Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Ola, galera do forum, andei meio sumido. ja obtive muita ajuda aki, tambem ja contribui, e voltarei a contribuir sempre que puder. Desde já, antes de comecar a falar sobre o assunto, agradeco desde os iniciantes aos mestres, aos mais antigos e aos mais novos membros. Sei da grandiosidade e riquesa de conhecimento que este forum possui, sem mais delongas vamos lá.

    Estou com um projeto de um enlace de 129 KM para passar em torno de 50/60 megas. ja fiz varios estudos, mas sempre é bom pedir a ajuda dos mais experientes, e já digo, nao preciso q os amigos mastiguem pra mim, estudar é bom e nao mata nimguem, isto serve para aqueles que so veem no forum pedir ajuda mastigada, daí é ajudado e some sem no minimo agradecer, sequer dar uma estrelinha.

    Bom gostaria dos que puderem ajudar, e contribuir com opniões sobre que radios usar, altura das torres, se vou precisar de apenas duas ou mais torres e sobre a banda maxima que poderei passar no enlace. Estas são as coordenadas, Ponto A (Latitude 2°31'43.93"S / Longitude 44°11'13.44"O) Ponto B (Latitude 3°27'34.16"S / Longitude 44°52'18.85"O). Abaixo tem imagens de um pre estudo que fiz.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto A.png
Visualizações:	395
Tamanho: 	1,35 MB
ID:      	59157Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto B.png
Visualizações:	319
Tamanho: 	1,36 MB
ID:      	59158Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airlink.png
Visualizações:	340
Tamanho: 	1,26 MB
ID:      	59159Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Distancia.png
Visualizações:	270
Tamanho: 	1,48 MB
ID:      	59156
    Img do trajeto
    https://www.dropbox.com/s/djm0kiwrhq...ancia.png?dl=0

    Img do ponto A
    https://www.dropbox.com/s/9udf5mf67k...o%20A.png?dl=0

    Img do ponto B
    https://www.dropbox.com/s/3v4vxmhk2a...o%20B.png?dl=0

    Img do airlink ubnt
    https://www.dropbox.com/s/f42c4mtao3...rlink.png?dl=0

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Vc tem a altura das torres?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Obrigado pela atenção Kleber Teodoro...to imaginando 48 metros. Mas se for freciso aumentar agt aumenta.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Distancia grande tem 2 problemas:
    -Zona de fresnel gigante
    -Margem de sinal gigante

    Em 129Km a zona de fresnel em 5,8GHz é de uns 40m. 20m abaixo da linha de visada precisa estar limpo. Pelo mapa parece que o pomto A está 15m abaixo de uma obstrução próxima, então 15m + 20m da zona de fresnel já dá de cara necessidade de torre a 35m de altura. Mas só 100% da zona de fresnel livre é pouco, bom seria 200%, mas torre de 48m no ponto A já acho uma boa, é mais de 30m de zona de fresnel (Uns 150% da zona de fresnel limpa).

    Em 80Km o único jeito de ter 100% de CCQ é ter uma margem de sinal de 50dBm. A margem que falo é a diferença entre o sinal presente e a sensibilidade do hardware. Se usar digamos MCS12, a sensibilidade é -86dBm, uma margem de 50dBm pede sinal de -36dBm.
    Em distancia pequena tipo 1Km se não tiver CCQ de 100% o PTP será instavel, a partir de uns 10Km um CCQ tipo 90%, desde que não varie, permite um bom throughput. Então buscar 100% de CCQ em PTP distante complica. Se conseguir, ótimo, mas a partir de uns 30 ou 40Km fica impossível porque a margem mínima de sinal é gigante! Aí o jeito é se contentar com CCQ tipo 85 ou 90%.

    O que DUVIDO (E Muito) é que um sinal de -62dBm dê 90% de CCQ em MCS15 como a calculadora da UBNT disse que terá! Com sinal tão baixo nem em PTPzinho de 5Km tem thropughput usável em MCS15, dá coisa boba tipo 5-10Mbps (Aí tem que reduzir datarate).

    Então... pra usar 5,8GHz acho que terá que quebrar isso em 3 PTP's de 40-50Km cada, pra usar MCS14 entre eles, em 20MHz, e assim passar 60Mbps.

    Ou procurar rádios licenciados, sobre eles não sei dizer nada (Mas acho que teria que ser de 10GHz, acima disso deve cair quando chove, se 5,8GHz já derruba sinal tipo 0,2dB por Km (25dBm em 129Km) imagina como seria em 24GHz (Em teoria seria 1dBm por Km de chuva forte).


    Com 5,8GHz se tiver uma gigantesca zona de fresnel (Uns 500% dela livre), aí dá pra falar em trabalhar com só 20-25dBm de margem (Sensibilidade de -78dBm em MCS14 em Rocket/RB9x2 significa então -78 + 20 = -58, ou -78 + 25 = -53, ou seja, sinal teórico necessário de -58 a -53dBm. Mas se tiver só 150% da zona de fresnel se prepare pra precisar uns 30dBm de margem. E nessa distancia toda esteja ciente da queda de sinal por chuva, nevoeiro ou calor insuportável, tem elementos que chegam a 0,5dBm de queda por Km, mas não são os que haveriam em 130Km, seria algo tipo uma nuvem de vapor/neblina ou uma rajada forte de chuva, dá pra falar em média de 0,1dBm de queda por Km no brasil, seriam então 13dBm de queda média se houver 129Km de chuva normal, digamos)

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Olá, Rubem, agradeço muito a você meu amigo, pela atenção e o tempo que reservou para me dar sua opinião.
    Bom, imaginei mesmo que seria quase impossível tirar toda essa distancia em um só ptp com qualidade. E levando em consideração a instalação de radome nas antenas, será q eu conseguiria tirar esta distancia em apenas 2 ptp´s?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    A...e só pra frisar, muito boa sua explicação.... excelente Rubem.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Citação Postado originalmente por maninho03 Ver Post
    Olá, Rubem, agradeço muito a você meu amigo, pela atenção e o tempo que reservou para me dar sua opinião.
    Bom, imaginei mesmo que seria quase impossível tirar toda essa distancia em um só ptp com qualidade. E levando em consideração a instalação de radome nas antenas, será q eu conseguiria tirar esta distancia em apenas 2 ptp´s?
    Foi eu que eu tinha pensado ontem ao analisar pelo LinkCalc e pelo Earth.
    Quebrar esse enlace em 2,utilizando RB912 e Antenas Algcom de 34dbi blindadas.
    E sair ao máximo também desse espelho d'água,se possível.
    Última edição por Kleber Teodoro; 19-05-2015 às 17:52.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    amigo, uma boa solução é Cambium Networks. Veja com a Zimitti Telecom!

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    olá Kleber, mais uma vez obg pela atenção....
    Amigo você já usou ou usa essa antena em algum senário parecido?, se sim qual a distancia do enlace, nivel de sinal e banda passante?

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Para o rádio da Cambium, temos que fazer um estudo para poder te passar o que dá para fazer. At´q quanto vc está disposto a gastar?

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Boa tarde,
    Eu te recomendo pelo menos usar 3 links, adicionando o Ponto M (2°54'53.86"S / 44°19'26.54"O) e o Ponto N (3°17'44.65"S / 44°36'45.79"O).
    Link 1 (Ponto A - Ponto M)
    Link 2 (Ponto M - Ponto N)
    Link 3 (Ponto N - Ponto B)
    Isto sem conhecer a região e com pouca informação do que você quer.

    Para poder criar um projeto de enlace é preciso conhecer algumas informações.
    1.- Qualidade do enlace? quanto tempo tem que estar disponível o enlace?
    2.- Quantos megas? full ou half duplex?
    3.- Licenciado ou banda livre?
    4.- Quanto dinheiro tem para investir?

    Eu trabalho principalmente com equipamentos Radwin.

    Se precisar pode me contatar.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Sobre a questão do radome/blindagem lateral, eles minimizam o efeito multi-path, minimizam os reflexos. Mas em distancia grande mesmo um angulo de abertura de 1,5° (Que dificulta o apontamento) numa torre a 50m de altura, tem seu sinal tocando o chão a uns 6Km de distancia. Ainda que fosse radome perfeito que desse angulo de só 1° de abertura, com torre a 50m do solo ela tocaria o solo a pouca coisa mais distante. O radome diminui o angulo e portanto diminui os reflexos, mas não tudo. Diminui mas não acaba.

    Por isso digo que SE tivesse uma zona de fresnel livre gigante seria outra estória, não teria solo tão proximo pro sinal refletir e chegar no destino por um caminho alternativo (com atraso, gerando reprocessamento na etapa de RF, por isso TDMA ou ack-timeout grande ajuda em PTP distante).

    No seu caso tem um pico de 60m bem perto do ponto em São Luiz, ele faria reflexo próximo, com radome o reflexo vindo "meio de baixo" não pegaria, então se for colocar radome coloque ao menos desse ponto em São Luiz (Mas nem recomendo tentar tanta distancia em 5,8GHz)
    O efeito é:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-article-110707-9.jpg
Visualizações:	558
Tamanho: 	69,0 KB
ID:      	59190
    A combinação de ondas em longas distancia é péssima porque um reflexo no solo chega com pouquíssimos nanosegundos a mais que o sinal em linha reta (Quando em PTP proximo o reflexo demora muito maior, ele sai em angulo maior e chega em angulo maior, o caminho percorrido é muito maior):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         82068-omni-vs-direct7.gif
Visualizações:	193
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	59191

    A parte plana talvez daria pra fazer em 50Km com 2 torres de 48m com equipto comum 5,8GHz (Rokcet + Dish), mas a parte sobre a cidade pega uma bela elevação, em frequencias mais alta (Radios licenciados) tem zona de fresnel menor e tem equipto que lida melhor com multipath (Por isso um PTP 5,8GHz custa R$ 3 mil, mas um de 10GHz custa R$ 7 mil, a antena em frequencia maior é até menor, o tchã da qualidade está nos radios)

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Amigo esse tipo de link que vc quer fazer talvez ficasse bom se fosse em cima de duas montanhas bem alta ou 02 torres gigantescas, agora vc dividindo em três partes já fica mais plausível.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Citação Postado originalmente por maninho03 Ver Post
    olá Kleber, mais uma vez obg pela atenção....
    Amigo você já usou ou usa essa antena em algum senário parecido?, se sim qual a distancia do enlace, nivel de sinal e banda passante?
    Tenho relatos de clientes que utilizaram as antena Algcom.
    http://www.algcom.com.br/cases/ver/case-4

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Esse enlace,só funciona dividindo em pelo menos duas partes.Os pontos são muito baixos.
    O ideal seria vc desviar um desses espelho d'água.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Olá, amigos do fórum, fico muito feliz em ver pessoas interessadas em ajudar-me. no começo achei que conseguiria fechar este projeto com valor entre 40 a 50 mil...Mas acho q será preciso bem mais...acredito que podemos chegar até os 70 Mil. Acredito agora, depois das explicações e dicas que so conseguirei fechar este enlace com qualidade, com 3 tpt´s mesmo. a dica do Rubem de usar radio licenciado no 1° ptp, que sai aqui de são luís seria muito bom realmente, e fechar os outros dois ptp´s em 5.8Ghz. Algum dos amigos conseguiria me indicar um bom equipamento para este primeiro enlace?
    Muito obrigado pessoal pelo tempinho disponibilizado por cada um de vocês...

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Kleber a algcom me parece uma boa pedida para os outros dois ptp´s.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Olá pessoal, dando aquela garimpada aqui no fórum vi este novo lançamento da ubnt...
    http://community.ubnt.com/t5/airFibe...rFiber_Stories
    deem uma olhada..talvez eu conseguiria tirar em apenas 2 enlaces esta distancia...
    oque me dizem?
    Coisa linda de se ver!!!!
    http://community.ubnt.com/t5/airFibe.../cns-p/1258362

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    Esses,equipamentos da Ubnt geralmente não cumprem o que prometem né rsrsr.
    Acho que dessas inovações que eles lançaram o AF24 foi o que chegou mais próximo do prometido,pecando apenas nas quedas durante a chuva em razão da alta frequência.
    Mas se o AF 5X conseguir a metade desse enlace aqui no Brasil seria excelente.
    Estamos pra receber uma amosta ainda esse mês para expormos na Abrint,o pessoal de compras aqui da empresa esta correndo atras.Espero que de tempo.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de Longa Distancia 129 KM.

    A própria UBNT diz em wihte paper sobre AF 24GHz que a queda em chuva de 12mm por hora pode chegar a 2dBm por Km.

    12mm de chuva por hora é garoa, e 2dBm por Km significa 20dBm em 10Km, uma garoa com 10Km de largura deve acontecer 150 dias no ano. Ter chuva em 120km é raro, mas uma chuva com 4 ou 5Km de largura é bem comum.

    E... 20dBm de sinal reduzindo geralmente é a diferença entre ter conexão e throughput de 200Mbps, e a conexão cair. 20dBm é margem suficiente pra alto trafefo, uma queda de sinal dessa é gigante.
    (Em 5GHz só ví até 8dBm de queda em chuva forte nuns 20Km)

    A UBNT é da California, não chove muito por lá, a Letonia terra da MK também não tem tanta chuva, nenhum dos 2 pelo visto tem muita umidade, então quando eles falam em 10-20dBm de margem pra ter CCQ de 99% eu dou risada, tem esses relatos nos sites gringos de PTP com sinal -75dBm passando 50Mbps, mas no calor e umidade do brasil, com 200% da zona de fresnel limpa, em 10Km mesmo com sinal -65dBm não passa essa banda, em teoria a maior temperatura e maior umidade produzem quedas de sinal não muito diferentes (1 ou 2dBm a mais em 50Km), mas o problema que acho que afeta mais é o calor no aparelho, o datasheet dos amplificador de RF e dos chipsets fala dados de desempenho sob temperatura utópica tipo 25°C. Fora que o efeito scattering pelo visto é maior quando reflete em superfícies quentes (O ar quente centimetros acima do solo, digamos, ou o ar quente a centimetros da antena (Refletor ou do focal point) gera desvaneio e atenuação extra de 1 ou 2dBm do sinal).

    Enfim, no calor do brasil esses PTP's da secura do oeste dos EUA e leste da Europa acho que não são reproduzíveis. E o pior: Tem pouco conteúdo sobre isso na web. Sobre queda por calor ou chuva tem, mas sobre temperatura da antena, ou dos componentes não.
    (Pega uma antena no sol das 15h pra ver se não queima a mão... deve chegar nuns 70°C mesmo sendo branca, imagino que o desempenho do refletor assim vai cair um pouco)