+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wireless problematica

    Olá pessoal, tudo bem ?

    É meu 1º. post aqui, bom é o seguinte tenho um problema que já testei vários modelos e marcas de AP Wifi e nenhum fica bom, sempre com sinal instável e muitas vezes trava geral, só volta desligando e religando, eu queria a ajuda de vocês quanto a este equipamento abaixo.

    As paredes são +/- espessas, o modem e o AP está na sala e com os AP Xing ling o sinal chega muito fraco no quarto que passa por uma porta e tem uma distancia de +/- 10 metros

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...iquiti-poe-_JM

    Eu vi que ele pode ser colocado no teto, porém não tenho como passar cabo para ligar ele, minha pergunta, posso instalar ele na parede ?, existe recomendação de altura minima pra instalar em parede ?.

    Obrigado,

  2. #2

    Padrão Re: Wireless problematica

    Pode colocar na parede, no chão, a posição não é o problema.

    E ele é feito pra usuário de Apple ou pra minha mãe, não tem config. avançada, é só configurar SSID e senha, nada complexo, perfeito pra leigo.


    Quanto a outros equipamentos, não existe equipamento mágico, o que existe é configuração adequada pra cada local. Deixar no default é tão absurdo quanto deixar o Windows no default ou ligar a TV e nem mudar de canal (Deixar do jeito que veio de fabrica...). O setup é feito pra ser configurado, modos automáticos são pra quebra-galho ou pra quem tem preguiça de configurar, geralmente o modo de ter alcance é usar velocidades baixas. Quanto mais baixa a velocidade maior a potencia e melhor a sensibilidade. Dos datarates de 6,5 a 26M geralmente tem a maxima potencia no Acess Point, e a sensibilidade é bem alta. Já em 150M ou 300M você tem a mais porca sensibilidade, e a menor potencia possível. Deixar em "automatic" geralmente é um tiro no pé porque o roteador sempre tenta a maior velocidade possível, se você não OBRIGAR ele a ficar em velocidade baixa nunca conseguirá o máximo alcance do roteador.

    No caso dos Unifi da Ubiquiti os modos automaticos funcionam, o alcance não é uma coisa gigante mas ele faz as seleções automaticas de uma forma 1000x mais inteligente que os burros AP's baratos tipo lixos da D-Link ou Encore. Mas... você paga o preço disso, por esses R$ 350 você poderia comprar um TP-Link WRD4300, que tem porta USB e centenas de features a mais (Mas se deixar no default vai ter alcance ridículo, azar de quem usa as coisas no default).

    Travamento de acess point geralmente é culpa de sinal ruim mesmo, smartphones e notebooks tem potências ridículas, o AP fala mas o smartphone só sussura as respostas, é uma comunicação desnivelada (Wifi é bidirecional, o sinal do smartphone TEM QUE chegar com força suficiente no acess point, não adianta ver sinal alto na tela do smartphone, tem que ver quão ridícula é a potencia de um smartphone na hora dele responder), o acess point tenta manter comunicação e fica reenviando pacote até travar. Configurar um datarate baixo muitas vezes ajuda até nos travamentos.
    (Na maioria dos clientes eu fixo a velocidade em MCS3-26M, ou se tem porcos smartphones (Que em geral não aceitam 802.11n, mas somente 802.11b ou 802.11g) configura modo G, com datarate de 18M)

    Wifi e alta velocidade (Datarate de 300M, que quando muito chega em throughput real de uns 130Mbps) só existe OU com equipto de R$ 1 mil em 10m com 1 parede, OU no mesmo recinto sem obstaculo entre eles. Se quer apenas internet, coisa tipo 1-3Mbps, pode usar fixo em G a 18M, ou B a 11M (Geralmente o maior alcance em roteador barato é em modo B, ou 802.11B, velharia lerda de 1999, mas que como tem datarate de 11M tem alcance otimizado devido a alta potencia e ótima sensibilidade do baixo datarate).

    Te recomendo que antes de comprar um roteador tão caro configure o que tem num datarate bem baixo pra verificar como fica o alcance, mas lembra que smartphone tem a PIOR potencia possível pra comunicação, notebook é muito melhor mas notebook chinfrim tipo Positivo, Philco ou marcas nacionais em geral tem antena e potencia péssimos, ficam sem conexão em locais onde um Toshiba (Não confundir com os lixos da STI) ou Apple conecta com estabilidade total.

    Melhor que 1 AP bem caro é espalhar AP's baratos pela casa, AP simples de R$ 60, se bem configurado (Nada no default) passa 20-30Mbps, roda filme 720p via rede com perfeição, roda 1080p quase sempre (Tem 1080p com bitrate tipo 40Mbps, complicado rodar isso via rede não-cabeada, são os arquivos tipo 20-30GB por filme de 2 horas), geralmente com 3 ou 4 AP's baratos pela casa, com cabeamento ethernet decente (Não passando junto com rede elétrica, casa bem feita tem dutos vazios por precaução) se tem sinal por toda a casa, dependendo do caso 2 AP's bem posicionados (No alto, não na altura que qualquer criança atrapalha se passar na frente, tipo apenas 1m de altura) com antena boa (Prefiro direcionais, tipo http://www.extra.com.br/Informatica/...a-4345310.html )


    Mas se está disposto a pagar, os Unifi são ótimos pra esse uso. Só não acredite em 300Mbps com parede no meio, em condições ideais wifi dá de throughput cerca de metade do datarate nominal, ou seja, 300M nominal vira 150Mbps real (Idem pra roteador de 150M ou 600M), mas com obstaculos isso cai, se usar rede ethernet 100M esse vai ser o gargalo pra quem está próximo ao Unifi, mas a partir de uma parede (Vidro, aço, plantas, são piores empecilhos que concreto comum de parede) nem isso vai conseguir.

    Sobre o setup simplório (Capado, a meu ver) dos Unifi, tem no guia um overview:
    http://dl.ubnt.com/guides/UniFi/UniF...User_Guide.pdf

    Apesar de falta configuração avançada (Ou seja, é produto feito pra minha mãe usar) esse é um dos poucos que dá conta de operar direito nos modos automaticos. Esse ou algum Linksys E900 da vida (Ou algo nessa faixa de preço que não seja Dlink e cia).

  3. #3
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Wireless problematica

    tenta usar o AP TL-WR841HP da TP-LINK este pelo meno na documentação fala que atravessa parede.
    http://www.tp-link.com.br/products/d...del=TL-WR841HP, eu tive muitas dificuldades em cliente que mora em prédio, coloquei ele e hoje estão felizes e eu também.

  4. #4

    Padrão Re: Wireless problematica

    Olá Rubem,

    Muito obrigado pelas explanações, apesar de ter me cadastrado apenas ontem, venho acompanhando o fórum.

    Então cara, o problema é o seguinte, o local é um apartamento (1 Apto por andar) e não tenho como passar cabos para espalhar AP´s pela casa, esse foi meu 1º pensamento também.

    Já testei com AP Dlink, Asus, TP Link, Cisco E2500 e hoje tem um Intelbras aquele de que dizem ser de 700mW, sei não, os dispositivos que acessam a rede são bons equipos, Mac Book, iPhone, iPad e PC Sony Vaio e Sony Flip, eu entendo que Smart é muito limitado, mas tenho problemas mesmo com o Mac Book.

    Sobre os rates e canais eu procuro deixar em uma taxa próxima da banda de Internet que hoje é um Virtua de 60Mbits, então eu travei o AP em 54Mbits, e fixei ele no canal 11, porque muita gente não configura e a maioria vem default no 6.

    Ah só acrescentando o Apartamento não é meu, é de um amigo e ele me pediu sugestões, mas como eu não sou expert no assunto resolvi pedir socorro aqui.

    Eu tenho uma dúvida, nesses AP´s xing ling que tem polarização horizontal, dependendo da altura que ele está instalado (alto ou baixo) ele dá diferenças e instabilidades de sinal ?.

    Abraços,

  5. #5

    Padrão Re: Wireless problematica

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    tenta usar o AP TL-WR841HP da TP-LINK este pelo meno na documentação fala que atravessa parede.
    http://www.tp-link.com.br/products/d...del=TL-WR841HP, eu tive muitas dificuldades em cliente que mora em prédio, coloquei ele e hoje estão felizes e eu também.
    Olá Genis,

    Então cara, pensei no UNIFI, porque vejo muito ele em hotéis, e onde eu estive hospedado o sinal era muito bom.

    O outro motivo é porque até hoje o cara só comprou xing ling e nenhum ficou satisfatório, e quando ele comprou esse Intelbras era justamente porque falaram pra ele que "atravessa parede", de fato o aparelho é bem forte, mas encontrei muita reclamação que estes aparelhos estão dando problemas no rádio devido a alta potencia dele.

    Antes de falar pra ele comprar o UNIFI, vou passar no APTO dele e verificar se ele não mudou nada desde que foi configurado e fazer alguns testes de alcance, bem como verificar a posição que o AP está instalado e não tem super aquecimento etc...

    Abraços,

  6. #6

    Padrão Re: Wireless problematica

    https://www.google.com.br/url?sa=t&r...MBW0dpMdlfPDEg experimente esse mto bom tmbm, mas com config avançada como amigo rubem mencionou, nao o deixe em modo automatico

  7. #7

    Padrão Re: Wireless problematica

    Pessoal,

    Obrigado pela ajuda e dicas de equipamentos, vou no Apto da pessoa fazer alguns testes e tentar descobrir se realmente haverá necessidade de troca do AP.

    Depois eu posto os resultados aqui.

    Abraços,

  8. #8

    Padrão

    Pra passar uns 60Mbps por várias paredes precisa um equipamento sensacional, acredite.
    Precisaria conexão estável num datarate nomimal de 150M (Trafego real e datarate nominal são coisas diferentes)

    O problema de roteador é a diferença de potencia e sensibilidade conforme datarate, roteador barato tem variação grande, no caso de um Intelbras de 700mW ele só tem 700mW em B a 11M, mas em G a 54M ele tem 100mW ou menos (Acho que 63mW, tem que ver se tem isso no datasheet).
    No caso do Linksys E2500, como a maior parte dos roteadores caros ele tem uma diferença MENOR na potencia, googlando agora só achei os dados do E1500, mas o 2500 é não muito diferente na etapa de RF:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linksys.gif
Visualizações:	110
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	59242
    Se juntar os 18dBm de 11M, com os 4,5dBi de uma das antena, soma 22,5dBm EIRP (Potencia total)

    Já outro modelo também Linksys (Mais barato), tem potencia total muito menor:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linksys2.gif
Visualizações:	112
Tamanho: 	34,8 KB
ID:      	59243

    De 14dBm pra 22,5dBm são 8,5dBm de diferença, curiosamente a queda de sinal em parede comum de 10cm (Tijolo em pé, reboco simples, parede não-estrutural de casa ou apto) é de uns 8dBm, então essa diferença de sinal é geralmente 1 comodo a mais de alcance.

    Mas também existe o limite legal que os equipamentos obedecem, no brasil a legislação é boazinha (Japão e França são terríveis, limites bem baixos), teoricamente a gente poderia usar os limites que a FCC americana usa, que no caso desse TP-Link importado chega a 30dBm EIRP (16dBm a mais que o WRT160n, ou seja, 2 paredes a mais!), esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eua.gif
Visualizações:	105
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	59244
    Se configurar pra um país que usa a regulamentação do FCC, chegará a 30dBm em datarate baixo (Provavelmente 11M em B, 24M em G, e 26M em N), nos datarates mais alto tipo 135M deve ter uns 20dBm EIRP.

    Mas... se você comprar a versão nacional do produto, ele vem com firmware que limite a potencia bem mais:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         brazil.gif
Visualizações:	114
Tamanho: 	73,3 KB
ID:      	59245
    São 10dBm a menos de potencia!

    Esses dados não tem na ficha técnica de todo roteador, a alguns anos tinha. Os numeros variam, mas o grosso é o mesmo: Velocidade alta = sinal baixo e sensibilidade baixa, e justo em velocidade alta é que precisaria sinal mais alto! 60Mbps é muita banda pra passar com 2 ou 3 paredes grossas (Estruturais, tijolo de 20cm deitado, com reboco, e vigas de 20cm nuns pontos, atenua até 30dBm).


    Mas isso é a potencia roteador > notebook, se o notebook tem só 15dBm EIRP, não adianta o roteador tem 30dBm EIRP que será uma comunicação desbalanceada, o sinal do roteador vai chegar no note, mas as respostas do note nunca chegarão no roteador porque pararam nalguma parede no caminho. Aí o que um roteador precisa é SENSIBILIDADE. E tá aí nos prints do manual a diferença de sensibilidade entre 135M e digamos 6M, são 22dBm de diferença, se em cada parede o sinal cai 8dBm isso dá quase 3 paredes!


    Pra trafegar 60Mbps MESMO, te recomendo um adaptador PLC, Powerline, um TP-Link AV200, ele vai trafegar pouco mais de 60Mbps pela rede elétrica em digamos 10-12m, mas aí é só comprar o modelo com wifi, configura digamos um SSID na sala, e outro no quarto mais distante, os notes e smartphones conectam no sinal que estiver ao alcance.

    Se quer mais de 60Mbps a mais de 15m, talvez precise um TP-Link AV500, ele chega a mais de 200Mbps em distancia curta, mas nuns 15m deve chegar a quase 100Mbps, te serviria.
    (Mas não de um AP pro outro, porque a rede eletrica desce até o medidor em baixo do prédio, e sobe por outro caminho, 2 AP's por andar mas a fiação entre eles pode ter distancia de 100m)

  9. #9

    Padrão Re: Wireless problematica

    Rubem,

    Valeu pelas dicas, entendi tudo que você descreveu e concordo com você, o difícil é colocar isso na cabeça de quem não é da área rsss..

    Os 60Mbits eu sei que não vai chegar na distancia de 10m (quarto) devido as paredes, porta fechada etc...,ele fica contente se próximo do AP chegar na casa dos 45~50Mbits, o que ele não quer é ter que usufruir dos 60Mbits pendurado no cabo de rede.

    Na minha casa tenho um AP NETGEAR dual band antigo com antenas internas apenas, e vou te falar nunca vi nada igual, o AP é sensacional, ele fica no quarto do meu filho e até o meu quarto tem cerca de 12m, eu consigo até 50Mbits nesta distancia (minha internet é de 100Mbits Fibra Ótica)

    Sua dica sobre o AV200 e 500 é uma ótima opção, eu realmente não havia pensado nisso, vou sugerir isso a ele, talvez não tope porque precisa de duas peças, uma eu colocaria próximo ao AP atual para poder ligar o cabo de rede e colocaria o outro dentro do quarto com outro AP certo ?.

    AP ele tem uns 3 xing ling guardado, o investimento seria somente nos AV200 ou 500.

    Abraços,

  10. #10

    Padrão Re: Wireless problematica

    No caso desses powerline/plc, você já compra em pares, os mais em conta estão uns R$ 120-140 o par, o modelo com wifi está uns R$ 20-30 a mais.

    Se comprar um wifi, um do lados vem sem wifi, você pluga esse na tomada e pluga o cabo de rede vindo do roteador. O outro que vai no comodo distante é que tem o roteador wifi, ele "recebe" a conexão pela rede elétrica e distribui via wifi.

    Tem uns PLC de uns 100M, talvez menos de R$ 100, são 2 aparelhos quase iguais, um liga na tomada e por cabo ethernet no modem ou roteador, e o outro no ponto distante vai na tomada e liga o cabo ethernet dele até um dos roteadores xing-ling que já tem. eu atendo umas empresas que tem alguma sala mais afastada onde isso é a melhor solução, é só achar uma tomada mais ou menos no meio de uma parede que ela atende os 2 lados com relativa qualidade.

    Dá uma olhada nos níveis se sinal em amarelo ou laranja com 2 AP's, não cobre toda um ambiente qualquer:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blog-screenshot-plan.png
Visualizações:	226
Tamanho: 	282,2 KB
ID:      	59246

    Isso é só um calculo genérico, mas se repetir isso com plantas reais de construções você vê fácil como nem na teoria devia ter sinal por todo o ambiente mesmo com mais de um AP, nesse exemplo a area em branco é onde nem teria sinal suficiente pra conectar, se olhar bem tem corredor sem sinal, na cabeça de uns usuários é um absurdo algo assim porque não tem parede, mas se olhar bem em linha reta tem 4 ou 5 paredes a atravessar!

    Se refizer o calculo com cada AP 1m distante a cobertura muda totalmente, então reposicionar roteador em cima de mesa, uns palmos pra cima e pros lados, as vezes faz muita diferença. Com 1 AP nem sempre é fácil descobrir um local bom, pra com PLC se tiver muitas tomadas fica bem mais fácil achar um lugar bom, se usar um roteador wifi com cabo de rede de 1,8m afastado do PLC acho que dá possibilidade de colocar em praticamente qualquer posição.

  11. #11

    Padrão Re: Wireless problematica

    Rubem,

    Agradeço muito por perder o seu tempo em esclarecer minhas dúvidas, na verdade não está perdendo o tempo, pois eu costumo repassar o que eu aprendo.

    Vou pedir pra ele comprar o PLC em kit que vem com uma unidade wifi então, assim evita aquele "trambolho" do AP xing ling. Se não ficar bom eu desisto rsss...

    Cara que software é esse que você gerou esta imagem ?, qual software e/ou equipamentos físicos você recomenda para testes de wifi ?, estou perguntando porque me interesso pela área e pretendo aprender mais e sem ferramenta adequada é complicado.

    Se preferir pode me enviar estas informações por mensagem privada.

    Abraços,

  12. #12

    Padrão Re: Wireless problematica

    Essa imagem peguei no google imagens, provavelmente por wifi coverage map or planner, hoje não tenho mais paciência pra ficar simulando isso, as simulações são só 90% confiáveis e segundo a lei de Murphy é nesses 10% sem sinal que o cliente vai querer usar o notebook...

    Eu gasto umas horas por semana em 2 sites de warez, softarchive e avahxome, é mais pelos livros, as vezes aparecem software do tipo, já testei alguns, acho muito trabalhoso. Esse da imagem aparentemente é esse:
    http://www.ekahau.com/wifidesign/ekahau-site-survey

    A Ubiquiti também tem algo do tipo, me parece que é no Unifi Controller, esse é gratis mas não sei se é atrelado ao serial de algum dispositivo da familia Unifi.