+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Olá Pessoal, minha primeira postagem no forum, espero não estar postando no lugar errado.

    Minha dúvida é a seguinte, quero fazer um ponto-a-ponto da casa da minha irmã para minha casa, dá uma distância de mais ou menos 3,5 km sem visada direta, mas eu olhei no mapa, tem apenas algumas arvores no caminho, nada de prédios nem fabricas rsrsrsr.

    Quero compartilhar um Link ADSL de 15Mbps. Oque vocês acham, será que com esse equipamento eu consigo fechar esse enlace?

    O equipamento que estou querndo é esse: Mikrotik Routerboard Lite5 Sxt 5ndr2 16dbi - Licenca Nivel 3

    Obrigado desde já pela atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Sem visada numa distancia dessas as chances de sucesso são mínimas, quase zero.

    Dá pra calcular se isso prestaria em teoria, se você der um mapa de relevo com arvores e cia no trajeto.

    Nesse caso seria interessante ir no LinkCalc e fazer o calculo com as 2 coordenadas:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx
    (Porque ele mostra o mapa de relevo entre os 2 pontos, ele exibe coisa grande como predio ou arvores antigas como parte do relevo do solo, é um bom ponto de partida)

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Obrigado Rubem pela dica, fiz o calculo utilizando o LinkCalc como você sugeril, e realmente a chances são muito baixas, segue abaixo o relatorio do LInkCalc, nao sei se interpretei bem, mas acho que não via dar muito certo não. rsrsrsClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto-a-Ponto.png
Visualizações:	961
Tamanho: 	132,1 KB
ID:      	59615

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Segundo esse cálculo até teria visada. Dá mesmo pra colocar uma estrutura pra ficar a 13m de altura?

    Se sim, essa linha amarela no calculo é a linha de visada, e teria ela limpa, com uns 20-30% da zona de fresnel limpa (Pra ter conexão perfeita teria que ter as 2 linhas azuis sem tocar o solo, pra conexão razoavel pelo menos a linha azul-claro devia ficar acima dos obstaculos)

    Com tal obstrução duvido que passe 15Mbps com equipto comum, mas talvez 5Mbps seja fácil, usando um par de SXT Lite5 você terá potência EIRP de uns 38dBm (Você marcou potencia de TX de 90dBm, mas o SXT só tem uns 22-24dBm conforme o datarate. E a sensibilidade de -90dBm só existe em MCS8, por isso a viabilidade deu um valor absurdo).

    Baseado nesse calculo, se não tem nada mais na frente, dá pra usar MCS8, largura de canal em 20MHz, com potencia de 24dBm (Vai ter 40dBm EIRP), usar ack-timeout de uns 5Km ou 60us. Assim deve passar uns 5Mbps.
    Poderia testar MCS9, também com largura de 20MHz, talvez consiga 10Mbps.

    Com MCS10 nessas condições duvido que tenha qualidade, SE tiver pouca coisas sólida na zona de fresnel daria mais de 15Mbps, mas pelo cenário me parece que vai estacionar abaixo dos 10Mbps.

    Enfim, só testando pra confirmar, quando a zona de fresnel está totalmente limpa dá pra ter certeza do que se consegue, mas com ela obstruída tudo depende do tipo de obstrução (Do quanto elas refletem), da distancia deles até a zona de fresnel. Se a realidade seguir o calculo então deve passar pelo menos uns 5Mbps, mas terá ping maluco tipo 4 a 20ms, pra navegação e p2p até serve. Se vai passar 10 ou 15Mbps só dá pra chutar, mas acho que não chega a 15Mbps não (E não adianta comprar antena maior, o que ajudaria seria erguer as antenas, erguer uns 3 ou 4m cada lado)

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    eu tenho um caso parecido com o seu, 3,6km so que com visada, usei o que tinha 1 antena de grade25 db aquario ligado a um bullet,e como ap uma wog 212 tive que baixar a pontecia de ambos ficou otimo, consigo passar os 15 megas de donwload e 1 de upload. a wog ta com 17 db de potencia e o bullet em 16dbm. o sinal chega aqui pra mim -52 cqc em 100% e noise floor -91, estava pensando em trocar tb por um par de stx ou wow mimo da intelbras, mais por enquanto ta suprindo.o que acham?//

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Só uma duvida esse SXT Lite5 ele eh Level 3, pelo que vi nos comparativos de level's de licença a evel 3 nao tem a opção wireless ap! isso eh mentira?

    Pois estou querendo fazer um Ponto a Ponto com esses equipamentos, 334 metros de distancia em linha reta com visada 100% livre. Sera que consigo esse ponto a ponto soh com os sxt?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Ele funciona para ptp, a licença level 3 ele permite configurar como bridge e a outra ponta como station, ai funciona normalmente o ptp, mas se quiser ligar dois stations nela, aí precisa ser level4 para ter a opção ap.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida - Enlace Ponto-a-Ponto com RBSXT 5NDR2 3,5 Km

    Olá Rubem, Obrigado pela atenção, fiz a alteração no dbm como você citou na ultima resposta, acho que não vou arriscar não, pode ser um investimento perdido rsrsrsr, não é nenhum link comercial, era só para compartilhar um link de internet, sobre a altura, eu tenho esses 13mts, tenho uma atena de 13mts em casa e na casa da minha irmão é um sobradinho, e o ponto mais alto tem mais ou menos uns 13 ou 14 mts.

    De todo jeito acho que não vou mecher com isso não, muito obrigado pela atenção. Ao demais que responderam meu tópico, obrigado pela atenção também .

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto-a-Ponto-02.png
Visualizações:	291
Tamanho: 	127,0 KB
ID:      	59628