Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Obrigado a todos pelas respostas!

É uma boa soluçao colocar mais antenas! No final, entre cabos e repetidores, fica mais barato!
    Mas eu nao sei se consigo enquadrar as antenas em um angulo de 40 graus...

Eu posso colocar 2 AirGrids, em casa e no sitio, e uma omnidirecional como AP em cima do morro?

Obrigado novamente!

2. Da sim @dkrj. Só que uma omni + bullet m5, sai mais caro que um Nano.

Neste caso, acho que seria melhor comprar um GrooveA (que é mikrotik) com uma omni 5.8 (a omni que vem com ele é 2.4) e 2 SXT Lite5, que são mais baratos que AirGrid.

3. Sabem de uma, testei a antena 2,4GHz 6dBi em 5,8GHz (Só passei de 2,4 pra 5,8GHz) e funcionou bem, deu sinal como se fosse uma omni 5,8GHz de uns -2dBi! Fiz a conta do free space loss, a 30m com antena 16dBi (SXT) tinha sinal -40dBm! (-40 - 16dBi = -56dBm no ar, em 30m a 5,8GHz o sinal cai 77dBm então -56 + 77 = 21dBm, e wow... o Groove estava setado pra 23dBm, então se a emissão era de 21dBm EIRP a antena era de -2dBi).

Ter sinal apenas 8dBm menor por usar antena de faixa completamente diferente até que não é o fim do mundo, mas isso só funciona em omni colinear comum.
    (O que é um grande defeito pra PtMP pode ajudar nessa hora)

Mas eu colocaria a CPE mais em conta que achar, o NS Loco M5 tem antena de uns 45°, dá uns 6 ou 7dBi de ganho na borda disso, melhor que os -2dBi da antena 2,4 operando em 5GHz, por mais que eu goste do Groove nesse caso acho que não é uma boa, mesmo que os os pontos estejam a 60° um do outro acho que ainda vale o uso de NS Loco, a 30° pra cada lado vai ter 2 ou 3dBi de ganho, já tá bom pra conector rumo a um Airgrid distante, mesmo um de 22dBi (Em 3Km a perda é de 110dBm, com o radio a 20dBm + 22dBi da antena você tem 42dBm EIRP, 42 - 110 = -68dBm, com 2 ou 3dBi de ganho na borda do NS M5 Loco (Ele só tem 8,5dBi no meio) isso passa pra -65 ou -66dBm, sinal suficiente pra MCS11 passar uns 8 ou 10Mbps com estabilidade, se usar 40MHz e tiver zona de fresnel bem limpa deve passar dos 15Mbps.

Como alimentar esse NS Loco M5 distante? Se não tiver eletricidade de morador próximo, teria que meter painel solar e bateria, se o NS Loco M5 consome uns 5 ou 6W por hora, e o dia tem 24h, precisa 144W.dia, em 12V isso é uns 12Ah. O painel de 40W capta 200 a 250W por dia, se colocar ele e uma bateria 12V 36Ah (Ou 4 baterias 12V 7Ah em serie) terá energia acumulada pra 2 dias sem sol, ou talvez mais se usar pouco tráfego (O NS consome mais se trafegar mais dados).

Quanto a sinal de celular... por aqui 100% das areas rurais precisam antena externa pra ter celular, chance zero de levar o celular no bolso, ele precisa ficar em casa plugado em antena externa ( http://www.mundomax.com.br/antena-ce...gf1014-aquario ), tem adaptador pra diversos smartphones, não é só celular velho que tem plug pra antena externa, varios smartphones (Até Samsung Galaxy recente, ou LG L_ novos) tem isso.

4. Obrigado, amigo.. eu vou até lá no final de semana e fazer uma incursao na mata pra ver se encontro um bom local! quando tiver outras duvidas, pergunto novamente, ok? abraços!

Tópicos Similares

1. Licensa para rede cabeada
    Por NetLagos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 29-02-2008, 22:57
  2. rede cabeada navega normal e sem fio nao
    Por edcomrocha no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 14-12-2007, 23:52
  3. rede cabeada + wifi
    Por kraddv no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 30-08-2007, 08:11
  4. Rede cabeada com MK
    Por netxtreme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 01-08-2007, 13:10
  5. OFF > Rede cabeada para provedor (como?)
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 35
    Último Post: 03-06-2007, 12:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L