+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Open wrt para roteadores

    Prezados, boa noite,

    Uma pergunta que para quem tem uma longa vivencia nisso pode ser boba, mas pra quem esta começando......
    Seguinte, ja vi em varios tópicos e também ja vi ao vivo o tal do OpenWrt que instalam como software alternativo nas CPE's (Wonms, NanoLoco...etc...). Ao que percebi geralmente quem faz isso busca, ou destravar as CPE'S ou recursos extras disponibilizados por esse softawre que o original da CPE não tem.
    Bom, minha pergunta é a seguinte:
    - Eu gostaria de saber se tem uma versão dele para os roteadores, mais especifico que funcione com esses 2 modelos:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tl-wr720n-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ena-wrn150-_JM

    Minha intenção na verdade é a busca pela padronização. Obviamente gostaria de saber, caso exista, se alguém ja usa, se funciona redondo ou tem bugs...sabem,..... relatos de como é o comportamento do hardware após a alteração...

  2. #2

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    o dd-wrt é desenvolvido em cima do open-wrt.

    No Tp-link 740N ele aceita. Jà o 720 não está na lista do dd-wrt, mas creio que as diferenças não devem ser tão marcantes a ponto de incompatibilizar, já que a série 700 da tp-link parece ser tudo igual.

  3. #3

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    o dd-wrt é desenvolvido em cima do open-wrt.

    No Tp-link 740N ele aceita. Jà o 720 não está na lista do dd-wrt, mas creio que as diferenças não devem ser tão marcantes a ponto de incompatibilizar, já que a série 700 da tp-link parece ser tudo igual.
    ok...mas alguém ja usou pra poder opinar?? gostaria que fosse, no minimo, igual ao programa original em termos de funcionalidade.. na verdade o que procuro, como disse é padronização, como o que mais tamos usando são esses dois que passei acima me incomoda usar um softare em um, outro no outro...dai faz DMZ de um geito em um, de outro no outro...entende...gostaria de algo que fosse padrão.PORÉEEMM...queria saber se alguém ja usou e como funciona.

  4. #4

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    ok...mas alguém ja usou pra poder opinar?? gostaria que fosse, no minimo, igual ao programa original em termos de funcionalidade.. na verdade o que procuro, como disse é padronização, como o que mais tamos usando são esses dois que passei acima me incomoda usar um softare em um, outro no outro...dai faz DMZ de um geito em um, de outro no outro...entende...gostaria de algo que fosse padrão.PORÉEEMM...queria saber se alguém ja usou e como funciona.
    Tem gente que não gosta do dd-wrt... Ele acaba sendo bem complexo em relação aos firmwares mais comuns do mercado.

    Mas é só questão de aprender onde está cada funcionalidade...
    Vou ser franco. Sempre tive dificuldades com o dd-wrt por causa do suporte. O dd-wrt precisa aprofundar mais um pouco o conhecimento e normalmente quem faz instalação não está aí para isso, por mais que se explique eles acham difícil.
    Basta não sair e já condenam. Se eles mudam algum parâmetro se perdem todo. Sinal de que não entenderam o firmware.

    Funcionar vai funcionar sim e sempre muito melhor que firmware capado como diz o @rubem . O que tem de recursos é impressionante. Tem até uma versão do dd-wrt para instalar num pc como servidor pelo que vi no site deles.

    O negócio é experimentar. Instalar e depois treinar bem o pessoal do suporte, coisa que não conseguimos aqui. Como em todas as áreas os subordinados são muito resistentes a mudanças.

    O Open-wrt nunca usei, e até onde eu saiba ele não tem uma interface gráfica, tudo por linha de comando...

  5. #5

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Valeu pela explicação

  6. #6

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Só um detalhe, o Open-WRT tem interface, não sei se todas as variações tem, mas até onde eu tenha usado todos os BackFire e Kamikaze tem interface. BarrierBraker não lembro de ter usado.

    Talvez dependa dos módulos a carregar. Pra alguns aparelhos alguém já fez uma imagem funcional e completa, mas pra aparelhos poucos comuns (Intelbras, Greatek, Gothan, etc) é provável que tenha que carregar em partes, primeiro o bootloader, e depois, a partir dele, puxar o resto via linha de comando. Se precisa disso eu já desisto na hora, toda vez que tentei levei dias pra sair de um roteador apenas com prompt, até conseguir receita de bolo pra instalar módulo adicional (Interface web, geralmente).

    (Pessoal passa muito dado sobre firula superficial tipo acender led, mas pra adicionar módulos muitas vezes tem que ir no site do desenvolvedor do modulo procuram fórum lá, com alguma dica específica pra aquele modulo (Um --s ao invés de um usual -s, por exemplo))

    Meu problema sempre foi achar imagem meio pronta pra cada AP. TP-Link tem 4 a 9 versões por modelo, hardware V1 a V9 são entre 80 e 100% diferentes (Só a caixa é a mesma), com a brincadeira de não olhar isso já precisei mandar Open-WRT pra muito roteador via serial/jtag, tenho um Pentium 3 e um Duron950 com Win2000 só pra essas emergencias (Consertar as cagadas feitas via browser ou ssh/telnet).

  7. #7

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Obrigado Rubens

  8. #8

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Então Rubem, este negócio de ficar perdendo tempo não serve para provedores. Se for para pesquisador tudo bem.
    .
    Tem outro que se propõe atuar como interface do open-wrt. É o x-wrt e eles dizem ser dirigidos ao usuário final.

  9. #9

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Hoje tem muito roteador barato, também acho que não compensa.
    Mas já houveram tempos em que um roteador com modo cliente custava R$ 100 pra cima, mas DIZIAM que um TP-Link (340, 341, nessa época) de R$ 65 com outro firmware funcionava. Comprando 10 unidades foi uma economia de R$ 350, compensou ficar algumas noites testando imagens até achar acho que um DD-WRT (Acho, não lembro) que tinha modo cliente.

    (Mas obvio que a lei de Murphy não facilita as coisas, se algum roteador vai sair de linha, será aquele que você já domina, nunca mais encontrei aquele modelo a venda, e assim foi com quase todo roteador de mesa ao longo dos anos, comprava alguns e achava ruim: Ele continuava no mercado. Comprava alguns e achava ótimos: Nunca mais aparecia no mercado pra comprar denovo)

    Hoje talvez compense em empresa que te contrata pra coisa boba tipo "bloquear o facebook", geralmente caem no papo de outros zé-oreia e compram roteador de R$ 300 da DLink ou Multilaser achando que alto preço significa estabilidade ou mil funções, pagam por porta USB mas não usam, pagam por wifi de 3 chains mas querem que o troço atravesse 10 paredes aí você se obriga a deixar em modo B, enfim, fazem besteiras cuja solução mais barata é trocar firmware (Lixinhos nacionais (Multilaser e cia) nunca tem firmware alternativo, mas coisa mais popular tipo Dlink, TPLink, Netgear, Buffalo, pra esses sempre tem algo no site da open-wrt). Quando dá, eu coloco RB2011, RB751 2hn, ou algo mais rustico, mas... difícil convencer leigo que Dlink ou Multilaser são um lixo que não serve nem como encosto de porta já que os pézinhos de borracha escorregam no chão.

    Ah se fosse simples colocar RouterOS num TPLink da vida, os chipsets e memórias são os mesmos, eu usaria apenas RouterOS.
    (Mas morre a possibilidade de firulas tipo USB, botão WPS, leds, etc, dificilmente a MK liberaria dados sobre como lidar com as portas GPIO e modulos diversos, não é opensource como o open-wrt)


    Olha que curioso, mal cliquei pra enviar o post e o podcast que estava ouvindo (Opencast) falou do www.librecmc.org , um firmware alternativo pra colocar num Atheros 9K e rodar como um Office online, é um Libre-Office rodando num Mips. Pra ver como esses chipsets Mips baratos são versáteis. O usuário final é que faz mal uso (Não usa, deixa no default) mas os bichinhos são poderosos. Até 2004 ou 2005 empresa tinha que colocar 486 com Coyote linux (Gastando R$ 50 em eletricidade todo mes) pra fazer o que hoje se faz com roteador de mesa de R$ 100, sob esse ponto de vista vale a pena se aventurar com Open-WRT (Pra prestador de serviços. Usuário final sei lá se recomendo alguma coisa além de deixar de ser usuário e virar admin)

  10. #10

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Hoje peguei um tp-link 741 com dd-wrt que estava parado porque o instalador disse que não conseguiu fazer funcionar no cliente.

    Perdi uns 30 minutos para relembrar "onde estava o quê", e pronto, saindo para a internet.
    Praticamente embaixo da torre, anteninha de 2 dbi e sinal -72..
    Fui testar um download do Kurimin e batia em 6 a 7 mega com o radinho configurado em b/g.
    O bom do firmware é que ele nos dá informações consistentes.
    Com este sinal ruim e anteninha deu estabilidade para estes 6 a 7 megas.
    Mas quando se vai olhar a aba de administração, mostra lá a quantidade de pacotes perdidos. é muito grande.
    Então, se colocar ele numa instalação decente, eliminando estes pacotes perdidos, este tráfego deve subir mais ainda. O bacana é que ele me diz que o problema estava na anteninha de 2 dbi quando se analisa a perda no TX ou no RX.

  11. #11

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Uhm...
    Acho que vou acabar pegando um só pra brincar e fazer uns testes...se for fácil porque não.

  12. #12

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    amigo, tenho aqui quase que 900 router tp-link 740N, equipamento básico e atende muito bem a realidade das pessoas, ele tem pouco processamento, e Firmware original muito limitado, sempre usei o dd-wrt, open-wrt, tomato, gosto do dd-wrt ele transforma um raquítico router, router muscle poderoso, na qual fica limitado o conhecimento de quem opera, neste equipamento em especifico, tem bastante recursos, mas outros modelos mais potente tem coisas que agente só ver em router de ponto mesmo. Vc pode criar script IPtable, eu ti recomendo, caso tenha alguma duvida me add no skype netsouto

  13. #13

    Padrão Re: Open wrt para roteadores

    Tá aí. Não precisa de melhor depoimento... 900 tp-link com dd-wrt não deixa mais dúvidas sobre o desempenho.... O problema é esse mesmo, aprender a usar o firmware.