+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Primeiramente agradeço a todo o pessoal daqui da comunidade. Como não encontrei um suporte de fácil acesso no site da ubiquiti, e por não se tratar de nada muito grave, resolvi tirar minha dúvida aqui, espero que vocês possam me ajudar!
    Sem mais delongas, vamos lá...
    Eu montei toda a estrutura da rede dentro de uma escola, o intuito é expandir através do wifi um link de internet para que os professores possam estar passando através de notebook + projetor, conteúdos multimídia online (youtube, portal click ideia, etc) dentro das salas de aula.
    Primeiramente vou explicar como está funcionando:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto1_ENVIAR.jpg
Visualizações:	1141
Tamanho: 	460,0 KB
ID:      	59343
    PONTO 1) Tenho um TP-Link 941ND com 3 saídas (1 delas está ligada a uma omni de 25dbi -externa), que segundo os testes realizados no wavemoon para linux, está dando este alcance indicado em azul.
    PONTO 2) Tenho um Nanostation loco M2 preso em um suporte entre as telhas, mas não consigo fazer ele repetir o sinal...
    minha dúvida é a seguinte:
    Qual modo de operação eu devo colocar?
    PRIMEIRO TESTE

    1. Setei NETWORK>MODO DE REDE>BRIDGE
    2. LOGO DEPOIS LIGUEI O DHCP,
    3. Testei no LAN ele recebeu certinho o IP... até aí ok...
    4. Eu testei via WIRELESS> Ponto de acesso-> ele encontrou o sinal, mostrou a intensidade do mesmo, através da LAN eu naveguei com facilidade, porém ele não repetia o sinal via wireless..

    Daí pensei... se está acessando normal, agora é hora de colocar em modo WDS- para repetir o sinal...

    SEGUNDO TESTE

    1. Setei NETWORK>MODO DE REDE>BRIDGE
    2. LOGO DEPOIS LIGUEI O DHCP,
    3. Testei no LAN ele recebeu certinho o IP... até aí ok...
    4. Eu testei via WIRELESS> Ponto de acesso WDS
    5. Ele sumiu o local onde indicava o sinal;
    6. Mandou eu colocar o nome da rede; Logo na frente, onde há a opção automático a caixinha fica bloqueada, e logo abaixo onde é para colocar os Pares WDS- ONDE VOU COLOCAR O MAC DO AP PRINCIPAL, TAMBÉM FICA TRAVADA, E NÃO LIBERA POR NADA...
    7. Aí mesmo colocando a mesma configuração do ap principal, NÃO FUNCIONA...
    8. A rede "repetidora" aparece no wavemoon como se fosse outra rede (inclusive com outro mac), se conecta, recebe ip vindo do DHCP da nanostation normalmente, porém não recebe nenhuma conexão, e não indica nenhuma intensidade de sinal vindo do ponto 1.


    Será que alguém pode me ajudar?

    Muitíssimo obrigado desde já,

    Att. Vitor

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    A omni 25dBi em questão não é aquele lixo caseiro que tem no ML né?
    Aquilo não tem 25dBi nem em sonho, são um monte de elemento colinear empilhado de modo que o fabrica chuta o ganho. Na prática vai ter vswr grande e ganho que sei lá se passa de 15-16dBi.

    Mas seu problema é na parte de wifi do Nanostation: Você precisa mecher na config. na aba WIRELESS, não na aba network.

    Na aba wireless você coloca no modo de operação Acess Point + WDS, e na primeira caixa Mac Peers abaixo você coloca o Mac Adress da interface wifi no TP-Link.
    Aí o resto da config. na aba Wireless você faz como qualquer AP, atribui qualquer ssid, qualquer canal, e qualquer encriptação.

    Problema: O TP-Link 941nd tem que ter MARCADO lá na config. de wireless dele a opção "Enable WDS", fica logo acima do SSID e cia. Alias... não é esse o problema, o problema é que uns firmwares não tem essa opção! Ou seja, uns firmwares não tem modo AP+WDS, e sem isso não tem como fazer repetição com Nanostation. Terá que achar outro firmware pro 941nd se o seu não tiver isso (E tem meia duzia de versões do hardware, tem 941nd V1 a V8, com firmware V1 a V9 provavelmente, não tem como adivinhar).


    Outro problema em potencial pode ser o angulo de emissão da antena do Nanostation: Ela manda pros lados e pra tras com ganho bem baixo tipo -5dBi, o sinal NS > Omni pode ser bem baixo, tornando algo que já é péssimo (Repetição é uma desgraça, perde 50% da banda passante ou mais, só serve pra coisinha tipo 500Kbps) em algo ruim demais. Testa colocar o Nanostation perdo da omni, sem repetição (Ligado por cabo), configurado num datarate baixo tipo 24-26M pra otimizar alcance (Datarates baixos aceitam sinais baixos sem perda de pacotes, quanto maior o datarate menor é o alcance), talvez ele chegue com mais qualidade nessas salas distantes que operando como repetição.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Muito obrigado pela resposta rubem, infelizmente é o lixo da antena do mercado livre, ainda achei que estava fazendo uma boa escolha porquê é dualband (para futuros 5 GHz), realmente vi que não tem um ganho maior que 18 dbi, pensei na bullet, e me arrependi de não ter comprado....
    Enfim...
    A verba infelizmente era muito baixa para o tamanho do projeto (cerca de R$ 700,00), dos quais o governo pega R$ 200,00 em arrecadação de impostos, e sobrou em média R$480-R$500, e ainda tive que montar um servidor de proxy com a mesma verba, mas isso não vem ao caso.
    Voltando para minha dúvida,
    1) vou baixar o firmware que tenha WDS para o TPLINK, vou ativar, mas será que quando ativado ele vai liberar a caixa do wds peers do nano station? Porquê o nano station não liberou nada quando eu entrei nas configs, nem ao menos caixa de automático.
    2)
    Testa colocar o Nanostation perto da omni, sem repetição (Ligado por cabo)
    Infelizmente não da, já instalei a fonte poe numa caixa travada, e se fosse cabeada, teria que passar um poste de um bloco para o outro, e o pessoal não vai ter verba para investir por enquanto, mas como eu já disse, testei o sinal via RECEBENDO WIRELESS > PC ACESSANDO VIA LAN, e funcionou, navegou tranquilo.
    3)
    Configurado num datarate baixo tipo 24-26M pra otimizar alcance
    Logo imaginei que baixos rates otimizariam, e deixei em 11 MBPs, porque la o link é 8 MB dedicado, e ficou muito melhor o alcance.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Se você acessou via cabo e navegou, é porque estava no modo cliente/station na aba wireless, foi isso?

    No modo AP WDS não poderia navegar via lan, porque a interface wireless repassa pacotes do SSID próprio para o Mac Adress informado abaixo, a lan fica de fora dessas transações, o jeito de testar isso seria desplugar da lan e conectar no SSID do Nanostation pra ver se navega.
    (E a aba Network pode ficar como roteada ou como bridge)

    O modo 802.11b é o que tem maior sensibilidade e potencia, mas... no datarate de 11M o throughput real conseguível fica na casa dos 4Mbps. Se usar modo G, em 18M, deve ter o mesmo alcance de B a 11M, mas deve conseguir os 8Mbps.

    (Em muito cliente eu coloco acess point em modo B justo porque assim eles NÃO conseguem consumir muito trafego, senão um micro rouba toda a internet)

    Eu já coloquei CPE repetindo acess point TP-Link, mas não lembro o que foi, provavelmente era TPLink 743nd (Passei uns 2 anos vendendo delas), mas como tem muita versão e muito firmware teria que ver o que esse firmware da sua 941nd tem, e também teria que testar se ela tem diferentes modos de operação (AP, Cliente, Cliente+WDS, Bridge), talvez a opção pra habilitar WDS só apareça no modo bridge e não no modo AP, só testando pra confirmar, não lembro como se faz pra aparecer a caixa pra habilitar WDS.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se você acessou via cabo e navegou, é porque estava no modo cliente/station na aba wireless, foi isso?
    R: Sim, foi isso

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No modo AP WDS não poderia navegar via lan, porque a interface wireless repassa pacotes do SSID próprio para o Mac Adress informado abaixo, a lan fica de fora dessas transações, o jeito de testar isso seria desplugar da lan e conectar no SSID do Nanostation pra ver se navega.

    1) Mas assim que eu fizer a configuração, ele automaticamente vai liberar para conectar via Wireless? Ou precisar fazer algum outro tipo de configuração?
    Se ele não conseguir se conectar, posso forçar o ip do LAN A SE CONECTAR?
    1.1) Eu fiz este tipo de configuração enquanto instalava, mas ele não pegou o ponto principal, como sei se está disponível para WDS? Porquê em modo Cliente/Station recebeu o sinal e mostrou a intensidade, já quando tentei colocar o wds ele nem liberou os campos...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    (E a aba Network pode ficar como roteada ou como bridge)
    2) Roteada ele vai pegar as configurações automaticamente (dhcp,dns,gateway,etc) do ponto principal e repassar para frente?
    3) Brigde ele só vai fazer uma ponte e usar as configurações (dhcp,dns,gateway,etc) do NanoStation, só se "conectando" ao ponto principal?
    Ou é ao contrário?



    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O modo 802.11b é o que tem maior sensibilidade e potencia, mas... no datarate de 11M o throughput real conseguível fica na casa dos 4Mbps. Se usar modo G, em 18M, deve ter o mesmo alcance de B a 11M, mas deve conseguir os 8Mbps.

    (Em muito cliente eu coloco acess point em modo B justo porque assim eles NÃO conseguem consumir muito trafego, senão um micro rouba toda a internet)

    Eu já coloquei CPE repetindo acess point TP-Link, mas não lembro o que foi, provavelmente era TPLink 743nd (Passei uns 2 anos vendendo delas), mas como tem muita versão e muito firmware teria que ver o que esse firmware da sua 941nd tem, e também teria que testar se ela tem diferentes modos de operação (AP, Cliente, Cliente+WDS, Bridge), talvez a opção pra habilitar WDS só apareça no modo bridge e não no modo AP, só testando pra confirmar, não lembro como se faz pra aparecer a caixa pra habilitar WDS.
    MUITO OBRIGADO PELA DICA, VOU SEGUI-LA...
    4) Onde você consegue este tipo de informações? Experiência, manuais, palestras, cursos?


    5) Outra dúvida: Eu já fiz com outro roteadores/repetidores... Da para pegar o sinal do roteador principal (Ponto 1) com SSID: Rede Escola, e jogar para frente através do nano station com outro nome (SSID: Rede repetidor) por exemplo? Este modelo possui esta opção?


    Muito obrigado mais uma vez
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    rubem

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Hum, uma coisa que lembrei agora:
    Quando se usar 2 Nanostation pra fazer repetição, tem que colocar o MAC do 2° no 1° e vice-versa, no WDS Peers.
    (É que quando coloca no segundo, o 1º preenche sozinho pelo que lembro)

    Eu costumo usar mais Mikrotik + Ubiquiti, e Ubiquiti repete Mikrotik sem problemas.

    Então aqui entra o problema da despadronização do WDS. O padrão 802.11n da IEEE (Ou qualquer padrão wifi da IEEE) não padroniza as repetições, cada fabricante fez uma implementação diferente de WDS, aparentemente nesse caso tem problema entre o tipo de WDS na Ubiquiti e o tipo usado pela TP-Link nesse firmware, se é que esse 941nd tem em algum firmware suporte a WDS (Roteador barato não tem, 701nd e 741nd acho que não tem).

    Como a troca do TP-Link por algo tipo Bullet, ou do NS M2 por algo tipo uma CPE wa5210g (Que tem modo cliente+AP, uma repetição simples, sem WDS no nome) não é possível (Por isso detesto orgão público, se fosse iniciativa privada isso já teria sido resolvido e com custo menor), talvez o jeito seria trocar firmware, provavelmente terá que colocar o OpenWRT no TPLink 941nd.

    Que tem TP-Link com suporte a WDS tem, lembro nitidamente de ver isso, mas onde já não sei, pra mim que o 941nd seria um midle-end, mas aparente é um roteador tão low-end como 701nd e 741nd, sem features avançadas no firmware.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida TP LINK + Antena Cpe Ubiquiti Nanostation Loco M2 (8DBI)

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Hum, uma coisa que lembrei agora:
    Quando se usar 2 Nanostation pra fazer repetição, tem que colocar o MAC do 2° no 1° e vice-versa, no WDS Peers.
    (É que quando coloca no segundo, o 1º preenche sozinho pelo que lembro)

    Eu costumo usar mais Mikrotik + Ubiquiti, e Ubiquiti repete Mikrotik sem problemas.

    Então aqui entra o problema da despadronização do WDS. O padrão 802.11n da IEEE (Ou qualquer padrão wifi da IEEE) não padroniza as repetições, cada fabricante fez uma implementação diferente de WDS, aparentemente nesse caso tem problema entre o tipo de WDS na Ubiquiti e o tipo usado pela TP-Link nesse firmware, se é que esse 941nd tem em algum firmware suporte a WDS (Roteador barato não tem, 701nd e 741nd acho que não tem).

    Como a troca do TP-Link por algo tipo Bullet, ou do NS M2 por algo tipo uma CPE wa5210g (Que tem modo cliente+AP, uma repetição simples, sem WDS no nome) não é possível (Por isso detesto orgão público, se fosse iniciativa privada isso já teria sido resolvido e com custo menor), talvez o jeito seria trocar firmware, provavelmente terá que colocar o OpenWRT no TPLink 941nd.

    Que tem TP-Link com suporte a WDS tem, lembro nitidamente de ver isso, mas onde já não sei, pra mim que o 941nd seria um midle-end, mas aparente é um roteador tão low-end como 701nd e 741nd, sem features avançadas no firmware.
    Consegui ir la só essa semana, pois a escola entrou em recesso devido a greves, e a solução foi essa mesma rubem, apesar de ser um low-end dos "brabo", a solução foi bem simples, eu coloquei o SSID no WDS Bridging nele na opção do firmware 5.0 (do 1.0 ao 3.0 não existe a opção), Lembrando que a configuração do ponto 1 (principal), deverá ter o Channel Width/Channel configurados manualmente no mesmo do ponto 2 (repetidor/antena ubiquiti), e depois o ponto/repetição passaram a navegar normalmente com um excelente sinal!

    Anexo 59723

    Para quem tiver dúvida está aí a foto.

    Obrigado mais uma vez rubem pelas dicas e soluções, ajudaram muito, espero que outros possam usar desta discussão para fazer este tipo de configuração.