+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nesse teste em PTP passo de 60ms durante varios momentos, tinha as screen no topico do review que fiz dele. Sim nao depende do sinal ele é capeta calcula certinho o distancia, nem conecta se voce setar 40mhz uahuaha
    Isso é bom e é ruim,
    significa que pra PTP maior ja descarto automaticamente, mas pra ptp até uns 20km onde precisa de confiabilidade e estabilidade pode ser uma boa opção né?

Desconfio que eles impuseram isso no software pra não forçar o hardware e deixar redondo..bom..se for isso melhor assim...é melhor um produto honesto que diz..faço isso e ponto... do que uma tranqueira que se enche de porpurina e não faz merd@ nenhuma direito.
    Valeu

2.    Publicidade

3. Isso é pessimo quanto menos melhor, eu tbm prefiro assim. Sei exatamente oque esperar, é achar um canal setar e esquecer.

4. Teoricamente é um aparelho muito confiavel, ainda não dá pra dizer com absoluta certeza porque pouca gente usa. Seria interessante alguém que tem uma rede grande, com repetidoras e ponto a ponto, postar a sua experiência aqui no Under para a geral.

O que temos até o momento são cases isolados, pequenas experiências. Eu estou aguardando apenas o aval de algum pioneiro para começar a trocar a minha rede.

5. Algo que me fez pensar foi essa questão da distância dos ponto a ponto definida em aproximadamente 20km, como exemplificou na prática o Jonas.

Será que não somos nós que queremos o mesmo resultado das aplicações em 5.8 "tradicional", com 40, 60 até 100km de interligação? O fato de a Cambium ter aplicado nos equipamentos uma tecnologia diferente do 802.11 implicaria também em projetos especialmente desenvolvidos para essa tecnologia, com parâmetros próprios, usos diferenciados? Do tipo uso certo para o cenário certo.

Nós estamos tão acostumados a fazer cálculos de cabeça, do tipo 30dbi de antena + AP em 20dbm + torre de 30m = enlace de 50km, que sugestionamos que tudo em redes wireless segue a mesma lógica. É natural, faz parte da nossa rotina profissional, porque aprendemos dessa forma a partir das tecnologias que estiveram ao nosso alcance.

Pode ser até um devaneio meu, mas não deve ser a toa que a própria Cambium não desenvolveu uma antena de ponto a ponto maior que a de 25dbi. É de se pensar.

6. Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Algo que me fez pensar foi essa questão da distância dos ponto a ponto definida em aproximadamente 20km, como exemplificou na prática o Jonas.

Será que não somos nós que queremos o mesmo resultado das aplicações em 5.8 "tradicional", com 40, 60 até 100km de interligação? O fato de a Cambium ter aplicado nos equipamentos uma tecnologia diferente do 802.11 implicaria também em projetos especialmente desenvolvidos para essa tecnologia, com parâmetros próprios, usos diferenciados? Do tipo uso certo para o cenário certo.

Nós estamos tão acostumados a fazer cálculos de cabeça, do tipo 30dbi de antena + AP em 20dbm + torre de 30m = enlace de 50km, que sugestionamos que tudo em redes wireless segue a mesma lógica. É natural, faz parte da nossa rotina profissional, porque aprendemos dessa forma a partir das tecnologias que estiveram ao nosso alcance.

Pode ser até um devaneio meu, mas não deve ser a toa que a própria Cambium não desenvolveu uma antena de ponto a ponto maior que a de 25dbi. É de se pensar.
    Jadir, sua visão está correta. Até Abril antes do lançamento da versão 2.4.1 (lançou inclusive na semana que o Jonas comprou um par) não existia essa diferenciação. O pessoal estava comprando o equipamento apenas para testar em PTP e tendo uma experiência de uso semelhante a UBNT e MK ou seja, péssima. Então a Cambium de forma meio que sutil, separou o jogo do tipo:

"Olha, até 24km no máximo você usa o ePMP com ePTP. Latencia baixa, taxas altas eu te garanto"
    "Acima de 24km você compra a linha PTP. Latência ainda mais baixa e taxas ainda mais altas...mas você vai pagar bem mais".

São equipamentos com caracteristicas e usos completamente distintos. Seu pensamento está corretíssimo.

7.    Publicidade

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L