+ Responder ao Tópico



  1. #181

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?

    Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.

  2. #182

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Farroco Ver Post
    Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?

    Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.
    Farroco, você colocou um gateway de saída VÁLIDO dentro dos rádios? Se eles não chegarem na internet, eles não conseguem se comunicar.

  3. #183

    Padrão

    Olá @Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
    E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
    Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FORCE 200.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	532,7 KB
ID:      	64459  

  4. #184

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá @Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
    E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
    Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
    Se tem obstruçao nem mesmo digital resolve. Sobre o cabo é necessario grimpar um das ponta em um padrao diferente quando se usa regua poe se usar a fonte original nao a necessidade, isso não afeta a maneira da porta modular 10/100/1000

    Questao da banda pode setar 75% down e 25% quando vai lhe dar exato de cada um deles so testando mesmo.

  5. #185

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Se tem obstruçao nem mesmo digital resolve. Sobre o cabo é necessario grimpar um das ponta em um padrao diferente quando se usa regua poe se usar a fonte original nao a necessidade, isso não afeta a maneira da porta modular 10/100/1000

    Questao da banda pode setar 75% down e 25% quando vai lhe dar exato de cada um deles so testando mesmo.
    Olá @JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?

  6. #186

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá @JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
    Olhei sim, ja tive enlaces com visada melhor e o mesmo problema, nesse cenario rb912 se sai muito melhor que epmp. Para a banda que pretende a visada nao deve ser 101% e sim 200% ou melhor pois alem de ser muita banda para um radio 5.8 ainda temos a interferencia. Se nao compro ainda lhe recomendo fortemete ideal 0.60cm e mimosa b5c vai passar esse 200mb com folga

  7. #187

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá @Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
    E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
    Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
    Opa Dulio, vamos lá !

    As características NLOS citadas são de visada PARCIALMENTE obstruída. Quando falamos em visada parcialmente obstruída, significa que até 40% da zona de fresnel (MÁXIMO) pode estar obstruída, não 100%. Outro ponto é que falta informar ao link planner o piso de ruido na parte INTERFERENCE.

    Quanto ao perfil de down a up, recomendo não seta-lo para PTP pois a latência sobe muito. Deixe que ele mesmo se adeque ao que precisa passar. Outro ponto importante é que as taxas informadas - 180, 200, 220, 450mbps são AGREGADAS.

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá @JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
    Pelo que pude ver, mais de 40% da visada está obstruída.

  8. #188

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Acho que o pesoal confunde muito o nlos, nao e a linha de visada que tem que estar limpa , se nao o fresnel.

  9. #189

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    E acho que o Nlos só será praticável para nós, com o Wimax. É o protocolo que mais se aproxima dos resultados do LTE.

    O @speedpc algum tempo atras postou um vídeo de uma instalação wimax em uma cidadezinha da Itália onde foi possível andar de carro por ruas estreitas praticamente em toda a área de cobertura sem cair a conexão. 90º da área não tem a mínima visada.

  10. #190

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Bom sem visada nao vai funcionar nada, o que ocorre sao as reflexoes de sinal e o protocolo consegue eliminar via algoritmos os sinais indesejados, se vc aplicar o wimax em areas rurais aonde nao ocorre reflexao em predios casas ou alguma coisa, nao vai funcionar.por isso que um ptp aonde o sinal da parabola minimiza ao maximo os sinais refletidos, o wimax vai funcionar como qualquer outro enlace

  11. #191

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E acho que o Nlos só será praticável para nós, com o Wimax. É o protocolo que mais se aproxima dos resultados do LTE.

    O @speedpc algum tempo atras postou um vídeo de uma instalação wimax em uma cidadezinha da Itália onde foi possível andar de carro por ruas estreitas praticamente em toda a área de cobertura sem cair a conexão. 90º da área não tem a mínima visada.
    Mas... Wimax morreu

  12. #192

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Mas la fora ainda se fala muito em wimax, outro dia vi uma reportagem falando sobre o wimax2 ou algo assim.
    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Mas... Wimax morreu

  13. #193

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Mas... Wimax morreu
    É verdade. Aqui morreu mas lá fora esta funcionando.

  14. #194

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Mas la fora ainda se fala muito em wimax, outro dia vi uma reportagem falando sobre o wimax2 ou algo assim.
    Mas ninguém implanta ainda
    Tudo LTE. (ao menos o que li outro dia na teleco)

  15. #195

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Mas ninguém implanta ainda
    Tudo LTE. (ao menos o que li outro dia na teleco)
    Sim, esta é a preferencia das grandes operadoras... Mas para os provedores independentes o Wimax seria o melhor... Mas como não interessou aos grandes o Ministério da Comunicação parou no tempo em relação a isto.

  16. #196

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Boa tarde, alguem como EPMP usando em ptp de menos de 2km no modo ePTP?

    Aqui desde que instalei a quase 1 ano sao quedas aleatorias e agora na ultima firmware estao constantes, mudo para TDP PTP resolve só que a latencia fica um lixo.

  17. #197

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Boa tarde, alguem como EPMP usando em ptp de menos de 2km no modo ePTP?

    Aqui desde que instalei a quase 1 ano sao quedas aleatorias e agora na ultima firmware estao constantes, mudo para TDP PTP resolve só que a latencia fica um lixo.
    Não seria algo relacionado a energia, essas quedas? Aqui instalado a 3 meses e está a todos esses dias sem desconectar. ao fui hoje olhar o enlace pq falou aqui. Pra te falar a verdade eu até esqueço dele.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    Última edição por FMANDU; 07-10-2016 às 08:15.

  18. #198

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Não seria algo relacionado a energia, essas quedas? Aqui instalado a 3 meses e está a todos esses dias sem desconectar. ao fui hoje olhar o enlace pq falou aqui. Pra te falar a verdade eu até esqueço dele.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    Quantos km? Pois quando era 12km era solido, passo pra 1.5km começo os problemas.
    Sobre energia ponta CPE XPS 15a ponta AP fonte original. Cabos e pontas revistos, ja tive o mesmo problema em outro ptp 1.3km na epoca o mimimimi era uma versao bugada que fui premiado e logo iria resolver, papo furado pra nao dar a garantia e trocar o equipamento, na epoca consegui amenizar bem fixando o canal, só que agora nao resolveu e na versao 3.0.1 ta pior ainda reboots aleatorios

  19. #199

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    a distancia é de 2km visada e fresnel 100%, equipamentos ligados em nobreak, 100% de uptime.

  20. #200

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    a distancia é de 2km visada e fresnel 100%, equipamentos ligados em nobreak, 100% de uptime.
    Pois é alimentaçao e cabo ja descartei, vou voltar a versao para 2.6.2 nao resolver vou tirar de vez subir as pau para toda obra rb912.

    Qual radio voce ta usando e versao do firmware?