+ Responder ao Tópico



  1. #241

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pessoal atualiza o topico com um radio que eu botava a maior fé!

    FORCE 200 que promete até 25km e de 200mb de banda, pois bem como ja tinha os epmp 1000 porta fast e preciso de mais de 100mb nesse enlace, comprei 8 enlace force 200 até agora subi 3

    Primeiro enlace um backup de rota
    13km - sinal -55
    - teste entre radios 215down por 195up
    - teste entre rb 170down e 135up

    Nesse enlace ja fiquei cabreiro e com pé atraz, pois bem como meu mimosa tava fazendo mais raiva que tudo resolvi tirar ele e subir os outros 2 enlace.

    2º Enlace
    1.6km - sinal -45
    - Teste entre radios 220down e 210up
    - 450 cliente em cima o radio o peida e chora, nao consegue passar mais que 100mb de trafego nem amarado, ambas as portas modulando em GB nessa rota geralmente tenho por volta de 120 a 160mb quando era mimosa, latencia RIDICULA entre 35 a 80ms.

    3º Enlace
    1.2km sinal -43
    - Teste de banda 220down e 210up
    - 300 cliente em cima, novamente nao passa de 100mb apenas a latencia é um pouco menos entre 15 a 40ms. A modo de comparaçao rb912 fazia seus 130mb e 2 a 8ms.

    Enfim radio muito estavel e construçao da parabola bem robusta, mas um vergonha um radio que promete 220mb nao aguentar mais de 15mil pps e tao pouco mais de 100mb metade do prometido.

    Alimenta o radio fonte xps 15a c/ fag /1000, cabo mppt c/ conector blindado, aterramento ok. Tudo como manda o figurino, pra ultimo subi as fonte original e o mesmo problema.

    Soluçao? Destinar eles a ptp de menor importar e subir af5-x c/ ideal de 25dbi. Pq nao passo fibra? Pq nao tenho a licença e cada enlace vira 8km devido a topologia do local.

    print das interface com trafego do momento.
    Anexo 66244
    Cara onde compro essas ideal de 25dbi? Ouço você falar tão bem delas que desejo testar alguns enlaces aqui.

  2. #242

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Se for a que estou pensando, segue: http://idealantenas.com.br/

  3. #243

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Mas @Zucchi, o problemas do @JonasMT não é por questão da quantidade de usuários, mas sim os pps, parece que a antena não aguenta essa demanda. Não seria esse lote de force200 com defeito?

  4. #244

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @JonasMT você usava o epmp /100 não é isso? Ele aguentava os 90/100M, com latência aceitável?

  5. #245

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Mas @Zucchi, o problemas do @JonasMT por questão da quantidade de usuários, mas sim os pps, parece que a antena não aguenta essa demanda. Não seria esse lote de force200 com defeito?
    O Force 200 aguenta 22.000 PPS. Tem que ser observado qual o tipo de fila utilizado no Mikrotik também mas fica claro que 450 usuários em cima vão consumir com facilidade os 22.000 PPS.

    Era bom ter aberto um case de suporte diretamente com a Cambium e deixado o pessoal da Engenharia ver o que ocorre.

  6. #246

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    O Force 200 aguenta 22.000 PPS. Tem que ser observado qual o tipo de fila utilizado no Mikrotik também mas fica claro que 450 usuários em cima vão consumir com facilidade os 22.000 PPS.

    Era bom ter aberto um case de suporte diretamente com a Cambium e deixado o pessoal da Engenharia ver o que ocorre.
    Eu abri case, inclussive no forum oficial. Eu limitei os cliente desse pop, gerando assim 11mil pps down e 5 a 6mil up em media.

    O radio ja penava, pings ridiculos acima de 300ms. Enfim o radio é uma bela bomba e joguei meu dinheiro fora.

    Nao tem essa de lote, megasena premiado e afins. Quando relatei a quase 3 anos que no modo ePTP e enlace curto a baixo de 2km o wire se perdia do nada tbm foi "premiado,lote e todo o mimi" resultado outro dia conferindo os log finalmente saio a correçao.

    Enfim soluçoes amadoras como essa nao quero mais na minha rede, pois nao sou tarzan tao pouco homem aranha pra viver pendurado em torre trocando radio.

    Passo de 120mb nao tem geito ou é digital ou af5x, mimosa nao quero nem de graça esse sim é loteria.

  7. #247

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    @JonasMT você usava o epmp /100 não é isso? Ele aguentava os 90/100M, com latência aceitável?
    Por ele passava 85 a 90mb down e 10 a 20up, só que latencia ja estava na faixa de 20 a 30ms quando a porta passava dos 90mb subi e era problema constante de cliente caindo o pppoe nesse pop "uso pppoe centralizado com ospf".

    Instalei os af5x pronto tudo resolvido.

    Esse force pode até ser um bom produto para cpe cliente, agora para ptp qualquer lhg poe ele no bolso.

  8. #248

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Por ele passava 85 a 90mb down e 10 a 20up, só que latencia ja estava na faixa de 20 a 30ms quando a porta passava dos 90mb subi e era problema constante de cliente caindo o pppoe nesse pop "uso pppoe centralizado com ospf".

    Instalei os af5x pronto tudo resolvido.

    Esse force pode até ser um bom produto para cpe cliente, agora para ptp qualquer lhg poe ele no bolso.
    Tenho elnace force 200 aqui firmware 3.2.2 e ta segurando 100 mbps limitado pela interface PTP de 3.2 km visada meio ruim setado em 20 mhz.

    22.000 pps são 220 mbps de trafego é o que esta na especificação do produto. não tem como vc ter 100 mbps de trafego e 20.000 pps no hardware.

  9. #249

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    Tenho elnace force 200 aqui firmware 3.2.2 e ta segurando 100 mbps limitado pela interface PTP de 3.2 km visada meio ruim setado em 20 mhz.

    22.000 pps são 220 mbps de trafego é o que esta na especificação do produto. não tem como vc ter 100 mbps de trafego e 20.000 pps no hardware.
    A va serio que 22mil pps nao sao 220mbps? Voce leu meus outros poste? Pelo visto nao, teste entre radio 220/220 em 13km
    TESTE entre ccrs 190 a 210 down e 170 a 195up

    Tive os mesmo resultados em 1.5km e 13km e voce esta totalmente enganado na sua conta pps vs mbps.

    Tudo vai da quantidade de cliente na outra ponta e a quantidade requisiçoes deles, tenho aqui 250mb de trafego e mais de 50mil pps em cima de uma mimosa lite com latencia de 1 a 2ms.

    af5-x agora passando 120mb é 17mil pps ping de 1 a 2ms.

    Enfim vou usar esse force aonde nao preciso mais que 80mb ou seja area rural.

  10. #250

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    A va serio que 22mil pps nao sao 220mbps? Voce leu meus outros poste? Pelo visto nao, teste entre radio 220/220 em 13km
    TESTE entre ccrs 190 a 210 down e 170 a 195up

    Tive os mesmo resultados em 1.5km e 13km e voce esta totalmente enganado na sua conta pps vs mbps.

    Tudo vai da quantidade de cliente na outra ponta e a quantidade requisiçoes deles, tenho aqui 250mb de trafego e mais de 50mil pps em cima de uma mimosa lite com latencia de 1 a 2ms.

    af5-x agora passando 120mb é 17mil pps ping de 1 a 2ms.

    Enfim vou usar esse force aonde nao preciso mais que 80mb ou seja area rural.

    Você até me desanimou com essa sua experiência. Já fui cobaia com mimosa e me lasquei, tive os problemas que todos já conhecem e pensei nos cambium, mas não tenho tempo nem dinheiro pra ser cobaia e ficar tendo esses estresses. Jonas, estou pensando em montar um pop só com cambium. Vc tem alguma experiência com a linha Epmp?

  11. #251

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Você até me desanimou com essa sua experiência. Já fui cobaia com mimosa e me lasquei, tive os problemas que todos já conhecem e pensei nos cambium, mas não tenho tempo nem dinheiro pra ser cobaia e ficar tendo esses estresses. Jonas, estou pensando em montar um pop só com cambium. Vc tem alguma experiência com a linha Epmp?
    Nao tenho pois nao acho a soluçao viavel, e tive que profissionalizar o transporte do link "busco a quase 200km" entao sai de 5.8 e mudei tudo pra huawei cabo meu $$ pra fibra kkkkkk

    Pois nao adianta fibra/cambium ou seja oque for se teu link nao tiver qualidade.

    Ainda sobre o cambium tenho vontade de ver um celula com suas 80 a 110 cpe e passando proximo ao prometido que seria 200mbps, nunca vi um case realmente acima de 80 cpe o mesmo acontece com elevate. Essas empresa sao "burras" pq nao pega um dos varios profissional do mercado br e monta um case de sucesso pra divulgar melhor, quem sabe assim nao sana as duvidas de uma vez por toda.

    Elevate tem um case no face de um provedor com umas 40 cpe que ficao reiniciando tem uns 3d que nao acompanho nao sei se ele resolveu.

  12. #252

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Jonas, eu acho que ele quer dizer que 1Mbps corresponde a 1 mil pps. Se for, queria entender esse cálculo aí.
    Hum agora entendi mestre!

    Print de um ptp 132.8mbs agregado ou 20.781pps a conta nao bate mesmo hehe

    A nao ser que ele esteja usando nessa conta dele apenas download ai quase bate.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pps.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	17,2 KB
ID:      	66735

  13. #253

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Jonas, eu acompanho esse provedor que você citou (ele está aqui perto), e vi a discussão no Facebook e só foi relatado ser "bug".

    Eu já pensei em Cambium, mas diante desses relatos eu não tive coragem de levar pro diretor da empresa isso como sugestão, ainda continuamos investindo em fibra.

    ----------

    Eu também estou querendo entender essa relação (será que ele também diz que o canal 5700MHz é o melhor pra se trabalhar?), eu tentei editar o post pra acrescentar e acabei excluindo e também não consegui voltar (estou usando o app mobile).
    Rapaz essa dos canal estava em reforma aqui nem deu pra acompanhar direito kkkkk

    Esse provedor do Elevate conseguiu resolver?

  14. #254

    Padrão

    Olha aqui esta dentro do esperado do que equipamento pode fazer, 22.000 pps são condiçoes 100% ideiais de funcionamento isso no mundo de hoje é quase impossivel, mas aqui esta dentro do esperado para um link de visada não 100% e 20 mhz.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pps.JPG
Visualizações:	210
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	66736

  15. #255

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nao tenho pois nao acho a soluçao viavel, e tive que profissionalizar o transporte do link "busco a quase 200km" entao sai de 5.8 e mudei tudo pra huawei cabo meu $$ pra fibra kkkkkk

    Pois nao adianta fibra/cambium ou seja oque for se teu link nao tiver qualidade.

    Ainda sobre o cambium tenho vontade de ver um celula com suas 80 a 110 cpe e passando proximo ao prometido que seria 200mbps, nunca vi um case realmente acima de 80 cpe o mesmo acontece com elevate. Essas empresa sao "burras" pq nao pega um dos varios profissional do mercado br e monta um case de sucesso pra divulgar melhor, quem sabe assim nao sana as duvidas de uma vez por toda.

    Elevate tem um case no face de um provedor com umas 40 cpe que ficao reiniciando tem uns 3d que nao acompanho nao sei se ele resolveu.
    Onde vou montar um pop não vale a pena fibrar. As casas são muito distantes umas das outras e pelos meus calculos, os valores com os rádios, mesmo sendo câmbium, é bem mais barato. O intuito é oferecer planos de até 15Mb pra, mais ou menos, 150 clientes. E como esse pop será do zero, não vou usar esse Elevate e nem sei se usaria, pq é um soft melhorado no hardware q já conhecemos. Cheguei a ver esse caso que vc mencionou sobre o problema que um provedor estava tendo, mas não sei se resolveram. Vou dar uma fuçada aqui pra ver se acho.

  16. #256

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Dúvida: posso misturar CPEs SISO e MIMO em um AP ePMP com Elevate?

    Pergunto isso pois temos muitos clientes com AirGrid aqui na rede e não é viável fazê-los comprar outro CPE, que seja MIMO, no caso de uma migração para ePMP.

    Há uns 2 anos fiz testes com pontos de acesso Ubiquiti e MikroTik e não consegui fazer funcionar essa mistura, com CPEs MIMO modulando em MCS 8 ou mais ao mesmo tempo que CPEs SISO modulavam em até MCS 7. Simplesmente ficou tudo meio doido (modulações erradas, outros CPEs não modulavam, etc.) e não funcionou para ninguém. O único jeito de manter os dois tipos de CPE juntos foi fazendo todo mundo trabalhar nas modulações SISO, ou seja, no máximo MCS 7, e é assim até hoje. Naquela época eu tinha menos conhecimento sobre isso tudo aqui, então não sei se fiz algo errado, mas a conclusão a que cheguei foi que se jogar SISO no meio, todo mundo só pode modular a no máximo MCS 7, para que funcione corretamente.

    Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @Zucchi?

  17. #257

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    To montando um pop novo e tava pensando no cambium, porém gostaria de ver mais relatos positivos sobre ele.

  18. #258

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Dúvida: posso misturar CPEs SISO e MIMO em um AP ePMP com Elevate?

    Pergunto isso pois temos muitos clientes com AirGrid aqui na rede e não é viável fazê-los comprar outro CPE, que seja MIMO, no caso de uma migração para ePMP.

    Há uns 2 anos fiz testes com pontos de acesso Ubiquiti e MikroTik e não consegui fazer funcionar essa mistura, com CPEs MIMO modulando em MCS 8 ou mais ao mesmo tempo que CPEs SISO modulavam em até MCS 7. Simplesmente ficou tudo meio doido (modulações erradas, outros CPEs não modulavam, etc.) e não funcionou para ninguém. O único jeito de manter os dois tipos de CPE juntos foi fazendo todo mundo trabalhar nas modulações SISO, ou seja, no máximo MCS 7, e é assim até hoje. Naquela época eu tinha menos conhecimento sobre isso tudo aqui, então não sei se fiz algo errado, mas a conclusão a que cheguei foi que se jogar SISO no meio, todo mundo só pode modular a no máximo MCS 7, para que funcione corretamente.

    Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @Zucchi?
    Como o ePMP lida com cada CPE como se fosse um ponto a ponto individual, não terá problemas. Cada equipamento vai falar na sua modulação máxima disponivel sem arrebentar o setor todo como em UBNT/MK.

    Pode mandar ver.

  19. #259

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Como o ePMP lida com cada CPE como se fosse um ponto a ponto individual, não terá problemas. Cada equipamento vai falar na sua modulação máxima disponivel sem arrebentar o setor todo como em UBNT/MK.

    Pode mandar ver.
    Valeu, @Zucchi! Essa informação vai influenciar muito nos projetos aqui.

    Só falta agora sair o ePMP Elevate para MikroTik... Tem alguma previsão disso?

  20. #260

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Valeu, @Zucchi! Essa informação vai influenciar muito nos projetos aqui.

    Só falta agora sair o ePMP Elevate para MikroTik... Tem alguma previsão disso?
    Segundo semestre. Um pouco a mais ou um pouco a menos. Está quase ai.