Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Pessoal estou com dois produtos novos tirei da caixa.

    o nobreak deixei uma semana na energia até ai tudo bem mas quando conectei numa bateria estacionária de 48 Ah por uma hora e meia fiquei asustado.

    Um Nobreak http://accessories.la.dell.com/sna/...s1&sku=008-0384&dgc=ST&cid=261058&lid=4704367
    Uma Bateria Estacionária http://produto.mercadolivre.com.br/...moura-12v-45ah-estacionaria-moura-nobreak-_JM

    Bastou deixa Uma hora e meia numa sala com ar condicionado ligado percebi um cheiro muito estranho fui logo na bateria e quando toquei estava pegando fogo (muito quente) toquei no Nobreak o mesmo.

    Me restou deligar o Nobreak e desconectar a bateria para não acontecer coisa pior.


    Será que a bateria é muito forte para o nobreak.?

    Tenho este nobreak com a mesmo modelo de bateria e fuciona normal já faz algumas semanas.
    http://www.buscape.com.br/no-break-s...?pos=32#precos


    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    troque a bateria.. esta ai JA ERA !!

    este no-break usa 24v !!! precisa colocar duas baterias em serie !!! por isso ferveu a bateria q voce colocou :P

  3. #3

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Mas esse APC tem tomada pra bateria externa?

    Se não tem, é gambiarra colocar bateria de resistência interna diferente.
    O nobreak tem um controle de carga de menos de 2A, faz a carga das 2 baterias internas de 7Ah em 12 horas. Mas plugando bateria de 48Ah o tempo necessário pra tensão subir, e o controlador de carga deixar de mandar corrente alta e passar pro estágio de baixa corrente e alta tensão (Pra equalizar as celulas) é muito maior.

    Uma bateria 12V 7Ah comum tem resistencia interna na casa dos 0,03 ohms. Já uma estacionária de 48Ah deve ter algo na casa dos 0,01 ohm, resistencia 3x menor, por isso permite a circulação de uma corrente bem maior (E circuito fornecendo mais corrente é circuito que aquece mais).

    Só existe garantia de funcionamento ok em nobreak com plug pra bateria externa, o controlador de carga em nobreaks com bateria apenas externa é bem diferente dos modelos com plug pra bateria externa. Onde não existe garantia o negócio é fazer a gambiarra pra testar, mas garantia não tem.
    (Especialmente porque a corrente de carga onde não tem plug pra bateria externa é geralmente muito baixa, menos de 1A, que levaria umas 60 horas pra carregar sua bateria)

    Esse nobreak SMS do link tem plug pra bateria externa, tem um controlador de carga de, se não me engano, 1,5A (2 dia pra carga completa nessa bateria de 48Ah), ele não tenta sobretensão de 16V pra equalizar as bateria a força (Coisa que o APC vai fazer, pra prolongar a vida das baterias).

    Mas você tirou as baterias internas carregadas do APC? Se elas estavam já nuns 13,8V, e a bateria externa recebeu carga por flutuação lá pelos 13,2V, a bateria externa não absorve direito a sobretensão de desequalização que o nobreak vai tentar mandar (Pois leu uma tensão alta, e no auto-teste de inicialização a tensão não caiu, indicando que as baterias estão efetivamente já carregadas), que seriam 15 ou 16V pra equalização.

    O que fazer num nobreak preparado pra bateria externa: Plugar apenas a bateria externa, e com uns 12 a 12,5V (Meia carga), deixar o nobreak fazer a carga do jeito dele. Nobreak que tem tomada pra bateria externa não tenta alta tensão de equalização porque não sabe a corrente da bateria, não tenta sobrecorrente no inicio da carga porque se sabe que pode ser plugado nele uma bateria enorme e porcamente dimensionada (Pra um nobreak pequeno) tipo 150Ah.

    Nobreak bom faz a carga de acordo com a capacidade das baterias, esse nobreak APC tem 12V 14Ah em baterias, a corrente ideal de início de carga seria uns 1,4A, e a sobretensão pra equalização final seria de uns 140mAh. Já a bateria 48Ah precisaria 4,8A de corrente inicial e equalização a quase 0,5A, são mundos diferentes.

    Ou a bateria externa estava vazia? (10V, digamos) Aí o nobreak pode ter dado um boost de 2 ou 3A, a 15V, pra absorção maior até que a bateria atinja uns 11,5V, nas baterias 12V 7Ah originais isso ocorreria em 5 minutos, já numa bateria 48Ah levaria horas!

    A APC não tem nenhum nobreak com corrente de carga alta (Tipo 5A, que é o que precisaria pra uma carga DECENTE nessa bateria de 48Ah, cerca de 10% da capacidade nominal), mesmo os modelos dela com tomada pra bateria externa são de corrente baixa de menos de 2A, os modelos de maior capacidade são pra 24, 36 ou 48V (Linhas que ela compartilha com a Delta), 48V 12Ah (576Wh) com corrente de carga de 2A tá ótimo, é muuuuuito melhor isso do que 12V 48Ah (576Wh) pois nesse caso 2A de corrente de carga permite desequalização, calor, e carga demorada. A APC não foca em ambiente com baterias enormes, ela só presta em ambientes com baterias de capacidade de corrente baixa.

    ("Ah, mas eu tenho um APC e funciona numa bateria de 45Ah"... não é bem por aí, até pilha Rayovak amarelinha serve em nobreak, tem que ver a resistencia interna de CADA bateria, a capaicidade exata de corrente de cada nobreak, a tensão de futuação e esses detalhes tipo boot inicial de alta tensão e alta corrente, ou uma sobretensão no final pra equalizar celulas. Tem que ver pelo lado da garantia: Nobreak que não foi feito pra carregar bateria externa grande não tem nenhuma obrigação de fazer isso, o circuito pode ser feito na medida pra uns 7Ah (Ou 10Ah, ou 14Ah, etc) em baterias, não há garantia que não haja aquecimento ou desequalização se fizer gambiarra.

  4. #4

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    troque a bateria.. esta ai JA ERA !!

    este no-break usa 24v !!! precisa colocar duas baterias em serie !!! por isso ferveu a bateria q voce colocou :P
    Tem certeza que ele é 24V? Não lembro de nenhum APC soho ou domestico com 24V, só 12V.

  5. #5

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Rapaiz uso esse nobreak aqui ó a 8 anos.

    http://www.processtec.com.br/prod,id...x0DxoCdrnw_wcB

    Pensa num nobreak bão e que aguenta porrada da rede elétrica.

    Se eu tiver que comprar outro vai ser igual. E são 4 baterias internas de 18 ah se não me engano, aguentam 3 servidores, 1 switch de 48 portas, conversor de fibra, routerboard, enfim, por umas 4 horas.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por leovoip Ver Post
    Rapaiz uso esse nobreak aqui ó a 8 anos.

    http://www.processtec.com.br/prod,id...x0DxoCdrnw_wcB

    Pensa num nobreak bão e que aguenta porrada da rede elétrica.

    Se eu tiver que comprar outro vai ser igual. E são 4 baterias internas de 18 ah se não me engano, aguentam 3 servidores, 1 switch de 48 portas, conversor de fibra, routerboard, enfim, por umas 4 horas.

    Abraços
    O meu é o modelo 2000 ( 2 Kva ), segura dos servidores Dell, 1 2950 e outro 1950, mais alguns equipamentos durante 1 hora e meia, sem problema.
    Estou ja procurando outro deste para colocar dentro de casa, refiz a rede eletrica aqui e coloquei as tomadas da televisao, som, video game, tudo para sair de um ponto, ai vou colocar o outro la.
    Mais muito bom mesmo este nobreak, foi o melhor que ja usei ate hoje.
    Uma solução que uso a mais de 2 anos e nao tenho problema em torre de 12 ou 24v e com carregador de bateria de carro com flutuação, este do mercado livre, com bateria estacionaria, nao tenho nenhum problema

  7. #7

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Caro Rubens o Nobreak do modelo da APC que estou usando tem tomada para bateria externa veja imagem abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Snap 2015-06-28 at 08.26.30.png
Visualizações:	405
Tamanho: 	167,6 KB
ID:      	59924

    Segue a ficha técnica do equipamento, mas onde diz que é 12V ou 24V?

    Tensão/Voltagem - Bi-Volt 115/127/220V
    Cor: Preto
    Modelo: Nobreak APC UPS BZ1500Bi-BR 1500VA
    Garantia: 2 Anos

    Entrada
    -Tensão nominal de entrada: Bi-Volt 115/127/220V
    -Frequência de entrada: 60 Hz +/- 1 Hz
    -Comprimento do Cabo: 1.22 metros
    -Tipo de conexão: NBR 14136

    Saída
    -Tensão nominal de saída: 115V
    -Capacidade de Potência de Saída: 825 Watts / 1500 VA
    -Freqüência de Saída (sincronizada com rede elétrica): 60 Hz
    -Tipo de Forma de Onda: Senoidal aproximada
    -Proteção Necessária na Corrente de Saída: 15A

    Baterias & Tempo de operação
    -Autonomia de 84 minutos
    -Tipo de bateria: Bateria selada Chumbo-Acido livre de manutenção : a prova de vazamento
    -Tempo de recarga típico: 24 hora(s)
    -Cartucho de substituição de bateria: RBC110
    -Quantidade de RBC™: 2

    Peguei esta informação no site da APC, ou seja é um Nobreak de 12V então uma unica bateria externa é suficiente.

    Bateria
    Quantidade
    2
    http://i.dell.com/images/global/general/spacer.gif
    Tecnologia
    Ácido de chumbo
    http://i.dell.com/images/global/general/spacer.gif
    Voltagem fornecida
    12 V
    http://i.dell.com/images/global/general/spacer.gif
    Capacidade
    7 Ah
    http://i.dell.com/images/global/general/spacer.gif
    Tempo de recarga
    12 hora(s)
    http://i.dell.com/images/global/general/spacer.gif
    Recursos
    Sem manutenção, selado, à prova de vazamentos


    Agora porque esquentaram ambos equipamentos?

    Abraço a todos
    Última edição por ccbsumare; 28-06-2015 às 10:21.

  8. #8

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Tenho APC desse 1500va.. Sao duas baterias internas em serie.. Troquei elas por estacionárias externas de 70a cada.. E paralelo coloquei um carregador de 24v x 60a..

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    troque a bateria.. esta ai JA ERA !!

    este no-break usa 24v !!! precisa colocar duas baterias em serie !!! por isso ferveu a bateria q voce colocou :P
    Corretissimo!!!! esse nobreak tem duas baterias internas e saida para 24V. Tem que usar 2 baterias em serie......

  10. #10

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Corretissimo!!!! esse nobreak tem duas baterias internas e saida para 24V. Tem que usar 2 baterias em serie......
    Agora eu fiquei mais boando que peixe morto.

    Se o Nobreak é de 12V conforme mostra a ficha técnica, mesmo assim tenho que colocar duas baterias em serie mesmo sendo baterias de 48Ah?

    Tem como retirar as baterias internas só deixar sé baterias externa e qual é a vantagem?

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    A Dell (Como sempre) está com informação errada no site pelo visto, são dados diferentes do site de quem fabrica:
    http://www.apc.com/products/resource...ku=BZ1500BI-BR

    Alí diz:
    Replacement Battery

    24008

    24 de 24V, e 008 de 8Ah que é a capacidade das baterias 12V 7Ah em C100 (7Ah é a capacidade aproximada em C10, 7,2Ah em C20, etc).
    Seria esse modulo então:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         42-101-233-03.jpg
Visualizações:	807
Tamanho: 	165,7 KB
ID:      	59937

    Nunca confie no vendedor, só no fabricante.

    Se o site da Dell está mesmo muito errado (E a Dell é bem incompetente em fichas técnicas, colocam estagiários de marketing ao invez de engenheiros pra inserir dados no site, dá nisso) são 9 horas pra carga completa, isso que dizer uns 2A de corrente inicial de carga, perfeito pra bateria externa de uns 20Ah apenas.
    ("Perfeito" não quer dizer não carregar outras baterias, só quer dizer maior risco de desequalização por usar corrente baixa demais)


    Pra ver como APC é 10x mais bem feito que os lixinhos nacionais tipo SMS, Volt ou RGC, esses teriam queimado nos primeiros minutos com bateria de tensão errada.

    (Não necessariamente a bateria atual foi pro lixo, só reduziu muito a vida útil dela, teria que fazer um teste de descarregamento pra ver quanto sobrou de capacidade, algo tipo ligar uma lampada de 40W e esperar a tensão baixar pra 10,5V, se levar digamos 10 horas ela tem uns 400W armazenados, e 400/12 = 33Ah de capacidade. Que pra descarga em C10 (10 horas) até que não está ruim pra uma bateria que cozinhou as placas e separadores por umas horas. Se deixou as baterias internas dentro, então elas talvez também perderam capacidade, porque em tese elas reduziram de tensão (E a externa aumentou), duvido que tenham reduzido abaixo de uns 10V pra perder muita vida útil, mas é bom já ficar preparado pra troca delas em menos de 2 anos. Vida útil se mede em ciclos e capacidade de carga, depois de digamos 50 ciclos completos (Descarga total, e recarga total) a bateria perde 50% da capacidade, cai pra 3,5Ah de capacidade, ou seja, elas vão morrendo aos poucos)

  12. #12

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por leovoip Ver Post
    Rapaiz uso esse nobreak aqui ó a 8 anos.

    http://www.processtec.com.br/prod,id...x0DxoCdrnw_wcB

    Pensa num nobreak bão e que aguenta porrada da rede elétrica.

    Se eu tiver que comprar outro vai ser igual. E são 4 baterias internas de 18 ah se não me engano, aguentam 3 servidores, 1 switch de 48 portas, conversor de fibra, routerboard, enfim, por umas 4 horas.

    Abraços
    Ah, mas aí você está com um nobreak 20x melhor, nem dá pra comparar.

    Ele usa bateria RBC55, de 18Ah, e o tempo de recarga nessa ficha técnica (E na do site oficial) é de 3 horas.
    Oras, pra fazer recarga de 18Ah em 3 horas precisa corrente de uns 7 ou 8Ah, ou seja, poderia ligar isso em um conjunto externo de 70Ah em baterias que esse nobreak ainda ia carregar perfeitamente.

    (Situação bem diferentes dessas linhas domesticas ou soho, que tem corrente de carga de 1 ou 2Ah, que só carregam sem risco de desequalização bateiras de 7 a 20Ah, que levam, num modelo com corrente de 1Ah, cerca de 3 dias e pouco pra carregar uma bateria externa de 60Ah)

    Pode ver que a APC não vende baterias maiores que uns uns 18 a 20Ah, essa linha da APC a Delta também tem (Acho que chama Amplon), mesmo esquema: Passou de 2KVA? Parte pra 48V. Muito melhor (Mais duravel, menos manutenção, menos problemas, melhor rendimento) 48V 18Ah (864W) do que 12V 72Ah (864W). Delta e APC fazem isso, e... são o que há de melhor em UPS no mundo todo.

    (Pena que a SMS não aprende isso, continua insistindo em nobreaks 3KVA de 12V, vendendo bateria externa de 80Ah)

  13. #13

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    E o detalhe... nunca trocamos as baterias... São as originais.

  14. #14

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    E mesmo que uma bateria danifique 2 ou 3 células, ainda assim não terá nenhum problema grave.

    Numa bateria 12V, que tem 6 células de 2V, o normal é 1 ou 2 células de resistência mais baixa aquecerem mais e morrer mais cedo, com 1 célula ruim é a situação que em 5 minutos a tensão da bateria em uso cai de 13,5V pra 11,5V. Se são 2 células ruins, em poucos minutos a bateria cai de 13,5V pra 10V e o nobreak desliga. 4 células estão lá totalmente cheias, mas a tensão geral da bateria é baixa demais pro nobreak conseguir aproveitar.

    Já com 4 baterias em serie você tem 24 células de 2V cada, tudo em série, de novo só 1 ou 2 células de resistência baixa são sacrificadas, não 1 de cada bateria mas sim 1 ou 2 das 24, a flutuação fica na casa dos 54V. Se 2 células estiverem ruins a tensão cai rapidinho pra uns 51V, mas... o nobreak só desliga quando a tensão geral cair pra 42V, ou seja, pode ter 4 ou 5 células ruins que ainda assim a capacidade das células restantes será bastante aproveitada.

    Fora que no processo de carga você tem 24 células pra dissipar a sobrecorrente do processo (Em bateria 12V são só 6 celulas, e estão uma do lado da outra, se uma célula aquece a do lado aquece junto).

  15. #15

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Obrigado Rubens pela explicação.

    Então eu posso pegar duas baterias estacionarias de 48ah e colocar em serie neste Nobreak?

    E não preciso tirar as bateria internas do nobreak certo, pois vi no site da APC em perguntas e respostas dizendo que não é necessário retirar as baterias internas quando for usar baterias externas.

    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Que dá pra ligar 2 baterias externas de 48Ah dá.

    Veja o seguinte dado também: Leva 9 horas pra carregar a bateria interna de 7Ah, então pra carregar 48Ah vai demorar 8x mais (7x7 = 49Ah, mais os 7Ah das baterias internas), 8 x 9h = 72 horas. 3 dias pra uma carga completa caso as baterias sejam completamente descarregadas num blackout longo.

    (Na prática depois de umas 40 horas vai ter uns 80% de carga nas baterias, já vai aguentar um blackout mediano)


    O problema de colocar bateria de 7 e de 48Ah em paralelo é que QUANDO, ou SE, uma celula danificar, vai descarregar a outra bateria. Quem morre mais cedo nesses casos é a bateria interna (Pois é mal-ventilada, aquece demais).

    Precisar tirar a interna não precisa, é só questão de minimizar os problemas futuros.

  17. #17

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Obrigado my friend.

    Este nobreak a principio vai só se conectado cameras de Segurança e um Monitor.

    Abraço

  18. #18

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Sem puxar o saco de ninguem, mas esse rubem não da aula e sim da palestra. Toma no C_. kkkk

  19. #19

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. #20

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Sem puxar o saco de ninguem, mas esse rubem não da aula e sim da palestra. Toma no C_. kkkk
    O bacana é que sabe e divide...tenho certeza que tem muitos mais que sabem bastante... mas a sabedoria só aumenta quando é dividida.
    Parabéns