Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. @mathcardoso, né isso.

Eu tbm estou com muita vontade de realizar a troca, mas a principio vou deixar para um outro momento, quando estiver com expansão do meu POP ou na montagem de um outro.

2. Citação Postado originalmente por Toni Ver Post
    isso que eu queria saber... quero comprar 5.8. mas n sei se elas sao boas. o rubens falou do airmax se n me engano... agora fico em duvida
    Uma coisa é a antena ser boa, outra é ela ter uma especificação pobre e atrasada que é: Polarização simples

Betel de slot é boa, mas só tem 1 polarização.
    COMEÇAR algo novo em 2015 com pretensão futura de vender muito link com polarização simples é desperdiçar espectro.
    ÚNICA cpe de polarização simples no mercado é Airgrid, mas ela é velha e está saindo de linha daqui a pouco.

TODAS as boas CPE's no mercado tem polarização dupla, o jeito de aproveitar isso é usando setorial de polarização dupla (Com Rocket M5 como radio, ou alguma RB Mikrotik tipo RB912, ou mesmo algo num enclosure caro e feio tipo RB Basebox5.

Minha recomendação não tem nada a ver com antena ser boa ou ruim (Nada no mundo é bom ou ruim, tudo tem características, cada coisa tem características melhores pra esse ou aquele uso, nada no mundo é simplório a ponto de ser apenas "bom" ou "ruim"), só acho ridículo em pleno 2015 ainda se usar polarização simples quando as CPE mais baratas e de melhor desempenho são de polarização dupla.

(O problema da polarização simples é que você fica com trafego geral limitado a uns 10-15Mbps por setorial com qualidade, vender planos de 3 a 5Mbps por cliente e atender 20 clientes simultaneos com setorial dessa não dá, precisa alguma coisa de polarização dupla, que passará com qualidade uns 30-40Mbps ao todo. Em 2015 já tem busca por planos de 5 a 10Mbps, imagina em 2016 e 2017. Quem vende só 1Mbps ou menos pode operar em 2,4GHz que tá de bom tamanho, se for pra usar 5GHz é melhor partir pra polarização dupla pra poluir o mínimo possível o espectro e não foder a faixa como foderam com 2,4GHz e ela virou um lixo hoje)

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Uma coisa é a antena ser boa, outra é ela ter uma especificação pobre e atrasada que é: Polarização simples

Betel de slot é boa, mas só tem 1 polarização.
    COMEÇAR algo novo em 2015 com pretensão futura de vender muito link com polarização simples é desperdiçar espectro.
    ÚNICA cpe de polarização simples no mercado é Airgrid, mas ela é velha e está saindo de linha daqui a pouco.

TODAS as boas CPE's no mercado tem polarização dupla, o jeito de aproveitar isso é usando setorial de polarização dupla (Com Rocket M5 como radio, ou alguma RB Mikrotik tipo RB912, ou mesmo algo num enclosure caro e feio tipo RB Basebox5.

Minha recomendação não tem nada a ver com antena ser boa ou ruim (Nada no mundo é bom ou ruim, tudo tem características, cada coisa tem características melhores pra esse ou aquele uso, nada no mundo é simplório a ponto de ser apenas "bom" ou "ruim"), só acho ridículo em pleno 2015 ainda se usar polarização simples quando as CPE mais baratas e de melhor desempenho são de polarização dupla.

(O problema da polarização simples é que você fica com trafego geral limitado a uns 10-15Mbps por setorial com qualidade, vender planos de 3 a 5Mbps por cliente e atender 20 clientes simultaneos com setorial dessa não dá, precisa alguma coisa de polarização dupla, que passará com qualidade uns 30-40Mbps ao todo. Em 2015 já tem busca por planos de 5 a 10Mbps, imagina em 2016 e 2017. Quem vende só 1Mbps ou menos pode operar em 2,4GHz que tá de bom tamanho, se for pra usar 5GHz é melhor partir pra polarização dupla pra poluir o mínimo possível o espectro e não foder a faixa como foderam com 2,4GHz e ela virou um lixo hoje)
    Comecei a usar a Nanobeam 16 nao me passou muita segurança, por enquanto tou usando assim: Rocket M5 com Basestation e cada instalaçao nova revezo, uma vertical, outra horizontal, MCS 0 nos clientes, CCQ 100% e picos de 21Mb no Rocket. Vou colocar mais baixo uma Basestation nova com 912 e começar a usar SXT.

4. O desempenho não foi bom? Não é meio fácil o vento virar aquele suporte de plástico?

Um cliente arranjou um par de NB M5 300 22dBi e achei ótimas, era pra comprar NanoBridge 25dBi mas os 22dBi resolveram, só que acho que o hardware é bem diferente dessas Nanobeam de 16 e 19dBi.

Hora que der manda foto de uma aberta, os Nanobeam de disco usam a plaquinha comprida igual NanoBridge e parecida com Bullet M5, a placa dos Nanobeam 16/19 imagino que seja tipo dos Nanostation, quadrada, mas tô curioso com os dissipadores e chapa de isolamento de RF, vai que não tem nada disso.

5. ok.. obrigado a todos. topico encerrado

Tópicos Similares

1. Novato
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 17-10-2003, 22:08
  2. novato com o sendmail
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2003, 13:26
  3. Novato se metendo a colocar servidor no ar!!!
    Por Scratsh no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 13-10-2003, 12:45
  4. Novato com Dúvida
    Último Post: 23-03-2003, 18:06
  5. PHP - novato com problemas !
    Último Post: 03-06-2002, 20:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L