+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre oi velox

    Pessoal tenho uma duvida quem souber e poder ajudar agradeço.

    Liguei na oi pedir o velox só que eles me disseram que não há viabilidade para minha linha, que o técnico foi até a central e falou que a caixa está cheia não há portas.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre oi velox

    O equipto de onde sai a comunicação é a DSLAM, um roteador enorme com 96 a 300 ou 400 portas.
    Ele pode ser ADSL, de 64K a 1500Kbps.
    Pode ser ADSL2, até uns 12Mbps
    E pode ser ADSL2+, que pode atender até uns 24Mbps.

    Olha como o preço é camarada:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ota-fiscal-_JM
    Olha bem a descrição: 64 portas ADSL2+

    Ou seja, essa pequena fortuna serve pra apenas 64 clientes!

    As operadoras não são tão ricas a ponto de poder colocar centenas de DSLAM em cada central pra ter disponibilidade de portas pra todos os clientes em potencial.

    Por isso os provedores via radio cresceram tanto, eu mesmo só trabalhei com isso porque a Oi por aqui instala uma DSLAM de 320 portas a cada 3 ou 4 anos, e essas portas são preenchidas em meio ano, depois é fila pra conseguir porta.
    (Enquanto vai radio dá pra pendurar 20 ou 30 clientes numa setorial de R$ 1 mil... e tem zé-oreia querendo colocar 50 clientes numa omni lixo de R$ 150 com AP vagabundo tipo Greatek de R$ 130...)

    É muuuuuito normal não ter porta disponível em nenhuma DSLAM na sua central, o equipto é caro e só é acrescentado a cada X período de tempo, porque não precisa apenas mais DSLAM, precisa também mais link até sua central. Se sua central usa digamos radio digital de 144Mbps hoje e as ADSL já não são uma maravilha, pra colocar uma DSLAM de 256 portas pra atender 256 clientes de 2 a 15Mbps a Oi vai ter que aumentar esse link via radio digital pra uns 200Mbps, e por aí vai.

    (E ADSL tem velocidade que é menor conforme o cabo vai ficando mais longo, não tem como puxar um fiozinho de outra central mais distante (Vide: http://i.blogs.es/25bdea/grafico-dis...l/650_1200.jpg ))

    Se coloque no lugar da operadora e calcule quanto você precisaria investir em cabeamento e dslam, pra depois cada cliente pagar só R$ 59,90 por mês, o investimento inicial demora anos e anos pra se pagar, que dirá ter lucro.