+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Tenho uma antena Aquário de 25 Dbi. Fiz um teste no conector dela e percebi que a antena estava em curto. Além disso, o sinal não passa de alguns metros usando uma CPE da TP-LINK TL-WA5210G. É normal essa antena estar em curto? E por que o sinal é ruim mesmo eu estando próximo da antena?

  2. #2

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Essa antena é conector USB ou Sma?
    O sinal dela não passa de alguns metros? Que sinal? da aquário ou da Tp-Link?
    Já tive problemas com um cliente com uma USB, a principio achei que o problema fosse visada, subimos mais 3 metros e nada, continuava com sinal baixo e as vezes até desconectava do nada. No final descobri que o problema não era na antena mais sim no PC do cliente.
    Se for Sma o senário é comum, costuma dá muito problema pela fragilidade do cabo ao conector.

  3. #3

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Essa antena possui conector Sma. O sinal que não passa de alguns metros é da antena da Aquário (MM-2425). Então devo substituir o cabo por um menor?

  4. #4

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Sobre "antena em curto", o dipolo fechado precisa estar em curto mesmo!

    Acho que toda grade usa um dipolo fechado na frente, algo tipo loop, dê uma lida:
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...-curso-antenas

    Aqui outro exemplo de dipolo em curto:
    http://www.zero13wireless.net/foro/s...3-16-dBi-s-%29
    Que no fim das contas é igual esse:
    http://www.taringa.net/post/hazlo-tu...s-comunes.html

    E até quadras cubicas (biquad, biquad duplo) tem curto:
    http://buildyourownantenna.blogspot....mhz-wimax.html

    Ou seja, medir resistencia entre fio central de um cabo RGC58 e a malha não serve pra NADA, pode ter curto no meio do cabo e ter cabo rompido mais pra frete, não adianta fazer esse teste, pode fazer pra ver se prendeu direito o conector, mas esse teste não dá certeza de nada.

    (E você precisaria saber de antemão que tipo de elemento a antena tem, se é dipolo aberto, ou se é algo fechado (loop, quadra-cubica, patch fechado), porque não tem nenhuma regra de "grades precisam usar loops", nada disso, o refletor pode ser grade ou disco, e o elemento ressonante pode ser dipolo aberto, fechado, loop, biquad simples, duplo ou quadruplo, pode ser um elemento patch, pode ser um monopolo com guia-onda (slot), tem de tudo no mercado!)

    Sobre cabos curtos, calma aí, RGC58 tem em 2,4GHz uma perda de cerca de 1dBm por metro, 10m de cabo dá então 10dBm de perda. Se o radio dessa antena esta NORMAL ele vai estar com uns 10 ou 12dBm de potencia pelo menos! Aplicar 10dBm numa antena de 25dBi daria 35dBm EIRP, mas tem os 10dBm de perda em 10m de cabo então vira só 25dBm EIRP. Em 200m o sinal cai cerca de 85dBm, 25 - 85 = -60dbm de sinal no ar a 200m na frente da antena de grade, isso já descontando os 10dBm de perda do cabo, e já calculando um roteador vagabundo que tem só 10dbm de potencia real (E todo roteador de mesa tem MAIS que 10dBm, mesmo em datarate alto, os piores ainda tem uns 11 ou 12dBm mesmo em 54M ou em MCS7).

    Se for com um smartphone ridículo, com antena ridícula de 2dBi, a 200m dessa antena, e estiver no foco dela (Lembra que antena de grade tem foco de 5 ou 6º, são bem fechadas), tendo visada terá sinal de -58dBm (-60dBm no ar, mais o ganho de 2dBi da antena do smartphone ridículo), e -58dBm é sinal cheio nos smartphones!

    Cabo longo não é o vilão nesse caso, antena de grade não é o vilão, o roteador de mesa não é o vilão. O problema é defeito em algum deles, porque quando estão em bom estado não tem esse comportamento.

    O normal é o conector SMA apodrecer, gente que encaixa e não solda sofre muito com isso por bobeira (Até soldador de R$ 1,99 resolve esse problema), a malha oxida e tem que cortar o cabo pra recolocar o conector.
    Mas cabo RGC58 ou RGC213 também apodrece, dependendo de umidade e sol ele apodrece mais cedo ou demora mais, mas a maioria dos que tem problema tem uma parte do cabo rachada onde agua ou ar úmido entrou.

    Desconfie de pigtail (Cabo adaptador. Pigtail não é o conector, o pigtail é um pedaço de cabo pequeno com 2 adaptadores), desconfie do cabo, desconfie dos conectores. Coisa que ainda não ví é antena de todo danificada, sempre (E olhe que tenho umas 80 jogadas nos cantos, por dó de mandar pro lixo, mas já tive umas 150) é problema no cabo coaxil, as vezes lá perto da antena, as vezes um amassado no meio, as vezes perto do conector SMA, mas se o dipolo está inteiro (Nenhum cavalo de uma patada ou derrubou ela no chão) então dificilmente o elemento ressonante tem problemas, e o problema está nalgum trecho do cabo.

    (Emenda em RGC58 ou RGC213 presta? Se soldar e colocar uma malha a redor, dá exatamente na mesma que um trecho original do cabo. O que não presta é emenda (Ou conector) sem solda, só torcendo fiozinho quenem eletricista porco faz)

  5. #5

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    O sinal não poder estar ruim por eu estar muito próximo da Antena? Pois, como você mesmo disse, essas antenas tem foco de 5 ou 6º!

  6. #6

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Você está em baixo da antena?
    Se for isso, tá explicado, o foco é na frente da antena, a emissão pros lados ou pra baixo é feita com ganho pequeno tipo -5 a -10dBi, é um sinal 30 ou 35dbm mais baixo que ficando na frente da antena (No foco).

    Reto pra baixo são uns -5dBi de ganho, um pouco pra frente, mas uns 5m abaixo dela, tem até menos de -5dBi, tem uns -15dBi de ganho, reto em baixo dela teria mais sinal do que uns 45° a frente dela.

    Se a antena é meio nova, dificilmente terá problema em cabo, talvez no conector SMA (Mas trocar SMA é comum em provedor, eu com 100 clientes com grades gastava uns 100 conectores SMA por ano, cliente comum é um cavalo que puxa o fio com tudo, não olha se é rosqueado e sai puxando como se fosse USB), mas é mais provavel que seja só rosquear direito no radio e ficar no foco da antena.

    Tem gente que inventa que por a antena ter 25dBi ela servirá num AP, pra ter internet dentro de casa, mas é pura falta de ler dado técnico, elas tem ganho maximo num angulo muito pequeno na frente, o resto funciona na base do lóbulo secundário, que tem baixíssimo ganho, esse tipo de antena é pra conexão de longa distancia, não serve pra ser setorial ou algo assim pra conectar debaixo, uma dessas servira 1000x melhor como setorial:
    http://www.pontofrio.com.br/Informat...a-4345310.html
    Melhor ter 6dBi em 120°, do que ter 25dBi em apenas 6° e ter -5dBi no resto ao redor da antena.

    Explica melhor o uso que quer dar, se quer usar como setorial, esquece, é como tentar iluminar sua casa com um farol de carro, o troço tem foco bem fechado de uns 20°, não emite luz pra todo lado, o pouco que ilumina pros lados é reflexo (Idem com antena, reflexo até faz conexão as vezes, mas não é confiável, cai demais).

  7. #7

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Citação Postado originalmente por JoaoCarlosGomes Ver Post
    Tenho uma antena Aquário de 25 Dbi. Fiz um teste no conector dela e percebi que a antena estava em curto. Além disso, o sinal não passa de alguns metros usando uma CPE da TP-LINK TL-WA5210G. É normal essa antena estar em curto? E por que o sinal é ruim mesmo eu estando próximo da antena?
    Já verificou com outro rádio? Verificou se o pig tail está ok? Esse rádio com essa antena é pra ir longe... tipo 15km ... agora ela tem foco estreito... se sair 1/2 metro fora do foco de irradiação o sinal praticamente some.... outra coisa: Ela tem polarização!!! Não adianta em um lado ter uma antena na vertical e ela estar na horizontal ou vice versa...

    1º Ela tem que estar focada
    2º A polarização das antenas tem que ser a mesma (se não forem duas antenas iguais ou for um teste com note por exemplo... deixe a antena com polarização vertical)
    3º Visada limpa

  8. #8

    Padrão

    Agora entendi o porquê de o sinal ser tão fraco. Queria receber sinal da minha visinha, que mora a poucos metros da minha casa. Más, tenho outra dúvida, percebi que a antena ligada na CPE não pegava sinal de APs mais distantes!

  9. #9

    Padrão Re: Antena de grade 2.4 Ghz 25dbi Aquário em curto?

    Citação Postado originalmente por JoaoCarlosGomes Ver Post
    Agora entendi o porquê de o sinal ser tão fraco. Queria receber sinal da minha visinha, que mora a poucos metros da minha casa. Más, tenho outra dúvida, percebi que a antena ligada na CPE não pegava sinal de APs mais distantes!
    Vamos lá.... Apesar da sua antena ser de alto ganho, ela não faz milagres. A conexão entre equipamentos wireless é um estudo deveras complicado, mas vamos ver se eu consigo te explicar + ou -...

    Sua antena é direcional, ou seja, ela transmite o sinal wireless em uma única direção, como o farol de um carro por exemplo, que comprime todo o foco em um feixe estreito. Possibilitando assim o sinal de viajar distâncias mais longas. O mesmo vale para o sinal que você está tentando captar. Sua antena é ideal para captar sinais focados e direcionais... mas não é tão boa para captar sinais difusos como o de APs domésticos comuns. Sua antena seria ideal para fazer um ponto a ponto... como apontar uma lanterna para outra... ou ainda captar sinal de um grande provedor, que utiliza uma antena setorial como as de operadoras de celular...


    APs domésticos possuem baixa potência e utilizam antenas omnidirecionais. Esse tipo de antena (aquela pequena que fica atrás do AP) irradia sinal para todos os lados, em forma de "bolha"... e em uma distância muito pequena... fora o fato de o sinal wireless ser muito sensível a obstáculos (paredes, vidros, plantas... água então é uma inimiga mortal de sinal wifi).
    Tudo isso contribui para atenuar e dissipar o sinal, então não adianta ter uma "super" antena se o sinal chega fraco...

    APs domésticos trabalham geralmente com 75mW a 100mW de potência e com antenas de 6 dbi... o que teoricamente poderiam levar o link em boas condições a uns 150mts... mas com obstáculos o sinal já degrada nos primeiros 10 metros. Não é raro alguém ter um AP na sala, escondido atrás de um TV ou atrás do PC e ter "sinal ruim" em outros cômodos. São os obstáculos...

    Voltando a sua antena... Para ela funcionar direito, você tem que dimensionar sua rede... do outro lado tem que ter uma antena compatível com a sua (um painel setorial de 12dbi da Aquário dá conta de qualquer link a 1Km)... elas tem de estar alinhadas, focadas, na mesma polarização e sem obstruções(com visada, ou seja: uma tem que "enxergar" a outra)

    Sucesso no seu projeto!!
    Espero ter ajudado!