.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	489,7 KB
ID:      	59211

    Sendo todas as 3 torres de 60 mts cada.

    Segunda opção dividir o percurso do link em 3 enlaces, o 1° de São Luís a Bacabeira com 52km, o 2° de Bacabeira a Entroncamento com 41.6km e o 3° de Entroncamento a Vitoria com 50km. Todas as de 60 mts cada. Analizem as img por favor... oq me dizem?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BACABEIRA A SÃO LUÍS.jpg
Visualizações:	346
Tamanho: 	494,4 KB
ID:      	59212Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ENTRONCAMENTO A BACABEIRA.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	433,4 KB
ID:      	59213Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VITORIA A INTRONCAMENTO.jpg
Visualizações:	267
Tamanho: 	463,3 KB
ID:      	59214

  2. #22

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Na 2ª opção com 60m de torre você ficaria a quase 100m acima da água (Desconta curvatura da terra), nessa nova altura acho difícil a água atrapalhar.

    E 50Km com 5,8GHz dá mais tranquilo, rocket/basebox5 + dish 34dBi + radome na area urbana, deve entregar sinal -55 nessa distancia, que em 40MHz devia passar mais de 60Mbps, em teoria isso é sinal pra quase 100Mbps half mas... os equiptos não foram pra escola pra aprender a teoria (Com só 20MHz sei que não deve dar tudo isso, se usar UBNT tem a opção de 30MHz que talvez dê mais estabilidade, MCS13 em 30MHz passa mais de 60Mbps sim, canal mais estreito tem menos risco de ser afetado por poluição de concorrente na vizinhança).

    Nesse caso acho que AC não é uma possibilidade, o problema é falta de sinal pela distancia e AC só exige ainda mais sinal.

    Sobre usar dish 30dBi nesse enlace menor de 41Km eu evitaria, pelo seguinte: Seria uma queda total de 8dBm no sinal, 4dBm de cada antena. Mas... a queda de sinal no ar (Free space loss) em 41Km é de 140dBm, e em 50Km é de 142dBm. Ou seja, você teria sinal só 2dBm maior em 41Km, uma troca aceitavel seria trocar dish 34dBi por de 33dBi (É a Algcom que tem antena de 33dBi?), acho que não vale a pena, mais fácil barganhar desconto comprando 6 dish iguais no mesmo lugar, do que 4 de uma e 2 de outra.

    (Alias, nada contra dish 33dBi, ou 35dBi, é que acho que as de 34dBi tem ótima relação custo x ganho, as vezes um 34dBi num lugar tá mais em conta que uma 31dBi em outro. 30dBi talvez resolva, mas provavelmente fica meio por um fio, atrapalha aumento futuro, ou dá ping maior quando chove, é uma diferença de preço muito pequena pra um investimento desse. Na area urbana na capital eu com certeza recomendo radome, mesmo que fosse só 20Km, nos outros pontos fica na duvida, talvez seria caso de montar a estrutura, e se não tiver a banda exata que precisa ou a estabilidade que quer aí sim comprar radome pro resto)

    E cuida com as torres, é bom informar o fabricante local sobre o uso futuro de radome e antena 34dBi, passa as medidas/diametros pra eles, senão é capaz de fazerem projeto levando em conta equipto de 20Kg e sem arrasto aerodinamico, enquanto a realidade seria antena de muito arrasto, uma concha! Se tem mesmo muito vento no litoral talvez seria bom o radome da Ubiquiti na capital, que é menos tipo concha: http://michigan.com.br/web/?p=168

  3. #23

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Amigo agora que vi as coordenadas, você pode tirar seu link da cidade de Miranda do Norte, passa link da eletronet e fica muitoooo mais próximo do que são luis.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Poxa, Rubem, fiquei muito animado agora cara...rsrsr. próximo sábado estarei inda na cidade de Vitoria do Mearim, fazer uma reunião...e Já vou mais tranquilo por todos aqui terem compartilhado ideias e experiencias comigo, assim estou mais seguro neste projeto que diga-se de passagem "temos pressa". Muito obrigado a todos.

    Ola FMANDU. Vejo que você é daqui cara me passe seu contato de tel. Por mensagem privada. já a questão do link em Miranda do norte, me é interessante. Você poderia me passar mais informações do mesmo? A principio iriamos mandar link da Telebrás direto daqui da ilha de slz.

  5. #25

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    @maninho03 eu dei uma simulada aqui conforme as cooordenadas que vc tinha passado no inico e +/- próximo do outros pontos que também passou.Pela simulação em duas partes não vai ser possível.Em três da pra fazer porem não com o fresnel 100% livre.
    Vc chegou a fazer a simulação @rubem ?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bacabeira - Entroncamento.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	191,5 KB
ID:      	59221Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Bacabeira - Vitória.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	184,6 KB
ID:      	59222Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Entroncamento - Vitória.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	191,6 KB
ID:      	59223Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         São Luiz Bacabeira.jpg
Visualizações:	226
Tamanho: 	188,2 KB
ID:      	59224

  6. #26

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Certo Kleber, obrigado cara. Grato pela explicação e pela simulação. é verdade com dois pontos não vai dar de jeito nenhum.
    Vamos ver se alguém tem algo mais a contribuir... Obg Kleber.

  7. #27

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Hum, pra mim que esse mapa do Google Earth já tinha a curvatura da terra. Putz, nem pra isso o Google Earth serve.

    O problema dessa distancia de 80Km é que a curvatura da terra aumenta conforme aumenta a distancia, por isso tem 100m de elevação em apenas 80Km, enquanto em 50Km é pra ter bem menos da metade.

    Essa obstrução na zona de fresnel meio distante é um problema nem tão grave pra quem quer banda pequena (20Mbps), mas pra 60M complicou, esses picos de 50m de altura não imaginei que existiriam.

    Se as coordenadas dos calculos do @kleber_Teodoro estão certas então complicou um pouco, esse trecho até que tem obstrução pequena que não deve afetar muito o throughput:
    https://under-linux.org/attachment.p...3&d=1432210922
    Mas os outros 2 complica, não acho que vale subir mais as torres, provavelmente sai mais em conta aumentar o numero de pontos intermediários, aqui geralmente é mais barato colocar torre de 20-30m a cada 30Km em area alta, do 80m de torre nos destinos (30m de torre instalada dá R$ 4 mil aqui, R$ 1,5 mil custa a alimentação solar, esses R$ 5,5 mil é menos que a diferença de custo da torre de 30m pra 70m no destino, e pela curvatura e diferenças de altitude nem teria a mesma banda passante)

  8. #28

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    A coordenadas de São Luiz e Vitória são as que o @maninho03 passou no inicio do post @rubem.
    Já as outras peguei +/- pelas imagens postadas.
    Da uma olhada como ficaria se fosso apenas um enlace.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         São Luiz - Vitória.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	182,5 KB
ID:      	59240

  9. #29

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Olá, pessoal, boa noite. Galera obg pela participação de todos e pela força. Próximo sábado estarei pegando a estrada, para estudo do trajeto do link. No andar da carroagem estarei compartilhando aqui com vocês, pois sei que não servirá como experiencia apenas para mim, mas para todos que participam do post, com dicas e experiencias expostas e para aqueles que só acompanham o post. Obrigado a todos e vamos lá...