Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Pessoal! Tenho um APC UPS 2200 com bateria externa de 45ah em serie. Porém tenho aqui duas baterias estacionarias de 240ah e gostaria de usa-las. Porém está falando que só pode usar no camelo baterias de 36ah. Procede isso? Como eu poderia usar?

  2. #22

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    O problema é que o nobreak não daria conta de carregar nem uma bateria de 80 ou 90Ah vazia, que dirá 2 de 240Ah!

    Esses nobreaks tem um carregador interno que manda uns 3 a 5A, isso é corrente que dá conta de carregar com tranquilidade uma bateria vazia de uns 50Ah, com um pouco de dificuldade uma de 75Ah.
    Geralmente a regra é 10x a corrente de carga. Se o fabricante diz pra usar até 36Ah, então a corrente de carga deve ser menor que 3,6A.

    Nenhum nobreak tem carregador interno de uns 48A pra carregar direito 2 baterias de 240Ah (240 + 240 = 480Ah, por isso o ideal seria 48A), na verdade uns 20Ah de corrente de carga já estaria bom, mas nem isso os nobreaks costumam conseguir, os maiores são pra algo tipo pouco mais de 5A mesmo.

    O problema todo é quando a bateria está com tensão baixa, está "vazia", uma corrente baixa vindo do nobreak não consegue subir a tensão da bateria, não carrega. Então SE você não descarregar essas baterias de 240Ah, o nobreak mantém elas carregadas.

    Nesses casos o jeito é colocar um carregador flutuador de uns 20A só pra baterias, e isolar elas do nobreak por um diodo de uns 100A, assim só haverá energia circulando das baterias pro nobreak quando acabar a eletricidade.

    Mas ligar direto uma bateria que seja de 100Ah, num nobreak comum desse, tem grandes chances de não carregar quando a bateria ficar meio vazia, se for black-outs curtos tipo 5 minutos por semana talvez sobreviva muitos meses, mas geralmente já na primeira descarga o nobreak não consegue mais carregar as baterias.

    (Até porque se o nobreak manda 3A pra carga, 480Ah seria 480 / 3 = 160 horas, mas as baterias não armazenam tudo o que circula e na prática precisa 40% a mais de tempo, 160 + 40% = 224 horas pra carregar essas baterias! São 9 dias e pouco. Se usar um carregador de 20A será 480 / 20 = 24 + 40% = 33 horas, pouco mais de 1 dia, já tá bom)

  3. #23

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Meu Deus quando eu crescer quero ser igual a vc kkkkkkkkkkkk

    parabens.

  4. #24

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    concordo com o Rubem

  5. #25

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    olá amigos, bom quebrei a cabeça por dias, pois comprei 2 baterias freedom estacionaria de 70ah para colocar em um nobreak tsshara UPS-Professional no manual dis para colocar máximo de 2 baterias externa 2x12=24v de 50ah + as 2 internas de 7ah 2x12=24v somando as 7ah in + as externas 50ah = 57ah para 70ah uma diferença de 13ah, liguei hoje pela manha, as baterias estava meio descarregadas com 11,8v pois deveria estar no estoque, o nobreak carregou, e esta em tenção de flutuação com 0,5 v a menos do que o que esta na especificação das baterias, estou monitorando, quando coloquei as baterias ficou carregando em 23,9v as 09:50, as 16:00 horas ja estava em 26,4v e as 20:50 flutuando com picos de 28,6 bom quanto ao tempo de uso não sei porque mesmo com a bateria sem baixar carga ele desliga em 30 min, mesmo sem nada ligado. acredito que pode ser alguma configuração, vou ver um cabo de impressora para acessar o nobreak, bom amigos, este dados que estou colocando aqui é o que eu procurava a dias e não encontrei,o que cheguei mais próximo disto foi uma pessoa que colocou 2 baterias de 90ah e 2 carregadores inteligentes para carregar as baterias sendo um carregador para cada bateria, no meu como estar me parece que em caso de descarga vai levar umas 25 a 30 horas para carregar novamente as baterias. gostaria de pessoas que colocasse os dados de seus no-breaks e baterias para que sirva de exemplo para outras pessoas, assim passar confiança e ajudar dimensionar na compra das baterias podendo levar ao máximo a autonomia do conjunto. mais uma vez obrigado a todos.

  6. #26

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    O problema não é só a demora, mas esse risco de desequalizar a tensão pelas células.

    28,6V é a tensão das 12 células em série (Cada bateria tem 6 células de 2V), cada célula devia ter então cerca de 2,38V.
    Mas... quando se carrega com corrente baixa (1A numa bateria de 50Ah) as vezes ocorre de 3 ou 4 células irem pra 2,45V, e as outras ficam em 2,3V. Como 2,45V é sobretensão, essas células vão durar pouco, vão morrer mais cedo, ou talvez tenha a sorte de um cantinho das chapas estarem mais próximas que o normal e a tensão sobe sem armazenar muita corrente porque não existiu diferente de tensão por toda a superfície da chapa, nesse caso a tensão da célula cai de 2,45 pra 2V em segundos. E o nobreak desliga quando a tensão fica abaixo de uns 21V (Porque ele não tem como ler a tensão de cada célula).

    A carga cíclica comum numa bateria de 50Ah seria com carregador de 5A, mas esse tipo de bateria prefere corrente tipo 10A ao invés de 1A, ou seja, prefere carga a 0,2C ao invés de 0,02C, prefere corrente que corresponde a 20% da capacidade, do que corrente de 2%. Não dá pra fazer FLUTUAÇÃO com corrente tão alta (Flutuação se faz até com 0,08A), mas o começo de carga e equalização com corrente alta evita esses problemas de desequalização.

    Esses TSShare Prof. que eu saiba tem mosfet no circuito de carga, ele chega a pouco mais de 4A de corrente, devia mesmo conseguir carregar normal bateria de 50Ah, só demoraria umas 18h mas carregaria. Teria que dar uma ciclada nessas baterias, e carregar até esses 28,6V por alguma hora pra desequalizar, vai saber se essas baterias não passaram muito calor no armazenamento, ou se não ficaram de lado no transporte ou chacoalharam demais a ponto do gel se posicionar mal pelo meio das fibras entre as chapas, só dando mais um ou 2 ciclos nelas pra ter certeza se estão ok.

    Carregador externo em bateria estacionaria é ok, mas recomendo um diodo entre bateria e nobreak, pra evitar que a tensão de carga do nobreak engane o carregador externo (Carregadores funcionam lendo a tensão da bateria, se tiver outro carregador ligando mandando algo pra bateria um carregador vai ler a tensão do outro), tipo isso, só troca o controlador de carga por um carregador ligado na tomada:
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1426171395

  7. #27

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    olá amigo, as baterias é chumbo acido, não gel. mais informação do produto (http://produto.mercadolivre.com.br), estou pensando em colocar um rele e fazer como indicado aqui no forum, recoloco as 2 internas de 7ah e o rele faz o trabalho de transferir a carga, quanto ao carregador um de 10ha automático resolve, fiz o seguinte, analisando a placa do nobreak vi que tem 2 saídas diferentes 1 para as baterias internas que contem mais algumas coisas como capacitores.. etc acredito por ser uma conexão para baterias mais fracas, já a saída para o conector externo sai mais bruta digamos, por ser para baterias mais fortes, fiz o seguinte retirei as baterias internas isolei o terminal e coloquei o cabo dentro direto no conector da baterias externa. ficou muito bom. com tudo ligado em um teste agora pela manha o primeiro beep de uso da bateria se deu com 16 minutos, ja para o segundo se passou quase 40 e não vi o beep tive que sair para trabalhar liguei novamente o filtro de linha do nobreak estes beep é um aviso para ter previsão de quando irá desligar o sistema. pretendo fazer o seguinte, vou deixar um dia em teste e ver autonomia e tempo de recarga, dados das baterias,

    Bateria Estacionária Freedom – DF1000 –70Ah

    A Bateria estacionária Freedom é fabricada pela Johnson Controls, empresa líder mundial na fabricação de baterias automotivas.
    As baterias estacionárias Freedom além de possuírem as certificações ISO9002, ISO14000 e ISOTS16949, são homologadas pela Anatel.
    Principais Aplicações:
    Ups / No-break; PABX; Centrais Telefônicas; Sinalização; Iluminação de Emergência; Energia Solar; Monitoramento Remoto; Alarmes; Vigilância Eletrônica; Subestações Elétricas; Telecomunicações e outras.

    Características Gerais:

    - As baterias estacionárias Freedom foram projetadas para que os efeitos da corrosão dos pólos e da expansão das placas não prejudiquem o seu desempenho e para que suportem os esforços existentes durante seu transporte e manuseio, evitando derramamento de eletrólito.
    - A bateria estacionária Freedom é uma bateria livre de manutenção, portanto não necessita de reposição de água ou eletrólito durante sua vida útil.
    - As baterias estacionárias Freedom foram projetadas para uma vida útil superior a 4 anos ( a uma temperatura de 25 ºC e profundidade de descarga de 20% )

    Especificações Técnicas:Tensão: 12V C-10 : 54Ah C-20 : 60Ah C-100 : 70Ah
    Tensão de Flutuação : de 13,2 a 13,8V @ 25 ºC
    Tensão Carga / Equalização : de 14,4 a 15,5V @ 25 ºC
    Peso : 14,7 Kg

    Garantia: 2 Anos

  8. #28

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post

    Carregador externo em bateria estacionaria é ok, mas recomendo um diodo entre bateria e nobreak, pra evitar que a tensão de carga do nobreak engane o carregador externo (Carregadores funcionam lendo a tensão da bateria, se tiver outro carregador ligando mandando algo pra bateria um carregador vai ler a tensão do outro), tipo isso, só troca o controlador de carga por um carregador ligado na tomada:
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1426171395
    Oi Rubem, tópico antigo, mas achei sobre o assunto que eu tava procurando. Tenho uma bateria de 75Ah estacionaria em um nobreak APC de 600VA apenas, ele até carrega, mas demora demais. Essa solução que você deu é viável? Basta soldar um diodo no meio do caminho no positivo em direção ao nobreak? Qual capacidade escolher pra esse diodo? Eu comprei um carregador inteligente externo de 12A de capacidade de recarga, ia fazer manualmente de vez em quando ou quando precisar, depois de uma descarga profunda, um carga com o carregador, desligando os cabos do nobreak, mas fazer isso manualmente tornaria tudo meio incomodo. Se solucionar só com um diodo no meio do cabo positivo, vou fazer.

    Obrigado!

  9. #29

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Se deixar uma bateria interna, uma 12V 5 ou 7Ah, pode usar diodo qualquer de 50A ou mais, aproveita que os de 95A são mais em conta e usa, uma margem bem grande dá mais segurança: https://produto.mercadolivre.com.br/...-parafuso--_JM

    Sem outra bateria pequena no nobreak, aí conforme o nobreak usado vai precisar um sisteminha com rele pra desligar o carregador externo, dá muito trabalho, tem bateria 12V 7Ah de marca barata a R$ 60, mete uma no nobreak e pronto, isola com um diodo entre ela e a bateria externa e será feliz além de economizar tempo na montagem.

  10. #30

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Serve esse diodo?

    https://www.americanas.com.br/produt...bloqueio-diode

    O carregador externo que comprei é esse:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...0-1b637f959873

    Lá diz que ele ao detectar carga completa ele passa a flutuar em 13.5Volts. Ainda assim precisa desse sistema com relé?

    EDITADO: Ah, entendi o motivo de deixar uma bateria interna... pq o nobreak vai ficar notificando de bateria defeituosa ou ausente, correto? Esse aqui foi adaptado, nao tem engate externo pra bateria, tive que tirar a interna... mas ele liga mesmo sem bateria, so fica um LED vermelho indicando sem bateria...

  11. #31

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Se o nobreak liga sem bateria, então não precisa a bateria interna, é pros casos onde não liga sem ela (Apitam e não ligam, sempre dei azar de só pegar esses).

    Esse diodo serve, qualquer um acima de uns 20 ou 30A serve, esse tá meio exagerado, vai só pagar mais caro a toa, não precisa muita coisa (Numa torre que montei só com um rádio digital a uns anos, daqueles que consomem uns 40W, meti diodos 1N5408 em paralelo, acho que 4, dá pouco mais de 10A, tá lá a anos rodando).

    Esse carregador parece muito bom, flutuação realmente não é uma necessidade básica, sempre usamos simplesmente porque era mais fácil meter fonte fixa em 13,5V do que fazer a carga cíclica e ficar monitorando quando ela cai pra recarregar (É o que notebook faz, com li-ion, por exemplo), era só falta de CI barato e confiável pra isso, hoje já tem mais deles. Muito carregador "clássico" é caro simplesmente porque usa trafo pesado, com muito cobre, e montagem manufaturada que demora (Bobinar o trafo), as vezes o trafo igual vem despadronizado e flutua a 12,8V ou pouco mais, quem tem medo das fontes chaveadas modernas tá só sendo bobo, na verdade carregador pra bicicleta elétrica (Que usam baterias agm) tem na China a US$ 10, é só questão de escala de produção, a gente não tem tanta demanda pra carregador de uns 10A a ponto de sustentar uma fabricação em massa, aí fica meio caro, por mais que uns achem barato demais (Provavelmente por comparar com os no breaks DC da Volt e cia, esses são MUITO caros, culpa da escala pequena na fabricação nela e na concorrência).

  12. #32

    Padrão Re: Nobreak e Bateria Estacionario 48Ah esquentando muito.

    Blz. Comprei aquele diodo que vc me indicou. Grato pela dica!