+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Definição da topologia de rede e equipamentos

    Boa noite a todos, moro em um condomínio(72 apartamentos divididos em 6 blocos de 12 apartamentos em 3 andares com 4 ap por andar), atualmente tenho acesso a duas linhas ADSL(15 Mbts cada) que podem virar VDSL. Estou querendo cabear o condomínio de tal forma que eu consiga prover internet a uns 30/36 apartamentos no horizonte de 6 meses a um ano.
    O meu ap fica no bloco 3, existem caixas de passagem de cabo de telefonia a cada 20 metros(total de 6, 120 metros) . Gostaria da sugestão dos senhores para fazer uma rede(topologia e equipamentos) que possa atender os moradores com planos de 3/6Mbts.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         layout3.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	63,2 KB
ID:      	59936  

  2. #2

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    up

  3. #3

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    1 rb 450
    6 switch
    6 fonte 12v
    6 plug tomada femea
    1 haste de aterramento
    1 nobreak
    1 fonte igual a essa que voce mesmo monta (se colocar um transformador isolador antes fica perfeito) http://m.te1.com.br/2012/11/circuito...-nao-regulada/
    Cabos e conectores rj-45

  4. #4

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Você precisa observar alguns fatores:
    Como cabear (Cabo metalico ou fibra);
    Qual será a forma de entrega final (Direta no PC, Roteador, Cable-Modem, Switch);
    Como vou alimentar os equipamentos (Depende do tipo de cabeamento e entrega final);
    Qual será o protocolo de autenticação (PPPoE, Hotspot, IP fixo, IP Dinamico amarrado ao mac, etc);

    Cada forma tem um custo e uma forma diferente de atendimento.

    O que precisar podemos ajudar

    Andre Rodrigues
    Consultor de T.I.
    (18) 99705-2820 / 98102-2922

  5. #5

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Citação Postado originalmente por andrercmeira Ver Post
    Você precisa observar alguns fatores:
    Como cabear (Cabo metalico ou fibra);
    Qual será a forma de entrega final (Direta no PC, Roteador, Cable-Modem, Switch);
    Como vou alimentar os equipamentos (Depende do tipo de cabeamento e entrega final);
    Qual será o protocolo de autenticação (PPPoE, Hotspot, IP fixo, IP Dinamico amarrado ao mac, etc);

    Cada forma tem um custo e uma forma diferente de atendimento.

    O que precisar podemos ajudar

    Andre Rodrigues
    Consultor de T.I.
    (18) 99705-2820 / 98102-2922

    Oi Andre, estou pensando em passar cabo UTP CAT 6a, entre os blocos, a umidade aqui é terrível, mas fibra esta fora do meu orçamento.
    Irei usar basicamente roteadores e switch para entrega final.
    Vou começar o mais profissional possível, irei usar PPPoE.

  6. #6

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Citação Postado originalmente por leovoip Ver Post
    1 rb 450
    6 switch
    6 fonte 12v
    6 plug tomada femea
    1 haste de aterramento
    1 nobreak
    1 fonte igual a essa que voce mesmo monta (se colocar um transformador isolador antes fica perfeito) http://m.te1.com.br/2012/11/circuito...-nao-regulada/
    Cabos e conectores rj-45
    OI leovoip, pode ser a rb 450 ou valeira mais a pena a rb 450G, os 6 switch podem ser SF 800 VLAN, da intelbras.

    Os cabos eu iriei utilizar cat 6a

  7. #7

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    - qualquer uma das 2 rb serviria.
    - cabo eu usaria cat5 furukawa entre os switchs.
    - entre os switchs e o pc ou roteador da casa do cliente eu usaria o de 2 pares comum mais barato.
    - conector rj45 da marca amp ou furukawa.
    - nessa lista de equipamentos que te passei os pares marrom e azul passariam a energia, no caso com aquela fonte simples la ficaria em torno de 130 volts dc.

  8. #8

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Citação Postado originalmente por Jadiel Ver Post
    Oi Andre, estou pensando em passar cabo UTP CAT 6a, entre os blocos, a umidade aqui é terrível, mas fibra esta fora do meu orçamento.
    Irei usar basicamente roteadores e switch para entrega final.
    Vou começar o mais profissional possível, irei usar PPPoE.
    Observe dois fatores, a fibra por um lado pode ser pouca coisa mais cara, mas a interligação dos pontos fica mais tranquila, exemplo uma fibra de 12fo, voce passa do primeiro ao ultimo bloco, se usar em single mode, com conversores gigabit (até mesmo o planet R$100,00), voce vai do primeiro ao ultimo bloco sem a necessidade de switchs no caminho... então voce coloca um switch em cada predio (preferencialmente gerenciavel), e vai cascateando o cabeamento para cada andar, com diversas possíveis soluções, o bacana de usar o pppoe, é que voce pode começar apenas com uma 750GL (para um processamento maior e pouca diferença de preço da 750 comum) e futuramente até migrar para sistemas como myauth, ou mk...

  9. #9
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Bom dia,

    Amigo, pesquise pela tecnologia GPON ou GEPON. No máximo 2 portas PON podem atender à todos esses clientes, e você terá uma rede passiva, ou seja, não necessita de alimentação entre o equipamento central e o ciente.

    Se precisares de ajuda com o projeto de fibra, e só postar aqui que ajudamos.

    Abraço

  10. #10

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Bom dia gamineiro, olha estou colocando os custos no papel, vc vende os equipamentos? se sim vc poderia fazer um orçamento para GPON? O meu receio com a fibra é as emendas e os ângulos das curvas dentro dos eletrodutos. No total são 6 predios + 2 em construção, a fibra eu levaria ate o térreo do prédio e de lá cabeava via UTP. tem algumas cotas no primeiro post

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Amigo, pesquise pela tecnologia GPON ou GEPON. No máximo 2 portas PON podem atender à todos esses clientes, e você terá uma rede passiva, ou seja, não necessita de alimentação entre o equipamento central e o ciente.

    Se precisares de ajuda com o projeto de fibra, e só postar aqui que ajudamos.

    Abraço

  11. #11
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Definição da topologia de rede e equipamentos

    Bom dia,

    Não vendo equipamentos amigo. Sobre os seus receios, existe fibra apropriada para passagem dentro de eletrodutos, como a Drop e LowFriction.

    Eu me beneficiaria da tecnologia PON e levaria (e levo) a fribra até dentro de cada residência, no caso de condomínios. Um POP a menos para se incomodar com energia elétrica.

    Abraço