+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantas stations posso adicionar em um R52Hn?

    Pessoal, estou com uma RB433UAH com 3 R52Hn conectados nelas. Nesses 3 cartões, tem 3 painéis setoriais um para cada direção.

    Todos foram configurados analisando a frequência do local no lado da torre, também checamos no lado de alguns clientes dos painéis...

    Quando comecei, funcionava perfeitamente, ping a 1ms, sinal excelente, passando banda certinho, rádio modulando bonitinho... Tudo às mil maravilhas...

    Hoje fui fazer manutenção nesse ponto devido a várias reclamações dos clientes e passei a tarde toda tentando achar uma frequência que funcionasse legal. NADA!!!! Fui ao local, troquei a RB e os três cartões para ver se resolvia, NADA!! Sinal ruim, modulação pior ainda e chegava momento que os clientes nem pingavam...

    Daí fui perceber um fato interessante... A RB estava com cerca de 130 clientes conectados, mais ou menos 60 em um cartão, 50 e poucos e outro cartão e 20 e pouco em outro...

    Daí fiz o bloqueio de mais da metade dos clientes para testar... Foi dito e feito, o ping ficou a 1ms novamente, o rádio modulou legal e os clientes que ficaram conectados voltaram a navegar perfeitamente...

    Com isso fiquei com a dúvida: "Apenas ter clientes conectados na torre causa esse tipo de problema?" Isso porque os clientes não estavam navegando... Na interface geral não tava dando nem 10Mb...

    Outra dúvida que bateu foi: "Quantos clientes posso adicionar sem degradar o desempenho da torre?"..

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Quantas stations posso adicionar em um R52Hn?

    Cara , acho que a quantidade nao tem muito haver nestes casos . O que pode ta acontecendo é ter cliente com sinal ruim conectado nos cartoes , isso prejudica no desempenho do cartao , porque ele sempre vai da preferencia pro cliente ruim , e vai ficar forçando o cartao ate conseguir atende-lo.

  3. #3

    Padrão Re: Quantas stations posso adicionar em um R52Hn?

    Eita... com 40 clientes sem zona de fresnel perfeita a rede já fica um lixo pra mim, imagina com 60.

    Tem que ver o que é "ruim" por aí, o meu conceito de "ruim" é não ter 100% de CCQ, e isso só vem com zona de fresnel 100% livre e sinal adequado (20 a 30dBm acima da sensibilidade do datarate em uso, ou uns 25-30dBm de SNR).

    Dá pra dizer que 1 cliente de sinal ruim pesa por 2 ou 4 bons.
    40 clientes com sinal bom (Zona de fresnel mais de 60% limpa) até dá, mas hora que 1 deles fica com sinal ruim toda a rede sofre, eu limitaria abaixo de 40 simultaneos por cartão pra evitar isso, um cliente cujo sinal piora sabado as 17h e fica pentelhando a rede toda até 2ª de manhã.

  4. #4

    Padrão Re: Quantas stations posso adicionar em um R52Hn?

    Muitos clientes estão com sinal baixo... provavelmente vai ser isso mesmo...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizomf Ver Post
    Pessoal, estou com uma RB433UAH com 3 R52Hn conectados nelas. Nesses 3 cartões, tem 3 painéis setoriais um para cada direção.

    Todos foram configurados analisando a frequência do local no lado da torre, também checamos no lado de alguns clientes dos painéis...

    Quando comecei, funcionava perfeitamente, ping a 1ms, sinal excelente, passando banda certinho, rádio modulando bonitinho... Tudo às mil maravilhas...

    Hoje fui fazer manutenção nesse ponto devido a várias reclamações dos clientes e passei a tarde toda tentando achar uma frequência que funcionasse legal. NADA!!!! Fui ao local, troquei a RB e os três cartões para ver se resolvia, NADA!! Sinal ruim, modulação pior ainda e chegava momento que os clientes nem pingavam...

    Daí fui perceber um fato interessante... A RB estava com cerca de 130 clientes conectados, mais ou menos 60 em um cartão, 50 e poucos e outro cartão e 20 e pouco em outro...

    Daí fiz o bloqueio de mais da metade dos clientes para testar... Foi dito e feito, o ping ficou a 1ms novamente, o rádio modulou legal e os clientes que ficaram conectados voltaram a navegar perfeitamente...

    Com isso fiquei com a dúvida: "Apenas ter clientes conectados na torre causa esse tipo de problema?" Isso porque os clientes não estavam navegando... Na interface geral não tava dando nem 10Mb...

    Outra dúvida que bateu foi: "Quantos clientes posso adicionar sem degradar o desempenho da torre?"..

    Desde já agradeço!
    Esta trabalhando em 802.11b? então menos de 30 por cartão (pela própria norma). Tem clientes com menos sinal que -70dBm? isso prejudica o conjunto pois aumenta o processamento. Esta com o MTU automático ou fixo? se automático leva ele para fixo em no mais de 50ms para evitar que os clientes com sinal ruim atrapalhem aos bons.

  6. #6

    Padrão Re: Quantas stations posso adicionar em um R52Hn?

    Pessoal, deu certo aqui... Colocar um novo painel e dividir os clientes entre eles solucionou o problema... Desde ontem ping baxinho, sem reclamações... grato