+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question ajuda qual equipamento usar em ptp 2.4 a 45 km

    ola amigos do under-linux tenho um pequeno provedor de internet compartilho a internet com 10 pessoas com um link ADSL de 1 mega velox que e a velocidade maxima disponível em minha cidade que fica bem no interior do meu estado tem uma cidade a 45 km de distancia da minha em linha reta que possui link dedicado falei com um amigo meu que tem um provedor la ele disse que poderia ceder um link para mim mais que eu precisaria de comprar os equipamentos para fazer ponto a ponto ai que entra minha duvida quais usar para esse distancia em 2.4


    minha estrutura e o seguinte


    antena: omni 12 dbi
    em modo bridget: um roteador Greatec 700 mw 150 Mdps
    um mikrotik rb 750
    patch panel volt


    swit tp link
    uma fonte da volt de 12 volts
    e uma torre de cano de 21 metros


    então oque se adéqua a esse estrutura agradeço a todos desde já

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Pq não faz em 5.8Ghz?
    tem como fazer ptp em 5.8 e distribuir para os clientes em 2.4 quais equipamentos usar pq meus clientes são todos 2.4 e os equipamentos de 5.8 são bem caros

  4. #4

    Padrão Re: ajuda qual equipamento usar em ptp 2.4 a 45 km

    se não tiver jeito, e só for viável 2.4 coloca duas grades de 24 db e dois bullet m2, se tiver visada passa um´s 10 mb usando canal de 10 mhz, já passei 2 mb em 54 km atras de um monte de arvores usando 2.4 para colocar um hotspot em uma expofeira, era a único meio de comunicação com o exterior da festa kkk nem celular pegava la...

  5. #5

    Padrão Re: ajuda qual equipamento usar em ptp 2.4 a 45 km

    Faz o enlace em 5.8 e distribui com omni 2.4 e groove nos clientes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Faz o enlace em 5.8 e distribui com omni 2.4 e groove nos clientes.
    mais que antenas usar para essa distancia você tem alguma topologia ai que agora fiquei confuso receber e distribuir com groover

  7. #7

    Padrão Re: ajuda qual equipamento usar em ptp 2.4 a 45 km

    Seria no caso um par de antenas de disco 33dbi com Rb,Rocket ou APC pra fechar o enlace.
    No ponto de chegada teria ainda uma omni e groove por exemplo.

  8. #8

    Padrão Re: ajuda qual equipamento usar em ptp 2.4 a 45 km

    Em 2,4GHz a zona de fresnel em 45Km é de 37m, em 5,8GHz é de 24m.

    Então em 2,4GHz precisa passar mais de 18m acima dos obstáculos, e em 5,8GHz precisa passar 12m acima.

    Deixa ver, pra passar 37m acima da terra em metade do caminho dá 22,5Km. O fator de divisão é 3,57, fica 22,5 / 3,57 = 6,88, e 6,88² = 47m.

    Ou seja, com torre de 47m na distancia de 45Km a linha de visada vai raspar a terra (Se por acaso viver no mundo irreal onde a altitude é igual pelos 45Km). Pra passar 18m acima ia precisa 47 + 18 = 65m!

    Isso pra ter zona de fresnel 100% limpa. 65m de torre nos 2 lados.
    Só se tiver 2 morros nesses 2 lados, com um vale no meio.

    Pra 1 ou 2Mbps com ping "baixo" tipo 50ms provavelmente 40m já vai dar, a queda por alguns metros a menos de visada nessa distancia (Obstaculo a 20Km) deve ser só de uns 10dBm.

    Aí entra a distancia, em 2,4GHz o sinal cai 133dBm em 45Km se tiver 100% de zona de fresnel limpa. Se tiver só uns 10m de obstrução a uns 20Km (Duvido! Deve ter dezenas de obstaculos) vai ter 143dBm de queda.

    Se tiver uma omni 12dBi, e um radionho vagabundo tipo Greatek como AP (Isso é hardware pra cliente, não pra AP), são 26dBm em 802.11b. 26 + 12 = 38dBm EIRP.
    Fica: 38 - 143 = -105dBm no ar
    Se colocar no outro lado uma antena de grade de 24dBi terá essa ganho, fica -105 + 24 = -81dBm.
    Com -81dBm dá pra ter comunicação em 802.11b no datarate de 2M. Na prática deve passar 300Kbps em dias bons.

    Mas se a obstrução for maior que 10m, ou as torres tiverem menos de 40m, a atenução pela distancia chega fácil (Com torres de 15m, digamos) a 170dBm em 45Km, que mesmo com grade no outro lado fica em inútes -108dBm.

    Mas se colocar no solo (Altura tipo 10m), a queda total deve ficar na casa dos 300dBm, 38 - 300 = -262dBm no ar, + 24dBi da antena e dá -238dBm no radio. Se com -38dBm radinho porcaria tipo Greatek já não passa muita coisa, imagina com -108dBm, ou com -238dBm.

    Pessoal tá exagerando nessas intenções de PTP. 2,4GHz tem maior penetrabilidade mas mal passa 10cm a mais de obstaculos que 5,8GHz, em longa distancia não faz diferença nenhuma, tanto em 2,4 como em 5,8GHz precisa muita torre e muito equipto.

    Melhor botar as coordenadas no LinkCalc e ver com os próprios olhos a possibilidade de visada/zona de fresnel 100% limpa com torre pequena tipo 30m:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx

    Mas já antecipo que em 2,4GHz é uma idéia bastante ruim pra 2015 ou pra 2005, teria que usar Rocket M2 e antenas que nem existem no mercado (Teria que colocar um dipolo 2,4GHz num disco de uns 75cm, porque não tem mais no mercado antena 2,4GHz de alto ganho tipo 30-35dBi. E 24dBi de grade até seria suficiente se elas fossem fabricadas com precisão maior, do jeito que as comuns são não tem jeito de usar pra algo com qualidade), ia refletir no solo 3x mais que 5GHz, multipath aos montes, os 5-6dBm a menos de queda por distancia que 2,4GHz tem não compensam, temos equipto bom só pra 5,8GHz hoje.