+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Sistema de Elevação para Antenas e Assemelhados.

    Idéias nós brasileiros temos de sobra, geralmente em todo o mundo, vem de nós do Brasil, mas lá eles tem investimento, aqui o povo não tem interesse em automatização, mas ela chega e chegando tira empregos, sim tira, mas quem quer empregos tem que se qualificar e se atualizar, é a lei da automação.

    Devido a experiência em sistemas de elevação, penso que podem ter sistemas de elevação para antenas, de modo por exemplo, nas proximidades de um temporal e de evitarem terem roubos, se possa agregar que as antenas fiquem fixadas em sistema de rolamentos, ou seja, tendo sensores que acusam as condições climáticas e de pessoas nas proximidades subindo na torre para efetuar o furto, o sistema faz com que o sistema de elevação entre em ação, fazendo com que as antenas sejam transportadas para dentro de um compartimento, que possua sistema de fechamento de dentro para fora.

    O tempo ou quem deseja retirar a antena, não terá acesso. Isto é um projeto de mecanismos, já que toda a torre é um conjunto de mecanismos rigidos, que podem ser estáticos ou dinâmicos.

    Tudo vai do que o dono da torre tenha desejo de fazer.

    Sou projetista de mecanismos, assim se alguém quiser inovar, criar, inventar algo, me retorne, vamos estudar a situação e, é lógico que tudo que desejamos temos que investir pouco, muito ou nada, isto vai da criatividade do projetista, em que se possa criar produtos que sejam viáveis ou não.

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    @TreiscBr , vou te repassar uma ideia pra proteção que me deram:
    - Anti-torção quadrado em torre triangular atrapalha pra caramba a subida na torre, então pra evitar roubos que tal algo tipo um anti-torção mas que possa ser removido por cadeado pra subida tranquila?

    Imagine alto tipo um guarda-chuvas invertido, com só 1 lado dobrável pra baixo, puxado por uma roldana 1m acima, e preso 1m abaixo da estrutura por um cadeado e corrente simples, de modo que aberto impeça a subida, mas chegando em baixo é só soltar o cadeado e a corrente, que o "guarda-chuvas de cabeça-pra-baixo" fecha e permite a subida.

    Aqui é difícil achar alguém pra subir em torre até pagando, que dirá achar ladrão, não tenho necessidade desse tipo de solução aqui na roça mas você pode elaborar um mecanismo simples e barato pra proteção, desarmável facilmente por quem tem a chave.

    (Cadeado e corrente uma segueta resolve, mas é só colocar 2 ou 3 dispositivos desse, cada um vai tomar uns 30 minutos do ladrão, desincentiva o roubo)

    Pessoal tem usado uma estrutura lá pelos 6m, com portinha e cadeado, mas... é tão reforçado que alguém com habilidade passa aquilo se pendurando na lateral. A estrutura abrivel que cito pode ser de aparencia frágil, justo pra desestimular a tentativa de se pendurar nela (E ela ceder), fora que algo desarmavel assim pode ficar a 30m e a 40m de altura, uma coisa é se pendurar em porta a 6m, mas a 30m de altura o ladrão deve pensar 2 vezes.

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Rubem. Legal, sua idéia, poderia fazer um croqui para poder ver o que é o seu projeto, assim falando é dificil entender, eu costumo fazer um desenho a mão, no paint brush (solução barata) do que em autocad ou solid works. Outra idéia é fazer a torre autoportante, já a estaida não dá certo, girar, quando o ladrão subir ela gira de forma a atirar o ladrão para fora, ele vai se desequilibrar e cair. Existem inúmeras idéias loucas, piradas e armadilhas, mas eu nunca vi alguém falar de alguma boa, só a sua veio de prato cheio, é mais viável e mais em conta, porém digo de novo: quem tem money e pensa em investir em automação gasta muito para ter tranquilidade, assim idéias absurdas existem, mas o povo brasileiro é pobre não tem money, já em outros paises voce vê no Youtube os americanos gastam muito para provar que os inventos são bons, aqui no Brasil o cara gasta dinheiro com carrões mas com protótipos de produtos da empresa dele não, é a tal da ostentação do status é o cartão de visita, mas o mundo interior do cara é ignorância pura, infelizmente no Brasil é assim, querem ganhar tufos e rios de ouro, mas investir ninguém investi não, já os estrangeiros (americanos), fazem coisas loucas eles tem cultura e money, por isto que o pais deles é de primeiro mundo, aqui somos tupiniquins estamos ainda no período do Brasil colonial, somos escravos de um sistema podre aonde o que impera é ser corrupto, próprio de povo latino, bem o mérito é procurar pessoas como voce quem tem massa cinzenta e pensa, já dos demais só pensam em futilidades ai ficamos remando no seco. kkkkkkkkkkkk valeu, manda um croqui. obrigado.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Aqui nesta cidade, os furtos ocorreram em equipamentos instalados nas cabines(transmissores de TV, receptores digitais, pcs etc). Os que estão instalados no alto não tiveram o trabalho de subir mas cortaram cabos e fios. O mais difícil é um policial atender ao chamado; começa dizendo que não tem viatura, depois se esquiva dizendo que não tem policial e não pode abandonar o posto ou que o seu seu superior não está na cidade e sem a autorização mas assim vai. Mas tive também ocasiões em que o atendimento foi muito rápido. Na semana retrasada eles derrubaram o muro e enfiaram um palito com super cola e o local é monitorado por sistemas de segurança por empresas do ramo. Não sai barato.

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Sr. Nilton. É a tal coisa, quem quer algo tem que comprar, investir e isto tudo é melhorar a vida dele. Eu, sempre digo o seguinte: pese numa balança os valores de sua qualidade, de um lado coloque pesos e do outro o que tu pretende ter, e busque o equilibrio da balança, mas ai entra a criatividade, ou o modo da pessoa achar sempre uma solução. Soluções existem, mas como tomar as rédeas, eu quando tomo uma decisão, penso um dia, dois dias, por que no dia a cabeça tá ruim, a gente tem que descansar o corpo e mente, para poder refletir o que seja de melhor. Quem responde no momento, é por que vem na cabeça coisas que não serão mensuradas e dá em erros, assim nestes casos, tem que planejar, colocar numa folha de papel quais são as variantes, os parâmetros para se chegar a uma solução plausível, ao invés de ir dando tiros para todos os lados, sem saber aonde tá o alvo. kkkk No caso de segurança, quais são as alternativas, assim no caso de um investimento que é de uma torre, é a tal coisa quem planta colhe, quem rega a horta colhe, mas quem quer por uma torre e só lucrar ai o cara tá pedindo demais, tem que investir, se pagou numa torre autoportante R$ 80.000,00 ele tem cacife para ter segurança, já do que coloca torre estaiada e gasta ai uns R$ 4.000,00 pensa que Deus vai proteger ele, isto é uma piada, o investimento em segurança é igual para ambas torres, apenas a estaiada que é de baixo custo, e é a que deveria ter segurança dobrada e investimento em segurança muito maior que a autoportante. Como disse, a automação tá ai, quem tem agulha na ponta da bala investi, quem não tem saia de ser provedor, tá no campo errado, procure outra praia.

  6. #6

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Não sei se consegui desenhar direito, 2 modo de erguer/abaixar o obstaculo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         protcao.gif
Visualizações:	242
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	59724
    Se for pesado não sei se é uma boa essa do cadeado servindo de trava, mas é mais barato que roldana.

    Usando cantoneiras 3/4 fica resistente o suficiente pra não dobrar quando alguém se pendura, mas chacoalha bastante a ponto de dar medo em quem tentar (E com um angulo tipo 25° é complicado conseguir segurar sem escorregar)

    (Pra cadeado não travar é só espalhar silicone barato depois de usar, veda e impede a agua mas quando puxar sai facil)

  7. #7

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    @TreiscBr , vou te repassar uma ideia pra proteção que me deram:
    - Anti-torção quadrado em torre triangular atrapalha pra caramba a subida na torre, então pra evitar roubos que tal algo tipo um anti-torção mas que possa ser removido por cadeado pra subida tranquila?

    Imagine alto tipo um guarda-chuvas invertido, com só 1 lado dobrável pra baixo, puxado por uma roldana 1m acima, e preso 1m abaixo da estrutura por um cadeado e corrente simples, de modo que aberto impeça a subida, mas chegando em baixo é só soltar o cadeado e a corrente, que o "guarda-chuvas de cabeça-pra-baixo" fecha e permite a subida.

    Aqui é difícil achar alguém pra subir em torre até pagando, que dirá achar ladrão, não tenho necessidade desse tipo de solução aqui na roça mas você pode elaborar um mecanismo simples e barato pra proteção, desarmável facilmente por quem tem a chave.

    (Cadeado e corrente uma segueta resolve, mas é só colocar 2 ou 3 dispositivos desse, cada um vai tomar uns 30 minutos do ladrão, desincentiva o roubo)

    Pessoal tem usado uma estrutura lá pelos 6m, com portinha e cadeado, mas... é tão reforçado que alguém com habilidade passa aquilo se pendurando na lateral. A estrutura abrivel que cito pode ser de aparencia frágil, justo pra desestimular a tentativa de se pendurar nela (E ela ceder), fora que algo desarmavel assim pode ficar a 30m e a 40m de altura, uma coisa é se pendurar em porta a 6m, mas a 30m de altura o ladrão deve pensar 2 vezes.
    Aqui a alguns anos roubaram algumas antenas da Embratel, subiram o Morro que tem cadeado e é particular com caminhão identificado e tudo se passando por funcionários da Embratel. Pagando é mesmo difícil de achar pessoal, mais para o que não presta sempre tem de sobra...

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Aqui os terceirizados das grandes telecom as vezes roubam fiação do sistema de iluminação, vem fazer algum serviço bobo e voltam pra casa com metros e metros de fiação cara no porta-malas, leva dias até alguém olhar pra torre a noite e notar que a iluminação está apagada.

    Bateria e rack reserva também somem, de local fechado a chave que só terceirizados de fora tem acesso. Complicado trabalhar com gente de fora que vem prestar algum serviço e sabe que nunca mais vai voltar.

  9. #9

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Rubem. Excelente teu projeto, o problema é o cadeado, mas podemos bolar algo que se ele conseguir puxar o cadeado, tudo venha a desabar sobre ele, tipo eu coloco um dente de fixação neste guarda chuva, quando a trava é solta a lingueta volta e o guarda chuva desce com tudo o cara vai ficar dentro do guarda chuva ai ele desce o guarda chuva desce com ele, vai ser hilariante, ou ele se joga para baixo ou vai descer com o peso do guarda chuva. Já para o dono da torre não acontecer isto e sabe deste detalhe a dica que vou dar não coloco aqui não, isto só para quem comprar este projeto de mim ou de voce, te passo a dica de como manter o guarda chuva e tu não se passar por ladrão. kkkkkkk

  10. #10

    Padrão Re: Sistema de Elevação Antenas e Assemelhados

    Sobre terceirizados se passando por funcionários da Embratel, é simples desvendar este mistério. Na hora que chegam, peçam credenciais, e documentos que provem que são da empresa tal, é lógico que alguém vai ter que virar fiscal e ter cara de pau, por que ai também pode levar uma surra, se os caras perceberem que voce "dono" vai chamar a policia, ai meu caro é 8 ou 80, ou se desvenda o mistério e apanha, ou tu manda um laranja e de longe registra a cena com um binóculo, grava a cena e já liga para a Policia, e vê seu laranja apanhar, se não fizerem algo pior com ele, ai meu caro eu não sei não aprendi a projetar um mecanismos contra ações pessoas de pessoas, mas podemos bolar do terreno ceder e estes serem engolidos pela terra, não é dificil não tenho projeto de como fazer o chão ceder e os ladrões cairem dentro de uma jaula. kkkkkkkkkkk