+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    tenho um ponto a ponto, o que esta como AP e um NSM5, e o cliente e um NS5

    o sinal esta ccom uma variação de "-61 a -63 db"

    CCQ fica 100% na maior parte do tempo, as vezes cai um pouco, mas logo estabiliza em 100%
    o airmax esta ativado, e o quality esta em 100% tbm, mas o capacity o maximo que consegui foi 50% (nao sei pq sao modelos de antenas diferentes)
    tenho visada total de uma antena pra outra, esta no mesmo nivel de altura. a distancia pelo google maps acusa 450 metros
    a potencia da antena esta em 6 dbm nas duas,
    deixei o DFS ativado e o noise immunity tbm, e por ultimo, o metodo de senha utilizado para conecta à antena, WPA2

    acho que com isso alguem que entenda, pode me da uma luz....

    agora o pq de querer saber...
    esse ap esta na minha casa, e possuo internet de 25 mega... compartilho com um amigo meu que mora aqui perto...
    la na casa dele, a velocidade ocila bastante, voce coloca pra testar a conexao, e uma hora da 15 mega, outra hora da 3 mega, outra hora esta dando 7 mega....
    na minha casa tem variaçao, mas la na casa dele e muito mais....

    agradeço desde ja a ajuda de vcs

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    As duas antenas são de dupla polarização então o airmax teria que estar mais do que 50%.

    Tente atualizar o firmware das duas, e faça um teste de banda dentro do enlace para ver quanta banda passa compartilhe um arquivo grande por exemplo).

    Assim você saberá onde esta o gargalo.

    E não utilize mediadores, faça vários downloads para testar a banda( torrent é uma boa).

    Mas de todo modo, provavelmente esse link que você tem não é dedicado (mesmo se fosse), e varia mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    -61 a -63dBm é suficiente pra apenas MCS12, mas não olhe o signal strenght, olhe o sinal de cada chain (Cada polarização), o que deve entrar na conta é o menor deles (-63 é menor que -61...).

    Levando em consideração uma margem decente de 20dB, e sensibilidade de -75dBm em MCS15 segundo o datasheet, um sinal decente pra MCS15 seria -55dBm.
    Já se o sinal presente é de -63dBm, uma margem de 20dB diz que deve usar um datarate com sensibilidade abaixo de -83dBm, e o que temos com sensibilidade abaixo disso é MCS12, com -84dBm.

    Sobre DFS, ele só é necessário pra 5400 a 5700MHz, não use ele em 5725 a 5825MHz.

    E NÃO use a faixa de 5180 a 5320MHz (Nem COM e nem SEM dfs, não pode fazer uso outdoor), ela é pra uso indoor no brasil (Vide seção X), DFS é questão legal, não muda o desempenho, mas a faixa onde ela é obrigatória é 5400 a 5700MHz. Em 5725-5825MHz ela não faz NENHUMA diferença, só gasta processamento do chipset a toa.

    Enfim, veja que datarates está usando, e veja o datasheet a sensibilidade deles, verá que provavelmente não está com uma margem grande o suficiente pra ter qualidade.

    Pra FIXAR o datarate você escolhe um (Digamos MCS11 ou MCS12) em Max TX Rate, e DESMARCA a caixa automatic do lado senão ele vai continuar automatico e trocando toda hora.

    E lembra que além de visada é precisa ter zona de fresnel bem limpa, um tunel limpo de uns 3m pra cada lado (Inclusive pra baixo da antena, então antena 1m acima do telhado é bobeira), sem zona de fresnel 100% limpa o jeito é baixar ainda mais o datarate, digamos MCS10, que dará na melhor das hipóteses trafego real e sustentado (Não confundir datarate nominal com trafego real, o trafego real é cerca de metade do datarate nominal, isto é, MCS15 de 65M trafega na realidade uns 30Mbps em situações ótimas) abaixo de 20Mbps.
    (Mas acho melhor ter 20Mbps com ping fixo em 2ms do que ter datarate automatico (Default, radio não configurado) hora dando 5Mbps e hora com 30Mbps, com ping de 2 a 40ms com 1 a cada 15 pings perdidos)

  4. #4

    Padrão Re: como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    muito obrigado a dica de voces 2, nao estou em casa agora, mas depois irei fazer esse teste ai....
    posto novidades depois

  5. #5

    Padrão Re: como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    Amigo , sugiero se concentre só em "capacity o maximo que consegui foi 50%" sua dificuldade esta ai,. Os sinais estao perfeitos , o CCQ 100% é excelente (normalmente mais de 98%). O sinal variando entre -63dBm e -61dBm é normal.
    Tira "Airmax" no AP, essa função é para ponto multiponto.

    Acontece voce esta utilizando um NSM5 (polarização dual) e um NS5 (polarização dual segundo specs) ai voce perde esses 50% esta faltando no "Capacity". Talvez um dos rardios esteja com uma das saidas queimada). Verifica se os NS5 esteja com firmware atualizado para MIMO.

    Não se preocupe em fixar o Datarate, deixa ele em automatico!!! o equipamento controla ele perfeitamente!!! Se voce o fixar ,vai perder essa importante função que faz o radio aumentar ou baixar a potencia segundo as interferencias do meio!!!



  6. #6

    Padrão Re: como tiro referencia de uma rede de 2 nano station, se estao estaveis ou nao

    os 2 nanos estao com o firmware mais atual, tem como eu testar se uma das saidas esta queimada com algum software ou alguma gambis ??

    o que seria esse MIMO, ?? como faço pra ver se esta com ele ou nao