+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Rede cabeada e aérea!

    Bom dia, senhores..

    Sou completamente novo em redes e apesar de ter lido vários posts similares a esse que estou fazendo, não me senti seguro em gastar $ na compra de aparelhos sem ouvir a opinião de pessoas mais experientes...

    O meu problema é o seguinte.. eu preciso de internet para trabalhar, como eu faço muitas video-conferencia pelo skype e assisto muitos filmes, tenho que ter uma conexão melhor que a 3g do meu celular...

    Onde eu moro (22°59'27.81"S 43°29'32.74"O) tenho 15 mbps e está tudo bem...

    O problema é que minha mãe tem um sitio no meio da floresta (22°58'12.80"S 43°30'38.96"O), 3km da minha casa, e lá só tenho o sinal muito fraco do meu celular... isso me impossibilita dormir dia de semana lá... e eu quero mudar isso!

    Primeiro problema é que esses locais não se enxergam... porem, se andar exatos 410 metros pela estrada (22°58'17.27"S 43°30'26.35"O) eu consigo ver a minha casa com clareza..

    outra opção é andar morro acima (fora da estrada) e conseguir esse contato visual com minha casa a uns 280 metros de distancia do sitio da minha mae.. o inconveniente é não ter fácil acesso para eventuais manutenções... (22°58'5.26"S 43°30'32.83"O)

    Meu plano e dúvidas:

    - Colocar um cabo de rede (300 metros, 350 reais no mercado livre);
    - Colocar repetidores de sinal dentro de caixas herméticas pelo percurso do fio (qual modelo barato escolher? existe alguma opção que tenha força para impulsionar o sinal por mais de 100 metros?);
    - Passar um fio paralelo para ligar os repetidores (já tenho muito fio aqui.. mais barato do que equipamentos PoE);
    - Colocar ambos os fios (rede e de energia) dentro de um eletroduto (o fio de energia dá alguma interferência no cabo de rede? cabo de rede pode ficar exposto ao clima se pendurado no poste sem o eletroduto?).

    Ok, supondo que esse primeiro passo esteja concluído.. próximo desafio:

    - Colocar uma antena direcional no telhado do meu prédio e outra no sítio... ( há possibilidade de fazer esse enlace com antenas de grade, 2.4ghz? elas são 3x mais baratas que essas nanos, etc )
    - Qual equipamento alem da antena eu preciso comprar para fazer elas funcionarem?

    Eu ficarei imensamente grato se alguem puder me ajudar! Lembrando que a grana está curtíssima e eu nao entendo muito essas siglas técnicas que voces usam! tenham paciencia com o ignorante aqui! rs

  2. #2
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Olá Querido, 2.4 eu não aconselho....

    Você pode utilizar um ponto-a-ponto com sxt da mikrotik, além de dar conta pela distancia, vc consegue um throughput muito bom, fácil de configurar e instalar, o preço não é tão barato, mas comparado com um ptp com rocket dish e netbox, o custo será bem inferior.

    -Diogo Petry

  3. #3

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Por mais de 100 metros não tem... é uma limitação do próprio cabo de rede.
    Por segurança não deve passar de 80m entre cada Switch.

  4. #4

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Bom dia, custos baixo estão longe de excelência, não andam juntos! Começaremos com o ponto a ponto, existe vários rádios bons e de baixo custo no mercado, opte por 5.9, esqueça 2.4, muito menos for de cabeça! Com a distância do prédio com a suposta visada do morro que e o mais perto, um ponto a ponto resolveria seu problema, estude a possibilidade de colocar um 2 ou 3 canos de metal em cima da cada na chácara, cada cano tem 3 - 6 mts, vc ganharia uns 9 a 12 mts acima do telhado! Veja se compensa a altura em relação aos duzentos e poucos metros do morro.
    Caso isso não seja possível, faça 2 ponto a ponto que também resolverá o seu problema, tudo com rádios 5.8, leve somente energia para os rádios, cabo acima de 100 mts e dor de cabeça na certa!
    Espero ter ajudado! Grande abraço!

  5. #5

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Se você conseguisse levar aquele ponto que vc identificou como morro acima um pouco mais para noroeste, fazendo com que as linhas entre esse ponto e a casa, e esse ponto e o sítio fiquem em 40º, você poderia nesse ponto morro acima colocar somente 1 NanoStation M5, que tem abertura de 40º e poucos graus, e 2 AirGrid M5, uma na casa do sitio e outra na sua casa.

    Assim vc fecharia o enlache com 3 antenas.

    É só colocar a NanoStation que vai estar no ponto mais alto em AP, e as 2 AirGrid conectadas nela, em modo station.

  6. #6

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Obrigado a todos pelas respostas!

    É uma boa soluçao colocar mais antenas! No final, entre cabos e repetidores, fica mais barato!
    Mas eu nao sei se consigo enquadrar as antenas em um angulo de 40 graus...

    Eu posso colocar 2 AirGrids, em casa e no sitio, e uma omnidirecional como AP em cima do morro?

    Obrigado novamente!

  7. #7

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Da sim @dkrj. Só que uma omni + bullet m5, sai mais caro que um Nano.

    Neste caso, acho que seria melhor comprar um GrooveA (que é mikrotik) com uma omni 5.8 (a omni que vem com ele é 2.4) e 2 SXT Lite5, que são mais baratos que AirGrid.

  8. #8

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Sabem de uma, testei a antena 2,4GHz 6dBi em 5,8GHz (Só passei de 2,4 pra 5,8GHz) e funcionou bem, deu sinal como se fosse uma omni 5,8GHz de uns -2dBi! Fiz a conta do free space loss, a 30m com antena 16dBi (SXT) tinha sinal -40dBm! (-40 - 16dBi = -56dBm no ar, em 30m a 5,8GHz o sinal cai 77dBm então -56 + 77 = 21dBm, e wow... o Groove estava setado pra 23dBm, então se a emissão era de 21dBm EIRP a antena era de -2dBi).

    Ter sinal apenas 8dBm menor por usar antena de faixa completamente diferente até que não é o fim do mundo, mas isso só funciona em omni colinear comum.
    (O que é um grande defeito pra PtMP pode ajudar nessa hora)

    Mas eu colocaria a CPE mais em conta que achar, o NS Loco M5 tem antena de uns 45°, dá uns 6 ou 7dBi de ganho na borda disso, melhor que os -2dBi da antena 2,4 operando em 5GHz, por mais que eu goste do Groove nesse caso acho que não é uma boa, mesmo que os os pontos estejam a 60° um do outro acho que ainda vale o uso de NS Loco, a 30° pra cada lado vai ter 2 ou 3dBi de ganho, já tá bom pra conector rumo a um Airgrid distante, mesmo um de 22dBi (Em 3Km a perda é de 110dBm, com o radio a 20dBm + 22dBi da antena você tem 42dBm EIRP, 42 - 110 = -68dBm, com 2 ou 3dBi de ganho na borda do NS M5 Loco (Ele só tem 8,5dBi no meio) isso passa pra -65 ou -66dBm, sinal suficiente pra MCS11 passar uns 8 ou 10Mbps com estabilidade, se usar 40MHz e tiver zona de fresnel bem limpa deve passar dos 15Mbps.

    Como alimentar esse NS Loco M5 distante? Se não tiver eletricidade de morador próximo, teria que meter painel solar e bateria, se o NS Loco M5 consome uns 5 ou 6W por hora, e o dia tem 24h, precisa 144W.dia, em 12V isso é uns 12Ah. O painel de 40W capta 200 a 250W por dia, se colocar ele e uma bateria 12V 36Ah (Ou 4 baterias 12V 7Ah em serie) terá energia acumulada pra 2 dias sem sol, ou talvez mais se usar pouco tráfego (O NS consome mais se trafegar mais dados).


    Quanto a sinal de celular... por aqui 100% das areas rurais precisam antena externa pra ter celular, chance zero de levar o celular no bolso, ele precisa ficar em casa plugado em antena externa ( http://www.mundomax.com.br/antena-ce...gf1014-aquario ), tem adaptador pra diversos smartphones, não é só celular velho que tem plug pra antena externa, varios smartphones (Até Samsung Galaxy recente, ou LG L_ novos) tem isso.

  9. #9

    Padrão Re: Rede cabeada e aérea!

    Obrigado, amigo.. eu vou até lá no final de semana e fazer uma incursao na mata pra ver se encontro um bom local! quando tiver outras duvidas, pergunto novamente, ok? abraços!