+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montando Provedor! Qual maneira correta?

    Boa tarde galera!
    Vou descrever a topologia da rede que estou montando e quero opiniões se esta certo ou não, se precisa trocar algum equipamento..
    E busco um profissional para orientar a correta configuração das RBs, tenho um pouco de conhecimento, mas nada de treinamento, somente de pesquisa na internet.

    Minha preocupação é que na internet se encontra de tudo, informações desencontradas, por isso busco um profissional para auxiliar nesta configuração.
    Segue a Topologia:

    ponto principal, onde chega o link de 10Mb(estou começando agora, do nada, por isso 10Mb),
    receber o link com uma RB 450G (por exemplo na porta 1),

    pela porta 2, saída para atender uma cidade, onde irá se conectar diretamente a outra RB 450G que fará controle de clientes pppoe... (em torno de 50 clientes)

    pela porta 3, saída para atender outra cidade a 8km, via PTP, e outra RB só que 1100AHx2 pois a cidade é maior e teremos maior números de clientes para autenticar pppoe.. (até mais de 200 clientes)

    pela porta 4, saída para atender mais uma cidade a 9km, via PTP, onde terá outra RB 450G que fará controle de clientes pppoe... (em torno de 50 clientes)

    porta 5, disponível.

    esta é a topologia que imagino, não sei se é correta ou funcional!! Não sei se esta correto a colocação das RBs e se aguentam o tranco, quero uma rede que aguente uns 500 clientes.

    utilizo da marca MIKROTIK somente as RBs, o restante tudo UBIQUITI M5,
    para os 2 PTP entre as cidades descritas acima, utilizo Rocket M5 com antena blindada ALGCOM 22
    para PTP dentro das cidades utilizo Power Beam 300 22 ou 400 25 dependendo da distancia
    para AP utilizo Basestation 5G 16-120 ou 17-90 com Rocket M5
    para clientes utilizo todos produtos Ubiquiti 2x2, Nanostation M5, LOCO M5, Nanobeam 16, Powerbeam 300 e 400, dependendo da distancia do cliente ao AP.


    desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Montando Provedor! Qual maneira correta?

    Os equipamentos estao +-

    onto principal, onde chega o link de 10Mb(estou começando agora, do nada, por isso 10Mb),
    receber o link com uma RB 450G (por exemplo na porta 1),
    Coloca CCR 1036.

    e os demais concetradores usa tudo RB1100 ah x2.

    Mas antes de tudo vc vai precisar de tirar a SCM, como vc atender mais de uma cidade, veja direito sobre a scm.
    Seu link de 10 Mbps se nao for dedicado, vc vai ter dor de cabeça, e nao terá qualidade.

    Atenda sua primeira cidade e cuide bem de sua rede, depois vá para as outras, pq se vc for tentar atender tudo vc tem um risco muito grande de prejuiso.

    Provedor não é um mar de rosas como muitos pensam, tem muito trabalho e dedicação, muitas vezes até de madrugada, e domingos a fios.

  3. #3

    Padrão Re: Montando Provedor! Qual maneira correta?

    Bom dia edmarmega
    Em questão a papeladas esta tudo certo, já fiz o crea, já mandei pra anatel e esta quase pronto, depois disso vou registrar as estações!
    o Link é dedicado.
    minha duvida é se a 450G para dividir os PTP vai aguentar o tranco?
    obs: já trabalhei vários anos em provedor, sei bem como é.
    abraço