+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Olá, amigos!

    Qual material é usado dentro das tomadas telefônicas, parece silicone, mas não seca?

  2. #2

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    pasta ?

    cara deve ser aquela pasta que vai entre o processador e o coooler ,pra nao superaquecer

  3. #3

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Da tomada, ou da emenda linear ? Se for aquele azul clarinho, é um gel para proteger a emenda da umidade.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    não pode usar, silicone ele derrete tudo?

  5. #5

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Olá, amigos!

    Qual material é usado dentro das tomadas telefônicas, parece silicone, mas não seca?
    Rapaz, de que tomada especificamente você tá falando ? Nós não estamos entendendo, e cada um vai dar um palpite diferente. Tem como postar uma foto ?

  6. #6

    Padrão

    Costuma ser silicone industrial. Somente para passagem de cabo.

  7. #7

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Se é azul eu diria que é graxa de silicone, mas ela costuma escorrer com o tempo.
    (As outras graxas de silicone escorrem, azul nunca usei)

    Talvez seja borracha de silicone só que colocaram pouco catalisador (Por bobeira ou intencionalmente) aí não secou, tipo dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-1-kg-cat-_JM

    Função de graxa em encaixe de velas e conectores é evitar a capacitancia e reatancia parasitas criados por umidade, telefone não costuma sofrer com isso, mas é barato aplicar isso, mal não faz.

    (Graxa comum (litio, e a base de petroleo) tem indutancia parasita, e dependendo da distancia tudo a base de petroleo tem capacitancia parasita)

    No fim das contas tá todo mundo certo, silicone é, mas qual produto a base de silicone é uma incognita, graxa ou borracha de silicone com pouco catalisador podem ser usadas pra isso.

  8. #8

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Existe uma emenda para cabos chamada conector Bargoa geleado, que tb vem com esse gel.

  9. #9

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    É isso mesmo, eu gostaria de saber onde compra este gel. Tem gente que diz não entender, mas que o motivo é nunca ter visto a tomada e com Gel só há uma que eles instalam qnd pedimos uma linha... Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    Essa não pode, pois deverá causar isolamento e a net se fu! É mais um gel, acho que até usado em blocos bargoa!

  11. #11

    Padrão Re: Pasta dentro das tomadas telefônicas

    "Causar isolamento" não tem como, se prende o fio direito (Parafusando) e DEPOIS se aplica o gel.
    Se alguém for incapaz a ponto de não conseguir parafusar um fio direito, merece ficar sem conexão mesmo.

    Se for bloco bargoa, encaixa tudo e depois passa o gel por cima (Provavelmente melhor seria spray)

    No caso de telefonia, existe a corrosão galvânica num dos terminais do fio, um deles fica preto dependendo do tipo de fiação usada (Um FE-80, digamos), deve ter gente que achar que isso é culpa do ambiente hostil por isso usa:
    http://implastec.com.br/manutencao-r...ta-dieletrica/
    (Implastec faz pastas pra eletronica a pelo menos 20 anos que eu use, é bem confiável)

    Em ambiente normal, a única utilidade que vejo pra isso é evitar indutância parasita ou capacitância parasita, mas o que teria em 0,5cm de um fio até o outro seria coisa tipo 10nH ou 50pF, isso não faz muito efeito abaixo de 100MHz, e ADSL ou VDSL não usam frequências tão altas. No fim das contas isso só tem grandes motivos pra ser usado onde há muita corrosão (Construção nova com muito cimento na massa talvez acelere alguma corrosão, mas acho que precisaria ser uma mistura de fatores bem rara, corrosão galvânica em fio FE-80 sempre existiu e sempre existirá, depende mais de aterramento na central do que de gel apenas nas caixas.

    Eu confiaria na Implastec já que ela atende o mercado da eletrônica.

    Você encontrará graxa de silicone automotiva (Proteção contra corrosões), graxa pra mergulho (Lubrificação pra roupa de borracha, talvez motoqueiros com aqueles ridículos macacões de couro também usem, mas mergulhador usa porque não dissolve na agua), graxa automotiva pra isolamento eletrico (Use essa se encontrar! As vezes se usa vaselina sólida na entrada de cabos de vela, e cotovelos de vela, pra evitar saída de faísca rumo a uma eventual umidade condutora fora do cabo), e lubificantes em geral, que podem ter componentes a base de pretóleo que criarão capacitância parasita preocupante na fiação telefonica.

    Se for pra casas e empresas normal, não se preocupe muito, em ambiente normal um fio ruim leva quase 10 anos pra ter sofrer corrosão galvânica num dos terminais, e o gel apenas na tomada não evitaria isso.


    Se quer algo tão protetivo quanto, compre plastidip:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rias-cores-_JM
    Gruda como tinta ou cola vinílica, ou seja, é só puxar que sai. Mas enquanto não puxar não sai, não é solúvel em água nem é agredido por cimento ou calor.
    Um spray desse dura muito tempo. Existe colorido e existe verniz transparente, uma lata dá pra 1m² se for grosso, mas coisa rala pra não entrar agua e isolar até do ar deve render uns 2m², acho que daria pra pintar umas 10 placas-mãe ATX nos 2 lados (Eu testei uma e foi bem, igual Corrosion-X, não atrapalha o funcionamento da placa como outros aerosois oleosos tipo WD40 e cia atrapalham ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...icorrosivo-_JM ).