+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 50 mega 800 metros

    Ola boa noite, pessoal estou com uma duvida ... tenho uma internet de 50 Mega gvt estou pra me mudar para uma outra casa um pouco mais distante uns 750 metros porem a rua e distante da caixa gvt tem uma outra mais proxima porem eles nao atendem os 50 Mega so ate 15Mega um cara me disse que tem um cabo chamado FEB que pode leva esse sinal ate la sem problema, com essa distancia toda sera que vai funcionar ? vou ter perda no acesso a internet ? eu quero continuar com os 50Mega ... alguem aqui ja fez ?

  2. #2

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    Olá amigo, se a rede secundaria, que vai do armario ate a caixa estiver boa, pode puxar com o cabo FEB que vai funcionar sim os 50M.

  3. #3

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    Ih, mas calma aí, se for VDSL2, veja como fica:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         yFdt2.png
Visualizações:	437
Tamanho: 	30,7 KB
ID:      	59404

    Até uns 350-400m consegue 50Mbps tranquilo.

    Mas 750m adiante, ou seja, a 1000-1100m, só dá mesmo uns 15-18Mbps.

    Já se for usar essa outra tabela de rate versus distancia, também não dá:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafikVDSL2eng.png
Visualizações:	363
Tamanho: 	7,1 KB
ID:      	59405

    Segundo essa, 50M dá até uns 750m, mas 750m mais adiante, com 1500m de fiação, dá menos de 20Mbps.

    Pra ter alcance mais efetivo teria que trocar TODA a fiação, trocando fiação de ferro cobreado (Fio com FE no nome) por puramente cobre que é bem caro (E a operadora não teria lucro em fazer isso pra 1 cliente apenas)

  4. #4

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    RUBEM !!! admiro suas respostas ... o link aqui e vdsl 50M. o cabo nao e de ferro .. pelo menos eu acho.. ja falei com alguns colegas e todos dizem a msm coisa que chega sem problema. um cara puxou 1600m e funcionou outro 1200m tbm so nao sei as velocidades que eles conseguiu passar, e aqui fiquei sabendo agora que um colega tinha 35M com os 850m com o cabo FEB.. com '' FE '' eu sei que nao chega nem gritando kk mais com FEB sera que nao ?
    obrigado vc tbm MACLAUD.

  5. #5

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    É... tem varias tabelas de distancia porque a atenuação exata depende do tipo de fiação usada, e da potencia e sensibilidade da dslam vdsl2, mas 50M a mais de 1000m tenho sérias duvidas se é possível.

    Um fio Feb-65 (0,65mm) tem quase 60 ohms por Km, o Feb-90 (0,9mm), se for Feb-M, cobre estanhado, terá 30 ohms por Km, isso é 1/3 da resistencia de um FE-80 comum (110 ohms por Km). Mas a cia telefonica vai deixar passar 1100m de fio até a central? (Ou perto)

    Porque passar só os últimos 100m não deve ajudar muito, o problema nesse caso seria o cabo CCE ou CTP que a cia telefonica usa, geralmente são cabos de cobre estanhado de 0,4 a 0,6mm, com resistencia tipo 50-70 ohms por Km.

    Não tenho certeza se toda cia telefonica usa isso, mas é o que sempre ví, cabo multivias tipo CCE ou CTP, com condutor de cobre estanhado, geralmente 0,4mm. E... cobre estanhado de 0,4mm tem uns 50 ohms por Km na melhor das hipóteses. Teria que trocar esse 1Km todo por um fio de digamos 30 ohms por Km, não só trocar o último trecho de 100m (Um FE-80 tem 11 ohms em 100m, um Feb-M 90 tem 3 ohms, não são esses 8 ohms que fazem a diferença, são os 50 ohms dos 1000m de fio 0,4mm).

    Se convencer o técnico a separar 2 pares pra você a coisa muda, 2 pares de 60 ohms por Km vira 30 ohms por Km, a atenuação cai pela metade.

  6. #6

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    Ah, aqui uns dados de cabo:
    http://forum.furukawa.com.br/pt/prod...p-apl-490.html

    Lá nas especificações:
    Resistência Elétrica dos Condutores
    Diâmetro nominal
    do condutor (mm)
    Resistência elétrica (ohm/km a 20ºC)
    Valor máximo
    0,40 147,2
    0,50 94,0
    0,65 55,8
    0,90 29,3


    Quer dizer, trocar 100 metros de um FE-80 de 11 ohms (110 ohms por Km) por um Feb-M 90 de 3 ohms (30 ohms por Km) não vai fazer efeito se sua operadora usar cabo CCE ou CTP de digamos 0,5mm, ou de 0,65mm. Teria que trocar todos os 1100m de fiação até a central.

    (E se a operadora usa esse fininho de 0,40mm, então poderia trocar por FE-80 que só teria melhora. Mas duvido que a operadura use fiação tão fina)

  7. #7

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    Estou com o cabo aqui e o FEB 65 estanhado na cor prata e depois cobre .. eu raspei com.. o cara mediu e da uns 810 metros total ..

  8. #8

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    entao nao daria certo e isso ? e como esses caras conseguiram ? nao quero volta pra 15M ..

  9. #9

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    É o que falei, não se foque nos últimos metros de fio, tem que ver o todo da fiação da central até você. Esse papo de "Usa Feb-M que vai funcionar" é um leiguismo bobo porque não leva em conta a possibilidade da operadora ter fiação no restante do trajeto de apenas 0,4mm.
    (Ou não leva em conta de o resto da fiação ser com 0,9mm, situação onde na sua casa poderia usar fio FE-80 sem problemas, a diferença entre 50 metros de FE80 e FEB90 é de meia duzia de ohms, mas nos 850 metros de fiação da operadora, comparando 2 possibilidades de fiação, Feb65 e Feb90, falamos de uns 20 ohms)

    Se vai funcionar ou não, isso depende da resistência TOTAL da fiação, e não só de um pedacinho minúsculo entre o poste e sua casa, esse é o foco da questão.

    Se não dá pra subir em poste e ver fiação da operadora (E não recomendo que ninguém faça isso, nunca, e não é por risco de choque, mas sim pra não zonear a instalação da operadora) o jeito é confiar no sujeito que trabalha na operadora e se identifica como técnico (Se ele errar a conta, chama ele de burro depois, se ele tivesse formação técnica MESMO (Não só diplominha) ele saberia calcular isso com precisão).

    Então, se for fiação na operadora de cobre estanhado de 0,9mm com certeza funcionará uns 40-50Mbps em 850m. Se for de 0,65mm duvido que funcione. Se for de 0,5mm tenho certeza que não funciona (A não ser que tenha modem vdsl2 de sensibilidade e potencia muito altos e eu não estou sabendo, que eu saiba a maioria dos modens tem até 20dBm de potencia em 50M, alguns tem até 34dBm mas é só em datarates bem baixos tipo 10M).

  10. #10

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    ola boa noite, foi passado 786metros .. esta chegando 30M ..

  11. #11

    Padrão Re: 50 mega 800 metros

    Olá pessoal, Já trabalhei na GVT como instalador hoje tenho meu provedor, Pra (25 Mega 1000Mts) (35 Mega 700) (Mts 50 Mega 600Mts) Isso e se a porta estiver muito boa, ruido acima de 30. Não adianta por feb, Cce unica solução e fibra, arruma alguém que mora perto do armário aumenta pra 35 ou 50 MEGA e pucha na fibra, igual e fiz aqui. Estou a 1,600 Mts do armário.