+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto 17Km

    Salve todos do forum.
    Estou prestes a fazer um PTP com 17 km de distancia e visada perfeita, gostaria q me aconselhasem qual equipamento devo usar.
    Estou a principio querendo fazer com duas PowerBeam de 25Db.
    Poderiam me indicar algo bom com bom custo beneficio
    o link tem que passar no minimo 40 Mbps..
    Desde já agradeço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto 17Km

    Citação Postado originalmente por betosjp Ver Post
    Salve todos do forum.
    Estou prestes a fazer um PTP com 17 km de distancia e visada perfeita, gostaria q me aconselhasem qual equipamento devo usar.
    Estou a principio querendo fazer com duas PowerBeam de 25Db.
    Poderiam me indicar algo bom com bom custo beneficio
    o link tem que passar no minimo 40 Mbps..
    Desde já agradeço a todos
    Amigo,se tem intenção de um dia aumentar esse link e dinheiro pra investir no inicio,vai de RB912 e antena Algcom de 22dbi.
    Com o Powerbeam vc fecha tambem,mas acho que futuramente não vai dar pra fazer muita coisa caso queira aumentar o link.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto 17Km

    Por precaução eu colocaria algo de mais de 25dBi num dos lados.

    Pelo seguinte:
    Radio a 20dBm em MCS13 + antena de 25dBi = 45dBm EIRP.
    Em 17Km o sinal cai 132dBm.
    45 - 132 = -87dBm no ar

    A outra antena no outro lado pega esse sinal e dá um GANHO de 25dBi, então -87 + 25 = -62dBm.

    O problema é que os radios tem em MCS13 sensibilidade na casa dos -80dBm, e uma margem decente pra rede estável é 20dBm. 20dBm acima de -80 seria -60dBm, mas você tem só 18dBm, já não conseguirá 100% de CCQ em MCS13 (Que daria 50Mbps half-duplex SE tivesse margem de 20dBm)

    Mas essa queda de sinal de 132dBm em 17KM é apenas SE tiver 100% da zona de fresnel limpa. Se tiver só 99% dela limpa aumenta isso pra 138dBm de perda, e o sinal no outro lado cai de -62 pra -68dBm, que nem presta pra MCS12.

    Se um dos lados tiver antena de 30dBi você terá sinal 5dBm maior, passa de -62 pra -57dBm, que é mais que suficiente pra 100% de CCQ em MCS13 (E ainda por baixar 2 ou 3dBm em dia de chuva que não será problema).

    Calcula bem uma altura de torre pra ter mais de 100% da zona de fresnel livre, senão não adianta colocar antena de 30 ou 34dBi porque antena de maior ganho não garante 100% de CCQ onde a visada é ruim.

    Usa o calculo de 132dBm de queda de sinal (Free Space Loss) porque essa é a queda de 5,4 a 5,8GHz, e no caso do PowerBeam lembra que ele só tem potencia de rádio tipo 24dBm em datarate baixo tipo MCS9 (Que não passa nem 20Mbps em 20MHz, SE desperdiçar largura de canal usando 40MHz talvez esse datarate chegue em 25Mbps half). Então veja sempre a potencia possível de ser usada num datarate que entrega o que você precisa.
    40Mbps o MCS12 em 20MHz até consegue as vezes, mas é por um fio, eu usaria MCS13, só que ele requer sinal uns 6-7dBm maior pra chegar no CCQ de 100%.

    Com PowerBeam 25dBi num lado, e Rocket + 30dBi no outro, teria:

    PowerBeam com 21dBm a MCS13 + 25dBi da antena = 46dBm EIRP, menos 132dBm de perda no ar dá -86dBm no ar, com 30dBi de ganho da antena passa de -86 pra -56dBm, que dá até pra MCS15!
    Rocket M5 com 21dBm a MCS13 + 30dBi da antena = 51dBm EIRP, menos 132dBm de perda no ar dá -81dBm no ar, com 25dBi de ganho da antena passa de -81 pra -56dBm, que dá até pra MCS15!

    Com esse par poderia chegar a uns 70Mbps half com canal de 20MHz, no futuro se precisar mais banda poderia testar 40MHz, ou colocar dish 30dBi no outro lado e conseguir uns 130Mbps half.

    (Enquanto com 2 PowerBeam ia ficar na mosca nuns 40-45Mbps, com possibilidade de cair pra 30Mbps quando chover ou algo aparecer na zona de fresnel)

    Mais importante que se preocupar com as antenas é se preocupar com a zona de fresnel, o LinkCalc da Intelbras/Ligoware te ajuda muito nessa hora, leve muuuuuuuito a sério aquelas linhas azuis que ele gera, sem elas em area limpa (Sem contato com o solo) não tem chance de conseguir 40Mbps nessa distancia sem um equipto 3x mais caro.

  4. #4
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a Ponto 17Km

    Citação Postado originalmente por betosjp Ver Post
    Salve todos do forum.
    Estou prestes a fazer um PTP com 17 km de distancia e visada perfeita, gostaria q me aconselhasem qual equipamento devo usar.
    Estou a principio querendo fazer com duas PowerBeam de 25Db.
    Poderiam me indicar algo bom com bom custo beneficio
    o link tem que passar no minimo 40 Mbps..
    Desde já agradeço a todos
    Te indicaria a usar algo com mais de 25Db como nosso amigo Rubem citou, hoje tenho um PTP de 18km e com 5km de espelho d'água estou usando a Rocket e Rocketdish 30db tenho uma passagem de 58 Mbps full.