Página 15 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 101112131415
+ Responder ao Tópico



  1. #281

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    [QUOTE=NielsonPadilha;815393]
    Citação Postado originalmente por EvertonMachado Ver Post
    Olá amigão obrigado pelo compartilhamento. Esses ajustes que você fez foram nos aps?

    Obrigado
    Olá...sim, para melhorar a latência o ajuste foi aplicado no AP, tem um parâmetro chamado "Frame Size"...
    Se configurar em 5ms teremos as modulações de 5 ou 10 ou 20 ou 40MHz, porém a latência é maior.
    Se configurar em 2.5ms teremos as modulações de 20 ou 40MHz, porém a latência é bem menor, aqui ficou em 40MHz então deixei o Frame Size em 2.5ms com ótimos resultados.

  2. #282

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Aqui tudo sossegado, nunca peguei hardware com defeito da cambium, todos comprados com zuchi, segue uns prints do epmp 2000 rodando são 53 clientes ligados neste setor no momento, de 1.7 km a 5.8 chegando picos de 55 mbps. planos de 4,8,10 mbps.
    Anexo 67192
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         troughput.PNG
Visualizações:	259
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	67191
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.PNG
Visualizações:	294
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	67193
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clientes.PNG
Visualizações:	170
Tamanho: 	5,5 KB
ID:      	67194  

  3. #283

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    [QUOTE=EvertonMachado;815394]
    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post

    Olá...sim, para melhorar a latência o ajuste foi aplicado no AP, tem um parâmetro chamado "Frame Size"...
    Se configurar em 5ms teremos as modulações de 5 ou 10 ou 20 ou 40MHz, porém a latência é maior.
    Se configurar em 2.5ms teremos as modulações de 20 ou 40MHz, porém a latência é bem menor, aqui ficou em 40MHz então deixei o Frame Size em 2.5ms com ótimos resultados.
    Só lembrando que com frame size em 2.5 ms vc perde em torno de 10 % do trafego total do AP.

  4. #284

    Padrão

    Fica uma dica para quem estiver usando cambium, que quanto maior numero de clientes com baixo mcs maior capacidade de frames que ele consome no AP, limitando o numero de clientes que ele vai segurar pois não vai haver recursos para uma grande quantidade de clientes, no meu caso tenho clientes com visada comprometida e muito longe da torre no pico consumo de frames do AP chega em torno de 70 %.

    mcs baixo não afeta outros clientes, só vai afetar a partir do momento que não houver mais recursos no AP.

    Acredito que aqui consiga chegar a 60~65 clientes até o AP chegar no limite.

  5. #285

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Aqui tudo sossegado, nunca peguei hardware com defeito da cambium, todos comprados com zuchi, segue uns prints do epmp 2000 rodando são 53 clientes ligados neste setor no momento, de 1.7 km a 5.8 chegando picos de 55 mbps. planos de 4,8,10 mbps.
    Anexo 67192
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         troughput.PNG
Visualizações:	259
Tamanho: 	45,6 KB
ID:      	67191
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.PNG
Visualizações:	294
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	67193
    Legal! Como está a interferência por aí?

    Aqui o AirView pega picos de -75dB no ponto de acesso, por todo o espectro, de 5100MHz a 5900MHz. Pelo que simulei no LinkCalc, precisaria de todos clientes com no mínimo -58dBm de sinal, para modular ao menos em MCS 13 (mas a maioria do clientes simulados chegaram a MCS 15). Como você tem sinal inferior a -60dBm conseguindo MCS 15, parece não estar tão ruim por aí em questão de poluição...

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Fica uma dica para quem estiver usando cambium, que quanto maior numero de clientes com baixo mcs maior capacidade de frames que ele consome no AP, limitando o numero de clientes que ele vai segurar pois não vai haver recursos para uma grande quantidade de clientes, no meu caso tenho clientes com visada comprometida e muito longe da torre no pico consumo de frames do AP chega em torno de 70 %.

    mcs baixo não afeta outros clientes, só vai afetar a partir do momento que não houver mais recursos no AP.

    Acredito que aqui consiga chegar a 60~65 clientes até o AP chegar no limite.
    Interessante... sabe se isso se aplica também ao colocar cliente SISO no meio? Um cliente SISO em MCS 7 vai demandar mais frames que um cliente MIMO em MCS 15? Ambos MCS 7 e 15 são a mesma modulação, 64-QAM 5/6, por isso fico na dúvida.

  6. #286

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Legal! Como está a interferência por aí?

    Aqui o AirView pega picos de -75dB no ponto de acesso, por todo o espectro, de 5100MHz a 5900MHz. Pelo que simulei no LinkCalc, precisaria de todos clientes com no mínimo -58dBm de sinal, para modular ao menos em MCS 13 (mas a maioria do clientes simulados chegaram a MCS 15). Como você tem sinal inferior a -60dBm conseguindo MCS 15, parece não estar tão ruim por aí em questão de poluição...



    Interessante... sabe se isso se aplica também ao colocar cliente SISO no meio? Um cliente SISO em MCS 7 vai demandar mais frames que um cliente MIMO em MCS 15? Ambos MCS 7 e 15 são a mesma modulação, 64-QAM 5/6, por isso fico na dúvida.
    Não sei te dizer se isso vale nos clientes siso, mas acho que não afeta se estiver MCS bom, problema em modular em mcs baixo é que se esta acontecendo e porque tem muita interferência ou sinal ruim ai o AP precisa retransmitir muito mesmo entregando uma boa quantidade de troughput no cliente o que consequentemente consome mais recursos.

    interferência aqui não esta diferente da maioria das regiões, em particular esse AP esta em um canal bom com interferência moderada mas nada como -75.


    Pra vc conseguir um melhor resultado quando rodar analisador de espectro não se baseie pelos picos para escolha do canal, deixe rodar uns minutos e se baseie pela waterfall, veja o que esta mais escuro e selecione este canal. Vc pode também verificar tilt do AP, depois de conectados clientes fiz ajuste me baseando no cliente mais distante e consegui ganhar 3~4 DB só neste ajuste.

    Aqui AP esta em 20 MHZ.

  7. #287

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Quando assisti ao seminário sobre o Cambium Elevate, o que mais foi destacado era que a interferência não iria prejudicar o desempenho. Este era um ponto forte do equipamento.

    Mas pelo seu comentário como usuário já deu para ver que a interferência vai sim atrapalhar.

  8. #288

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quando assisti ao seminário sobre o Cambium Elevate, o que mais foi destacado era que a interferência não iria prejudicar o desempenho. Este era um ponto forte do equipamento.

    Mas pelo seu comentário como usuário já deu para ver que a interferência vai sim atrapalhar.
    Vc tem video para seminario para que eu possa assitir ?

  9. #289

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    A Interferência não atrapalhar nem que for com o melhor radio do mundo! Coloca radio bases de celular pra operar nos mesmos canais dos concorrentes e vejam a merda acontecer. Onde antes daria 100 mega de throughput começa a dar 80, 70, 50....onde dava 5km de alcance, cai pra 3km...onde se tinha uma modulação alta mcs15, começa a não passar mais de 13, 10....Coloca um carro super esportivo pra ver o que ele consegue fazer numa transamazonica da vida. "Ah, mas Cambium é o top dos 4x4..." Até 4x4 numa estrada alfaltadinha e lisa anda muito mais rapido. Radio nenhum fará milagre com concorrência operando na mesma frequência.

  10. #290

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Olá
    Alguém que esteja usando o airgrid m5 com a firmware cambium como cliente:
    Minha pergunta é; Como faço para aumentar a potencia do airgrid, o sinal retorno fica muito ruim no epmp 2000, estou usando a de 27 dbi, distancia 7km.

  11. #291

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por genadir.coelho Ver Post
    Olá
    Alguém que esteja usando o airgrid m5 com a firmware cambium como cliente:
    Minha pergunta é; Como faço para aumentar a potencia do airgrid, o sinal retorno fica muito ruim no epmp 2000, estou usando a de 27 dbi, distancia 7km.
    Nessa distância se não for ptp não vai ter sinal bom de geito algum.

  12. #292

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nessa distância se não for ptp não vai ter sinal bom de geito algum.
    Acho de você matou a charada...

  13. #293

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    qual a potencia que esta ajustado no pmp2000 na s configuracoes aonde diz Subscriber Module Target Receive aqui deixo -65 pro sinal de retorno, ele ajusta automatico e vao deixar a airgrid na potencia nesecaria.