Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Senhores, encaminho uma prévia do que será minha estrutura de telecom para atender 26 cidades, para que os nobres amigos sugiram mudanças, equipamentos, sobretudo para a redução dos custos:

    BACKBONE PRINCIPAL
    Qtd EQUIPAMENTO FORNECEDOR R$ Unitário R$ Subtotal
    1 Cloud Core Router CCR 1036-12G-4S-EM NR Store 5.619,75
    1 Roteador Cisco 1905BR/K9 CN Store 2.699,10
    10 Servidores Dell PowerEdge R220 Rack 1 Tera
    Para o Cash Principal.
    Dell Informática 5.438 54.380,00
    2 Servidores Dell PowerEdge T110 II
    1 DNS, 1 Sistema.
    Dell Informática 3.459,00 6.918,00
    1 Switch CISCO 24 Portas Gigabit 10/100/1000 + 2 Portas SFP P/ Fibra SG100-24 Dreamshop 1.197,90
    1 OLT 2 portas CiaNet 4.500
    R$ 75.313,85

    REDE DE TRANSPORTE - BACKHALL
    Qtd EQUIPAMENTO FORNECEDOR R$ Unitário R$ Subtotal
    653 KM Fibra Óptica Monomodo 12 pares (24 GB) Maracabos 4,50 2.893.500,00
    130 Caixas de Emenda Óptica (cada 5 KM) Maracabos 200,00 26.000,00
    R$ 2.919.500,00

    SITE REPETIÇÃO
    Qtd EQUIPAMENTO FORNECEDOR R$ Unitário R$ Subtotal
    1 Roteador Cisco 1905BR/K9 CN Store 2.699,10
    1 Cloud Core Router CCR 1036-12G-4S-EM NR Store 5.619,75
    1 Switch CISCO 24 Portas Gigabit 10/100/1000 + 2 Portas SFP P/ Fibra SG100-24 Dreamshop 1.197,90
    1 OLT 2 portas CiaNet 4.500
    R$ 14.015,10 x 21 = R$ 294.317,10

    PONTO DE PRESENÇA - POP
    Qtd EQUIPAMENTO FORNECEDOR R$ Unitário R$ Subtotal
    1 Cloud Core Router CCR 1036-12G-4S-EM NR Store 5.619,75
    1 Roteador Cisco 1905BR/K9 CN Store 2.699,10
    4 Servidores Dell PowerEdge T110 II
    2 Cash Regional, 1 DNS, 1 Sistema.
    Dell Informática 3.459,00 13.836,00
    1 Switch CISCO 24 Portas Gigabit 10/100/1000 + 2 Portas SFP P/ Fibra SG100-24 Dreamshop 1.197,90
    1 OLT 2 portas CiaNet 4.500
    R$ 27.852,85 x 4 = R$ 111.411,40

    Falta alguma coisa? O que posso substituir por opções mais baratas?

  2. #2

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Falta energia. Nobreak dupla conversão + gerador, ou nobreak DC 48 (Que uns noobs chamam de "retificador") + inversor, ou algo assim, bota mais R$ 5 a 10 mil por POP.

  3. #3

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Rubem, estou aguardando cotação da NHS, indica algum outro fabricante e um modelo específico?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Falta energia. Nobreak dupla conversão + gerador, ou nobreak DC 48 (Que uns noobs chamam de "retificador") + inversor, ou algo assim, bota mais R$ 5 a 10 mil por POP.

  4. #4

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Que estrutura parruda, cara. Meus parabéns pela disposição para investir tanto.

    Eu acho que o pessoal só vai conseguir te fazer sugestões, se você apresentar alguns detalhes operacionais, como por exemplo: quantidade de clientes que pretende atender, forma de autenticação (Hotspot, MACxIP, PPPoE; distribuído ou centralizado) e quanto de tráfego que terá nessa sua rede. Além disso, em algumas coisas aí pode ser útil informar qual uso vai dar para os equipamentos, pode ser que não precise de uma CCR em cada cidade, ou esse roteador Cisco aí, mas como disse, tudo vai depender das informações que você der.

    De início, só com as informações que deu, eu diria que não precisa de 10 servidores separados para fazer caching. É bem melhor ter menos servidores, porém com as melhores configurações possíveis (HDs de 15K de RPM ou SSD, específicos para servidor, ao invés dos originais e mais comuns de 7.2K; mais memória RAM, os 4GB originais desse R220 são muitíssimo pouco; etc.), de acordo com a demanda.

    Consulte o desenvolvedor do sistema de caching que for usar para saber exatamente a configuração que precisa para atender as necessidades de sua rede. Pelo que vi, nem o PowerEdge R220, nem o T110 II originais têm configuração suficiente para fazer cache, tem que personalizá-los (usar muitas máquinas não ameniza isso, pois vai ter um monte de servidores com baixo desempenho). Alguns sistemas de caching só funcionam bem com Dell, mas se o que for usar não tiver essa característica, pode ser melhor montar o servidor do 0, escolhendo placa, gabinete, memória, discos, etc.

    Outra coisa: se for fazer essa rede backhaul seguindo a rodovia com postes, tem que incluir aí o custo deles também, 1 poste a cada 200 metros.

  5. #5

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Acho que não tem nenhum nobreak de grande porque que seja problemático, os problemáticos são os pequenos/populares tipo menos de 2KVA.

    NHS e Lacerda tem bons preços, Lacerda tem muitas reclamações. Mas eu sou fã de APC e Delta.
    Delta Amplon te serviria nos POP's, no Backbone talvez precisaria linha Ultron.

    Cada server desse deve ter pico de consumo nos 150W (Esses modelos não dizem sobre processador e tipo/quantidade de HD's em uso, se tiver um Xeon moderno e HD comum pode ter metade disso de consumo), não vou chutar média porque cache consome muito mesmo, 12x 150W = 1,8KW, mais uns 200W do resto (Na prática deve ser metade disso) só pra conta fechar em 2KW de consumo. Eu não arriscaria nobreak de 4KVA (Vai que o FP dessas fontes é só 0,6, esses 2KW viram da 3,3KVA (3.3 * 0,6)), partiria pra 5KVA. Tem Amplon 5KVA. Por ser dupla-conversão você pode alimentar ele em caso de falta de energia com o gerador mais podre do mundo que a saída é 100% isolada da entrada. E Tem Delta Amplon e APC de 5KVA pra rack. Também tinha de 6KVA pra rack, tô por fora se ainda fabricam.
    (Internet lerda aqui, o site da APC mal abre)

    Nos POP são uns 800W de consumo, não sei se arriscaria qualquer nobreak de 2KVA (Porque os Dell T consomem mais que os R, bem mais que eu saiba), sendo os equiptos que são os fator de potencia das fontes está bem acima de 0,6, daria menos de 1,4KVA de pico de consumo, trabalhando com 100% de margem de segurança eu falaria em Amplon 3KVA. Ou se forem server Dell serie T com consumo menor que 150W (Deve estar na ficha técnica, max power consumption, geralmente é cerca de 50% da capacidade da fonte ATX (Se ela é de 250W, ou de 350W, isso já diz muito) daria pra falar em nobreak 2KVA. Tem Delta e APC pra rack, de 1 a 3KVA também. E também são de dupla-conversão, ou seja, se alimentar o nobreak com gerador chinfrim os servidores nem saberão que algo aconteceu.

    Gerador com partida eletrica automática complica, melhor que investir num banco de baterias gigante acho que é investir em gerador de 2-3KVA com partida automatica pros POP's, e de 10KVA pro backbone, porque nobreak bom não tem corrente de carga grande, eles podem ser alimentados por 20 horas por baterias grandes, mas eles sozinhos levarão uma semana pra recarregar essas baterias, o fraco deles é recarga e não o funcionamento com banco gigante de baterias. E pelo preço das baterias dá pra comprar gerador, bateria tem X horas de autonomia, mas gerador é só ir a cada X horas completar o combustível e a autonomia é virtualmente infinita (Ou mil horas, aí é bom que trocar oleo, filtro, ou algo mais).

    Gerador barato com partida eletrica tem muitos, R$ 5 por um bom de 3-4KVA pra POP, mas como não teria ninguém por perto vai ter que gastar mais uns R$ 2 a 3 mil por um QTA, o modulo que dá partida e comuta entre gerador e rede AC em caso de falta de eletricidade. Implantar ele em gerador comum é simples, qualquer eletricista ou mecanico devia saber fazer isso, mas no brasil nem esse basicão os eletricistas e mecanicos sabem então seria bom ver no comercio de serviços local se tem alguém com praxe nisso (Geralmente reparadores / enroladores de motores, pessoal que meche com PLC e cia também sabe).

    Pro backbone já tem opções com QTA incluso, 10KVA com QTA de fábrica por R$ 25 mil.
    (Nesse caso não falo em marcas porque vejo usuário porco não dando manutenção e travando conj. gerador de R$ 60 mil em semans de uso, e usuário mais cuidadosos instalando ventilação forçada e fazendo geradores baratos duraram 10 anos só com manutenção preventiva básica. Acho que nesse caso é o uso que dita a durabilidade. E usando nobreak de dupla-conversão / online, pode usar qualquer fonte de AC suja ou limpa que o nobreak funcionará exatamente igual (Ele transforma tudo em DC, pouco importa nesse caso se a onda senoidal é limpa ou suja). Se usar nobreak senoidal mas não online (Daqueles que passam AC direto da entrada pra saída quando tem energia) aí vai precisar gerador LIMPO, R$ 10 mil por 3KVA pra POP, e R$ 60 mil por 10KVA pro backbone, ou seja, nessa hora se vê como os nobreaks de dupla-conversão são na verdade muito baratos, permite uma economia gigante com geradores (E talvez seria o caso de comprar meia duzia de geradores 6KVA, pra ter 5 em uso e 1 em rotação pra manutenção/emergencias)

    Pra repetição dá pra falar em nobreak senoidal comum e modulo de bateria externa, qualquer um de 1,8KVA dá e sobre, modulo de bateria externa de 40Ah daria conta desse equipto por umas 3-4 horas imagino, mas pra nobreak popular tem modulo de até 120Ah, daria 9-12 horas pelo menos (Ou poderia colocar lá menos baterias pra 5-6h, e um gerador manual portátil de 1KVA, daqueles bem lacrados e fácil de transportar, pra uso em emergencia, custam R$ 800 e podem manter em pé a repetição por um dia todo).

  6. #6

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    @TsouzaR @rubem

    Vamos lá:

    Em 5 Cidades, terei atendimento próprio, direto aos clientes residenciais, nas outras somente corporativos.

    Cidade 01: Backbone Principal - De 01 à 5 Gb - Cash Principal;
    Cidades 2 à 05: Pontos de Presença Roteados - De 200 Mb à 1 Gb - Cash Regional;
    Cidades 6 à 26: Sites de Repetição, venda para provedores e clientes corporativos - De 40 Mb à 200 Mb.

    Autenticação: PPOE;
    Tecnologia de rede: FTTH para o atendimento ao cliente final; O cliente provedor, deverá buscar o link como achar adequado.
    Serviços: Banda Larga, Link Dedicado, Telefone e Tv na segunda etapa.

    Passagem da fibra: Alguns trechos subterrâneos e outros aéreos (onde tiver posteamento elétrico).

    Os nobres cavalheiros tem sugestões para baixar custos com equipamentos, além dos servidores?

  7. #7

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    @TsouzaR @rubem

    Vamos lá:

    Em 5 Cidades, terei atendimento próprio, direto aos clientes residenciais, nas outras somente corporativos.

    Cidade 01: Backbone Principal - De 01 à 5 Gb - Cash Principal;
    Cidades 2 à 05: Pontos de Presença Roteados - De 200 Mb à 1 Gb - Cash Regional;
    Cidades 6 à 26: Sites de Repetição, venda para provedores e clientes corporativos - De 40 Mb à 200 Mb.

    Autenticação: PPOE;
    Tecnologia de rede: FTTH para o atendimento ao cliente final; O cliente provedor, deverá buscar o link como achar adequado.
    Serviços: Banda Larga, Link Dedicado, Telefone e Tv na segunda etapa.

    Passagem da fibra: Alguns trechos subterrâneos e outros aéreos (onde tiver posteamento elétrico).

    Os nobres cavalheiros tem sugestões para baixar custos com equipamentos, além dos servidores?
    Você disse que terá uma 1 OLT 2 portas em cada cidade, o que dá 128 clientes em cada. Para essa quantidade não precisa de uma CCR1036 em cada cidade, uma CCR1009 (recomendaria RB1100AHx2, mas custa praticamente a mesma coisa) deve dar conta e é bem mais barata.

    No entanto, acho que você está colocando essa OLT de 2 portas apenas para começar, planejando colocar mais delas ou trocar por uma de maior porte à medida que aumenta a quantidade de clientes. Nesse caso, tem que ver até quantos clientes você quer atender nessas cidades, para ver qual CCR vai suportar (o encapsulamento de pacotes no PPPoE demanda muita CPU; se fosse autenticação IPxMAC só precisaria, basicamente, ver a quantidade de banda que vai passar).

    Por curiosidade, e também para ver essa sua questão de reduzir custos: o que pretende fazer com esses roteadores Cisco 1905BR/K9 em cada cidade?

  8. #8

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    @TsouzaR

    Isso mesmo, coloquei um OLT menor, para iniciar o atendimento, e vou "modulando" de acordo com a necessidade.

    Quanto ao roteador Cisco, a intenção é que o link seja recebido nele e, dele passe pra CloudCore que autenticar os clientes, sejam corporativos ou residenciais, o raciocínio está errado? Só a CloudCore faz as duas funções?

  9. #9

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Não sei mas darei minha opinião... Certo eu faria da seguinte forma:
    BACKBONE PRINCIPAL..... ok tem que ter, servidor de cache e DNS e outros...
    E em cada cidade colocaria um servidor pra autenticar os clientes, servidor de cache e DNS...

    Sei que hj tem muita tecnologia em tudo para poder concentrar todos os clientes na cidade principal onde fica o
    BACKBONE PRINCIPAL, mas eu faria assim acho que com certeza ficaria bom.

  10. #10

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Mas é justamente isso @hostjunior Rsrs

  11. #11

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    @TsouzaR

    Isso mesmo, coloquei um OLT menor, para iniciar o atendimento, e vou "modulando" de acordo com a necessidade.

    Quanto ao roteador Cisco, a intenção é que o link seja recebido nele e, dele passe pra CloudCore que autenticar os clientes, sejam corporativos ou residenciais, o raciocínio está errado? Só a CloudCore faz as duas funções?
    Como você vai vender também link dedicado nessas 26 cidades, seria bom que todos roteadores de cada cidade tivessem uma sessão iBGP com o roteador no backbone (Route Reflector), pois pode ocorrer de algum provedor cliente ser AS, aí tu vai ter que estabelecer sessão eBGP com ele, e tem que propagar as rotas até seu roteador de borda no backbone para sair para as operadoras.

    Esse Cisco aí não suporta BGP. Na verdade, ele é bem fraquinho. No datasheet da Cisco, ela fala que ele suporta "high speed 10Mbps WAN services". É modelo básico, não serve para receber seu link, nem se for sem BGP.

    A CCR aguenta tranquilamente receber o link e gerenciar os clientes. Só que não é uma boa prática ter autenticação PPPoE e BGP no mesmo equipamento. Roteador que roda BGP tem que ter só isso rodando, e no máximo um OSPF também (não vejo necessidade nesse cenário), nada mais.

    Eu colocaria um EdgeRouter 8 Pro (bem mais barato que esse Cisco, custa uns R$2.000,00, e bem mais potente) em cada cidade recebendo o link e fazendo o BGP com o backbone e com clientes de trânsito, e deixaria a CCR gerenciando os clientes.

    Ou, se quiser economizar ainda mais, pode deixar só 1 CCR em cada cidade, apenas para gerenciar os clientes, sem nenhum outro roteador. O link chega na CCR, mas sem BGP, apenas OSPF, e algum roteador no backbone rodando OSPF também (pode ser o mesmo do BGP).

    Seus clientes de link dedicado você liga direto no switch e endereça com um /30 com o roteador do backbone, e se precisar de sessão BGP faz direto com ele (que pode ser um EdgeRouter, se preferir). Desde que faça uma VLAN para cada cliente de link dedicado, não tem nenhum problema jogar direto no switch (até evita parar o link por causa de algum bug da CCR).

  12. #12
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Parabéns pela iniciativa e pela disposição em investir neste ramo, mas eu com essa grana toda compraria uma fazenda aqui em MT ou no MA e encheria de gado, rsrsrsrsr, gado não reclama de nada, cliente por sua vez... Talvez já tenha, mas melhor seria contratar uma consultoria, uma dica: o rubem aqui do fórum (só queria ter 10% do conhecimento desse fera).

  13. #13

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Outra forma de reduzir custos e refazer esta cotação , ela está um pouco acima do preço de mercado. Essa quantidade de fibra vc pode negociar direto com o fabricante tipo a telcon, eliminar revendedores vai diminuir bastante o custo e vc ainda pode padronizar os cabos com o nome da sua empresa.

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    que estrutura monstro eim amigão deu ate uma invejinha .

    bom eu tambem acho que ccr 1036 por enquanto e muita grana afinal os clientes vao ir sendo colocados aos poucos e 300 instalações e bastante serviço .
    alias com uma so rb para autenticar no começo ja e possivel operar e depos vai se adicionando hardware conforme necessario.
    bom eu comecaria assim vai se esticando fibra e ja instalando clientes (fazendo uma boa propaganda e ja ir adiquirindo clientes).
    a rede pode ser projetada de um jeito mas conforme vai se fazendo o serviço pode ser que voce mude de ideia e ai se ja comprou tudo bate o arrependimento.

  15. #15

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Não sei se já está incluso no custo, mas tem as ferragens dos postes para a fibra, querendo ou não geram um custo para toda essa distância de fibra.

  16. #16

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Acompanhando...

  17. #17

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Essa ccr é versao gold? O preço medio dela esta entre 3.300 a 3.800, e to com @Djaldair! Compraria uma fazenda e gado kkkk

  18. #18

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    @tiagoestevao

    Você está querendo montar uma estrutura de qualidade, e pelo visto já tem noção que terá que investir pesado.
    Uma estrutura dessa não é para brincar de provedor, e sim começar como Empresa de Telecom. Acho que você está no caminho certo em buscar qualidade.

    Minha opinião é que você contrate um consultor, elabore um projeto e um business plan do seu negócio. Com isso você vai economizar muita grana e vai evitar cometer muitos erros, pode ter certeza.

    Boa sorte.

  19. #19

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    Farei isso, obrigado pela dica.

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Outra forma de reduzir custos e refazer esta cotação , ela está um pouco acima do preço de mercado. Essa quantidade de fibra vc pode negociar direto com o fabricante tipo a telcon, eliminar revendedores vai diminuir bastante o custo e vc ainda pode padronizar os cabos com o nome da sua empresa.

  20. #20

    Padrão Re: [REDUZIR CUSTOS] Avaliação de Estrutura

    @ijr contratarei a consultoria para o "projeto final", por hora estou montando um plano de negócios para definir a viabilidade da operação. A todo caso, tem alguma indicação?

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    @tiagoestevao

    Você está querendo montar uma estrutura de qualidade, e pelo visto já tem noção que terá que investir pesado.
    Uma estrutura dessa não é para brincar de provedor, e sim começar como Empresa de Telecom. Acho que você está no caminho certo em buscar qualidade.

    Minha opinião é que você contrate um consultor, elabore um projeto e um business plan do seu negócio. Com isso você vai economizar muita grana e vai evitar cometer muitos erros, pode ter certeza.

    Boa sorte.