+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Boa tarde pessoal. Estou na duvida em comprar 3 rockets ou 3 unifi para colocar na minha empresa e preciso de um gerenciador para controle de banda, etc. devo comprar uma rb da vida ou até mesmo um roteador que ofereça controle de banda mas gostaria de saber se posso gerenciar sem cadastro, já que não quero ter que ficar cadastrando usuário e sim ele mesmo se conectar com a senha do wi-fi comum somente. Grato.

  2. #2

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Sim, da pra fazer com script, nos leases do DHCP. No entando, para ter segurança tem que criar regras de forma que o usuário que tenha IP setado manualmente, seja bloqueado (para isso, tem que pensar pelo caminho contrário, ou seja, "somente usuários que pegaram IP do DHCP" serão liberados, isso se faz facilmente usando address lists).

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Em roteadores comuns dá para fazer, mas eles tem um limite de usuários conectados(8 ou 16) se for usar IP estático. O meu roteador fez-me um favor de queimar, e só estou com um switch e infelizmente eles dificilmente duram mais que dois anos e mandar consertar por um equipamento que custa 100 a 150 não vale a pena, mas com a alta do Dolar, IPI etc já pode-se pensar duas vezes...

  4. #4

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Usa Uma Rb mesmo Pablo, uma 750Gl deve atender bem a principio, Usa Dhcp server e nat mascarade só pela faixa publicada pelo dhcp ai voce cria manualmente uma simple queue para cada ip do pool do Dhpc server.
    Ta feito !

  5. #5

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Você pode criar um HotSpot nessa RB que você pretende criar, ai você pode colocar vários logins e senhas se alguém precisa ter prioridade maior, você dispõem de um login com maior banda e para outras pessoas um login com menor banda. Ou ainda se não precisar nada disso, você pode criar uma página do HotSpot só com um botão de OK para o cliente clicar e a partir disso ela navegará com a velocidade que você tiver cadastrado no HotSpot, sem precisar criar queues manuais. Além disso você vai poder personalizar a página de login conforme necessidade.

  6. #6

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Usa Uma Rb mesmo Pablo, uma 750Gl deve atender bem a principio, Usa Dhcp server e nat mascarade só pela faixa publicada pelo dhcp ai voce cria manualmente uma simple queue para cada ip do pool do Dhpc server.
    Ta feito !
    Você pode fazer o que nosso amigo indicou, fazendo em simple queue toda a faixa de pool que seu dhcp está distribuindo, sendo que o grande problema será de não ter como diferenciar as conexões casos algum computador necessite de mais prioridade de acesso ou banda maior.

    Um caminho bacana seria amarrar IP + MAC + Queue, assim você poderia controlar melhor.

    O Ideal seria criar um Hotspot e login e senha para todos afim de manter um histórico dos acessos e facilitar outros meios de auditoria que em dado momento serão crucial para salvar a SUA pele.

    Att.

  7. #7

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    A questão é que o @pablosales18 perguntou se tem como fazer "sem cadastrar". Se ele precisar adicionar uma regra de queue para cada IP do pool, ele vai ter que "cadastrar" os IPs no queue. E além disso, pesa um pouquinho mais no hardware regras de queue que vão estar cadastradas sem estarem sendo usada. No caso de usar Hotspot, sem senha, dai já acredito que é melhor pelo DHCP, pois já que não tem senha mesmo (e essa segurança no caso dele não é necessária), não tem porque desperdiçar recurso de hardware com o Hotspot.

    Um scriptzinho simples no lease do DHCP para adicionar uma regra de queue quando o usuário se conecta e para deletá-las quando o lease expira.

    Neste caso, poderia até mesmo desabilitar o ARP na interface onde estão conectados os clientes (a mesma onde o DHCP vai estar ativo), e habilitar a opção "Add ARP for Leases". Evitando assim trafego IP de dispositivos que não pegaram IP do DHCP.

    Claro, isso tudo considerando que seja usado IP Dinamico nos dispositivos clientes.

  8. #8

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    O proprio AP vai te permitir fazer controle de banda . nao precissa de mais nada.

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    no mikrotik vai em queues e cadastra uma classe de IP com os limites que vc quer entregar, coisa bem simples, ai libera a mesma classe por DHCP.

  10. #10

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Obrigado a todos. vou de uni-fi, rocket ou picostation ainda estou pesquisando! vou utilizar 4 AP's em uma 750GL que indicou o amigo Fcnetwork.


  11. #11

    Padrão Re: É possível fazer controle de banda sem cadastro ?

    Dr entre esses aps, sou mais o UNIFI, fica uma rede unica, gerenciamento centralizado, equipamento auto se isola se perder conexão com o gateway , entre varias outras vantagens... Vai ficar top !