+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurações otimizadas no cliente

    Olá colegas

    Como estão as configurações dos clientes de vocês? (Ubnt e MK)

    Hoje trabalho da seguinte forma, nos Ubnt (AirGrid e Nano) utilizo sempre MCS mínimo, 0 e 8. Configuro a potência para o MCS máximo, na AirGrid por exemplo não mais que 19Dbm e nos Nano não mais que 17. Em alguns casos configuro os clientes com uma distância maior do que eles realmente estão, cerca de 40-50% maior.

    Nos MK (Sxt e LHG) não consigo configurar MCS pq as estações sempre obedecem o MCS do AP. Nos ultimos dias ativei alguns clientes com Sxt Lite5 ac e notei que na configuração em superchannel e potência default elas emitem 29Dbm, depois de abaixar bastante a potência delas, na faixa de 19-21Dbm o CCQ do TX melhorou bastante. Tenho feito o mesmo teste nas Lite5 comum e nas LHG e tenho obtido sucesso, mas não configuro distância pq o routerOS já mente normalmente para o AP.

    Como vocês tem feito as configurações de vcs?

  2. #2

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    AP: Configuro o EIRP do AP conforme a necessidade de sinal no cliente mais distante, levando em consideração o MCS pretendido no cliente e o desvanecimento no espaço livre.

    Estação: Conforme o MCS pretendido, regulo o EIRP da estação conforme a potência máxima permitida para o MCS pretendido e o sinal necessário no AP para o referido MCS.

  3. #3

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    Bacana, alguma configuração a respeito da distância também?

  4. #4

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    Citação Postado originalmente por pedrohafe Ver Post
    Bacana, alguma configuração a respeito da distância também?
    Configuração em distância é acertar o EIRP levando em consideração as perdas de sinal no espaço livre (desvanecimento). Faz parte do cálculo básico de enlaces em RF.

  5. #5

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Eu acho que ele quis dizer ACK.
    Isso!!! Perdoem-me!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Configuração em distância é acertar o EIRP levando em consideração as perdas de sinal no espaço livre (desvanecimento). Faz parte do cálculo básico de enlaces em RF.
    Lembrando: sempre levar em consideração o limite de potencia descrito no Regulamento de radiação restrita da Anatelhttps://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  7. #7

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    Bem lembrado AndrioPJ. Eu não sei se é o caso de alguém aqui, mas na cidade onde eu moro tem provedor usando frequências como 4920Mhz em AP multiponto para atender cliente final. Potência? Sempre no máximo. É uma lástima. Achar um canal decente aqui é um trabalho árduo.

  8. #8

    Padrão Re: Configurações otimizadas no cliente

    Citação Postado originalmente por pedrohafe Ver Post
    Bem lembrado AndrioPJ. Eu não sei se é o caso de alguém aqui, mas na cidade onde eu moro tem provedor usando frequências como 4920Mhz em AP multiponto para atender cliente final. Potência? Sempre no máximo. É uma lástima. Achar um canal decente aqui é um trabalho árduo.
    Putz! é crime federal. Se pegarem nunca mais se endireitam.