+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Boa tarde amigos, gostaria de informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U, utilizo alguns modelos AF24 e o desempenho delas é excelente, nos atende muito bem no cenário atual, porém em momentos de fortes chuvas o sinal cai. Vi que sistemas acima de 11 GHz tem essa falha, logo sistemas de 5 GHz não teriam problemas, mas para ter certeza, quero conversar com vocês sobre o assunto.

    Estes modelos de 5 GHz da Air Fiber possuem esta mesma deficiência ou elas mantêm o sinal mesmo com chuvas?

    A diferença entre a AF5 e a AF5U é apenas as frequências? Na prática, qual a vantagem de uma em relação a outra?

    Estou montando um sistema com um ponto central e quatro outros espalhados em locais diferentes, porém três deles convertem quase que na mesma direção, não saindo mais do que 45 graus da visão do ponto central (o mais distante fica a 5 Km), é desaconselhável o uso de apenas uma antena mestre para atender estas outras ou tudo bem?

  2. #2

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Boa tarde, se o máximo que você vai utilizar é 5km, pode dar uma olhada nos seu airfiber24 pois ele roda sem cair nessa distancia... mesmo com chuva... de uma olhada se não consegue melhorar o alinhamento dele, e a potencia que ele está....

  3. #3

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Boa tarde Lucas, já observei um fenômeno destes, ela automaticamente diminui a modulação para manter a estabilidade, mas ele chega a um limite que não suporta e cai.

    Conversei com o pessoal da WDC e me disseram que realmente a de 5 GHz possui uma resistência muito maior a quedas.

    Quanto a diferença da AF5 e da AF5U, apenas a AF5 esta homologado no Brasil.

    Também não é possível atender duas slaves com apenas uma master, elas só trabalham ponto a ponto, multi ponto não faz parte das configurações dela.

    Quem tiver mais informações, por favor, compartilhe com a gente, obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Com certeza uma rede 5.8ghz tem mais estabilidade na chuva do que uma 24ghz, mas se configurar o airfiber 24 com modulação mais baixa, variando de acordo com a banda necessária e deixando o sinal em torno de -58... com certeza ele fica online mesmo com chuva forte... fiz testes com eles em varios pontos, até 6km não tive problema nenhum, ele começou a cair com distâncias maiores... hj to rodando com 8,5km, mas com chuva ele cai mesmo, ai tenho um par de rb912 que fica de backup... ai não fico fora na hora da chuva forte... diminui o trafego um pouco mas não para...Qual a banda que você precisa nesse ptp?

  5. #5

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    O consumo de bando no geral é baixo, mas há momentos de pico em que é comum o uso de 60% da velocidade máxima dela.

  6. #6

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    A 5km ele modula em 750Mb full, se chega a usar 60% vc chega utilizar em torno de 450Mb, isso já é muita banda... e com um airfiber5 não vai rodar isso... coloque um print ou as configurações e nível de sinal que está conectado seu airfiber24, assim eu e outras pessoas podem ajudar com mais precisão... para fazer a rede ficar boa, ter palpites bons, precisamos de informações para ajudar...

  7. #7

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Tem certeza que a AF5 não atinge 450 MB? As especificações dela são para 600 MB.

    O sinal da AF24 esta perfeito, em testes já transferimos a 800 MB \o/.

  8. #8

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Eu nunca vi nenhum af5 passando esta banda toda, pode até ser que funcione... tomara que alguém aqui do fórum que tenha af5 rodando comente também, assim fica mais fácil...

  9. #9

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Sobre sinal baixando com chuva: Quanto maior a frequência, mais o sinal baixa com a mesma chuva.

    Exemplo:
    Em 2,4GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,01dBm (Por Km)
    Em 5,8GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,1dBm (Por Km)
    Em 6GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,2dBm (Por Km)
    Em 7GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,3dBm (Por Km)
    Em 10GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 1dBm (Por Km)
    Em 15GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 3dBm (Por Km)
    Em 20GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 6dBm (Por Km)
    Em 24GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 10dBm (Por Km)

    A relação de 5,8 pra 24GHz é de 100 pra 1, cada dBm que atenua em 5,8GHz (E já ví sinal cair 5dbm em chuva forte em 5,8GHz) atenua uns 100dbm em 24GHz!!!

    Claro que 1Km de chuva assim é raro, acho que o normal é ter uns 500m a 1Km de chuva forte, e alguns Km de chuva bem rala (2 ou 3mm por hora), tem é rajadas de chuva forte tipo 40mm por hora, rajadas de poucos segundos que passam junto com o vento.

    Não sei calcular quanto de chuva tem na região, e quanto o sinal cairia em 5Km, não sei o trafego que o radio suporta, mas independente do modelo, a queda por chuva depende da frequência usada!

    Rádios licenciados são caros porque tem hardware com potencia pra lá de alta, mas só usam isso quando precisa (Sinal caindo), fora a sensibilidade excelente, e a antena de alto ganho. Pega uma parabolica de pouco mais de 2m pra 10GHz, aquilo tem quase 50dBi, os radios pra essa faixa tem 30 a 35dBm de potencia, isso dá mais de 80dBm EIRP, em 50Km a atenuação (Free space loss) em 10GHz fica na casa dos 150dBm, 80dBm EIRP - 150dBm de perda = -70dbm de sinal no ar, se a outra antena tiver também uns 50dBi (Acho que é 2,2m que tem quase 50dBi) o sinal passa de -70 pra -20dBm, sinal pra lá de bom até pra um 512QAM.
    Mas e se der uma chuva bem forte em 5Km atenuar 5dBm por Km? Vai ser 25dBm de atenuação, vai cair de -20 pra -45dBm de sinal, ainda excelente sinal pra um 256QAM. E se for ainda mais chuva, com 5Km de atenuação de uns 10dbm por Km? Vai cair 50dBm, de -20 pra -70dBm, que... só presta pra um 16QAM. Mas... usando largura de canal de uns 80MHz (10.190MHz a 10.310MHz cabe muita coisa) ainda falamos em throughput perto da casa dos 100Mbps! (Isso com um mísero 16QAM).

    Enfim, o jeito de lutar contra a atenuação da chuva é superdimensionar a antena, ter sinal sobrando, porque ele VAI diminuir muito quando chover.
    (Se diminuir demais a conexão cai, tem que otimizar tudo pra mesmo no pior sinal possível ainda tenha sinal suficiente pra pelo menos um 12QAM ou algo assim (QBPSK, não sei bem o que os radios licenciados de 6 ou 7GHz tem de modulações pra lidar com sinal baixo)

  10. #10

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre sinal baixando com chuva: Quanto maior a frequência, mais o sinal baixa com a mesma chuva.

    Exemplo:
    Em 2,4GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,01dBm (Por Km)
    Em 5,8GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,1dBm (Por Km)
    Em 6GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,2dBm (Por Km)
    Em 7GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 0,3dBm (Por Km)
    Em 10GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 1dBm (Por Km)
    Em 15GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 3dBm (Por Km)
    Em 20GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 6dBm (Por Km)
    Em 24GHz a queda por Km em chuva comum (20mm por hora) é de uns 10dBm (Por Km)

    A relação de 5,8 pra 24GHz é de 100 pra 1, cada dBm que atenua em 5,8GHz (E já ví sinal cair 5dbm em chuva forte em 5,8GHz) atenua uns 100dbm em 24GHz!!!

    Claro que 1Km de chuva assim é raro, acho que o normal é ter uns 500m a 1Km de chuva forte, e alguns Km de chuva bem rala (2 ou 3mm por hora), tem é rajadas de chuva forte tipo 40mm por hora, rajadas de poucos segundos que passam junto com o vento.

    Não sei calcular quanto de chuva tem na região, e quanto o sinal cairia em 5Km, não sei o trafego que o radio suporta, mas independente do modelo, a queda por chuva depende da frequência usada!

    Rádios licenciados são caros porque tem hardware com potencia pra lá de alta, mas só usam isso quando precisa (Sinal caindo), fora a sensibilidade excelente, e a antena de alto ganho. Pega uma parabolica de pouco mais de 2m pra 10GHz, aquilo tem quase 50dBi, os radios pra essa faixa tem 30 a 35dBm de potencia, isso dá mais de 80dBm EIRP, em 50Km a atenuação (Free space loss) em 10GHz fica na casa dos 150dBm, 80dBm EIRP - 150dBm de perda = -70dbm de sinal no ar, se a outra antena tiver também uns 50dBi (Acho que é 2,2m que tem quase 50dBi) o sinal passa de -70 pra -20dBm, sinal pra lá de bom até pra um 512QAM.
    Mas e se der uma chuva bem forte em 5Km atenuar 5dBm por Km? Vai ser 25dBm de atenuação, vai cair de -20 pra -45dBm de sinal, ainda excelente sinal pra um 256QAM. E se for ainda mais chuva, com 5Km de atenuação de uns 10dbm por Km? Vai cair 50dBm, de -20 pra -70dBm, que... só presta pra um 16QAM. Mas... usando largura de canal de uns 80MHz (10.190MHz a 10.310MHz cabe muita coisa) ainda falamos em throughput perto da casa dos 100Mbps! (Isso com um mísero 16QAM).

    Enfim, o jeito de lutar contra a atenuação da chuva é superdimensionar a antena, ter sinal sobrando, porque ele VAI diminuir muito quando chover.
    (Se diminuir demais a conexão cai, tem que otimizar tudo pra mesmo no pior sinal possível ainda tenha sinal suficiente pra pelo menos um 12QAM ou algo assim (QBPSK, não sei bem o que os radios licenciados de 6 ou 7GHz tem de modulações pra lidar com sinal baixo)
    Mais uma aula,
    PArabéns, não querendo puxar o saco não ta galera...mas o amigo merece.

  11. #11

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Eu nunca vi nenhum af5 passando esta banda toda, pode até ser que funcione... tomara que alguém aqui do fórum que tenha af5 rodando comente também, assim fica mais fácil...

    eu tenho e passa, o que delimita e a modulacao, qual distancia?

  12. #12

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    então, nosso amigo #criatv está com problemas com o af24 dele, disse que quando a chuva aperta está caindo, o link é de 5km... ele esta precisando de 450Mb pelo que entendi... o que eu acho é que o af24 nao era para estar caindo em uma distancia dessa... mas ele quer testar o af5... por isso pedi que quem tem este equipamento desse uma força pra ele...

  13. #13

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    então, nosso amigo #criatv está com problemas com o af24 dele, disse que quando a chuva aperta está caindo, o link é de 5km... ele esta precisando de 450Mb pelo que entendi... o que eu acho é que o af24 nao era para estar caindo em uma distancia dessa... mas ele quer testar o af5... por isso pedi que quem tem este equipamento desse uma força pra ele...
    5km cai sim, temos relato de ate 2km nao cai, aqui temos um enlace de 10km com 750mb/750mb e outro com 1.300km este de 1300 nem modula

  14. #14

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    e o af5, qual banda ta passando nos seus links? por que eu tb to curioso para testar eles, mas quero fazer com o af5x com antena algcom... mas to com receio ainda, pois vi pouca gente com enlaces com af5... se puder falar quanto ta passando, nevel de sinal e distancia, ja ia nos ajudar muito....

  15. #15

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    legalmente falando, perante a anatel você não poderia utilizar o AF24 em distancia superiores a 1km.
    Melhor dizendo... com os limites de potencia permitido para ele, você não conseguiria distancia superior a 1km.

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Informações sobre os modelos Air Fiber AF5 e AF5U

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    e o af5, qual banda ta passando nos seus links? por que eu tb to curioso para testar eles, mas quero fazer com o af5x com antena algcom... mas to com receio ainda, pois vi pouca gente com enlaces com af5... se puder falar quanto ta passando, nevel de sinal e distancia, ja ia nos ajudar muito....
    Bom dia
    Para ajudar um pouco quem não conhece a linha AIRFIBER:

    Temos em nossa rede, diversos Airfibers, tanto 24ghz como 5ghz (modelos AF5 e AF 5X).
    Quais as diferenças?

    AF24> Indicado para ponto a ponto de no máximo 5km (essa distância é delimitada pela estabilidade em dias de chuva pesada).
    RECOMENDO fortemente que se esse enlace não pode cair, seja usado 2X (255mbps) para enlaces com Airfiber 24GHZ. isso é prática e experiência.

    AF5 > Radio integrado,feito para enlaces de alta capacidade com distâncias variáveis. temos enlaces de 5km, 10km, 15km e todos funcionam muito bem. o que é necessário é um alinhamento fino, com sinal entre -48 e -68dbm vc consegue ótimos resultados. sempre lembrando que cada caso é um caso e somente quem está instalando pode definir se o enlace está ok ou não.

    AF 5X> Radio feito para substituir rocket m5 por exemplo, ou qualquer outro rádio que esteja conectado a uma antena de Backhaul. o AF 5X tem se mostrado robusto e com alta taxa de troughput em toda nossa rede. ativamos esses enlaces entre -49 e -58dbm apenas. por que isso? máxima performance do rádio.

    Como conseguimos alta performance? Projetando o enlace, escolhendo as antenas certas e configurando corretamente os rádios. Não adianta querer performance top se configura o radio com o máximo de potência. isso não existe.

    Quais as ditâncias que o AF 5X suporta? Até agora, o pessoal conseguiu 225km entre dois radios com antenas de 34dbi.

    Na média, os enlaces aqui giram em torno de 50km (média) ok.
    Nessa distância, se tiver 1ºzona de fresnell limpa , com antenas Slant por exemplo, e 50mhz de canalização, voce passará facilmente 255mbps sem fazer força.

    Tudo depende de um bom projeto, de análise correta de todas as varáveis.
    Backhaul não é brincadeira. os provedores que trabalham bem , sabem disso.

    Enlaces entre prédios muito perto um do outro (até 1km) é legal usar os AF5. são mais fáceis de instalar e tal. acima disso vai de AF5X que tá ótimo.

    Temos enlace sem visada direta usando antenas de 28dbi blindadas (obstrução de um telhado de zinco) e que o radio fez passar 185/194mbps estável a 8x. o cliente tem 60Mb full. O rádio é top.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         af5x.jpg
Visualizações:	319
Tamanho: 	139,4 KB
ID:      	63183

    Abraço.