+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 103Km

    Bom dia caros Colaboradores.
    Estou montando um projeto para atender alguns clientes em uma cidade próx. a minha, no qual me surgiu algumas dúvidas!
    Só utilizamos equipamentos Ubiquiti, conversando com uns amigos de outros provedores, me surgiu tais dúvidas de quais equipamentos usar para tal enlace, afim de conseguirmos uma boa qualidade no enlace, visando o custo beneficio.
    Abaixo meu cenário:

    Ponto 01 > Ponto 02
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P1 to P2.png
Visualizações:	646
Tamanho: 	113,6 KB
ID:      	59320
    *Antenas com Radome Shield 0.9 32DBi - ALGCOM
    *Rocket AC M5 PTP Lite 5Ghz - Ubiquiti

    Ponto 02 > Ponto 03
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P2 to P3.png
Visualizações:	453
Tamanho: 	74,1 KB
ID:      	59317
    *Antenas com Radome Shield 0.6 29DBi - ALGCOM
    *Rocket AC M5 PTP Lite 5GHz - Ubiquiti

    Ponto 03 > Ponto 04
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P3 to P4.png
Visualizações:	454
Tamanho: 	112,2 KB
ID:      	59318
    *Antenas com Radome Shield 0.9 32DBi - ALGCOM
    *Rocket AC M5 PTP Lite 5Ghz - Ubiquiti

    Ponto 04 > Ponto 05
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P4 to P5.png
Visualizações:	439
Tamanho: 	69,2 KB
ID:      	59319
    *Antenas com Radome Shiel 0.3 22DBi - ALGCOM
    *Roket AC M5 PTP Lite 5GHz - Ubiquiti

    Á principio esses são os equipamentos que pretendemos utilizar, nossas dúvidas são as seguintes:
    Quais antenas utilizar?
    ALGCOM ou Xwave da COMPUTECH

    Qual rádio utilizar?
    Rocket AC M5 ou RB921UAGS-5SHPacD-NM ou RB911G-5HPacD-NB ou PTP 5-N MiMo Pro ou APC 5M +

    Como disse, sempre utilizamos Ubiquiti, uns nos recomendaram Mk outros IntelBras.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 103Km

    No Ponto 03> 04 pense seriamente em dish de 34dBi, porque aquela zona de fresnel alí está comprometida, vai gerar reflexo e atrapalhar throughput (Esquece 100% de CCQ), com 2dBi a mais por lado teria 4dBm a mais de sinal, em cada lado, fora a possibilidade de erguer as antenas 0,5° acima do ideal pra minimizar o reflexo nesses pontos na zona de fresnel.

    (No Ponto 01 > 02 também terá reflexo grande por aquele ponto na zona de fresnel a uns 29Km, mas parece pequeno)

    É que dish 34dBi está geralmente pouca coisa mais cara que Algcom 32dBi (E o radome pra 34dBi não é o fim do mundo de caro, acho que na Azlink está mais em conta pela última vez que ví).

    Por outro lado poderia economizar no radome nos pontos 2>3 e 4>5 se estiverem longe de area urbana.

    (Alias, 22dBi é suficiente pra 11Km? A queda de sinal é de quase 130dBm, se operar com 42dBm EIRP (20dBm + 22dBi) vai ter 42-130 = -88 no ar, mais ganho de 22dBi no outro lado e passa de -88 pra -66, que é sinal suficiente apenas pra MCS12 (40Mbps half quando muito). Acho que é bom pensar seriamente em uns 3dBi a mais de ganho, usando PowerBeam 25dBi, tem radome pra elas também (E com elas teria sinal de -60dBm, já dá pra MCS13 ou MCS14))


    MK, UBNT e Intelbras concorrem bem entre sí, entregar muita banda entregam, depende do tipo de configuração e suporte que quer ter, eu acho UBNT e Intelbras produto com setup pobre/bobo pra dona-de-casa por isso evito usar, cada um com seus preconceitos.
    Última edição por rubem; 27-05-2015 às 07:07.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 103Km

    Quanto às antenas, ALGCOM sem dúvida!. Pode comprar na clickmobile se quiser: loja.clickmobile.com.br.

    Att,

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 103Km

    @dookie os equipamentos que vc colocou ai no projeto realmente parecem ser ideais.
    Mas que tal pensar em colocar a RB912 no lugar dos Rocket AC,visto que a tecnologia ainda não esta bem clara de se trabalhar com ela.Qual a banda que pretende passar nesse enlace?
    Como nosso amigo @rubem disse,se nesses pontos do meio não tiver muita interferência pode usar antena sem o shield.
    Caso precise cotar as antenas pode falar comigo tambem.Em qual estado vc esta?

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 103Km

    rocket dish ou algcom com rb912 ou rb922.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 103Km

    Eu iria de dish + 912. Tenho enlace de 36 km passando 140 mb half com dish de 30 e 912.

  7. #7

    Padrão

    rubem
    Estava pensando mesmo em usar a ANTENA ALGCOM COM RADOME SHIELD 1.2 - 35.8DBI nos pontos 01 > 02 e 03 > 04, mas me disseram que o throughput seria o mesmo, me surgiu essa dúvida tmb, para não arriscar pretendo utilizar essa ALGCOM 1.2.
    Já no ponto 02 > 03, é fora de area urbana, não pretendo usar 22dB não, é a 29dB, mas penso em substituir pelo PowerBeam 25, o ponto 4 > 5 já é na area urbana.
    Obrigado pela ajuda.


    uesleycorrea
    Obrigado amigo.


    Kleber Teodoro
    RB912 ou RB922?
    Pretendo passar o máximo possível Kleber.
    Estou no MT, pode me passar teu Skype para fazermos uma cotação.
    Obrigado.


    RODRIGOQUATI
    Obrigado amigo, estou indo nesse caminho ai mesmo!


    Zarttron
    Obrigado amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 103Km

    Meu skype é vendas2.powernetowork