+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Picostation x Unifi ? E ai..

    RB750GL ou RB450G?
    PicoStationM2 ou Unifi?

    Acesso simultâneo x qualidade.

    Eis a Questão..

  2. #2

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    rb450gb nao tem nem oque comparar com rb750gl, unifi x picostation sao propostas diferentes de uso.

  3. #3

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Picostation é bem pobre, eu comprei logo que surgiu e pff... dá no mesmo que um barato NS Loco M2. Acho que foi a única coisa da UBNT que me decepcionou seriamente. Pra mim ele não passa de um NS Loco com antena omni comum.

    Unifi está num patamar acima em matéria de capacidade de processamento, fora que tem dupla-polarização (E isso faz toda a diferença hoje).

    E a RB750G, 750GL ou 750UP são os hardwares mais básicos da MK hoje, ficam levemente abaixo da RB450G. O pouco de diferencial que pode existir é pelo uso de portas gigabit (Desde que use gigabit. Se usar 100M vai se tudo pior que na RB450G).


    E não confie tanto na RB2011, ela é bem cara mas o desempenho não é tão melhor, digamos que a duvida seria RB2011 ou RB450G, se for a RB2011 com 128MB de Ram (Tem versões com só 64MB, cuidado) com certeza a RB450G sairia perdendo (Mas a RB2011 com 128MB de Ram é muito cara, 50% a mais que a RB450G sem enclosure).

    A RB2011 com wifi e 64MB de Ram também me decepcionou, dificuldade de lidar com sinais baixos (smartphones a -80dBm), não derruba eles nem troca dados, meio que dá uma congelada em quem tem sinal ruim, pra algo que é pra ser AP de equipto mobile moderno isso é péssimo.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    eu fico com RB 450G e com a UNIFI, para caso separado, desde que não comparação não seja RB 450g x Unifi.

  5. #5

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    @rubem a RB450G em questão de hardware (memória,processamento) ela é melhor que a RB2011 UiAS que no caso é a mais top da série.
    Falando da linha 750,a mais simples delas foi descontinuada e eles lançaram um modelo que chama hEX Lite.Ela tem o dobro de processamento da RB750GL e 64mb de memória também,porem não é gigabit.
    http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=518

  6. #6

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Entendi que a 450G é bem superior. Pena que não vem completa e não seja gigabit!

    Esses uni-fis só elogios até hoje, principalmente o Outdoor!

    Alguém saberia me explicar a difernça da 450G pra 433? Sei que a 433 vem com cartoes PCI Wireless (até 3), mas como utilizaria os acess points uni-fi?

    rubem falou tudo!

  7. #7

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Citação Postado originalmente por pablosales18 Ver Post
    Entendi que a 450G é bem superior. Pena que não vem completa e não seja gigabit!

    Esses uni-fis só elogios até hoje, principalmente o Outdoor!

    Alguém saberia me explicar a difernça da 450G pra 433? Sei que a 433 vem com cartoes PCI Wireless (até 3), mas como utilizaria os acess points uni-fi?

    rubem falou tudo!
    A RB433 tem um chipset mais básico, e só 64MB de RAM.
    A RB433AH tem o mesmo chipset da RB450G e da RB750G, mas tem só 128MB contra 256MB da RB450G (A RB750G tem só 32MB de Ram! Ter chipset parudo não adianta se falta Ram).

    O chipset típico tem 1 porta wan e 1 porta lan, pra ter 4 ou mais portas é usado um CI de switch. Esse switch na RB433 ou RB433AH é um simples e comum IP 175C ou D, é literamente o mesmo CI que muito switch 5 portas de R$ 25 tem. O desempenho não é a 8ª maravilha do mundo (Pra usar como roteador ethernet, digamos).

    Já nas RB750 e 750UP o chipset principal (AR7240) tem 4 portas lan nativas, todas as portas neles vão direto pro chipset. São a opção mais pobre, tanto o chipset AR7240 é mais pobre (Tem dele em roteador de mesa de R$ 90, tipo intelbras, greatek, etc) como ele recebe diretamente todos os dados de todas as portas, qualquer malware com excesso de trafego sobrecarrega ele.

    A RB750G e a 750GL também tem esse sistema de um switch 5 portas no caminho (Porta 1 direto no chipset, portas 2 a 5 por switch), mas é um chipset mais recente, mais poderoso (Ter gigabit é detalhe). Veja que o poder de processamento teórico da RB750G é igual o da RB450G, afinal é o mesmo chipset principal (AR7161) e tem um belo chipset de switch no caminho (AR8327), mas... tem só 32MB de Ram.

    A RB450G tem a porta 1 direto no chipset e a 2 a 5 em switch, mesmo chipset da RB750G e 750GL, mas... tem 256MB de Ram, por isso ela acaba sendo considerada a melhor opção.

    A RB493G (Não confundir com RB493AH, que é mais pobre em ethernet) seria uma RB450G (Mesmos chipsets) mas com slot mini-pci e com mais portas (Tem 2 switch ao invez de 1). Se precisa algo com o poder da RB450G mas com mais portas, vá de RB493G (Não opte por RB493AH se quiser desempenho maior, ela não tem um chipset muito bom e tem só 128MB de Ram).

    Enfim, tem uma "zona" ou variedade enorme de opções de chipsets principais e switch's na Mikrotik, aqui uma lista DESATUALIZADA:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...itch-all-ports

    Todo ano a MK lança mais alguma coisa, agora nessa lista falta por exemplo a que parece ultra-poderosa RB850Gx2, algo similar a RB450G, mas com porta gigabit, com 512MB de Ram, e não com um chipset Mips comum, mas sim com um chipset PowerPC (O que há de mais poderoso nesse tamanho é PowerPC). Só não deve achar RB850Gx2 no brasil, não arrisco a sugerir que o Kleber importe porque duvido que muita gente ia ver as vantagens disso, ia vender pouco, pessoal ainda compra muitas pobres RB493AH por conta das 9 portas achando que o IP175D será grandes coisas.

    (Conforme o tipo de switch muda o tratamento dado no layer2 ou layer3 de cada pacote, o que o switch meche nessas camadas altera a capacidade de trafego nele (Portanto limita o trafego até o chipset), no fim de cada ficha técnica no site da MK (Digamos http://routerboard.com/RB450G ) tem a capacidade de trafego conforme o tamanho do pacote, nesse caso da RB450G ela tem capacidade pra 59Kpps (Kilo Packets per second, mil pacotes por segundo) seja com pacote de 512 bytes ou de 64B, usando 25 regras complexas, ele simplesmente não consegue processar mais pacotes, se os pacotes tem 32 ou 800 bytes de tamanho ele tem limite de processamento. Com pacotes de 1500 bytes ele consegue lidar com menos pacotes ainda, só 54Kbpps. Analizando esse final das fichas técnicas de todos os produtos você vê bem o que é limitação do switch (Caso do IP175C e D das RB433, 433AH e 493AH))

    Na prática você tem pacotes grandes e pequenos seja como balance ou como servidor de autenticação, o desempenho vai depender do tipo de uso dado, você não tem um tamanho fixo de pacotes, não tem tantas regras sempre, as vezes uma RB433 (Nem falo da RB433AH) te serve, já coloquei a pobre/velha RB600 com 64MB de Ram (Mas com processador PowerPC!) pra controlar autenticação de uns 60 clientes, não posso recomendar esse tipo de opção mas se você já tem um hardware parado, é bom conhecer o poder de processamento dele, vai que ele te atende com algumas limitações insignificantes (E pode adiar o gasto em RB nova por uns 6 meses, tempo suficiente pra juntar dinheiro).

  8. #8

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Falando com fornecedor o mesmo informou que tanto unifi quanto pico station tem o mesmo processamento e memória, 4 pico station x 4 pico unifis a diferença seria tão grande? Acho os unifis com antena pobre "2,0/2,5 dbi?" Fica a dúvida..

  9. #9

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Diz o fornecedor também que a 750GL tem 64 mb de RAM, então seria uma versão superior a 433 e a 750.

    Se fosse para querer mais potente iria de
    rb1100!!

    Como a RB750GL ou a RB450G tem chipset de switch, poderia ligar uma saída ethernet da rb à um switch 8 portas para 6 AP's?

    rubem 32 ou 64 na RB750GL?


  10. #10

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    O nano loco não tem antena omni e seria pra aplicação até 10 km. Como seria pra aproximadamente 100m2 acho que o Pico Station seria a solução ideal. Já ouvi falarem muito bem dos NS nano loco m2 e m5 e se for realmente similar seria ótimo!! Unifi que seria a melhor solução de todas peca em possuir antenas entre 2 e 2,5 dbi (acho fraco). Caso fosse investir em algo mais pesado ia de rocket m2 com antenas omni!!

  11. #11

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Citação Postado originalmente por pablosales18 Ver Post
    Falando com fornecedor o mesmo informou que tanto unifi quanto pico station tem o mesmo processamento e memória, 4 pico station x 4 pico unifis a diferença seria tão grande? Acho os unifis com antena pobre "2,0/2,5 dbi?" Fica a dúvida..
    Igual não é.
    O Picostation tem chipset AR7241 e 32MB de Ram

    O Unifi AP comum tem AR7240 ou AR7241 conforme versão, e 64MB de Ram
    O Unifi LR tem AR7241 e 64MB de Ram
    O Unifi Pro tem AR9344 e 128MB de Ram
    O Unifi UAP tem AR7241 ou AR7240 conforme versão, e 64MB de Ram

    Não achei nada sobre Picostation com 64MB de Ram, nem sobre Unifi com 32MB. Então só posso confirmar que todo Picostation tem só 32MB de Ram, e todo Unifi tem 64MB ou mais.

    Mas o principal: Picostation só tem 1 chain, 1 antena, enquanto todos os Unifi tem 2 chains, pra simo/miso rumo a smartphones e cia, desempenho superior.

    Citação Postado originalmente por pablosales18 Ver Post
    Diz o fornecedor também que a 750GL tem 64 mb de RAM, então seria uma versão superior a 433 e a 750.

    Se fosse para querer mais potente iria de
    rb1100!!

    Como a RB750GL ou a RB450G tem chipset de switch, poderia ligar uma saída ethernet da rb à um switch 8 portas para 6 AP's?

    rubem 32 ou 64 na RB750GL?

    Esquece eu ou o vendedor, olha no site de quem fabrica:
    http://routerboard.com/RB750GL

    Quem tem 32MB é a RB750G:
    http://routerboard.com/RB750G

    Geralmente vendedor entende de vendas, não de hardware, é bem raro achar vendedor com conhecimento técnico.

    A UBNT é empresa pra usuário de Apple (Donas-de-casa em geral), ela não divulga dado técnico nas fichas técnicas, não informa chipset porque ele muda conforme a versão (E uns noobs acham que tem hardware falsificado por conta disso), tem que pegar o produto em mãos e abrir, ou achar foto na web (Picostation ar7241, ou picostation m2 opened, ubiquiti picostation internal view, é só googlar no idioma da web que sempre acha). MK é fácil ver poder de processamento, UBNT complica.

    Citação Postado originalmente por pablosales18 Ver Post
    O nano loco não tem antena omni e seria pra aplicação até 10 km. Como seria pra aproximadamente 100m2 acho que o Pico Station seria a solução ideal. Já ouvi falarem muito bem dos NS nano loco m2 e m5 e se for realmente similar seria ótimo!! Unifi que seria a melhor solução de todas peca em possuir antenas entre 2 e 2,5 dbi (acho fraco). Caso fosse investir em algo mais pesado ia de rocket m2 com antenas omni!!
    NS Loco M2 tem antena de uns 60°, eu coloco ela (Ou outras CPE's baratas) como AP em empresas porque uma omni no meio raramente dá alcance decente pra todo lado, geralmente o melhor alcance tenho colocando CPE num canto, virada pro centro.

    Mas o "tchã" dos Unifi não é antena nem chipset ou Ram, mas sim o sotware, o Unifi Controller centraliza tudo, o software é feito pra lidar exatamente com os sinais porcamente baixos dos smartphones (Smartphone é o maior lixo em wifi, tem potencia baixa e antena minúscula de baixo ganho, fora que se movimentam demais), em AP comum é normal perder duzias de ping rumo a um smartphone porque o sinal varia, com Unifi a estabilidade é 10x maior. Ainda não é perfeito, mas a capacidade de mudar datarates rapidamente é enorme (Coisa que o Rocket M2 não tem. Se fossem conexões fixas, com sinal ok, com certeza o Rocket M2 entregaria muito mais banda agregada, mas o problema de aparelho mobile é não ter sinal estável, é ter antena em movimento, mudando de polarização (Por isso é importante MIMO, nada de polarização simples de Picostation ou qualquer omni enorme), e sinal baixíssimo (-80dBm, do smartphone rumo ao Unifi)).

    Sobre o baixo ganho das antenas dos Unifi: Não adianta ter antena grande e transmitir com potencia tipo 30dBm EIRP sendo que os smartphones vão responder as conexão com porcos 15 ou 18dBm EIRP!

    Smartphone tem 10 a 15dBm de potencia, com antena de 2 ou 3dBi.
    Unifi com 22dBm e antena de 2,5dBi tá de bom tamanho, wifi é comunicação bidirecional, o sinal no sentido A>B não pode ser muito mais baixo que no sentido B>A.

    Só existiria alcance enorme com wifi se colocasse uma antena direcional de 15dBi nos smartphones, aí sim teria motivo pra uma antena de 10dBi num Unifi, aí sim poderia atender 50m com 4 paredes no meio do caminho. Como smartphone é extremamente limitado em wifi (Em GSM/Edge/GPRS o limite é mais de 35dBm EIRP) não adianta muito uma antena enorme no AP, na verdade ela atrapalha mais que ajuda: O usuário leigo escaneia o SSID com sinal alto, mas não conecta (Porque o sinal baixo do smartphone não chega no AP), acha que isso é defeito no AP e vai reclamar do AP, não da porcaria do smartphone.

    (Mesmo os smartphones mais caros tem potencia baixa e antena pequena, não tem como fazer milagres, por isso precisa tanto AP, se fossem desktops fixos 1 AP resolveria, seria só colocar antena direcional interna em cada desktop e pronto))

  12. #12

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Entendo, vou de UNIFI! Pena ter equipamentos ótimos como rocket, ns nano loco e até mesmo pico station se essas porcarias de dipositivos com tx/rx porco acabam com a rede!!

    O problema é que qualquer um desses eu colocaria no alto cobrindo toda área e com os unifis eu tenho que "voar baixo" já que os AP's unifis tendem a ficarem mais próximos ou mais baixos!!

    Já instalei unifis com unifi controler e funcionou que um maravilha em um swhitch 16 portas! Estou querendo partir para RB's para utilizar como hostpot pra controle de banda por ip sem cadastro será que terei dificuldade ??

    Já vi que deixar o Airmax desativado em AP's, utilizar a faixa 20 mhz, habilitar o AP isolation, escolher um bom canal (que não seja 1, 6, 9 ou 11) deixa o rendimento para hostpot melhor!

    Teria mais alguma dica?

    Grato rubem

  13. #13

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    Levando em consideração sempre as porcalhadas como notebook smatphones e etc! Para fazer enlaces eu não tenho dificuldade, redes ponto a ponto, configurar CPE's etc. O airmax funciona que é uma maravilha nessas aplicações pena que tem que desabilitá-lo para hostpot!! Cai muito o rendimento do AP.

  14. #14

    Padrão Re: Picostation x Unifi ? E ai..

    rb2011 perde para rb450g, vi isso na pratica, rb2011 é mais para uso como switch.