+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Olá pessoal eu tenho 3 links da gvt de internet adsl, devido algumas queda constante por parte de gvt, resolvi colocar uma oi adsl de 15MB, o problema é que a Oi parece que não suporta várias conexões simultânea, coloquei o link da oi no load balance e quando desligo os outros link da gvt para a oi assumir simplesmente a não navega diferente do link da gvt onde uso 3 e se 2 cair outro assumi sem problema. então resolvi colocar só o link da oi direto no mikrotik modo bridge ou roteador funciona em algumas masquinas da minha lan-house e outras não navega fica tipo esperando conexão, e quando uso o link da oi direto no pc funciona normalmente. será que a oi esta limitando conexões simultâneas?? parece que não suporta várias resquisições..

  2. #2

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Percebir que os download funciona tipo o IDM continua baixando mas sites não abrem será que pode ser erro de dns??

  3. #3

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Mais Alguém???? Galera estou desconfiando de DNS pq uso o DNS do google e no link da oi fica resolvendo host, fiz uma persquisa fiquei sabendo que não é muito bom usar dns do googles pq eles não tem mais servidores brasileiros devido os EUA ter espionado o Brasil será que pode ser isso??? estou usando um programa namebench para procurar o melhor dns mas não estou conseguindo usar..

  4. #4

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Tem o GigaDNS nacional, 189.38.95.95 e 189.38.95.96, e tem os do RootServers, algum tem anycast no brasil tipo 192.5.5.241 ou 199.7.83.42 (Lista completa: https://www.iana.org/domains/root/servers , mas a maioria é anycast, o servidor que te responde é o mais próximo, um tracert te leva pros Eua mas o ping é em tempo baixo porque tem anycast no brasil), mas eles também tem seus paus as vezes.

    Problema de DNS geralmente é a rota até eles, a rota de Porto Alegre (Terra do GigaDNS) até você pode estar boa, mas pra mim no fim-de-semana ela estava ruim, na outra semana era o 199.7.83.42 que estava ruim.

    E o Google tem servidor anycast no brasil sim, o Namebench só é demorado, mas se esperar ele fazer o teste completo verá que os tempos de resposta no 8.8.8.8 são bem menores que o resto, não tem como ser mais rápido a não ser estando mais perto de você.
    (8.8.8.8 me responde em 80ms, 4.2.2.2 me responde em 320ms, fácil notar que está no brasil e quem está no outro lado de um cabo submarino)

    Sobre MK e Oi, não ví nenhum problema, em boa parte do brasil só existe a Oi (Faz 6 anos que não sei o que é internet de verdade, estou numa area onde só tem a Oi num raio de uns 800Km) e se usa MK normalmente, o problema deve ser alguma bobeira na configuração.
    (Autenticação que uso: [email protected] senha 12345678, ou [email protected] e senha brturbo)

    Faz meio ano que só estou podendo usar na Oi o 8.8.4.4, porque o 8.8.8.8 responde esquisito mesmo (Não fica sem navegar, mas...), provavelmente o PTT com GCC (Google content cache) mais próximo tem um delay extra no 8.8.8.8 que não tem pro 8.8.4.4, o NameBench não mostra nada de anormal).

    E por aqui o problema com a Oi é que ela SÓ PRESTA com várias conexões simultaneas. Algo simples tipo voip ou acesso remoto é um lixo inusável, mas se coloco um gerenciador de downloads com 20 instancias eu chego fácil na conexão contratata (Ou uns 80% dela em horário comercial).
    Não consigo usar o skype, mas p2p com 50 conexões simultaneas usa fácil uns 5 ou 6Mbps.

    E desconfie dos modens. Tem gente que ACHA que modem com wifi é "mais poderoso" e usa eles, mas... é uma péssima idéia, só põe um modem decente (A parte de xdsl é que deve ser boa, ter SNR bom) em bridge e seja feliz, sem essa de "modem com wifi é mais poderoso" (Idéia de noob... é só olhar o datasheet do chipset pra ver a porcaria que são os chipsets dos modens Telsec wifi e Technicolor wifi que a Oi instala, são é bem pobre, igual Dlink).

    Nas interfaces do MK tem o PPPoE client configurado certinho? Não é PPP client? Não lembro de nada diferente pra fazer com adsl Oi, é PPPoE normal mesmo, praticamente qualquer DNS ao menos navega.

  5. #5

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Eu tive um problema para fazer uma CRS125 conectar por PPPoE num ADSL da Oi, enquanto uma RB450G conectava normal.
    Na CRS125, a ÚNICA porta que conecta pppoe é a ether2. A razão eu não consegui descobrir qual é.

    Tenta trocar de porta. Não é algo que se recomendaria usualmente, pois "trocar de porta" é tipo uma sugestão de callcenter, mas nessa de não ter nem passado pela minha cabeça de que poderia ser a ether que não conectava, fiquei muito tempo sem usar na CRS125. Depois de um bom tempo, fui tentar denovo, e coloquei na porta ether2, só porque ela tava sbrando mesmo, nenhuma razão específica para escolher ela. Conectou. E dai que fui testando em outras ethers, nenhuma conectava, só a ether2.

    Estranho, mas tenta ai.

  6. #6

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Cara Simplesmente A OI não funciona se eu colocar no mikrotik ela autentica da internet por 10 segundos e pronta fica resolvendo host, o engraçãdo disso tudo por exemplo o gerenciado de download IDM posso pausar e iniciar que funciona normal problema mesmo é com WEB dai desconfiei poderia ser dns. no pc como cabo direto fica normal tanto em bridge como roteado, mas percebi que que eu abrir vários sites dá o mesmo problema de resoldendo host desconfio também que estou longe do armario a minha internet contratada é de 15mb e no modem mostra algo perto de 13mb

    snr acho que esta baixo

    Sistema
    Nome do Host GKM 1210 Q
    Versão do Firmware Intelbras 1.3.1
    Versão do DSP 2.8.1.6
    ADSL
    Modo ADSL G.Dmt ADSL2+
    ADSL Status ADSL2+, Iniciado.
    Velocidade de Upstream 1155 kbps (Interleave)
    Velocidade de Downstream 13709 kbps (Interleave)
    Relação SR de Upstream 6.4dB
    Relação SR de Downstream 6.1dB
    Contador de Reconexões 0
    Modem Ligado 22 min
    Hora 22 min

    Downstream Upstream
    Margem de SNR (dB) 6.1 6.6
    Atenuação (dB) 36.5 21.5
    Saída de Energia (dBm) 20.5 3.0
    Velocidade atingível (Kbps) 15168 1339
    Velocidade (Kbps) 13709 1155
    K (Número de bytes em frames DMT) 190 145
    R (Número de bytes com códigos RS) 8 10
    S (Número de códigos RS em frames DMT) 0.44 3.98
    D (Número máximo de interleaver frames) 64 4
    Atraso (ms) 7.09 3.98
    FEC 29302 4
    CRC 11 0
    Total ES 11 0
    Total SES 0 29
    Total UAS 0 0

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem o GigaDNS nacional, 189.38.95.95 e 189.38.95.96, e tem os do RootServers, algum tem anycast no brasil tipo 192.5.5.241 ou 199.7.83.42 (Lista completa: https://www.iana.org/domains/root/servers , mas a maioria é anycast, o servidor que te responde é o mais próximo, um tracert te leva pros Eua mas o ping é em tempo baixo porque tem anycast no brasil), mas eles também tem seus paus as vezes.

    Problema de DNS geralmente é a rota até eles, a rota de Porto Alegre (Terra do GigaDNS) até você pode estar boa, mas pra mim no fim-de-semana ela estava ruim, na outra semana era o 199.7.83.42 que estava ruim.

    E o Google tem servidor anycast no brasil sim, o Namebench só é demorado, mas se esperar ele fazer o teste completo verá que os tempos de resposta no 8.8.8.8 são bem menores que o resto, não tem como ser mais rápido a não ser estando mais perto de você.
    (8.8.8.8 me responde em 80ms, 4.2.2.2 me responde em 320ms, fácil notar que está no brasil e quem está no outro lado de um cabo submarino)

    Sobre MK e Oi, não ví nenhum problema, em boa parte do brasil só existe a Oi (Faz 6 anos que não sei o que é internet de verdade, estou numa area onde só tem a Oi num raio de uns 800Km) e se usa MK normalmente, o problema deve ser alguma bobeira na configuração.
    (Autenticação que uso: [email protected] senha 12345678, ou [email protected] e senha brturbo)

    Faz meio ano que só estou podendo usar na Oi o 8.8.4.4, porque o 8.8.8.8 responde esquisito mesmo (Não fica sem navegar, mas...), provavelmente o PTT com GCC (Google content cache) mais próximo tem um delay extra no 8.8.8.8 que não tem pro 8.8.4.4, o NameBench não mostra nada de anormal).

    E por aqui o problema com a Oi é que ela SÓ PRESTA com várias conexões simultaneas. Algo simples tipo voip ou acesso remoto é um lixo inusável, mas se coloco um gerenciador de downloads com 20 instancias eu chego fácil na conexão contratata (Ou uns 80% dela em horário comercial).
    Não consigo usar o skype, mas p2p com 50 conexões simultaneas usa fácil uns 5 ou 6Mbps.

    E desconfie dos modens. Tem gente que ACHA que modem com wifi é "mais poderoso" e usa eles, mas... é uma péssima idéia, só põe um modem decente (A parte de xdsl é que deve ser boa, ter SNR bom) em bridge e seja feliz, sem essa de "modem com wifi é mais poderoso" (Idéia de noob... é só olhar o datasheet do chipset pra ver a porcaria que são os chipsets dos modens Telsec wifi e Technicolor wifi que a Oi instala, são é bem pobre, igual Dlink).

    Nas interfaces do MK tem o PPPoE client configurado certinho? Não é PPP client? Não lembro de nada diferente pra fazer com adsl Oi, é PPPoE normal mesmo, praticamente qualquer DNS ao menos navega.

    Corretissimo. o DNS Google funciona 100%

  8. #8

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    o dns do google aqui fica com ping 21ms por enquanto estou usando ele sem problema, mas o problema mesmo é a oi vou ver se pego gvt em outra cidade para eu ter redundância, pq aqui na minha cidade a gvt só tem 1 armário tem média de ficar sem internet umas 3 vezes ao mês quando a gvt cai fica 1 a 2 dia fora é um absurdo esse é preço que pago por não ter link dedicado mas vou providenciar um logo logo só sair minha licença vou resolver esta questão..

  9. #9

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Boa noite pessoal... Caro Rubem, qual o modem para usar em bridge com uma conexão OI de 15 megas + mikrotik você indicaria ? Tipo: Marca, Modelo...


    Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Depende do nível de sinal.
    Os TP-Link TD8816 ou TD8817 servem bem mas exibem SNR levemente menor.
    Os Intelbras GKM-1220 servem.
    O Dlink dsl-2500e até que serve.
    Até um ZTE ou Telsec simples (Sem wifi) servem, também parece que são meio ruins de sinal.

    Não precisa nada especial no modem, ele só tem que ter um SNR bom. Meu ponto é que não adianta colocar um modem com wifi (E deixar wifi desativado) achando que terá mais processamento ou algo assim, o que dá qualidade pra conexão em bridge é muito mais o nível de sinal (SNR, especialmente) e qualidade da DSLAM, do que o modem usado (Foi-se o tempo que um lixinho Dlink DSL-500G V1 era o gargalo da conexão).

  11. #11

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    O problema aqui é a OI que é uma Bomba, com a gvt até 5 mega da gvt segura minha rede a oi se perde ja tentei com 5mb 10mb e 15mb, quando tém várias requisições ela fica resolvendo host e alguns pc da minha lanhouse funciona e outros ficam resolvendo host e depois inverte... outros tem acesso e outros não é como tivesse uma limitação de requisição tcp ou udp sei lá só sei que no mikrotik não funciona, já tentei com modem PACE da GVT, Dlink da gvt Sagecom powerbox Da gvt, technicolor da oi Sagecom Da OI Intelbrás. em modo roteado em bridge com wi-fi ligado e modem que se quer tenha WI-FI, com dns do google dns opem dns, dns da própria operadora a solução agora é brigar com a OI para cancelar o serviço.. não estou generalizando Mas a OI no Entorno de Brasília é uma bomba... obrigado a Todos...

  12. #12

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Estou em MT, só tem a Oi por perto (500Km é perto), minhas conexões vão todas pra BSB, tem muito problema de rota, toda semana algum problema, pelo tracert os problemas ficam pra frente de BSB geralmente, acho que a Oi tem uma rede saturada demais de BSB/GYN até SP/RJ (SP onde estão os hosts brasileiros, RJ onde sai via cabo submarino a maior parte dos dados internacionais, apesar de ter cabo submarino em Recife o trajeto geralmente é descer pra SP ou sul de MG, pra depois subir pelo litoral até Recife, não tem nada em linha reta BSB<>REC).

    Um problema bem comum aqui é falta de porta em dslam, não sei bem qual o jeitinho que dão mas umas portas ficam assim: Você pluga o telefone, e ele demora alguns segundos pra dar sinal de linha, esse tipo de linha SEMPRE me deu problema não só com Mikrotik, mas com vários roteadores discando. Como sempre tem ruído e sinal ruim, é instavel demais deixar qualquer modem como roteado, o jeito pra não ter travamento com alto tráfego nas empresas é colocar modem em bridge e um roteador discando depois. O problema é que nessas linhas (Que não dão sinal de linha rápido, que chamam de linha mestre) não pode ser roteador Mikrotik, Buffalo, Arruba, Cisco, Ubiquiti... só conecta se for lixinho barato da TPlink, Dlink, Intelbras, Gothan... ou se o Windows XP/7/8 discar (Até com Server 2012 discando tive problemas num super-mercado, não conectava, tive que deixar o modem roteador, e travava 3x por semana, e o único trafego era pra autenticação de NFE, e a toda noite um backup).

    Problema bem comum aqui: Você tem 2 ou 3 linhas, só pra internet (Quem usa telefone hoje?), pluga o telefone em uma e dá sinal de linha rapidinho, pluga ela no modem em bridge, o MK autentica rapidinho. Pluga o telefone na outra, demora a dar sinal de linha, pluga no modem em bridge, e o MK não autentica, pluga esse modem num Windows ou num AP barato, e autentica. Inverte as linhas e o problema segue a linha.
    Aqui é bem nítido isso (ADSL é lerdo, precisa mais de 1 pra ter um pingo de qualidade), linha-mestre é problemática com MK, ou dá esse erro de não conectar, ou cai e precisa desligar e ligar modem pra reconectar. Parece que é algum tipo de gambiarra feita pra atender usuário domestico, com modem roteado e pouca banda consumida (Até porque investir R$ 20 mil numa DSLAM de 200 portas, pra 300 usuário que pagam R$ 59,90 por internet de 10Mbps não é lucrativo).

  13. #13

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Cara acho que é bem isso mesmo que vc falou, pq ja usei a oi antes não tive esse problema só agora e a OI esta muito defazada com sistema dela.

  14. #14

    Padrão

    Resolvi o problema meio estranho mas funcionou bastou eu colocar o dns da OI Pronto funcionou normal...

    post encerrado...

  15. #15

    Padrão Re: Internet da OI 15mb não funciona em mikrotik. apenas em pc

    Mesmo problema aqui.
    Com o modem direto no PC, da 10mb. Passando pela RB da 2mb no máximo e ping 480.

    Troquei RB e nada.
    Não sei o que fazer.