+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licença SCM Anatel

    Bom dia amigos.
    Estou com uma dúvida, caso alguém tenha o mesmo cenário puder me ajudar.
    Tenho uma empresa que possui SCM, e agora estou em outra que não possui, como seria esse esquema de usar a Licença da minha empresa nessa outra nova? A tal chamada "Parceria SCM", conversando com alguns amigos em minha cidade me disseram que era só fazer um contrato com a empresa que possua SCM, apontar 1 rádio para a base da empresa e caso a Anatel apareça, só informar que ali é um ponto de repetição de tal empresa.
    Achei muito fácil se for assim, faria um contrato e pronto!

    Desde já agradeço.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    Então amigo,

    Esquece este negocio de "Parceria, Sva, etc " neste caso vc tem que cadastrar as bases em nome da sua empresa, Todos Boletos tem que esta no nome da detentora da SCM, que no caso é a sua empresa.

    Não é tão simples assim não!

    Você precisa cadastrar as bases, ter boletos em nome do seu SCM e fazer as devidas declarações, não vai neste que é tão simples que você corre o Risco de ate perde sua licença e ainda responder processo.


    Abraços espero ter ajudado!


    Att,


    Wanderson Costa
    Analista de Suporte Técnico
    Tel.(61) 9116-6101 (Zap) / (62)9916-3496 [email protected]
    Consultoria Especializada para Provedores e Empresas.
    Contrato mensal de Suporte técnico


  3. #3

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    Só é simples se for, efetivamente, se portar como uma filial, usar nome alheio e cia, e simplesmente fazer um contrato extra de SVA, com cobrança EXTRA no boleto de SCM como SVA.
    (Tipo a cobrança de provedor de autenticação na conta de telefone, é cobrança extra, descrita separado pra ficar claro que é um SVA (De terceiros ou não))

    Mas ter toda a caracterização da sua empresa, e só constar no boleto e contrato a detentora do SCM, aí fica fácil a fiscalização pegar no pé.


    Filial funciona, ninguém pode negar. Mas aí é uma relação com a detentora da SCM que vai muito além da "parceria na licença". Se for uma associação ou cooperativa até que vai, senão o jeito é virar sócio da detentora do SCM, só assim é menos arriscado fazer propaganda pra empresa alheia.

  4. #4

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    Amigo vou te contar minha experiencia

    fui fiscalizado pela anatel , na epoca trabalhava com sva
    tinha contrato com empresa detentora da scm e tudo mais
    eles me disseram que não era proibido, porem tinha que estar tudo no nome da empresa detentora da scm..
    Eles citaram as prestadoras de serviços da oi
    enfim foram super gente boas e ainda me deram o caminho das pedras
    alugar scm é ilegal..

  5. #5

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    Citação Postado originalmente por altaircarvalho Ver Post
    Amigo vou te contar minha experiencia

    fui fiscalizado pela anatel , na epoca trabalhava com sva
    tinha contrato com empresa detentora da scm e tudo mais
    eles me disseram que não era proibido, porem tinha que estar tudo no nome da empresa detentora da scm..
    Eles citaram as prestadoras de serviços da oi
    enfim foram super gente boas e ainda me deram o caminho das pedras
    alugar scm é ilegal..
    Nós também fomos fiscalizados e fomos muito bem tratados pela fiscalização. Mas não alugávamos SCM. Já tínhamos feito isso no passado e desistido.
    Nos tornamos uma filial e os impostos eram recolhidos todos em nome do SCM. Quando o fiscal perguntou pelo contrato com a SCM, dissemos que não tínhamos. Me pareceu que surgiu um leve sorriso maléfico entre os dentes do cara. Daí mostramos os documentos da filial, notas fiscais, etc etc. Tudo mudou para melhor e a conversa foi muito amigável.... eu até comentei com eles que quem me denunciou usava aluguel de SCM. Até onde chega a hipocrisia das pessoas...
    Era notório no pais inteiro que aquela empresa de SCM com mais de 700 estações pelo Brasil não era dona de tudo aquilo e até o contrato com o cliente não era feito em nome do SCM mas sim de quem estava prestando o SVA aqui na localidade.

    E já fazia algum tempo que discutíamos aqui no fórum sobre aluguel ou filial. Naquela época o debate era fervoroso..

    Mas como era na prática no seu caso, @altaircarvalho ? Você era um representante do SCM, ou pagava um valor fixo para usar o nome deles?
    É aí que começa a diferença entre os serviços.
    Vejo muita gente falar em SCM, que estava esperando para baixar preços e agora que é 400 reais ainda tem muita, mas muita gente que está esperando não sei o que mais...
    Minha gente, SCM não é bicho de 7 cabeças em questão de valores, e nem foi quando era 9 mil reais....isto você gasta uma só vez. O bicho mesmo é "manter" mensalmente os custos envolvidos nisso. E atender aos trâmites burocráticos...quase não leio sobre SICI entre os provedores.... isto está parecendo uma "caixa de pandora".

  6. #6

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    a detentora da scm mandava fazer 2 contratos, 1 no nome da scm outro no nome da sva

  7. #7

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    @altaircarvalho Mas isso foi antes da legislação atual pra tirar SCM barato?

    Porque sempre operei assim também, cliente assinando um contrato pra SCM e um pra SVA, descrevendo no boleto que parte era do SCM e que parte do SVA, tive várias fiscalizações todas também tranquilas.
    Mas... isso foi antes do SCM baixar.

    Eu usava a GlobalInfo, que inclusive parou de atuar com isso porque disse que as restrições ficariam mais pesadas. Eu fechei provedor pouco tempo depois e não tive fiscalização pós-SCM barato.
    E... na cidade vizinha um provedor que operava assim, com contratos separados e boleto com tudo descrito, teve fiscalização ano passado (Setembro, eu acho) e levou multa, o dono é capiáu e não soube descrever direito a motivação legal ("É porque eu tinha que tirar SCM, disseram que essas parceria não serve mais"), então estou na dúvida se HOJE a fiscalização anda tão boazinha com SVA. Até fim de 2013 eu sei que ela estava.
    Última edição por rubem; 26-03-2016 às 21:15.

  8. #8

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    Caro Dookie você não deixou muito claro o porque da necessidade de usar o seu SCM em outra empresa, mas irei tentar ajudar, imaginando que a outra empresa é sua eu sinceramente não enxergo porque fazer parceria pois como alguns colegas disseram a melhor opção seria uma filial, na minha opinião o melhor custo beneficio. Agora se você tem uma empresa COM SCM e quer alugar para outra empresa que NÃO TEM SCM porque trabalha nela, enxergo dois problemas ai o primeiro é o já bem discutido problemas das parcerias, que na verdade está mascarando uma pratica já condenada pela agência (http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...0&codCanal=346 item 17) e o outro problema na minha opinião é ético, não que ache que esteja agindo de má fé, mas acho estranho trabalhar e ser fornecedor de um importante serviço da empresa.

  9. #9

    Padrão Re: Licença SCM Anatel

    O grande problema de tirar a SCM é ter um Engenheiro de Telecom registrada no Provedor. Quem pode mim ajudar a respeito disso, não tenho com ter um Engenheiro registrado no meu provedor. Pagar mensalmente um Engenheiro não tem como, é caro para pequenos provedores.