Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Você está em baixo da antena?
    Se for isso, tá explicado, o foco é na frente da antena, a emissão pros lados ou pra baixo é feita com ganho pequeno tipo -5 a -10dBi, é um sinal 30 ou 35dbm mais baixo que ficando na frente da antena (No foco).

Reto pra baixo são uns -5dBi de ganho, um pouco pra frente, mas uns 5m abaixo dela, tem até menos de -5dBi, tem uns -15dBi de ganho, reto em baixo dela teria mais sinal do que uns 45° a frente dela.

Se a antena é meio nova, dificilmente terá problema em cabo, talvez no conector SMA (Mas trocar SMA é comum em provedor, eu com 100 clientes com grades gastava uns 100 conectores SMA por ano, cliente comum é um cavalo que puxa o fio com tudo, não olha se é rosqueado e sai puxando como se fosse USB), mas é mais provavel que seja só rosquear direito no radio e ficar no foco da antena.

Tem gente que inventa que por a antena ter 25dBi ela servirá num AP, pra ter internet dentro de casa, mas é pura falta de ler dado técnico, elas tem ganho maximo num angulo muito pequeno na frente, o resto funciona na base do lóbulo secundário, que tem baixíssimo ganho, esse tipo de antena é pra conexão de longa distancia, não serve pra ser setorial ou algo assim pra conectar debaixo, uma dessas servira 1000x melhor como setorial:
    http://www.pontofrio.com.br/Informat...a-4345310.html
    Melhor ter 6dBi em 120°, do que ter 25dBi em apenas 6° e ter -5dBi no resto ao redor da antena.

Explica melhor o uso que quer dar, se quer usar como setorial, esquece, é como tentar iluminar sua casa com um farol de carro, o troço tem foco bem fechado de uns 20°, não emite luz pra todo lado, o pouco que ilumina pros lados é reflexo (Idem com antena, reflexo até faz conexão as vezes, mas não é confiável, cai demais).

2. Citação Postado originalmente por JoaoCarlosGomes Ver Post
    Tenho uma antena Aquário de 25 Dbi. Fiz um teste no conector dela e percebi que a antena estava em curto. Além disso, o sinal não passa de alguns metros usando uma CPE da TP-LINK TL-WA5210G. É normal essa antena estar em curto? E por que o sinal é ruim mesmo eu estando próximo da antena?
    Já verificou com outro rádio? Verificou se o pig tail está ok? Esse rádio com essa antena é pra ir longe... tipo 15km ... agora ela tem foco estreito... se sair 1/2 metro fora do foco de irradiação o sinal praticamente some.... outra coisa: Ela tem polarização!!! Não adianta em um lado ter uma antena na vertical e ela estar na horizontal ou vice versa...

1º Ela tem que estar focada
    2º A polarização das antenas tem que ser a mesma (se não forem duas antenas iguais ou for um teste com note por exemplo... deixe a antena com polarização vertical)
    3º Visada limpa

3. Agora entendi o porquê de o sinal ser tão fraco. Queria receber sinal da minha visinha, que mora a poucos metros da minha casa. Más, tenho outra dúvida, percebi que a antena ligada na CPE não pegava sinal de APs mais distantes!

4. Citação Postado originalmente por JoaoCarlosGomes Ver Post
    Agora entendi o porquê de o sinal ser tão fraco. Queria receber sinal da minha visinha, que mora a poucos metros da minha casa. Más, tenho outra dúvida, percebi que a antena ligada na CPE não pegava sinal de APs mais distantes!
    Vamos lá.... Apesar da sua antena ser de alto ganho, ela não faz milagres. A conexão entre equipamentos wireless é um estudo deveras complicado, mas vamos ver se eu consigo te explicar + ou -...

Sua antena é direcional, ou seja, ela transmite o sinal wireless em uma única direção, como o farol de um carro por exemplo, que comprime todo o foco em um feixe estreito. Possibilitando assim o sinal de viajar distâncias mais longas. O mesmo vale para o sinal que você está tentando captar. Sua antena é ideal para captar sinais focados e direcionais... mas não é tão boa para captar sinais difusos como o de APs domésticos comuns. Sua antena seria ideal para fazer um ponto a ponto... como apontar uma lanterna para outra... ou ainda captar sinal de um grande provedor, que utiliza uma antena setorial como as de operadoras de celular...

APs domésticos possuem baixa potência e utilizam antenas omnidirecionais. Esse tipo de antena (aquela pequena que fica atrás do AP) irradia sinal para todos os lados, em forma de "bolha"... e em uma distância muito pequena... fora o fato de o sinal wireless ser muito sensível a obstáculos (paredes, vidros, plantas... água então é uma inimiga mortal de sinal wifi).
    Tudo isso contribui para atenuar e dissipar o sinal, então não adianta ter uma "super" antena se o sinal chega fraco...

APs domésticos trabalham geralmente com 75mW a 100mW de potência e com antenas de 6 dbi... o que teoricamente poderiam levar o link em boas condições a uns 150mts... mas com obstáculos o sinal já degrada nos primeiros 10 metros. Não é raro alguém ter um AP na sala, escondido atrás de um TV ou atrás do PC e ter "sinal ruim" em outros cômodos. São os obstáculos...

Voltando a sua antena... Para ela funcionar direito, você tem que dimensionar sua rede... do outro lado tem que ter uma antena compatível com a sua (um painel setorial de 12dbi da Aquário dá conta de qualquer link a 1Km)... elas tem de estar alinhadas, focadas, na mesma polarização e sem obstruções(com visada, ou seja: uma tem que "enxergar" a outra)

Sucesso no seu projeto!!
    Espero ter ajudado!

Tópicos Similares

1. Antenas de grade 25 dbi aquario
    Por shoplider no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-06-2011, 22:46
  2. Respostas: 20
    Último Post: 30-04-2011, 17:33
  3. Respostas: 38
    Último Post: 10-11-2010, 07:36
  4. Respostas: 32
    Último Post: 30-07-2009, 08:40
  5. Antena de Grade (Aquario X Proeletronic)
    Por EngFernando no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 08-01-2009, 09:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L