+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Teste Realizado com Greatek X LinkSys AC1200
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         397514032879902.jpg
Visualizações:	352
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	59476Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         71AxTUxWcgL._SL1500_.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	129,1 KB
ID:      	59477
    Pessoal acabei de fazer um teste aqui com estes dois Roteadores e estive uma grande Decepção com o LinkSys.
    O teste que realizei foi o seguinte:
    Coloquei o Greatek 1000mv com uma antena de 8dbi, liquei o LinkSys no mesmo local que o Greatek, utilizei uma ferramenta de calculo de sinal (Xirrus Wi-Fi Inspector), os mesmos estando dentro da minha casa, fui em um raio de 500m e os resultados que obtive foram:
    Sinal LinkSys 11%
    Sinal Greatek 39%
    ...................................
    Vamos analisar agora a questão dos valores.
    Um Greatek Custa R$120.
    Um Linksys R$ 854,05.
    Eu penso, qual a real de um roteador extremamente caro, mas sem potência? O Greatek eu consegui conectar, e no LinkSys não.
    O LinkSys é GigaByte, o Greatek
    150M.
    Fica Dica, se for para utilizar como Hub o Linksys é legal, para para sinal WiFi é péssimo.
    Valores não correspondem à qualidade, estou postando aqui somente para demonstrar um pouco da minha experiência para quem quer comprar um roteaador, pense no baixo custo e relatos de quem já utilizou.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Tive tres Greatek 2500N, dois deles ainda estão funcionando, mas o último que comprei o wireless já queimou e a taxa de transferencia é menor mesmo via cabo(entre dois PCs). Atualmente uso o Multilaser, trava menos.

  3. #3

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Mas os Linksys AC1200 tem potencia no rádio na casa dos 14 a 18dBm, com antena interna de 2 a 4dBi.

    Já a Greatek tem que apelas pros leigos que acham que potencia alta resolve tudo e PROMETER 30dBm.

    Linksys usa amplificador na saída, mas pra não foder com o espectro (Coisa que a Greatek com seus 30dBm permite) ela usa ganho baixo. O chipset tem 10 a 14dBm de saída, mas ela aplica ganho diferente conforme cada datarate de modo que todos os datarates tenham a mesma potência. Sei que tem modelo/versão do AC1200 com 18dBm de MCS0 a 15, de 6 a 54M em G. E ela usa antenas multiformato e não essas velharias colineares (Coisa dos anos 20 ou 30) de antena em forma de tubo. Essas antenas multiformato internas, meio patch, meio monopolos, tem ganho tipo 1,9dBi, 2,5dBi, 3,5dBi, não passa disso. A vantagem dessas antenas é não serem apenas omnidirecionais, mas sim quase isotropicas, mandam pra todo lado e pra cima/baixo (Enquanto omni colinear só manda com alto ganho pros lados), fora que tem isolamento baixo entre polarizações (Enquanto colinear comum isola 10-20dBm se virar a polarização).

    Ou seja, a Linksys promete uns 20-22dBm EIRP.
    A Greatek promete 38dBm EIRP

    São 18dBm de diferença.

    Onde a Greatek chega com sinal -60dBm, o sinal do Linksys devia estar em -78dBm. Que numeros você mediu?
    (Sinal em "percentual" não é médida técnica, precisa numeros, seja miliwats (0,0000001mW) ou dBm (-70dBm))

    -78dBM concordo que é uns 10% de qualidade ou menos, mas -60dBm é sinal suficiente pra 100% de CCQ em MCS4, se o Greatek prestasse ele devia exibir uns 90% de qualidade de conexão SE ele cumprisse tudo o que promete. Mas com "percentual de qualidade" não dá pra saber do que se fala, pior que isso seria falar de sinal em "pauzinhos", "aqui pegou 2 pauzinhos e aqui pegou 3", não dá pra confiar NEM em medida percentual e NEM e nível de sinal quando se fala em ambiente indoor por conta do efeito multipath (Que em indoor é gigante, tem um bilhão de reflexos chegando, um chipset pobre como do Greatek não saberá lidar com isso direito, vai perder pacote aos montes, apesar de exibir sinal alto)

    Wifi não foi feito pra 500m em ambiente indoor, wifi é pra distribuir dentro de casa a conexão que chegar via adsl, fibra, vdsl, wimax, ou mesmo um CPE wifi externa.

    Linksys tem foco em velocidade, quero assistir um video fullHD em MKV de uns 20Mbps que está num PC, com Greatek só consigo isso se cometer a babaquice de usar poluir um canal da largura de 40MHz (Num espectro total de uns 80MHz de 2401 a 2483MHz), e se ficar a poucos metros dele, porque em datarate tipo MCS7 ele tem só uns 17 ou 18dBm de potência. Ele terá potencia pra egoista tipo 30dBm só no ridículo/velho/gagá modo B provavelmente, que se trafegar 3Mbps será muito. Já o Linksys mesmo usando MCS7, ou melhor, pode até usar MCS15 e fazer MISO (2T1R), terá 18dBm de potencia, vai trafegar em canal de 20MHz não 20, mas uns 40Mbps.

    Mas 40Mbps pra ambiente soho ou residencial (Usuários multimídia) é coisa de rede lixo hoje, afinal rede ethernet trafega praticamente 100Mbps.
    Um filme BD usa uns 40Mbps de bitrate, precisa conexão está de uns 50Mbps pra rodar bem, quem dá isso de uma sala pra outra é uma Linksys AC1200, nesse mesmo ambiente um Greatek 700/1000mW vai permitir o uso de MCS3 talvez, sei lá se vai dar 15Mbps.

    Na região que segue a regulamentação da FCC existe o limite legal de 20dBm EIRP, a Linksys não é empresa brasileira então ela está preocupada com a area da FCC, 18dBm de radio + 2dBi de antena dá 20dBm EIRP, ou seja, ela é legal.
    Nem precisa dizer o quão ilegal é 30dBm de radio na area da FCC.

    E alias, pra provar que a Greatek só quer mesmo é enganar trouxas, ela diz: 1000mW/29dBm.
    Oras, 29dBm são 794mW.

    Que conta biruta é essa onde 29dBm é 1W? Ou quem foi o estagiário que diagramou isso?

    Se a Greatek FOSSE séria ela informaria a potencia POR DATARATE, tenho certeza que isso só tem 29dBm em modo B, e em N a MCS7 isso tem algo menor ou igual a uns 18-20dBm (Isso se não for coisa ridícula tipo 14dBm)

    Função de wifi é trafegar dados, e não ser elemento de ostentação pra vizinhança mostrando nível de sinal alto. Então o teste deve ser trafegar algo, a uns 50m de distancia (Em ambiente domestico ou soho, mercado-foco da linksys, raramente tem construção maior que 50m), teste real de throughput trafegando arquivos reais e não teste de firmware.

    Potencia alta não diz nada, som automotivo é uma babaquice porque distorce tudo (Fora que só tocam lixos com letras compostas por gente com QI de macaco-aranha), se fosse pra ter potência era só usar uma buzina marítima de 180dB, alcança 10Km fácil. Com RF idem, usando modo B é fácil alcançar 50Km, põe uma insanidade estúpida tipo 30dBm numa antena de 25dBi e terá 55dBm EIRP, mas... que trafego passa? E com que delay e estabilidade? Tá cheio de PTP brasil a fora de 10 a 50Km com radio usando potencia tipo 20dBm, tem que ser muito preguiçoso pra precisar 30dBm (Preguiça de posicionar melhor antena, de calcular direito zona de fresnel pra evitar obstaculos, etc).

    Com 20dBm EIRP se "cobre" quase toda casa típica no brasil, um roteador de 20dBm EIRP por casa já dá conexão pra todos. Wifi não nasceu pra distribuir conexão pra vizinhança, pra longa distancia sem visada existe GSM e LTE das operadoras de celular, wifi é pra outro uso, é rede e não necessariamente internet.

  4. #4

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas os Linksys AC1200 tem potencia no rádio na casa dos 14 a 18dBm, com antena interna de 2 a 4dBi.

    Já a Greatek tem que apelas pros leigos que acham que potencia alta resolve tudo e PROMETER 30dBm.

    Linksys usa amplificador na saída, mas pra não foder com o espectro (Coisa que a Greatek com seus 30dBm permite) ela usa ganho baixo. O chipset tem 10 a 14dBm de saída, mas ela aplica ganho diferente conforme cada datarate de modo que todos os datarates tenham a mesma potência. Sei que tem modelo/versão do AC1200 com 18dBm de MCS0 a 15, de 6 a 54M em G. E ela usa antenas multiformato e não essas velharias colineares (Coisa dos anos 20 ou 30) de antena em forma de tubo. Essas antenas multiformato internas, meio patch, meio monopolos, tem ganho tipo 1,9dBi, 2,5dBi, 3,5dBi, não passa disso. A vantagem dessas antenas é não serem apenas omnidirecionais, mas sim quase isotropicas, mandam pra todo lado e pra cima/baixo (Enquanto omni colinear só manda com alto ganho pros lados), fora que tem isolamento baixo entre polarizações (Enquanto colinear comum isola 10-20dBm se virar a polarização).

    Ou seja, a Linksys promete uns 20-22dBm EIRP.
    A Greatek promete 38dBm EIRP

    São 18dBm de diferença.

    Onde a Greatek chega com sinal -60dBm, o sinal do Linksys devia estar em -78dBm. Que numeros você mediu?
    (Sinal em "percentual" não é médida técnica, precisa numeros, seja miliwats (0,0000001mW) ou dBm (-70dBm))

    -78dBM concordo que é uns 10% de qualidade ou menos, mas -60dBm é sinal suficiente pra 100% de CCQ em MCS4, se o Greatek prestasse ele devia exibir uns 90% de qualidade de conexão SE ele cumprisse tudo o que promete. Mas com "percentual de qualidade" não dá pra saber do que se fala, pior que isso seria falar de sinal em "pauzinhos", "aqui pegou 2 pauzinhos e aqui pegou 3", não dá pra confiar NEM em medida percentual e NEM e nível de sinal quando se fala em ambiente indoor por conta do efeito multipath (Que em indoor é gigante, tem um bilhão de reflexos chegando, um chipset pobre como do Greatek não saberá lidar com isso direito, vai perder pacote aos montes, apesar de exibir sinal alto)

    Wifi não foi feito pra 500m em ambiente indoor, wifi é pra distribuir dentro de casa a conexão que chegar via adsl, fibra, vdsl, wimax, ou mesmo um CPE wifi externa.

    Linksys tem foco em velocidade, quero assistir um video fullHD em MKV de uns 20Mbps que está num PC, com Greatek só consigo isso se cometer a babaquice de usar poluir um canal da largura de 40MHz (Num espectro total de uns 80MHz de 2401 a 2483MHz), e se ficar a poucos metros dele, porque em datarate tipo MCS7 ele tem só uns 17 ou 18dBm de potência. Ele terá potencia pra egoista tipo 30dBm só no ridículo/velho/gagá modo B provavelmente, que se trafegar 3Mbps será muito. Já o Linksys mesmo usando MCS7, ou melhor, pode até usar MCS15 e fazer MISO (2T1R), terá 18dBm de potencia, vai trafegar em canal de 20MHz não 20, mas uns 40Mbps.

    Mas 40Mbps pra ambiente soho ou residencial (Usuários multimídia) é coisa de rede lixo hoje, afinal rede ethernet trafega praticamente 100Mbps.
    Um filme BD usa uns 40Mbps de bitrate, precisa conexão está de uns 50Mbps pra rodar bem, quem dá isso de uma sala pra outra é uma Linksys AC1200, nesse mesmo ambiente um Greatek 700/1000mW vai permitir o uso de MCS3 talvez, sei lá se vai dar 15Mbps.

    Na região que segue a regulamentação da FCC existe o limite legal de 20dBm EIRP, a Linksys não é empresa brasileira então ela está preocupada com a area da FCC, 18dBm de radio + 2dBi de antena dá 20dBm EIRP, ou seja, ela é legal.
    Nem precisa dizer o quão ilegal é 30dBm de radio na area da FCC.

    E alias, pra provar que a Greatek só quer mesmo é enganar trouxas, ela diz: 1000mW/29dBm.
    Oras, 29dBm são 794mW.

    Que conta biruta é essa onde 29dBm é 1W? Ou quem foi o estagiário que diagramou isso?

    Se a Greatek FOSSE séria ela informaria a potencia POR DATARATE, tenho certeza que isso só tem 29dBm em modo B, e em N a MCS7 isso tem algo menor ou igual a uns 18-20dBm (Isso se não for coisa ridícula tipo 14dBm)

    Função de wifi é trafegar dados, e não ser elemento de ostentação pra vizinhança mostrando nível de sinal alto. Então o teste deve ser trafegar algo, a uns 50m de distancia (Em ambiente domestico ou soho, mercado-foco da linksys, raramente tem construção maior que 50m), teste real de throughput trafegando arquivos reais e não teste de firmware.

    Potencia alta não diz nada, som automotivo é uma babaquice porque distorce tudo (Fora que só tocam lixos com letras compostas por gente com QI de macaco-aranha), se fosse pra ter potência era só usar uma buzina marítima de 180dB, alcança 10Km fácil. Com RF idem, usando modo B é fácil alcançar 50Km, põe uma insanidade estúpida tipo 30dBm numa antena de 25dBi e terá 55dBm EIRP, mas... que trafego passa? E com que delay e estabilidade? Tá cheio de PTP brasil a fora de 10 a 50Km com radio usando potencia tipo 20dBm, tem que ser muito preguiçoso pra precisar 30dBm (Preguiça de posicionar melhor antena, de calcular direito zona de fresnel pra evitar obstaculos, etc).

    Com 20dBm EIRP se "cobre" quase toda casa típica no brasil, um roteador de 20dBm EIRP por casa já dá conexão pra todos. Wifi não nasceu pra distribuir conexão pra vizinhança, pra longa distancia sem visada existe GSM e LTE das operadoras de celular, wifi é pra outro uso, é rede e não necessariamente internet.
    Nossa, você gosta de escrever em (Teórico)...
    Ao afirma a palavra "Leigos", saiba primeiramente interpretar o texto/contesto, para escrever tantas tantas estatísticas com base naquilo que voce "pensa", seja mais flex, eu me formei em Engenharia da Computação(PUC), e todas esta sua empolgação com -dbm, ou etc's, é apenas pseudo excesso de SABER, e voce deveria pensar mais sobre situações/lugares/clientes/ambientes.
    A comparação aqui não foi objetivamente, mas sim subjetiva, o VS foi para simplesmente, argumentar, que a potência 1wats tem sua qualidade, você trabalha com Hubs eu com Roteadores, e no meu caso necessito de longas distâncias, não importa como,ou se, ou não, mas minha opinião é que você é apenas um usuário doméstico que precisa usar apenas XBOX ou assistir um filme em HD, outra coisa que você deveria analisar antes se citar a palavra "Trouxas", Só uma opinião, tenho um cliente à 1km, este cliente não consegue conectar aos meu routers, por nenhum NanoZinho, aí eu utilizo este aparelho e uma Grade de 25dbi, e a internet, funciona com a velocidade de 80% que chega a meu servidor, aí você vem dizendo que o Greatek utiliza potência de saída, cara pense, funciona! Entenda um fato, TI é uma área muita ampla, não viva com base apenas no que voce aprendeu na escola, mas viva sua experiência profissional. Aposto que você está até desempregado, porque voce é apenas o que aprendeu no curso de redes ou sei lá...
    O foco aqui é mostrar que preço ou marca, nem sempre é o que oferece.
    Eu tenho minha rede wireless com 600 clientes e digo pra você, ganhar "dinheiro", é ser inteligente!
    Agora falar BláBláBlá, não é nada, outra além de minha rede Wireless trabalho como Analista de Sistemas(Na Toyota), enquanto voce apenas pensa, tenho certeza que voce com todos os seus dbms não ganha 12000 por mês, sabe porque, ficou apenas na sua teoria, tente ser mais eclético, e veja que as melhores ideias são as melhores saídas.

  5. #5

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Só para reforçar, estou desenvolvendo uma bobina para colocar 60dbm em 3 Antena de 25dbi, foda-se regulamentação da anatel.

  6. #6

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    O problema não é a Anatel, o problema é o monte de gente na vizinhança.

    O espectro de wifi é de "uso comunitário", ninguém pode ser babaca a ponto de soltar um "É meu, cheguei primeiro".

    Alguns ambientes precisam wifi porque é o modo de custo mais baixo, se nesse ambiente tem um babaca metendo 30dBm num radio, com uma omni de 25dBi (Virtualmente impossível, de tanto vswr que teria), usando largura de 40MHz, nesse ambiente todos os outros usuários terá que se expremer numa faixa de mais uns 40MHz apenas, porque tem um poluidor egoísta na vizinhança.

    No caso de grade 2,4GHz, há necessidade de radios de potencia alta porque há perda no cabo RGC58 que muita gente usa, cabo comum tem 1dBm de perda por metro, em 10 metros são 10dBm de perda, aí um radio operando a 29dBm vai chegar na antena com 19dBm. Não é melhor colocar o radio lá do lado da antena, com cabo curto de baixa perda? Isso via uma CPE, tem inumeros casos em que uma CPE de 12dBi permite throughput melhor que grade + cabo + roteador, simplesmente porque há perdas mínimas entre a etapa de RF da placa e a antena da CPE.

    Outro problema da perda de sinal em cabo longo é na recepção. Um radio normal transmite 20dBm, com mais 10dBi de antena dá 30dBm EIRP, em 1Km o sinal cai 100dBm, 30 - 100 = -70dBm no ar.
    Uma grade de 20dBi pegaria esses -70dBm, daria ganho de 20dB, chegando a -50dBm, mas... aí entra a perda de 1dBm por metro de cabo, em 10m de cabo o sinal cai pra -60dBm, e entra conectores meia-boca, um conector N macho e femea como emenda, e um SMA no roteador, cada um dá uns 2dBm de perda, 6dBm ao todo, de -60 cai pra -66dBm.

    Na prática o ganho entre o ar lá fora e o roteador dentro de casa foi de 4dBm.

    Na maioria dos roteadores tem potencia tipo 14 ou 16dBm, se descontar 6dBm de perda nos conectores (Exemplo de conectores ruins), e 10dBm nos 10m de cabo, a potencia de emissão é 0dBm (Não é zero de potencia, 0dBm é potencia de 1mW), com os 20dBi da antena a emissão total é de 20dBm. Como na volta o sinal cai os mesmos 100dBm em 1Km que na ida, 20 - 100 = -80dBm no ar, aí a antena de 10dBi da base vai passar de -80 pra -70dBm.

    Num sentido tem -66, no outro tem -70, ambos são sinais suficientes. Mas isso é falando em apenas 1Km. Passando pra 3Km o sinal cai não 100 pra 110dBm, ou seja, teria -76 e -80dBm, sinais péssimos, mesmo usando grade de 20dBi, e a culpa não é da grade mas da perdas em cabos e conectores. Colocar radio com 30dBm nesse caso é tapar o sol com a peneira, resolve o problema mas do modo mais preguiçoso possível (E alta potência via de regra é opção de quem ou tem preguiça ou é cego de egoísmo e não tá nem aí pro espectro, acha por noobice que a Anatel por acaso usa o espectro (As agencias da Anatel tem terminais via ethernet, duvido que usem wifi pra algo sério, você tenta atingir a Anatel mas acaba fodendo o espectro que outro cidadão comuns usam).

    Em 10Km a perda de sinal em 2,4GHz é de 120dBm, ou seja, se tiver potencia EIRP de 37dBm (20dBm do radio + 17dBi de setorial) vai ser 37 - 120 = o sinal vai chegar a -83dBm, se tiver uma antena de 25dBi ele passará pra -58dBm, se o radio estiver do lado da antena com zero de perdas, o radio terá sinal -58dBm, sinal excelente pra MCS4 em N trafegar 20Mbps. Esse radio do cliente precisará ter em MCS2 digamos (Se o upload é baixo, pra quem usar datarate alto cliente>torre) 15dBm, 15+25 = 40dBm, vai chegar sinal -80dBm devolta pelos 10Km até a torre, a setorial vai dar ganho de 17dBi, e isso passará de -80 pra -63dBm, sinal excelente pra CCQ perfeito em MCS2. 10Km de alcance sem precisar hardware caro (15dBm em MCS2 todo radio de R$ 60 tem), só que pra ter só 120dBm de queda em 10Km a zona de fresnel tem que estar 100% limpa, e quem olha potência não costuma olhar os outros 25 fatores que tem tanta ou mais importância que potência de emissão.

    (Tá cheio de provedor operando radio a 10dBm de potencia sem problemas, com rede excelente, throughput alto e jitter quase zero, pra provar que PRECISAR potencia alta ninguém precisa, só opta por incomodar a vizinhança QUEM QUER)

  7. #7
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    apaguei as ultimas mensagens devido aos ataques do usuario douglas.

    Que fique registrado que o próximo ataque resultará em banimento do fórum.

  8. #8

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Isso Marcus, já ia pedir para algum moderador intervir, o cara já tava levando pro lado pessoal.

  9. #9

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Citação Postado originalmente por DouglasSpinola Ver Post
    Só para reforçar, estou desenvolvendo uma bobina para colocar 60dbm em 3 Antena de 25dbi, foda-se regulamentação da anatel.

    Perdi esperança nesse tópico depois que li isso.

  10. #10

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Desculpa, mas o criador do tópico não entende de p@#$% nenhuma e ainda se diz engenheiro. Espero que seus colegas de turma não vejam você falando tanta besteira. Mas o mais certo e você voltar para a faculdade pq pelo visto se formou sem aprender nada.

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Fiz por brincadeira usando potencia em 5% no Greatek com antena de grade, omni e dela própria configurado como AP, distancia de 150 metros visada e 400 metros com barreira e na outra ponta também greatek. Com 5% chegou a 40% e 100% a 48% em 150 metros; já com 400 metros 50% e 60% com antena omni. Antena de grade o melhor resultado foi com 10% em todos os casos. Esse ensaio fiz abrindo streaming de vídeo, e como AP não é das melhores.

  12. #12

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Concordo com os dois engenheiros do topico, o da Toyota e o Rubem estão empatados, mas concordo muito com o da Toyota porque eu sempre quis ir pelo lado da teoria e de fazer tudo certinho e só me fu***** enquanto eu comprava antena homologada e radios tudo dentro da potencia certinha os meus concorrentes deitavam e rolavam com krazer da epoca de 1w.

    Hoje eu tenho uns 30 roteadores (inclusive o greatek 1w citado) que fui comprando só para ver tentar achar um que realmente tivesse força e desempenho para usar quando necessário, e para minha surpresa o unico que se mostrou realmente merecedor da medalha de ouro foi esse:
    http://www.link1.com.br/images/produ...W141_1_web.jpg
    N 150 L1-RW141

    Esse roteador fez tanto sucesso que ele ganhou ate mesmo do modelo superior a ele do mesmo fabricante de 3 antenas, chipset broadcom e sem etapa secundaria de amplificador de RF, pois a antena é ligada diretamente ao chipset.

    A discurssao é interessante, só acho que o Amigo Rubem deveria resumir melhor sua opnião, pois ninguem quer uma aula de Eletronica e simplesmente saber se o trem presta ou não.

    E assim a vida rola... um salve ao Rubem e ao amigo da Hilux.

  13. #13

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Concordo com os dois engenheiros do topico, o da Toyota e o Rubem estão empatados, mas concordo muito com o da Toyota porque eu sempre quis ir pelo lado da teoria e de fazer tudo certinho e só me fu***** enquanto eu comprava antena homologada e radios tudo dentro da potencia certinha os meus concorrentes deitavam e rolavam com krazer da epoca de 1w.

    Hoje eu tenho uns 30 roteadores (inclusive o greatek 1w citado) que fui comprando só para ver tentar achar um que realmente tivesse força e desempenho para usar quando necessário, e para minha surpresa o unico que se mostrou realmente merecedor da medalha de ouro foi esse:
    http://www.link1.com.br/images/produ...W141_1_web.jpg
    N 150 L1-RW141

    Esse roteador fez tanto sucesso que ele ganhou ate mesmo do modelo superior a ele do mesmo fabricante de 3 antenas, chipset broadcom e sem etapa secundaria de amplificador de RF, pois a antena é ligada diretamente ao chipset.

    A discurssao é interessante, só acho que o Amigo Rubem deveria resumir melhor sua opnião, pois ninguem quer uma aula de Eletronica e simplesmente saber se o trem presta ou não.

    E assim a vida rola... um salve ao Rubem e ao amigo da Hilux.
    LoL
    Realmente o que você disse tem bastante sentido...
    E aprendi muito sobre frequências depois deste tópico.Desculpa ao Rubem mas ele vive muito na exata. Bobagem, o esquema é práctica.
    Gpstei

  14. #14

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Dá pra resumir que tudo que é potente terá distorção.

    Amplificador de áudio ou de RF vai ter mais distorção que um circuito sem ele no caminho, e a distorção só aparece quando a potência de saída chega meio perto do limite.

    O problema de circuito sem eles é potência baixa, coisa tipo 10dBm em MCS7 num roteador de mesa (E talvez 14dBm em MCS0).

    Se resumir "Toda potência alta trás distorção" pelo visto não adianta nada, já que todo dia tem trouxa comprando roteador que promete 1000mW, pra usar em ambiente minúsculo com só 2 paredes no caminho. Resumir pra consumidor leigo pelo visto não adianta nada, todo mundo devia estar careca de saber que não tem como afinar a voz enquanto grita então não tem como ter distorção baixa com amplificador em alta potência.

    Olha o tamanho de um amplificador de 30dBm, aquilo tem 2x2 mm, até uma mosca é maior. Um chipset com etapa de RF integrada tem coisa muito maior, 15x15mm, seria bem fácil caber uma etapa de 30dBm de potência neles. E... eles tem, os mosfets na litografia são enormes, é um circuito que poderia fácil passar muito dos 20dBm, mas o fabricante DO CHIPSET limita via software a potência baseado JUSTO no ruído, tá cheio de chipset QCA limitado a 10 ou 12dBm no maior data rate, mas que internamente tem circuito de potência que poderia passar dos 20dBm.

    O problema de roteador sem amplificador é com o consumidor, ele é que ACHA que precisa alta potência e não compra roteador que promete só 12dBm, ele ACHA que um que fala em WATTS de potência vai resolver tudo sozinho, justo por preguiça de usar a teoria antes da prática, não precisa NEM testar pra saber que na potência mais alta vai ter distorção (E portanto perda de pacotes), o teste é só pra medir o PERCENTUAL de erros, mas erros pra cacete vai ter, nem precisa testar nada na prática pra saber que vai ter erros aos montes.

    Link1 é da Unicoba, ela nunca teve linhas populares, nunca se focou em produtos baratos e chinfrins mas que vendem aos milhões, acho que a única coisa barata da Unicoba que vi nos últimos anos é esse roteador RW131:
    http://www.kabum.com.br/produto/6062...131/?tag=RW131

    Ele tem o mesmo chipset no RW que tem 2 antenas, mas o modelo com 2 antenas quase chega a R$ 110! E uma antena de 5dBi não custa tudo isso, logo, o circuito não é igual apesar de ter o mesmo chipset (Ou pelo menos da mesma linha. A maioria dos chipsets baratos suporte 2T2R hoje, alguns até 3T2R, usam eles no roteadores de só 1 antena porque não tem chipset mais barato).

    O que esse modelo tem: Antena plugada direto no chipset.
    Mas... ele tem um VRM (Modulo regulador de tensão) bem pobre, algo tipo um LM117 da vida, é um CI dedicado com capacidade muito baixa, algo tipo 3W, sendo que o chipset poderia passar de 3W se enchessem o firmware de firulas (É chipset que suporta até USB!). Pra evitar esse problema então o firmware não tem nada tão avançado, assim se garante que nunca terá consumo alto, e logo nunca terá ripple na alimentação, portanto os pacotes de RF saindo a 14dBm rumo a antena serão com distorção baixa.

    No modelo com 2 antenas também não tem amplificador entre chipset e antena, mas como o chipset tem mais features (E processador MIMO gasta muito mais processamento), o VRM é muuuuuito mais complexo, é CI dedicado mas é um mais potente, se tivessem usado o mesmo VRM do RW131 teria ripple na linha de alimentação, que geraria erros na CPU, na RAM, até na gravação e leitura da ROM, e geraria distorção harmônica aos montes na saída de RF, talvez mesmo limitando a 4 ou 5dBm de potência ainda teria distorção demais.

    E ripple não é teoria, ripple é justo prática, tem que meter um osciloscópio na linha de alimentação e ver a tensão DC, ver como o ripple sobe e desce conforme o consumo (Que depende do uso da CPU, e das transmissões de pacotes). DIZER que prefere a prática mas nunca medir ripple é no mínimo piada, ripple não é previsível, tem que medir pra ver qual o nível, e pra ver que percentual de erros ocorrem com cada nível de ripple. Isso geralmente só é feito na fase de projeto, se colocar o chipset com 18dBm de potencia em MCS1, e isso resulta num gasto que gera ripple de 5% no VRM em teste, e esse ripple resulta em mais de 10% de perdas nos pacotes, se testa 17dBm de potência então, caso com isso a perda de pacotes fique abaixo de 10% (9% é ruim mas não é 10%) o firmware limitará a essa potência, isso é prática mas seria burrice só fazer isso sem saber o motivo, e o motivo é bem simples, qualquer 1dBm na potência de saída muda o consumo, e mudando o consumo muda o ripple na alimentação. Uma coisa que o fabricante nem sempre testa nessa hora é usar o circuito em temperaturas tipo 50°C, comum dentro de roteador nalgumas casas do Brasil.

    A Linksys usa amplificador em potência baixa e limitada no mesmo nível independente do data rate por isso, em protoboard se testa o circuito do amplificador pra definir como poderia usar no mundo real, chegando a 60°C em caixa hermética no sol. Se definir que ele opera com 20dBm com distorção harmônica de 0,1% até com ripple de 5%, ele será usado em todos os projetos limitado a 20dBm, por mais que poderia ser usado a 28dBm nalgum data rate baixo. Nesse mesmo sistema em protoboard se testa o VRM, se a 60°C e com consumo de 6W ele chega a 5% de ripple, então ele será usado só em conjuntos com consumo inferior a 6W, por mais que ele poderia ser usado em circuito que consome até 8W no mundo da fantasia a 25°C.

    Se por acaso nalguma etapa do projeto se topa com um chipset e firmware que tenham picos de 7W de consumo, se tiver como capar algo do firmware pra limitar esses picos a 6W esse VRM será usado, senão vão ter que achar outro. Essas features removidas ou limitadas uns firmwares alternativos colocam de volta e as vezes dá merda por isso, o fabricante vende uma solução hardware+software, mas um DD-WRT da vida venda só um software sem muitas garantias, que na prática as vezes só funciona sem travamentos no mundo da fantasia a 25°C, ou onde a fonte está numa temperatura tão baixa e por isso não tem ripple.

    Enfim, não adianta falar em prática quando se testa em cima de mesa em ambiente com ar-condicionado ou ventilador, ou a mais de 1m da parede mais próxima, ou com 4 paredes de tijolo 8 furos de parede fina, com cimento de reboco feito com areia de solo de percentual ferrífero baixo, isso é um mundo muito diferente de um cafofo a 40°C (A varanda de casa chega nisso em dia com vento, imagina sem), com parede de tijolo deitado ou maciço, com várias camadas de tinta e com reboco grosso com argamassa fina no meio, e talvez com azulejo, e com o roteador a 20cm de uma parede assim que refletirá de volta pra antena em nível altíssimo o que acabou de ser transmitido.

    Se é pra testar na prática tem que testar direito, pra MIM até um Gothan lixinho de R$ 35 resolve, mas é uma situação muito específica que não se repete em mais que 0,001% dos usuários, o uso comum do usuário é bem diferente, metade dos problemas são por deixar o firmware todo no default, e a outra metade é por não conhecer a teoria, tipo não entender que data rate alto exige sinal alto, que data rate alto geralmente tem potência baixa, que ver nível de SSID não adianta NADA quando o pacote OFDM transmitido logo depois vem com sinal mais baixo, que o ripple de uma fonte ruim com bom capacitor aumenta quando um pico de consumo passa dos 40ms (Ou seja, o preâmbulo do pacote é transmitido em modulação naturalmente mais legível, e no começo do consumo o ripple do VRM será baixo já que o capacitor está carregado, mas hora que o tempo passa e chega no meio do pacote OFDM sendo transmitido a carga ociosa do capacitor acabou e portanto agora ele está repassando todo o ripple, o pacote OFDM terá perdas do meio pra frente, enquanto o cabeçalho inicial dele (Preambulo e cia) serão SEMPRE legíveis). Enfim, sem conhecer os detalhes do protocolo não tem como entender os problema práticos que ocorrem, esse que citei do preâmbulo ser mais legível que o meio do pacote OFDM não tem nada de teoria, é pura prática, o consumo aumenta por um período maior que o capacitor do VRM aguenta (Porque na prática a capacitância em cada frequência muda conforme temperatura e idade, não tem muito a ver com o valor nominal escrito no componente) e então o ripple surge só depois de uns milissegundos de consumo. Alias, essa questão de capacitância incorreta pro consumo (Consumo variável com capacitor fixo) é o que faz as fontes chaveadas terem ripple diferente a cada consumo e cada temperatura, a maior burrice de uns "técnicos" é justo achar que fonte de potência mais alta terá DC mais limpa, mas SE eles apreciassem a prática como dizem, verificariam o ripple em cada faixa de consumo, é fácil um consumo de 5W numa fonte 12V 1A gerar ripple de 4%, mas numa fonte 12V 10A é bem fácil também esse mesmo consumo de 5W fazer a fonte ter ripple de 6%. Se for por falta de osciloscópio pra ver isso é só ler a teoria do surgimento do ripple, não dá pra estimar facilmente algum valor (Com precisão) mas dá pra ter CERTEZA que uma fonte com consumo percentual baixo demais terá MAIS ripple que numa faixa de consumo razoável tipo 30 a 70% da capacidade, e isso de novo não é teoria mas sim prática, a maioria das fontes tem ripple demais só quando o consumo sai dessa faixa, só que sempre tem aquele zé-oreia com Bullet2HP configurado a 30dBm, sendo alimentado sozinho por uma fonte 12V 10A, pra esse tipo de tapado não adianta resumir porque já tem a info resumida na ficha técnica mas o burro não leu, na ficha técnica consta que o aparelho consome 8W, então porque alguém seria besta de usar uma fonte de 120W se o aparelho consome 8W? Só se o sujeito for tão preguiçoso que nem leu a ficha técnica (QUE É RESUMIDA!!!) do equipamento.

  15. #15
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Teste Realizado com Greatek VS LinkSys AC1200

    Realmente a quem não tem noção de eletrônica, elétrica e/ou informática, ops faltou a mecânica e não têm nenhuma intenção em entender o assunto é besteira a teoria que o nosso amigo Ruben tenta explicar aos leigos. Infelizmente é isso, estudamos anos, tentando entender como é a "coisa" no campo e vem meia dúzia de "idiotas" desmerecendo os nossos estudos. Desculpem se "tomei as dores", mas por ser técnico formado em 1984 e ter trabalhado desde então no setor de difusão RF e ter trabalhado nas áreas consideradas "segurança nacional" onde somos vasculhados até... (orgãos ou autarquias públicas e empresas privadas).

    Em alguns países, aulas práticas de física, mecânica, eletrônica, química são obrigatórias além de noção de contabilidade, primeiros socorros, e trânsito ainda no ensino básico( fundamental II e médio). Física, química e trânsito fazia parte do calendário aqui no Brasil. Estes futuros acadêmicos entram na faculdade muito mais preparados, não ficariam emperrando praticamente o que aprenderam ou não em 12 anos anteriores além de diminuir a desistência dos alunos que é um fator problemático neste país. Digo isso, por que tenho dois filhos ambos universitários e o rapaz está fazendo automação e controle, e a moça farmácia onde a cabeças deles chegam a "fritar" meio que reprisando anos anteriores nos primeiros meses, daí em diante começa o curso de fato além de sofrerem com as greves, cortes de recursos nas universidades públicas.
    Na minha época, estudantes (UNE, UNES etc) fazíamos movimentos para melhorar o nível de conhecimento que já era considerado baixo e foi abafando desde a era FHC, acentuando com a era PT, das poucas que tenho saudade. Foram os estudantes e alguns professores que mais lutaram contra o regime militar, Collor foi deposto por conta dos movimentos estudantis que cercaram Brasília, revolução de 1932 culminou com a morte de 4 estudantes pelo regime de Vargas.

    Qualquer roteador doméstico é calculado para cobrir um raio de 15 a 20 metros com barreiras e alguns fabricantes de celulares em 4 metros e tendo uma boa localização não precisa mais do que 17dBm( 50 mW) irradiados, etapa de RF têm no máximo 10 a 14 dBm. No meu caso, tentei reduzir a potência mas diminui por algum erro no software(acho) a sensibilidade em Rx e o melhor que achei foi o Krazer mas não conectava os motorola depois ela pifou.