Bom dia pessoal. Comecei a ler sobre o procolo BGP, AS e sobre os PTTs por curiosidade. Eu fiquei com algumas dúvidas, se alguém puder me dar uma breve explicação ou me passar alguma documentação que eu possa ler, eu agradeceria.

1) O PTT nada mais é do que um ambiente onde se encontram os PIXs, correto?

2) Um PIX é uma empresa que fica na "borda" da internet? como se fosse uma ultima camada da rede?

3) O tipo de link mais usado nos provedores, é contratarem o transporte (via fibra) entre o provedor e uma empresa de comunicações, essa empresa geralmente é um PIX ou está conectada a um PIX por meio de outra empresa, ou até mesmo usando a infraestrutura (fibra ótica) dessa própria empresa (por exemplo, o provedor se conecta a empresa X em Santos/SP, essa empresa X possui cabeamento ótico até o PTT em Campinas/SP (Provedor >Empresa X (PIX)) ou ainda, a empresa X em Santos/SP se conecta por fibra até a empresa Y em Sorocaba/SP e essa empresa Y se conecta até o PTT em Campinas (Provedor > Empresa X > Empresa Y > Empresa Y (PIX)), levando o próprio tráfego e o tráfego da empresa X) , correto?

4) Usando o PTT de Campinas/SP como exemplo, existe o PIX da Fasternet, supondo que existam 10 provedores na região que são clientes dessa Fasternet, as conexões deles "se afunilam" até o PIX em Campinas, mas como as conexões chegam ao PTT SP? O próprio PTT faz as interconexões até o PTT SP, ou a conexão vai por meio de outro PIX, no caso, o PIX Ascenty por exemplo?

5) O que é o IP Trânsito?

6) Um provedor em Sorocaba/SP, que queira se conectar diretamente ao PTT Campinas, sem intermédio de nenhuma empresa, precisaria passar um cabeamento ótico (seria inviável, só estou usando como exemplo) saindo do provedor até o PTT em Campinas, (então ele seria um PIX?), chegando em Campinas ele se conecta ao PTT, e usando a resposta da pergunta 4, chega ao PTT SP, e quando um cliente desse provedor solicita o Google no navegador, a conexão vai indo de PTT em PTT até chegar aos servidores nos EUA?

7) Usando o caso da pergunta 6, esse provedor teria banda livre (aprox. 1Gbps por fibra) (exceto pelo limite técnico da fibra e pela capacidade dos outros PIX)?

8) Tirando o custo da infraestrutura (cabeamento, roteadores e etc), para um provedor se conectar diretamente a um PTT, os custos seriam apenas do ASN (2 ou 3 mil, não lembro)? Ou é necessário pagar algo para os outros PIX para utilizar a rede?

Obrigado.