+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Bom dia amigos, gostaria de ajuda de vocês para um problema que estou enfrentado, tenho algumas torres telescópica instalada em pequenos morros com alimentação por baterias e painel solar, o problema é que a duração da carga das baterias estão muito curtas e não sei como resolver, já troquei controlador, painel solar, instalei baterias novas e mesmo assim não consigo manter a torre funcionando mais que 4 dias sem que a bateria descarregue completamente.

    nessa torre esta instado os seguinte equipamentos

    Controlador Prostar PREC-H (12V, 10A)
    Painel solar Prostar PR40WP (40W, range voltagem 17.5V ~ 21.0V, range amperes 2.3A ~ 2.6A)
    Bateria estacionaria Freedom DF-1000 70A
    rádios instalado:
    BulletM2 + antena Omni 15dBi
    NanoBridge M5 + antena 25dbi (enlace)

    Obs.: Os dois radios sao alimentados com os PoE da imagem anexada.

    Amigos se poderem me ajudar fico muitíssimo grato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20150610_090804.jpg
Visualizações:	361
Tamanho: 	326,1 KB
ID:      	59612  

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Primeiro com esse painel vc não vai conseguir manter o sistema, vc vai precisar de pelo menos um painel de 140w. O que está acontecendo e que como seu painel é muito fraco mal esta conseguindo manter os equipamentos ligados aí quase não sobra pra carregarantir a bateria( isó se tvier sol o dia todo). Mesmo assim com essa bateria sua autonomia fica reduzida. Troque por duas de 150 a. Eu tenho varias torres com sistema totalmente solar e não tenho problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Siga os conselhos do @edergga e seja feliz. Tenho pop's aqui com dois painéis de 140 em paralelo e com 4 baterias de 110Ah para dar conta do recado. Com esse painel aí você não consegue segurar nem um rádio talvez.

    Att,

  4. #4

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Pra colocar na ponta do lapis o quanto esses paineis de 40W são insuficientes:

    Se bem apontados (Erguidos alguns graus pro norte) eles captam por 5 ou 6 horas por dia em capacidade alta o suficiente, 5 ou 6 horas dependendo da região do país, da época do ano e etc (Talvez 4 horas no sul, ou se posicionar mal os paineis).
    4x 40 = 160W
    5x 40 = 200W

    O Bullet M2 consome uns 5W, o NanoBridge M5 uns 6W (Digamos 5 a 6W cada), são 11W por hora. O dia tem 24 horas então 24 * 11 = 264W por dia!
    Ou seja, esse painel capta entre 60 e 100W a menos que o mínimo só pra alimentar o equipto.

    Mas o painel precisa captar mais, ele precisa captar o que o equipto consome, e mais um pouco pra armazenar pros dias nublados.

    264W em 12V são 22A, sua bateria de 70Ah duraria 3 dias sem sol. Como não está durando isso mesmo com sol, OU seu equipto está consumindo uns 7 ou 8W cada (6W.hora seria com trafego pequeno), ou a bateria já teve muitos ciclos de vida e perdeu capacidade.

    Fazer 200 descargas de 100% até 80% faz a bateria cair de capacidade de 100Ah pra 90Ah, mas fazer 20 descargas de 100% até 10% faz ela cair a capacidade de 100Ah pra 40Ah! Isso são ciclos de carga-descarga, na ficha técnica das baterias consta quantos ciclos (profundos ou superficiais) a bateria aguenta até perder digamos 50% da capacidade. Pra que um sistema solar dure a bateria não devia ser descarregada mais que uns 20% por dia (Se o consumo diário é de 22A, bom seria bateria de 100Ah ou maior).

    Painel que captura 400W por dia seria um de 85W em boa parte do brasil. Se está em local onde tem sobra (De arvores, morros), ou não tem como posicionar corretamente (Vide inclinação aqui) o painel opte por um de 100W mesmo, mas faça todo o possível pra posicionar o painel corretamente, isso dá 50W a mais de captação por dia (Que um painel jogado em cima de um telhado virado pro leste, digamos).

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Valeu pessoal pelas explicações, dessa forma passo a entender um pouco mais sobre a situação que estou passando, gostaria de saber de vocês se teriam algum fornecedor conhecido e seguro para a aquisição desses painéis.

  6. #6

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Boa Noite meus amigos! eu tenho 1 Placa de 140 + bateria freedom DF2500 + controlador 12/24 10A!
    equipamento na torre:
    02 rb912
    01 rb450
    01 groove ptp

    vou colocar mais 01 rb912 pra feichar outra localidade

    queria saber se vai suportar? ou pra mim nao ter dor de cabeça oq eu posso fazer pra melhorar?

  7. #7

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar


  8. #8

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Gostaria apenas de humildemente acrescentar um detalhe na explanação do Rubem.
    As baterias ditas 12V, por exemplo, devem operar de 13,8V (tensão a plena carga), até 10,5V (tensão de corte), quando 100% de sua capacidade terá sido utilizada, e é este o tempo que deve ser medido como autonomia da bateria.
    Como o comportamento das baterias não é linear, isto é, quando maior a corrente de descarga menor será a autonomia e a capacidade, não é correto falar em uma bateria de 100Ah.
    Devemos falar, por exemplo, em uma bateria 100Ah padrão de descarga 20 horas, com tensão de corte 10,5V.
    Esta bateria permitirá descarga de 100 / 20 = 5A durante 20 horas, quando a bateria irá atingir 10,5V.
    Outro fator importante é a temperatura de operação da bateria, pois sua capacidade e vida útil dependem dela.
    Usualmente as informações são fornecidas supondo T=25°C ou T=20°C, que é a temperatura ideal para maximizar a vida útil.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hudsonsantos00 Ver Post
    Boa Noite meus amigos! eu tenho 1 Placa de 140 + bateria freedom DF2500 + controlador 12/24 10A!
    equipamento na torre:
    02 rb912
    01 rb450
    01 groove ptp

    vou colocar mais 01 rb912 pra feichar outra localidade

    queria saber se vai suportar? ou pra mim nao ter dor de cabeça oq eu posso fazer pra melhorar?
    Conta simples:

    O painel solar capta por umas 5h, logo 5 x 140W = 700W

    A RB912 tem pico de 14W, a média deve ficar nuns 12W
    A RB450 nem fabrica a muitos anos, deve ser uma RB450G, esta consome uns quase 7W.
    Groove 52hppn consome 5W, o 5shon consome o dobro. Devia ter passado dados precisos.

    12+12+7+5 = 36W.hora
    Em 24h fica 36 * 24 = 864 watts

    E... seu painel capta só 700W.
    De cara tá faltando 164W.

    Se com esse equipto está aguentando, talvez tenha pouco mais de 6h de sol no angulo certo, ou o equipto não tem muito tráfego (Sem tráfego o consumo cai). Ou tem uma RB912 de versão de baixo consumo (Tem que passar modelo exato, ou ver na ficha técnica o consumo de pico), uma RB450 mesmo (Não uma 450G).
    Enfim, nem devia estar suportando como está, que dirá com mais uma RB912

  10. #10

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    E sobre tensão de bateria, 13,8V é MUITO pro Brasil, isso é temperatura pra 25°C.
    Pra o que temos no brasil é melhor ficar nuns 13,2V a 13,5V, não adianta ter 20°C de madrugada se de tarde tem 30°C, perder um percentual de capacidade nesse caso pode quase dobrar a vida útil.

    E a capacidade em C20 (20 horas) é bem diferente de 1 hora. No exemplo da bateria de 100Ah, em 20 horas ela entregará 100Ah mesmo, mas em 1 hora deve dar pouco mais de 55 ou 60Ah!!!!
    Então essa informação da capacidade REAL conforme a CORRENTE de DESCARGA é muito importante, bateria 7Ah de nobreaks as vezes dura 20 minutos com descarga a 7A por isso, a capacidade de 7ah é em 20 horas, em 1 hora dá pouco mais da METADE da capacidade!

    Fora que descarregar a bateria totalmente faz ela morrer rápido. O normal das baterias é ir pro lixo depois de 50 ou 60 descargas completas, mas se descarregar só 20% dura 500 a 600 descargas! Num sistema solar cada descarga seria um DIA.

    Uma bateria que é drenada quase completamente todo dia dura meio ano. Se usar bateria com cerca de 8x a 10x o consumo a bateria vai durar 4 ou 5 anos.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Bem é uma rb 450 simples! uso em 12v sem controlador!! a 1 ano ultilizei nessa torre bateria moura clean 150 sem controlador! 1 ano sem descarregar! Agora coloquei essa freedon de 165 com controlador de 10a meu medo msmo eh se vai aguentar a proxima 912! tbm pensei em colcoar 2 baterias de 115 freedon em 24 seria melhor?

  12. #12

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Se seu equipamento atual (RB912 + RB912 + RB450 + Groove 52hpn) está rodando com o painel atual de 140W, é porque eles estão com consumo baixo. 10W + 10W + 4W + 4W = 28W, em 24h dá 640W, e seu painel capta uns 700W.dia.
    Mas isso está por um fio.

    O problema não é com as baterias mas sim com painel, se ele capta só 700W.dia em dias de sol, você não pode consumir nada nem perto disso.

    Como já tem um painel 12V, seria mais em conta comprar outro 12V 140W, e em ambos serie usar nesse mesmo controlador. Vai ficar mais caro ao todo que se tivesse comprado um painel 250W 24V logo no começo, mas agora você não vende o painel 12V por preço que valha a pena.

    Se já tem uma bateria DF2500, é mais simples comprar outra pra colocar em série.

    Vai ter captura diária de 1400W, as 3 RB912 devem consumir 30 a 35W juntas, os 2 produtos menores uns 8 a 10W juntos, 38-45W.hora dá 912 a 1080W por dia, vai ter uns 300W excedentes (Não tem sol forte todo dia).
    Terá 24V 165Ah armazenados, uns 3900Wh armazenados, é energia pra 4 dias sem sol nenhum (Ou uns 6 dias de nublado comum no brasil, nublado mas não tão escuro).

    O que suspeito é que sua bateria gigante é que está segurando tudo, em dias de muito tráfego ela deve descarregar mais que o painel capta, e em dias de baixo tráfego e sol muito forte esse painal capta quase 800W no dia e dá uma equalizada, mas ficar assim por um fio é perigoso, se acontecer uns nublados bem na hora que o sol está no angulo certo é capaz de começa a acabar a bateria no fim da madrugada, e o sistema só religar lá pelas 9 ou 10 da manhã quando tiver uma carga mínima.

    Se já tem algum equipamento, compensa mais dobrar ele e passar a usar 24V, sai bem mais em conta que encostar ele e comprar painel 24V e outras 2 baterias de valor similar.
    (Tanto painel como baterias precisa ser iguais pra colocar em série, se colocar de valores diferentes (Paineis de 100+140W, ou baterias de 115 + 165Ah) tudo será limitado pelo MENOR, você não vai aproveitar o potêncial do maior que está em série, só do menor, é perda de dinheiro. Em paralelo (Manter tudo em 12V) pode colocar equiptos diferentes, mas... seu controlador 12V 10A já está no limite, 10A em 12V = 10*12 = 120W, e seu painel capta 140W, já está estuprando o coitado, se colocar mais um painel 100W em paralelo o controlador deve aquecer até derreter ou entrar mosfet em curto (E isso faz a tensão das baterias subir, leva meses pra danificar elas mas depois que danificar elas vão pro lixo, ao invés de durar 4 anos durariam 4 meses)

  13. #13

    Padrão

    Perfeito Rubens! muito obrigado mesmo! entao vou colocar outra placa de de 140 outra bateria da msma marca modelo, em 24v e controlador de 20a assim posso ficar despreocupado por muito tempo! entao seria como o modelo abaixo?!
    ** poderia me indicar qual tecnologia (MPPT ou PWM) de controlador comprar? melhor que seja apenas 24v e nao 12v/24?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sysdiag-connecting-solar-panels-ser.jpg
Visualizações:	359
Tamanho: 	98,3 KB
ID:      	62304

  14. #14

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Sendo 24V, ou 12/24V nada muda, a parte do rendimento e cia não muda, o sensor de tensão é rápido. Tanto faz.

    Sobre MPPT, ele é um conversor dc-dc, pra bateria ficar em 27V ele pega tensões desde uns 24V até 40V e converte com rendimento ótimo, é bom porque em sol fraco ele carrega bem as baterias.
    PWM exige tensão MAIOR que a das baterias, uns 0,5V ou mais, ele manda um pulso mais largo ou mais estreito conforme a corrente necessária, o rendimento é um pouco pior.

    Pena que MPPT custe muito mais caro, mas capta mais energia porque capta também quando o sol está fraco (Ou fora do angulo ideal).

    Nesse seu caso terá 24V 280W, tem energia de sobra, não vale muito a pena pagar mais caro por MPPT, os controladores PWM estão de bom tamanho.

  15. #15

    Padrão Re: Sistema de alimentação por Bateria e Painel Solar

    Agora ja esta completo minha decisão, muito obrigado pelas esplicaçoes e esclarecimentos! tenho certeza que nao terei mais problemas com essa parte!! Muito Obrigado msmo!