Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. boa noite.

Deixa explicar aos colegas a minha situação:

tenho 2 empresas que se comunicam via esse enlace que criei, essas duas empresas usam um sistema e não podem perder a comunicação entre si. então contratei 2 links dedicados de 3mb para cada uma delas com ip fixo(loja1 - ip = 177.223.2.45 - loja2 - ip 174.76.2.34), inclusive a rede local das duas empresas estão na mesma classe de ip: 192.168.1.0/24.

O que eu preciso é usando mikrotik, criar uma redundância usando esses ips fixo dos links dedicados para que quando esse enlace cair entrasse imediatamente evitando a perda de conexão entre essas duas empresas.

tem como fazer isso usando bonding?
    ou alguém poderia me sugerir outra forma?

grato:

2. É o que o felipeandrade55 disse ospf. Sobre outro enlace !

3. Então na realidade esse teu ptp está na rede 192.168.1.0/24 fazendo uma bridge entre as 2 RBs dessa empresa? tanta fechar um eoip tunnel entre esses links e fazer um bonding usando a interface do teu ptp como principal e a interface eoip como secundária no modo active backup, lembrado que para isso vc deve tirar a interface do ptp e colocar a interface bonding na bridge de ambas redes locais, pode ser que funcione, só testando pra ter certeza, porque o eoip tunnel vai ser como uma vlan ou como se tivesse um cabo diretamente ligado na tua RB, a diferença é que a velocidade vai ser de 3Mbps.

4. Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Então na realidade esse teu ptp está na rede 192.168.1.0/24 fazendo uma bridge entre as 2 RBs dessa empresa? tanta fechar um eoip tunnel entre esses links e fazer um bonding usando a interface do teu ptp como principal e a interface eoip como secundária no modo active backup, lembrado que para isso vc deve tirar a interface do ptp e colocar a interface bonding na bridge de ambas redes locais, pode ser que funcione, só testando pra ter certeza, porque o eoip tunnel vai ser como uma vlan ou como se tivesse um cabo diretamente ligado na tua RB, a diferença é que a velocidade vai ser de 3Mbps.
    Precisa disso tudo não.
    Como está em bridge (mesmo se não estivesse, é sempre melhor fazer as coisas na camada mais baixa possível), dá para resolver com RSTP.
    Não tenho certeza, mas acho que basta colocar os dois PTPs em uma bridge nos dois lados, e ativar o RSTP nesse bridge. Apenas uma interface vai ser a "designated port", então vai usar um PTP, e quando ele cair, muda rapidamente para o outro.

5. Utilizar o Spanning-Tree é uma boa opção, mais creio que ele funcione só na camada 2, como a redundância dele é via Ip tunnel pode ser que não funcione bem, a não ser que esta empresa que te fornece o link consiga te fornecer uma vlan entre as 2 pontas, ai vai funcionar por estar na camada 2.

Tópicos Similares

1. Essa eu quero ver: Redundância no servidor de email....
    Por Reedemer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 10-05-2005, 08:36
  2. Dois links, apenas redundancia
    Por Lgz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 02-03-2005, 07:57
  3. Redundancia com 2 LINKS de 2 provedores diferentes
    Por evandroks no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 17-01-2005, 18:38
  4. Redundancia no slack 9.1