Página 8 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Pois é, difícil de acreditar né? rsrs
    Mas 5 a 7 sem antena externa tá de bom tamanho. Vou comprar um par pra testar. Conforme for, vou substituir uns 4 ou 5 enlaces.

  2. #142

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Pois é, difícil de acreditar né? rsrs
    Mas 5 a 7 sem antena externa tá de bom tamanho. Vou comprar um par pra testar. Conforme for, vou substituir uns 4 ou 5 enlaces.
    Sim esta "otimo de bom" kkkkk

    Aqui mesmo nos ptp de 1.5km a 12 uso epmp + algcom 22dbi é instalar e esquecer.

  3. #143

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    @Zucchi qual seria o custo do ePMP 1000 Integrado , existe algum software para monitorar os clientes, achei uma excelente opção pra cliente que querem alto dezempenho
    Olá Rafaelplis, o ePMP Integrado foi substituido pelo Force180. Antena de 17 dbi (contra 13 do integrado) e porta GIGABIT (contra porta Fast do Integrado).

    http://www.connectivitatelecom.com.br/epmp-force-180

  4. #144

    Post Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Olá Rafaelplis, o ePMP Integrado foi substituido pelo Force180. Antena de 17 dbi (contra 13 do integrado) e porta GIGABIT (contra porta Fast do Integrado).

    http://www.connectivitatelecom.com.br/epmp-force-180
    No datasheet ta 16 dbi

  5. #145

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    No datasheet ta 16 dbi
    Datasheet está errado rs
    Ela vem com 17dbi de ganho real. Dentro dela inclusive não tem como setar outro ganho.

    EDIT: Eles vão editar essa info no Datasheet pois no momento de fabricar eles mudaram e o DS já havia sido feito

  6. #146

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Mas e um cenário, onde muitos provedores tivessem usando todos o mesmas tecnologia (no caso a linha da Cambium), será que não voltariamos a estaca zero, pq hoje ubnt e MK tem igual tiririca cada ponto tem um! Junto com os abuso e má informação, as pessoas criam um ambiente difícil de trabalhar, deixando novamente tudo poluído mas em outro protocolo, sei que e em cenário difícil de acontecer, mas!!!

    Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app

  7. #147

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Segundo a Cambium,ia ser o céu =D,alguém já fez essa mesma pergunta em um post anterior,e ia sobrar canal pra trabalhar.

  8. #148

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por faberfera Ver Post
    Segundo a Cambium,ia ser o céu =D,alguém já fez essa mesma pergunta em um post anterior,e ia sobrar canal pra trabalhar.
    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    Mas e um cenário, onde muitos provedores tivessem usando todos o mesmas tecnologia (no caso a linha da Cambium), será que não voltariamos a estaca zero, pq hoje ubnt e MK tem igual tiririca cada ponto tem um! Junto com os abuso e má informação, as pessoas criam um ambiente difícil de trabalhar, deixando novamente tudo poluído mas em outro protocolo, sei que e em cenário difícil de acontecer, mas!!!

    Sent from my XT1068 using UnderLinux mobile app
    Na realidade é o Céu, explico

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Frequencia.JPG
Visualizações:	210
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	62620

    Em um POP você usa 2 Canais. Em uma cidade inteira, apenas 4 canais e já era. Sobrou frequência para todos.

    ePMP faz reuso de frequência. UBNT, MK, Intelbras e outros não.

  9. #149

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Eu até pagaria por um POP todo Cambium, mas a região que atuo nenhum cliente pagaria o valor da CPE e infelizmente não tenho como bancar nem parte do valor. Com SXT já to bancando parte do valor pro cliente, só cobro a antena, o resto da instalação sai tudo do meu bolso e o cliente ainda reclama! Se vc menciona sobre alta do dolar, que tudo subiu...ele não quer nem saber...

  10. #150

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu até pagaria por um POP todo Cambium, mas a região que atuo nenhum cliente pagaria o valor da CPE e infelizmente não tenho como bancar nem parte do valor. Com SXT já to bancando parte do valor pro cliente, só cobro a antena, o resto da instalação sai tudo do meu bolso e o cliente ainda reclama! Se vc menciona sobre alta do dolar, que tudo subiu...ele não quer nem saber...
    É que no fim das contas você tem que inverter a conta. De fato, nenhum cliente paga por CPE ou por equipamento de qualidade, ele quer o acesso e não quer nem saber isso é fato. Mas equipamento tem que sair do bolso do empresário, de quem entende e de quem GERE o negocio. Eu também demorei para aceitar o fato.

    Invisto por que preciso, por que não quero ter dor de cabeça. Ok, vou demorar o DOBRO do tempo para reaver o dinheiro mas por isso que se chama INVESTIMENTO. Nada no mundo dos negócios é na hora e o retorno do mercado de telecomunicações é a médio e longo prazo, assim como os equipamentos tem que durar esse tempo todo.

    No fim das contas é instalar e esquecer realmente. Nada de ficar trocando canal, subindo potencia e gastando HORAS a fio em resolução de problemas. No fim ele se pagou com toda certeza. Nem que seja na economia da conta de telefone e em menos deslocamento tecnico (mesmo que seja só você por exemplo).

  11. #151

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Sem falar que barato sai caro... Se a CPE Cambium durar lá em cima vai se pagar.
    O pior é a gente ir trocando equipamento no cliente porque deu pau. Esta conta é que a gente acaba não fazendo... só faz a conta da visita técnica... mas nos cantos vai juntando um monte de sucatas.

  12. #152

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Se eu disser que da para alugar SXT Lite5 a 15,00 por cpe, e ainda o locatário assume o risco de queima de lan. Aprovam a ideia ? isso sim é investimento a longo a prazo.

  13. #153

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por tgnet Ver Post
    Se eu disser que da para alugar SXT Lite5 a 15,00 por cpe, e ainda o locatário assume o risco de queima de lan. Aprovam a ideia ? isso sim é investimento a longo a prazo.
    Eu tinha aqui uma tabela comparativa com o MTBF médio de UBNT, MK e ePMP. O ePMP chega a durar 3, 4x mais em média.

    Quem opera com Canopy sabe que tem Canopy a mais de uma década rodando no mesmo local, logo, vou ter que discordar do investimento. Se o cliente assume tudo isso por 15 por mês, você pode ter uma CPE que dure até para o próximo cliente com qualidade superior e a prova de crescimento !

  14. #154

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.

  15. #155

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.
    Pela experiencia que tenho aqui c/ omnitik e omni ubnt 10dbi "ela é melhor que a 13dbi" pelo grau de abertura vertical.

    Ja tenho sucesso com ambas dentro da cidade cliente até 1.5km imagina com um epmp.

    No interior "ainda mais que aqui" kkkk uso a ubnt 10dbi em 2.4 com clientes a 4km sem problema algum!

  16. #156

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pela experiencia que tenho aqui c/ omnitik e omni ubnt 10dbi "ela é melhor que a 13dbi" pelo grau de abertura vertical.

    Ja tenho sucesso com ambas dentro da cidade cliente até 1.5km imagina com um epmp.



    No interior "ainda mais que aqui" kkkk uso a ubnt 10dbi em 2.4 com clientes a 4km sem problema algum!

    Interessante só falta agora uma omni 10 dbi e um epmp gps
    Sobre as omni vc usa rocket ou rb912?

  17. #157

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.
    Não fica Wala. A Cambium não fabrica a não recomenda o uso de forma alguma de antenas Omni devido ao fato de que ela irradia e capta interferencia em 360º prejudicando o equipamento.

    Melhor começar com um painel de 17dbi da UBNT mesmo para até 2/3km. Funciona MUITO bem e o valor é bem proximo ao da Omini.

  18. #158

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Zucchi, eu tô achando que vale mais a pena gastar nas cornetas blindadas da AlgCom do que com Basestation 17dBi.

    Se for pra gastar com Basestation, eu vou com aquelas lindas AC de 45 graus, do restante, nenhuma.

    O @JonasMT tá usando as Algcom blindadas de 60 graus, disse que o resultado é surpreendente.

    Estou analisando agora o datasheet delas:

    * A setorial AlgCom tem baixa isolação por polarização cruzada (19dB), e ainda tem VSWR 1,6:1
    * A setorial Basestation AC 22dBi tem alta isolação por polarização cruzada (30db), e VSWR de 1,5:1.

    Mas o preço dessa Basestation AC dá arrepios na espinha, rsrs.
    Uso a 60º da ubnt, pelo valor dela sou mais comprar 2 algcom e ainda sobra dinheiro. Eu fiquei contente de mais com o desempenho das algcom principalmente o ccq. To com painel misto com airgrid,sxt e wom + rb912 27 conectado e desses apenas 2 o ccq nao esta 100% pois preciso visitar e fazer um novo alinhamento.

    Gostei tanto que ja pedi mais 6 para um novo pop.

  19. #159

    Padrão

    Os testes que vc fez entre ubnt e cambium, que modelo de e-pmp usou, com ou sem gps no cliente usou qual radio

  20. #160

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Zucchi, eu tô achando que vale mais a pena gastar nas cornetas blindadas da AlgCom do que com Basestation 17dBi.

    Se for pra gastar com Basestation, eu vou com aquelas lindas AC de 45 graus, do restante, nenhuma.

    O @JonasMT tá usando as Algcom blindadas de 60 graus, disse que o resultado é surpreendente.

    Estou analisando agora o datasheet delas:

    * A setorial AlgCom tem baixa isolação por polarização cruzada (19dB), e ainda tem VSWR 1,6:1
    * A setorial Basestation AC 22dBi tem alta isolação por polarização cruzada (30db), e VSWR de 1,5:1.

    Mas o preço dessa Basestation AC dá arrepios na espinha, rsrs.
    Ambas são realmente muito boas. ALGCOM tem um desenho futurista até

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Os testes que vc fez entre ubnt e cambium, que modelo de e-pmp usou, com ou sem gps no cliente usou qual radio
    O AP é o modelo com GPS/Sincronismo.

    O equipamento cliente é o Force180 (CPE)