Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Novato

    isso que eu queria saber... quero comprar 5.8. mas n sei se elas sao boas. o rubens falou do airmax se n me engano... agora fico em duvida

  2. #22

    Padrão Re: Novato

    @Toni, por que nao vai logo de RB1100ahx2? Assim você já vai trabalhar folgado por um bom tempo!



  3. #23

    Padrão Re: Novato

    pq e quase 2 mil e ja tenho a rb 750
    galera, vamos resolver logo isso.. quero fechar o topico.
    preciso saber dos equipamentos que mostrei antes se ta certo.
    vou postar aqui denovo.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...bi120-5ghz-_JM 3 desse
    +
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663471636-ubiquiti-airmax-rocket-m5-mimo-envio-e-rastreio-a-jato-_JM 3 desse
    +
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM 1 desse
    +
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM 1 desse

    esse equipamento e bom? ta garantido? com isso monto uma torre pra jogar sinal na cidade toda? a cidade da 5km de uma ponta n a outra.

  4. #24

    Padrão Re: Novato

    Aqui na hora de decidir fui de 04 rocket m5 + 04 base station e nos clientes nano loco m5 ou airgrid, tudo em 5.8.

    Mas se eu fosse colocar hoje, iria fazer tudo mikrotik, iria de 04 basebox 5 + 04 base station e nos clientes sxt.



  5. #25

    Padrão Re: Novato

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Aqui na hora de decidir fui de 04 rocket m5 + 04 base station e nos clientes nano loco m5 ou airgrid, tudo em 5.8.

    Mas se eu fosse colocar hoje, iria fazer tudo mikrotik, iria de 04 basebox 5 + 04 base station e nos clientes sxt.
    Creio que a maioria esteja pensando assim.
    Minha rede 5Ghz é toda UBNT, mas me coça para trocar os Rockets por 912, 922 e por ae vai, fico com um pé atras por perder o Airmax se fizer a troca. Em contrapartida estou investido no 2Ghz novamente, só que toda em MK e não tenho o que reclamar.

  6. #26

    Padrão Re: Novato

    @mathcardoso, né isso.

    Eu tbm estou com muita vontade de realizar a troca, mas a principio vou deixar para um outro momento, quando estiver com expansão do meu POP ou na montagem de um outro.



  7. #27

    Padrão Re: Novato

    Citação Postado originalmente por Toni Ver Post
    isso que eu queria saber... quero comprar 5.8. mas n sei se elas sao boas. o rubens falou do airmax se n me engano... agora fico em duvida
    Uma coisa é a antena ser boa, outra é ela ter uma especificação pobre e atrasada que é: Polarização simples



    Betel de slot é boa, mas só tem 1 polarização.
    COMEÇAR algo novo em 2015 com pretensão futura de vender muito link com polarização simples é desperdiçar espectro.
    ÚNICA cpe de polarização simples no mercado é Airgrid, mas ela é velha e está saindo de linha daqui a pouco.

    TODAS as boas CPE's no mercado tem polarização dupla, o jeito de aproveitar isso é usando setorial de polarização dupla (Com Rocket M5 como radio, ou alguma RB Mikrotik tipo RB912, ou mesmo algo num enclosure caro e feio tipo RB Basebox5.


    Minha recomendação não tem nada a ver com antena ser boa ou ruim (Nada no mundo é bom ou ruim, tudo tem características, cada coisa tem características melhores pra esse ou aquele uso, nada no mundo é simplório a ponto de ser apenas "bom" ou "ruim"), só acho ridículo em pleno 2015 ainda se usar polarização simples quando as CPE mais baratas e de melhor desempenho são de polarização dupla.

    (O problema da polarização simples é que você fica com trafego geral limitado a uns 10-15Mbps por setorial com qualidade, vender planos de 3 a 5Mbps por cliente e atender 20 clientes simultaneos com setorial dessa não dá, precisa alguma coisa de polarização dupla, que passará com qualidade uns 30-40Mbps ao todo. Em 2015 já tem busca por planos de 5 a 10Mbps, imagina em 2016 e 2017. Quem vende só 1Mbps ou menos pode operar em 2,4GHz que tá de bom tamanho, se for pra usar 5GHz é melhor partir pra polarização dupla pra poluir o mínimo possível o espectro e não foder a faixa como foderam com 2,4GHz e ela virou um lixo hoje)

  8. #28

    Padrão Re: Novato

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Uma coisa é a antena ser boa, outra é ela ter uma especificação pobre e atrasada que é: Polarização simples



    Betel de slot é boa, mas só tem 1 polarização.
    COMEÇAR algo novo em 2015 com pretensão futura de vender muito link com polarização simples é desperdiçar espectro.
    ÚNICA cpe de polarização simples no mercado é Airgrid, mas ela é velha e está saindo de linha daqui a pouco.

    TODAS as boas CPE's no mercado tem polarização dupla, o jeito de aproveitar isso é usando setorial de polarização dupla (Com Rocket M5 como radio, ou alguma RB Mikrotik tipo RB912, ou mesmo algo num enclosure caro e feio tipo RB Basebox5.


    Minha recomendação não tem nada a ver com antena ser boa ou ruim (Nada no mundo é bom ou ruim, tudo tem características, cada coisa tem características melhores pra esse ou aquele uso, nada no mundo é simplório a ponto de ser apenas "bom" ou "ruim"), só acho ridículo em pleno 2015 ainda se usar polarização simples quando as CPE mais baratas e de melhor desempenho são de polarização dupla.

    (O problema da polarização simples é que você fica com trafego geral limitado a uns 10-15Mbps por setorial com qualidade, vender planos de 3 a 5Mbps por cliente e atender 20 clientes simultaneos com setorial dessa não dá, precisa alguma coisa de polarização dupla, que passará com qualidade uns 30-40Mbps ao todo. Em 2015 já tem busca por planos de 5 a 10Mbps, imagina em 2016 e 2017. Quem vende só 1Mbps ou menos pode operar em 2,4GHz que tá de bom tamanho, se for pra usar 5GHz é melhor partir pra polarização dupla pra poluir o mínimo possível o espectro e não foder a faixa como foderam com 2,4GHz e ela virou um lixo hoje)
    Comecei a usar a Nanobeam 16 nao me passou muita segurança, por enquanto tou usando assim: Rocket M5 com Basestation e cada instalaçao nova revezo, uma vertical, outra horizontal, MCS 0 nos clientes, CCQ 100% e picos de 21Mb no Rocket. Vou colocar mais baixo uma Basestation nova com 912 e começar a usar SXT.



  9. #29

    Padrão Re: Novato

    O desempenho não foi bom? Não é meio fácil o vento virar aquele suporte de plástico?

    Um cliente arranjou um par de NB M5 300 22dBi e achei ótimas, era pra comprar NanoBridge 25dBi mas os 22dBi resolveram, só que acho que o hardware é bem diferente dessas Nanobeam de 16 e 19dBi.

    Hora que der manda foto de uma aberta, os Nanobeam de disco usam a plaquinha comprida igual NanoBridge e parecida com Bullet M5, a placa dos Nanobeam 16/19 imagino que seja tipo dos Nanostation, quadrada, mas tô curioso com os dissipadores e chapa de isolamento de RF, vai que não tem nada disso.

  10. #30

    Padrão Re: Novato

    ok.. obrigado a todos. topico encerrado



  11. #31